quinta-feira, 9 de abril de 2015

A tradição oral ou outras tradições podem ser base para doutrinação?

Alguns grupos religiosos que são adeptos das Escrituras utilizam um outro meio como fonte doutrinaria, a tradição oral. Seria a tradição oral viável para nosso ensino?

Esses são os principais versículos usados para os que defendem que podemos nos basear em tradições oral para doutrinamento.

Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa
2 Tessalonicenses 2:15


E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.
2 Timóteo 2:2


Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém
João 21:25


Eu os elogio por se lembrarem de mim em tudo e por se apegarem às tradições, exatamente como eu as transmiti a vocês.
1 Coríntios 11:2


Tendo muito que escrever-vos, não quis fazê-lo com papel e tinta; mas espero ir ter convosco e falar face a face, para que o nosso gozo seja cumprido.
2 João 1:12


Todos esses versículos geralmente são usados por grupos religiosos adeptos de doutrinamento por tradição oral, mas será quede fato é assim? Vamos começar com o versículo preferido citado por esses grupos.

Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa
2 Tessalonicenses 2:15

Antes de tudo, não seria necessário uma grande explicação para responder todos esses versículos, por que digo isso? Vejamos.

Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
2 Pedro 1:20-21


Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,
2 Timóteo 3:16


Bom, acredito que não preciso citar os nomes de quem foram esses homens santos que inspirados pelo Espírito Santo escreveram as Escrituras, isso se refere aos apóstolos e os profetas. Sabendo que esses homens foram inspirados pelo próprio Deus para escrever a Bíblia, logicamente imaginamos que suas palavras também eram inspiradas (boa parte delas). Seguindo essa linha eu não vejo o porquê de não seguir a tradição diretamente deles, afinal eles foram testemunhas oculares e inspirados para um propósito, mas Deus fechou o seu cânon, sabemos que tudo que o homem precisa saber Deus o revelou na Bíblia, então por que seguiria tradições de outros homens que não eram testemunhas oculares e não foram chamados para o proposito de escrever a Bíblia? Simplesmente não tenho razão alguma para isso, mas para rejeitar tenho muitas. Continuemos.

Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.
2 Tessalonicenses 2:15


O interessante é que o próprio versículo se explica, onde o versículo acima da margem pra seguir qualquer outra tradição que não seja a dos apóstolos inspirados para escrever a bíblia? Onde encontro alguma citação de Paulo ou de qualquer outra passagem da Bíblia que se encontre algo como "sigam as tradições que não sejam a nossa"? Em nenhum lugar!! Paulo de maneira alguma deu margem para seguir tradições que não fossem dos apóstolos , e para confirmar isso vamos ver o que o próprio Paulo diz;

Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.
2 Tessalonicenses 3:6


Da pra ser mais claro que isso? Paulo adverte para não seguir nenhuma outra tradição que não fosse a que ele mesmo tinha passado. Os santos de Tessalônica ouviam as palavras de Paulo e dos apóstolos como sendo palavras de Deus, Deus confio isso a eles.

Pois nossa exortação não tem origem no erro nem em motivos impuros, nem temos intenção de enganá-los;
pelo contrário, como homens aprovados por Deus, a ponto de nos ter sido confiado por ele o evangelho, não falamos para agradar a pessoas, mas a Deus, que prova os nossos corações.
Vocês bem sabem a nossa linguagem nunca foi de bajulação nem de pretexto para ganância; Deus é testemunha.Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem.

1 Tessalonicenses 2:3-5 13

 A palavra em (2 Tessalonicenses 2:15) para tradições grega é "paradosis", essa palavra foi usada por Paulo em 1 Coríntios também;

Eu os elogio por se lembrarem de mim em tudo e por se apegarem às tradições, exatamente como eu as transmiti a vocês.
1 Coríntios 11:2


Paulo elogia os santos em coríntios por guardarem suas tradições, mas vejamos o uso dessa palavra pelo Senhor Jesus.

Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?
Mateus 15:3


Claro que o Senhor Jesus estava enfatizando o fato dos escribas e fariseus seguirem suas tradições quebrando os mandamentos de Deus, mas veja, as tradições apostólicas eram elogiadas e as dos doutores da lei não, não era pelo simples fato das tradições irem contra os mandamentos de Deus, era também pelo fato de somente as tradições apostólicas, dos primeiros apóstolos serem aceitas, por quê? Porque eles aprenderam diretamente do Senhor, foram eles inspirados pelo Espírito Santo para escrever a Bíblia, os apóstolos e os profetas, eles não diziam nada que estava além do que está Escrito, suas falas por meio da tradição não eram algo diferente do que estava escrito, o próprio Paulo adverte.

E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro.
1 Coríntios 4:6


Um outro versículo.

E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.
2 Timóteo 2:2

Novamente, o versículo se explica, Paulo não da margem para ensinamentos por meio de tradição oral que não fosse a dele, Paulo era uma fonte muito confiável, além de ter sido inspirado pelo próprio Espírito Santo aprendeu pela revelação do Senhor Jesus, vejamos.

Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.
Gálatas 1:12


Paulo hoje não vive mais entre nós, nem os homens santos como ele inspirados por Deus para escrever a Bíblia, a unica tradição que era autorizada era a que vinha diretamente desses homens, e eles próprios recomendavam que não deveríamos seguir nenhuma outra tradição (2 Tessalonicenses 3:6). Com isso fica muito claro que não existem margens para aceitação de doutrinas por tradição oral, nossa regra de fé são as Escrituras. Os outros versículos não precisam nem ao menos serem analisados, pois eles como os outros explicam a si mesmo, nenhum dos versículos citados diz que devemos obedecer tradições posterior a dos apóstolos, não existe um sequer versículo que diga algo parecido, e no caso de João assim como Paulo certamente era um fonte muito confiável

O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida
(Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada);
O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.
1 João 1:1-3.

Assim como Paulo, João foi inspirado pelo Espírito Santo, ele tocou e viu o próprio Senhor, era o discípulo amado, conviveu e tinha muita intimidade com o Senhor, quando vejo alguém citando (2 João 1:12) para defender seu posicionamento sobre tradição oral, eu sinceramente não sei nem o que pensar, em lugar algum João (ou qualquer parte da Bíblia) diz para seguirmos tradição oral para nos embasar sobre doutrinas, o versículo apenas diz que João tendo muito o que escrever não quis fazer isso, antes o desejo dele era falar face a face para sua alegria ser completa.



Algumas observações finais.

a) A recomendação que a Igreja tinha quando estava mediante alguma situação complicada não era se basear em tradição oral, a recomendação era na Palavra. (lembrando que eles eram líderes da igreja e ainda sim era a palavra que tinha autoridade)

Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho.
E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos.
Por isso, vigiem! Lembrem-se de que durante três anos jamais cessei de advertir a cada um de vocês disso, noite e dia, com lágrimas.
"Agora, eu os entrego a Deus e à palavra da sua graça, que pode edificá-los e dar-lhes herança entre todos os que são santificados.
Atos 20:29-32


b) É Bíblia que o próprio Senhor Jesus testifica que não pode ser anulada, testificando assim a sua inerrância, a Bíblia não fala isso sobre tradições, pelo contrário, encontramos advertências sobre tradições (Mateus 15:1-3).

Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada,
João 10:35


c) O próprio Senhor Jesus Cristo em alguma situação complicada ou questionamento recorria a Bíblia para buscar solução, Ele não colocava tradições como sua fonte de doutrinação.

Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Mateus 4:1-4


Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus
Mateus 22:29


d) E por ultimo, toda recomendação da Bíblia, quer seja doutrinação, questionamento bíblico ou alguma outra coisa, desdo Velho Testamento até o Novo Testamento o que Deus nos diz é para examinarmos as Escrituras não recorrer a tradições, principalmente a tradição oral que pode ser corrompida muito mais facilmente do que pela escrita, pela escrita Bíblica podemos examinar o que de fato ta sendo dito, mas pela tradição oral certas pessoas podem deixar ate como algo dogmático uma doutrinação.

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho
Salmos 119:105


À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.
Isaías 8:20


Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
2 Timóteo 3:16


Porque toda a carne é como a erva,e toda a glória do homem como a flor da erva.Secou-se a erva, e caiu a sua flor;
Mas a palavra do Senhor permanece para sempre.E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.
1 Pedro 1:24-25


Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
2 Pedro 1:21



Publicado por: Matheus Santos


Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim
Atos 17:11


Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;
2 Pedro 3:17



























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.