domingo, 26 de outubro de 2014

Só Deus tem a imortalidade 1 Timóteo 6:16?

Esse versículo também é considerado um dos grandes "tiro no pé" dos que defendem o sono da alma, pois certamente se somente Deus possui a imortalidade, não temos um espírito/alma imortal que vive após a morte. Vejamos.


Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.
1 Timóteo 6:16


Será que a Bíblia mostra somente Deus como tendo a imortalidade? Não, ela diz que anjos também são imortais.

Jesus respondeu: "Os filhos desta era casam-se e são dados em casamento,
mas os que forem considerados dignos de tomar parte na era que há de vir e na ressurreição dos mortos não se casarão nem serão dados em casamento,
e não podem mais morrer, pois são como os anjos. São filhos de Deus, visto que são filhos da ressurreição.
Lucas 20:34-36


O Senhor estava respondendo a um questionamento feito a Ele sobre uma mulher que teve 7 maridos  que eram irmãos, ela se casou com o primeiro e ele morreu, depois com o segundo e assim por diante até o ultimo morrer, então perguntaram ao Senhor o seguinte: quando chegasse a hora da ressurreição qual desses seria o marido dela? A resposta do Senhor foi que na hora da ressurreição ninguém irá se casar nem se darão em casamento, pois serão como os anjos (assexuados) que não podem morrer (imortais), e o que reforça mais essa ideia, é que o Senhor diz que na ressurreição é que seremos como os anjos imortais. Ele está se referindo a ressurreição que ocorrerá quando ganharemos corpos imortais (1 Coríntios 15:51-54) dando entender então que realmente anjos são possuidores da imortalidade.

Então como entender a imortalidade citada em (1 Timóteo 6:16) onde é dito que somente Deus tem se também é dito que anjos são imortais? A resposta é baseada em uma observação da Bíblia desda criação, anjos assim como humanos tiverem um começo, mas Deus é eterno não teve inicio nem terá fim, então a imortalidade que somente Deus tem é algo inato de Deus, um atributo que é somente seu, enquanto anjos e humanos tem uma imortalidade doada por Deus, Deus sempre foi imortal, Ele não passou a ser Ele sempre foi.


Publicado por: Matheus Santos


Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
Mateus 22:29


Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.
Hebreus 2:1

25 comentários:

  1. Boa explicação, obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom poder ter ajudado! Deus o abençoe!

      Excluir
    2. Esse artigo foi um tiro no pé dos IMORTALISTAS! No final do artigo é dito que a imortalidade dos anjos é dos homens é emprestada de Deus, ou seja as criaturas não têm imortalidade inerente!
      O pecado faz separação entre Deus e o homem, essa separação desliga o homem da fonte da vida, isso faz do homem um ser mortal! O próprio livro de Ezequiel diz: Ezequiel Cap. 18 | ARC
      4 Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.

      Ou seja, ALMA MORRE!

      Excluir
  2. Metheus, a pergunta feita a Jesus não foi sobre "quando ela chegasse no céu", mas sobre quando ela ressuscitasse. Jesus responde nos mesmos termos (veja na sua bíblia). Não há nenhuma referência sobre "ir pro céu" na passagem. Será que antes da ressurreição ela vai estar casada com todos os 7? Rs. Aliás, se já fossemos imortais, qual a necessidade de nos tornarmos imortais no dia da ressurreição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu querido, seja bem-vindo. Você tem toda razão ao dizer que isso não acontecerá "quando chegar ao céu", e sim na ressurreição.

      " Será que antes da ressurreição ela vai estar casada com todos os 7?"

      Certamente que não, pois a própria passagem responde essa questão.

      "Rs. Aliás, se já fossemos imortais, qual a necessidade de nos tornarmos imortais no dia da ressurreição?"
      "

      É muito simples!! Dentro da perspectiva bíblica, o homem é tripartido, isso significa que ele é espírito, alma e corpo.

      E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
      1 Tessalonicenses 5:23

      Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
      Hebreus 4:12

      Acredito que esses dois versos (embora tenha muitos outros) são mais que suficientes para perceber isso, afinal, se tudo fosse a mesma coisa, qual necessidade de dizer: "espírito" "alma" "corpo" se são coisas sinônimas? Como alguns dizem que alma e espírito são. -rs

      E continuando a resposta, a necessidade de nos tornamos imortais no dia da ressurreição é justamente porque a imortalidade não é uma realidade ainda para o corpo físico.

      E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
      2Coríntios 5:2,4 1Coríntios 15:53

      Excluir
    2. Alma que dizer pessoas espírito quer dizer sopro que Deus soprou nas narinas de Adão e Adão foi feito alma vivente agora na ressurreição será Espírito vjvificante

      Excluir
  3. Uma coisa é certa : A bíblia explica a própria bíblia .
    Jesus disse que os anjos não podem morrer.
    Não vê quem não quer .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Outros dizem que é injusto ou impossível as consequências das ações jamais ter fim, que tem que acabar um dia ou sei lá o que. Se qualquer ser, humano ou angelical lutam contra o Rei Eterno, é justo que as consequências sejam equivalentes as ações. Os atos da maldade em si terão fim, mas as consequências jamais terão fim.

      Excluir
  4. Em que texto está escrito que anjos não podem morrer?

    ResponderExcluir
  5. Se os anjos são imortais com você afirma, então Deus noa os pode matar, se ele não pode os matar, logo Deus não é onipotente, mas se Deus pode os matar eles não são imortais.
    A morte da qual ela fala é a ocasionadapelo pecado, ou seja, não vamos morrer como os anjos porque não teremos a nossa carne pecaminosa para nos condenar, assim como eles ( os anjos não caidos), sem contar que a imortalidade dos anjos é condicional, ou seja satanas sera exterminado Ez 28:19, pois eles não tem imortalidade em si mesmos.
    Sobre Lucas, isso é um tiro no pé porque voce ve pelo contexto que quando ressucitarem serao como os anjos, ou seja imortais, logo, antes da ressureição não temos nada imortal compondo a gente.
    Bem mas eu prevejo você falando que ele se refere a imortalidade do corpo, fazendo malabarismo e tentando distorcer o texto, mas se voce ler bem e for honesto vai ver o que eu ja disse antes, e o que o proprio texto diz, que só na resureição seremos imortais (não como Deus) como os anjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. afirmar que os anjos são imortais. ( Satanás é um anjo) logo é dizer que Deus não pode destrui-lo e assim o mal nunca terá fim!

      Excluir
    2. O mal terá fim, mas as consequências não terão fim, pois lutaram contra o Eterno, é justo permanecer existindo para todo o sempre.

      Excluir
    3. Qual foi a sentença para os anjos caídos ao lutarem contra o Deus Eterno? Estamos falando em eternidade. O mal em si terá seu fim, mas as consequências jamais terão fim, inclusive para os homens que de alguma forma também serão imortais.

      Excluir
  6. Concordo com o anônimo. O salário do pecado é a morte. Foi a morte para satanás e seus anjos, foi para Adão e sua descendência que é nós. Mas graças a Deus que por meio de Cristo podemos receber a vida eterna (imortalidade) João 3:36, Romanos 2:7.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A morte espiritual não é como a morte física, se um ser humano ou um anjo luta contra o Rei Eterno, as consequências de suas ações jamais terão fim, isso é chamado de tormento eterno, o lago de fogo ou segunda morte. Estão mortos em suas consequências e saberão porque estão dentro do lago de fogo.

      Excluir
  7. Os sabatistas não gostam disso!! rsrsr

    ResponderExcluir
  8. olha, eu sou católico e não acredito em vida após a morte como quase todos os católicos acreditam e já tinha certeza disso antes de vir aqui a primeira vez hoje e as passagens de Eclesiastes 9:5 e 1 Timóteo 6:11-16 não deixam dúvidas disso, por que haveria uma ressureição e um julgamento se todos ao morrerem já estivesse sendo julgados por Jesus Cristo e uns iriam para o paraíso e outros para o inferno, dois julgamentos de uma mesma pessoa, ao morrer e no dia do Juízo? As pessoas precisam saber disso, esse conhecimento precisa ser propagado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Antonio não somos imortais

      Excluir
    2. Para bens. fico feliz em ouvir isto de ti, sou adventista ,mas não tenho dúvida que Deus tem pessoas salvas em todas as religião ou denominação , no contesto que você mencionou, eu quero dar a minha opinião eclesiaste 9:5 porque os vivos sabem que ao de morrer mas os morto não sabem coisas nenhua, nem tão pouco terão recompeçapo,porque a sua memória jas no esquecimento . morreu só na reissurreiçao terá vida , os que morreram em Cristo,Vida eterna os não salvos morte eterna apocalípice 21:8

      Excluir
  9. Eu acredita no sono da alma,o homem é uma alma vivente ele perdeu a imortalidade quando Adão e Eva pecou!
    Porque vai ter ressurreição!

    ResponderExcluir
  10. sabe quando seremos imortais? Nunca. o unico imortal é Deus. Na volta de Jesus voltaremos a comer da arvore da vida...e aí nao vamos morrer. mas isso nao quer dizer seremos imortais. Deus nao precisa de arvore. Ele é Deus e pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ignorando versículos que falam sobre fogo eterno, vida eterna, castigo eterno, entre outros versículos que falam sobre a eternidade e você se diz ser pastor. Isso é negar que Deus é justo.

      Excluir
  11. Os anjos tem imortalidade? E os anjos que pecaram segunda a Bíblia serão jogados no lago de fogo junto com satanás e todos aqueles que não tiver seu nome no livro da Bíblia,que é a segunda morte. Não haverá mais morte e nem dores nem satanás o primeiro da rebelião celestial.Novos céus ,nova Terra novos corpos , nada de novo lago de fogo.vida eterna.

    ResponderExcluir

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.