quinta-feira, 31 de julho de 2014

Existiu uma mulher antes de Eva?

Uma dúvida que tem voltado a surgir bastante é sobre a suposta existência de Lilith. Alguns pensam que Deus criou uma mulher antes de Eva para Adão criando assim um outro relato da criação; tentando sujar o caráter de Deus.

Algo tem que ficar claro antes de mais nada. A história de Lilith não tem apoio como sendo verídica em algum documento antigo, não existe um consenso entre os hebreus sobre a veracidade de algum documento tido como sagrado para apoiar tal ideia, o que se tem são várias interpretações do surgimento de Lilith em diversas culturas espalhadas pelo mundo e todas com um ponto em comum, Lilith é sempre tida como um símbolo do mal a "Rainha dos demônios".

Das pouquíssimas más interpretações que se faz para apoiar uma mulher antes de Eva, é a confusão que se faz com Gênesis capítulos 1 e 2.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Gênesis 1:26-27 

Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
Gênesis 2:21-22


Baseando-se nisso, alguns deduzem que Deus criou uma outra mulher. No entanto, essa ideia é totalmente errônea. (Gênesis 1 e 2) fala sobre a mesma questão, o que acontece é que (Gênesis 1) fala de uma forma mais universal onde Deus não deu muitos detalhes sobre a criação do homem, e (Gênesis 2) já se trata de algo mais detalhado, onde Deus diz quais materiais ele usou para criar o homem e a mulher, como ele fez isso, e também apresenta a criação do homem sendo feita primeira e depois a mulher algo que em (Gênesis 1) não é visto. Em (Gênesis 1) alguns acham que a criação de ambos foram feitas juntos porém o foco de (Gênesis 1) em relação a criação do homem é apresentar que tanto homem quanto mulher são feitos a imagem e semelhança de Deus, que ambos são visto como iguais perante Deus. Essa confusão de Gênesis é tão absurda que se fosse pensar em 2 eventos de criação teriam que deduzir que Deus criou também um outro "Adão" sendo que já foi explicado que não se tratam de 2 eventos da criação, são os mesmos evento só que um sendo apresentado de maneira universal e o outro de forma detalhada, sem contar que essa ideia de um outro homem também não teria apoio nas Escrituras (Atos 17:26).


Uma outra conjectura que tentam fazer é com (Isaías 34:14) onde algumas traduções trazem o nome Lilith,  o que ocorre é que em nenhum lugar de Isaías está escrito ali uma "Rainha dos demônios" ou a mãe dos vampiros uma "succubus", traz apenas a expressão "animais noturnos". Dentre as variadas histórias sobre tal personagem, há uma que é contada sobre Lilith que ela teria sido criada do barro como Adão, mas, ao não querer se submeter a Adão ela teria sido expulsa do Éden, onde ocorreram diversos fatos e ela passou a ser a "Rainha dos demônios" ou "mãe das succubus". E para tentarem apoiar essa ideia na se utilizam de um texto que penso eu ser o mais usado para tentar dar sustento a ideia de uma suposta mulher antes de Eva.

E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Gênesis 2:23


Alguns acabam deduzindo que a exclamação de Adão "Esta é agora osso dos meus ossos" sugere que realmente houve uma mulher antes "Lilith", e a ali se tinha criado uma mulher que era osso dos ossos dele, não como a "outra" que foi feita do barro como ele. Basta apenas uma leitura simples que se percebe o porquê de Adão ter dito isso.

Porém basta uma leitura simples de (Gênesis 2) e percebemos que quando Adão foi criado a partir do versículo 7, (do 7-17) Deus foi explicando detalhes da criação e dando instruções para Adão. Deus então continuou com suas instruções;

Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamariae tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; [...]
Gênesis 2:19-20a


Percebemos então que Adão passou um longo tempo dando nome aos animais, dando a entender que Adão olhava toda aquela criação de animais e não via nenhuma ser compatível com ele;

[ . . .] mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Gênesis 2:20b


Então finalmente Deus diz.

Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
Gênesis 2:21-22


Lendo de forma contextual fica muito claro a exclamação de Adão.

E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Gênesis 2:23


Adão olhava toda aquela criação e não se achava ninguém semelhante a ele, mas quando Deus formou a mulher e a trouxe para ele, ai fica claro o porquê da exclamação ter sido feita da forma que foi, Adão quis dizer algo como: "finalmente alguém que se parece comigo" ou "diferentes de todos os outros seres, essa sim é osso dos meus ossos e carne da minha carne". Portanto qualquer ideia que não venha das Escrituras deve ser rejeitada, principalmente se tratando de algo com o propósito de manchar o caráter de Deus. A Bíblia é clara em relação a que não houve nenhuma outra mulher sendo formada antes de Eva. Tudo que vá além disso vem de fontes não bíblicas ou de má conjectura.



Publicado por: Matheus Santos




Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.
2 Coríntios 2:17


Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
2 Timóteo 3:13-17





24 comentários:

  1. Ótimo estudo, e com base Bíblica. Parabéns pela excelente abordagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo para Glória de Deus varão. Deus nos ajude a crescer em graça e conhecimento!

      Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;
      Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
      2 Pedro 3:17,18

      Excluir
  2. Vc fala no inicio sobre sujar o caráter de Deus como isso fosse possível, mas não é o caso. Mas convenhamos os dias da criação são claros os acontecimentos, além qual o motivo de ser relatado "Uma mulher idônea", ainda que nao tenha mais referencia e de se pensar, pois então se sigo sua logica o Adão e Eva ao serem seduzidos pelo conhecimento sujaram o caráter de Deus? Tem como isso? Claro que não, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola cara amigo. Primeiro gostaria de pedir que apresentasse melhor o que quer expressar, pois seu texto está confuso e não dá para entender nada. Segundo, o caráter de Deus não pode ser de fato "sujado", pois Deus está acima de tudo e de todos e independente do que o homem diga ou pense Ele continua sendo Deus. Em relação ao que disse no inicio, não sei se percebeu mas o que disse foi sobre "tentar sujar o caráter de Deus", há uma diferença muito grande em tentar e conseguir.

      Excluir
  3. Amados A paz!
    Um dos motivos de procurar resposta para essa duvida foi o cap.2 v 20 analisemos comigo.
    E nao se achava uma mulher idônea para o homem.Querido fui buscar o significado de idônea e deacobrir que um dele é:
    Honesto,integro,capaz.
    Sendo assim Deus que tinha dotado Adão de tantas ahabilidades e inteligência a ponto de cuida de um jarsim tao grande e dar nomes a animais iria ficar procurando uma mulher no meio deles?
    A ponto de pensar em fim essa ate q em fim ossos do meu osso ou seja alguem a atura!
    Nao acredito ser essa a interpretação.
    Pode ate nao ser lilith mais esse versículo deixa a entender atraves di significado de idônea que exiatia uma mulher mais certamente nao estava a altura de Adão, talvez esteja ai a resposta para a descendência de caim que sem explicação ao ser expulso achou uma mulher pra procriar.
    Deixo aqui minha dúvida afim de resposta a quem puder me responder.
    Obrigada amados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, achei interessante sua colocação, sou muito curioso e agora mais curioso ainda. Abraços.

      Excluir
  4. Amados A paz!
    Um dos motivos de procurar resposta para essa duvida foi o cap.2 v 20 analisemos comigo.
    E nao se achava uma mulher idônea para o homem.Querido fui buscar o significado de idônea e deacobrir que um dele é:
    Honesto,integro,capaz.
    Sendo assim Deus que tinha dotado Adão de tantas ahabilidades e inteligência a ponto de cuida de um jarsim tao grande e dar nomes a animais iria ficar procurando uma mulher no meio deles?
    A ponto de pensar em fim essa ate q em fim ossos do meu osso ou seja alguem a atura!
    Nao acredito ser essa a interpretação.
    Pode ate nao ser lilith mais esse versículo deixa a entender atraves di significado de idônea que exiatia uma mulher mais certamente nao estava a altura de Adão, talvez esteja ai a resposta para a descendência de caim que sem explicação ao ser expulso achou uma mulher pra procriar.
    Deixo aqui minha dúvida afim de resposta a quem puder me responder.
    Obrigada amados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amada, que a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco. Bom amada, como deixei claro no tópico, qualquer tentativa de colocar "uma outra mulher" além de Eva, é baseada no silêncio das Escrituras, que lugar a Bíblia diz que Adão teve outra mulher? Que lugar a Bíblia afirma que houve outra mulher antes de Eva? Em lugar nenhum.

      Enquanto a sua pergunta sobre o Idônea, você tem razão em relação aos significados, porém o que a irmã ignorou foi o que Deus tinha dito antes no verso 18.

      E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
      Gênesis 2:18

      Percebe? o fato de Gênesis 2:20 dizer que não se achava uma ajudadora idônea, foi baseada no que Deus disse antes, que ele faria uma mulher que seria ajudadora idônea, não se achava pelo fato de que Deus ainda não tinha feito, não porque teve uma suposta mulher antes disso.

      Excluir
    2. E respondendo a sua pergunta sobre Caim para que não fique nenhum vácuo, sua dúvida deve ser por causa desse versículo.

      E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;
      Gênesis 4:17

      Quando se ler a palavra "conheceu", muitos pensam que Caim acabara de conhecer sua mulher, todavia, não é esse o sentido da palavra nesse texto, veja nesse mesmo capítulo um exemplo disso.

      E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
      Gênesis 4:1

      É dito que Adão conheceu Eva em Gênesis 4:1, já mais a frente observe o que é dito.

      E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.
      Gênesis 4:25

      Será que Adão tinha esquecido de Eva e voltou a conhecê-la? -rs. Não foi isso, "conheceu" nesse texto se refere a relação sexual que o casal teve, e olhe que a consequência de Adão ter conhecido Eva é sempre um nascimento de um Filho.

      Algo tem que ficar claro ao ser ler Gênesis. Quando Caim foi expulso a Terra já estava com bastantes habitantes, e é desses habitantes que provavelmente veio a sua mulher.

      Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
      Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, E SERÁ QUE TODO AQUELE QUE ME ACHAR, ME MATARÁ.
      O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E PÔS O SENHOR UM SINAL EM CAIM, PARA QUE O NÃO FERISSE QUALQUER QUE O ACHASSE.
      Gênesis 4:13-15

      Percebe que Caim tava preocupada no caso de ser achado? Ora, se a Terra estivesse vazia ele não estaria com essa preocupação. E outra, o próprio Deus deixou a marca em Caim para que ninguém o achasse, Deus não faria isso casa a Terra estivesse vazia. Espero ter ajudado, forte abraço!

      Excluir
    3. Mateus quero somente entender, em gêneses relata DEUS fazendo homem e mulher do barro, gêneses 1:27, la relata ELE ter criado ambos, e o jardim do Éden sabemos que foi obra da MÃO de DEUS, gêneses 2:8, fala que ELE plantou o jardim do Éden, e se percebe bem ELE planta o jardim no descanso do sétimo dia, e a criação de homem e mulher foi no sexto. Bem logo depois do jardim plantado no sétimo dia de descanso, ele cria novamente o homem, mas se vc prestar atenção nao será da mesma forma, gêneses 2:7, quero que se atente para os dias da criação que definem datas, eu tbm quero compreender ok, valeu

      Excluir
    4. Ola amado. seja bem vindo. Essa questão do Gênesis é algo que geralmente pode confundir algumas pessoas ao pensar que são dois relatos da criação. Todavia se atentarmos para o restante das Escrituras percebemos que não. O que acontece é que em (Gênesis 1) temos a criação sendo citada de forma geral, de forma poética, sem Deus detalhar como ele fez o homem e a mulher por exemplo, mas em (Gênesis 2) temos o relato da criação de forma mais detalhada.

      Por essa razão que o Senhor Jesus quando preguntado sobre questões a cerca do divórcio ele colocou (Gênesis 1:27) e (Gênesis 2:24) como sendo apenas um relato, não dois distintos.

      Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,
      E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?
      Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
      Mateus 19:4-6

      Esse tipo de linguagem é muito comum nas Escrituras, como por exemplo no livro de Daniel. No capítulo 2, 7 e 8 nós temos a mesma revelação porém cada vez mais detalhes são dados, não é uma revelação nova, são detalhes delas que não foram ditos antes assim como também é em Gênesis 1 e 2.

      "e se percebe bem ELE planta o jardim no descanso do sétimo dia"

      Na verdade não sei onde viu isso rs. Talvez essa sua confusão deva ser por não compreender que (Gênesis 2) não procura mostrar o relato da criação de forma cronológica. Por isso mesmo não vemos em (Gênesis 2) dia primeiro ou dia segundo mostrando uma ordem numeral, porque diferente de (Gênesis 1), (Gênesis 2) não procura fornecer uma ordem cronológica dos eventos, e sim fornecer detalhes do mesmo.

      Forte abraço!


      Excluir
  5. Muita paz amados irmaos em Cristo JESUS... Sou de Mocambique (Africa),
    Assembleia de Deus Ministerio do Belem Mocambique. para ser sincero, considerei a hipotese de uma primeira mulher existir pelos motivos apresentados no inicio da abordagem e mais outros. Mas se ela realmente tiver ou tivesse existido, e o Senhor nao tivesse relatado nada tal como nada vem na Biblia, nao mudaria minha fe ou confianca sobre ele. Eu iria entender por que sei que ele sabe o porque nao colocou. Eu nao preciso de saber tudo se ja sei o principal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amado, seja bem vindo. A paz de Cristo seja convosco. Bom amado, realmente há coisas que não sabemos e nem iremos saber como o Senhor bem falou em sua palavra.

      As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.
      Deuteronômio 29:29

      Todavia, haveriam sérios problemas em relação a considerar outra mulher não sendo Eva.

      1) Lilith nas lendas mitológicas é sempre colocada como rainha dos demônios ou mãe deles, sempre como algo negativo.

      2) o segundo motivo e mais importante, é em relação as frequentes advertências das Escrituras relacionadas a isso.

      Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.
      Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.
      Provérbios 30:5,6

      Se eu digo algo que a Bíblia não diz sou considerado um mentiroso, e os mentirosos não herdaram um reino dos céus. Essa é uma só das muitas advertências em que as Escrituras dizem sobre isso, como isso não poderia afetar sua fé? Já pensou ficar de fora do reino e ser considerado um mentiroso perante Deus? Não devemos dizer nem mais, nem menos do que a Bíblia diz, devemos dizer o que ela é.

      Excluir
  6. Tenho uma dúvida,um pouco fora do assunto, mas se puder me responder, agradeço! Segue-se
    Na Sagrada Escritura ( Gênesis 4:17), diz-se: "E conheceu Caim a sua mulher e ela concebeu e teve Enoque; e ele edificou uma cidade e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque."

    A Mulher de Caim foi realmente uma filha de Eva e Adão, irmã de Caim?
    Se puder responder via E-Mail será muita gentileza: natalia22bmc@gmail.com
    Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando Caim saiu errante, já haviam muitas pessoas no mundo. Ele precisou da misericórdia de Deus, que bondosamente colovou uma marca em sua testa para que ninguém o ferisse. Significa que já habiam muitas famílias na terra, espalhadas, e os laços familiares, a essa altura já estavamvem distantes. É o que eu imagino. Não sei se é a resposta ideal.

      Excluir
  7. Também quero entender.

    Tenho uma dúvida,um pouco fora do assunto, mas se puder me responder, agradeço! Segue-se
    Na Sagrada Escritura ( Gênesis 4:17), diz-se: "E conheceu Caim a sua mulher e ela concebeu e teve Enoque; e ele edificou uma cidade e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque."

    A Mulher de Caim foi realmente uma filha de Eva e Adão, irmã de Caim?
    Se puder responder via E-Mail será muita gentileza. rafaelaroqueviana- ap@bol.com.br
    Desde já obrigada

    ResponderExcluir
  8. Olá tudo bem? Achei perfeito a sua explicação. Porque as pessoas tentam deturpar a palavra de Deus com as teses do entendimento delas. A sua explicação mostra que não devemos acrescentar ou diminuir o texto Sagrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo pra glória de Deus. É meu irmão (a), infelizmente essa é uma das mais terríveis verdades; o mundo jaz no maligno (1Jo 5:19). Nós vivemos em um mundo caído, onde muitas pessoas estão sendo regidas pelo "deus deste século", seguindo o curso deste mundo (Ef 2:2,3). A Bíblia já a muito tempo fala e nos da exemplos daqueles que tentaram distorcer a Palavra de Deus, mas que Deus nos ajude a combater as obras das trevas e sermos fiéis em meio a tanta confusão!

      Excluir
  9. A paz do Senhor! Sou Héber de Parnamirim/RN.

    Que o Senhor continue a usar o senhor em sua palavra.

    E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
    Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

    Efésios 4:11,12

    tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé;
    7 se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo;
    8 ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.

    ResponderExcluir
  10. Ultimo texto acima mencionado Romanos 12:6-8

    ResponderExcluir
  11. Não acredito nessa história de Lilith ser a primeira mulher,ser antes de Eva.Essa papo de não se submeter e ser expulsa por desobediencia é balela ,até pq Adão e Eva ainda não tinham conhecimento do bem e do mal.não haviam pecado ainda.Então pq Deus não citou as sentenças sobre Lilith,sendo que ouve sentença para Adão e Eva e a serpente.Como Lilith iria pecar? ou Melhor dizendo Lilith(a serpente ou o próprio satanás personificado).

    ResponderExcluir
  12. Gente, eu penso que isso é erro de tradução. Todo lugar agora estão mencionando essa "... uma ajudadora idônea" Verifiquem a Bíblia pentecostal de 1995. E a versões anteriores de várias biblias.
    Está escrito assim:
    Gênesis 2.20:
    "E Adão pôs nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo, ;mas para o homem, não se achava adjutora que estivesse como diante dele.

    ResponderExcluir
  13. Pessoal eu respeito muito a palavra de Deus, mas se fomos analisar a história de como os livros originais vindo da arca de Noé , os primeiros originais, e depois vários homens e mulheres de Deus segundo a palavra que escreveram as inspirações dada pelo Próprio Deus, e esses mesmos nãos são mensionados nós livros reunidos que hoje temos por bíblia. Quero dizer existem vários manuscritos de homens e mulheres de Deus que não foi colocado junto a bíblia, ou vocês acham que não houve fora aqueles que lá estão. Existe assuntos que até mesmos pastores e teólogod evitam por não ter resposta, mas a verdade aqui pela lógica é que se analisarmos a formação de tudo pelo Gênese segunda o tempo que é dado por dias, fica claro que no primeiro dia já foi feito o homem e a mulher, longo depois, parece que 3 dia se não estiver enganado vem a mulher da costela, isso é o que Gênese nós entregar a saber!! Mas dizer que muitas outras coisas aconteceram nessa história e ainda não sabemos é uma grande verdade, e uma das quais fica claro e evidente que Deus Pai no sétimo dia entrou em descanso se defraguimetou como a exercia pura da vida, e essa bagunça toda aqui foi gerada pelos filhos, digo, os arcanjos, uns dizendo fazer a vontade do Pai, e outros querendo o poder, e outros com raiva do Pai por da ao homem tanto favor,. A verdade que existe muita coisa que não é mensionada nos textos separados a nós, mas dizer que não existe algo mais é hipocrisia e mentira, por mais que tenhamos a bíblia como a palavra de Deus para direção de vida, a existência da palavra se dá a muito mais tempo, desde a saída da arca de Noé, e depois disso, fraguimentou por meio de outros homens e mulheres possuídos pelo Espírito Santo

    ResponderExcluir

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.