domingo, 27 de julho de 2014

Jefté sacrificou sua filha ?

O relato de Jefté tem gerado muitas dúvidas a respeito do seu caráter, como poderia ele ter oferecido sua filha em holocausto, e a coisa ainda fica mais complicada porque alguns se perguntam, "se" realmente ocorreu um sacrifício humano o Senhor teria aceitado esse sacrifício? Vejamos então todo o relato para tirar uma conclusão.


E Jefté fez um voto ao Senhor, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão,
Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me vier ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do Senhor, e o oferecerei em holocausto.
Assim Jefté passou aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o Senhor os deu na sua mão.
E os feriu com grande mortandade, desde Aroer até chegar a Minite, vinte cidades, e até Abel-Queramim; assim foram subjugados os filhos de Amom diante dos filhos de Israel.
Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa,
 eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha.
E aconteceu que, quando a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ah! filha minha, muito me abateste, e estás entre os que me turbam! Porque eu abri a minha boca ao Senhor, e não tornarei atrás.

Juízes 11:30-35 

Realmente, lendo o contexto parece que Jefté fez algo extremamente horrível, sacrificar sua própria filha, seria horrível se realmente tivesse ocorrido dessa maneira mas não foi o que ocorreu. Vejamos alguns detalhes importantes até chegarmos no versículo mais problemático.


1) Jefté era um um homem de caráter valoroso sem contar que é citado na galeria dos heróis da fé em Hebreus.

Era então Jefté, o gileadita, homem valoroso, [ . . . ]
Juízes 11:1

E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, [ . . .] todos estes, tendo tido testemunho pela fé, [ . . .]
Hebreus 11:32,39


2) Em todo o contexto do capitulo 11 de Juízes, Jefté demonstra ter um conhecimento das Escrituras, a maneira que ele fala com os Anciãos de Gileade e com Amon da a entender isso, sendo ele conhecedor das Escrituras saberia que o Senhor condena severamente praticas de sacrifício humano.

Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor;
 e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.
Deuteronômio 18:9-12


3) Antes de Jefté fazer seu voto o Espírito do Senhor (Deus) vem sobre Jefté, será que faz sentido o Senhor vim sobre Jefté e o conduzir a fazer algo que Ele abomina ? Não, Jefté ao fazer o voto estava com o Espírito do Senhor por isso tomou uma sabia decisão.

Então o Espírito do Senhor veio sobre Jefté, e atravessou ele por Gileade e Manassés, passando por Mizpá de Gileade, e de Mizpá de Gileade passou até aos filhos de Amom.
E Jefté fez um voto ao Senhor,
 [ . . . ]
Juízes 11:29-30


4) Finalmente chegamos no versículo  problemático, o versículo 31 onde diz:

Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me vier ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do Senhor, e o oferecerei em holocausto.
Juízes 11:31

Infelizmente o que ocorre nesse versículo é que geralmente ele é mal traduzido, a letra "e"  pode ser traduzido por "ou" no hebraico, então o versículo ganha o seu real significado com todo o seu contexto.

Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me vier ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do Senhor, ou o oferecerei em holocausto.
Juízes 11:31

O que basicamente Jefté disse foi, caso saísse uma pessoa ela seria do Senhor ,ou ele ofereceria um holocausto caso saísse um animal.


5) Por que Jefté teve uma reação tão triste no versículo 35?

E aconteceu que, quando a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ah! filha minha, muito me abateste, e estás entre os que me turbam! Porque eu abri a minha boca ao Senhor, e não tornarei atrás.
Juízes 11:35

A uma certo consenso a respeito disso, Jefté não teve essa reação porque sua filha seria "oferecida em holocausto" , ele estava assim  porque era sua única filha, 

Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha.
Juízes 11:34

Jefté a partir desse momento sabia que não poderia continuar sua descendência, pois sua única filha tinha acabado de ser oferecida ao Senhor pelo seu voto, a pergunta que fica é, que voto seria esse ? 

Disse mais a seu pai: Concede-me isto: Deixa-me por dois meses que vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras.
E disse ele: Vai.
 E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes.
E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito
; e ela não conheceu homem; [ . . . ]
Juízes 11:37-39

E o voto foi cumprindo, percebemos que seu cumprimento se deu não porque ela tava morta, o cumprimento se deu porque ela dedicou sua vida ao Senhor como virgem, possivelmente fazendo parte das mulheres que ajudavam em obras como as do ex: Tabernáculo Êxodo 38:8; 


Observações

Jefté ao tomar sua decisão fez algo extremamente difícil levando em conta o contexto cultural, toda mulher queria fazer parte de uma família e ter filhos, Jefté sabia que sua descendência não perpetuaria quando isso aconteceu, algo que me vem a mente é, ainda que fosse um sacrifício humano (que não é o caso) Jefté só precisaria fazer um resgate por sua filha como podia ser feito, em Levítico 5 aqui trata desse assunto (voto ou juramento), Jefté poderia fazer expiação pelo ato dele e tudo seria esquecido porém como não se tratava de um  sacrifício humano (holocausto) ele continuou com a decisão. Um detalhe que jamais devemos esquecer é a atitude da filha de Jefté , uma mulher de Deus que por vontade própria decidiu servir ao Senhor (verso 36 do capitulo 11 de Juízes).

Publicado por: Matheus Santos


Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
Romanos 12:1

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,
Atos 3:19



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.