quarta-feira, 16 de julho de 2014

A Bíblia é machista ?

Alguns textos tem sido aplicados de maneira errada, pessoas de más intenções pegam pedaços da Bíblia e dizem que ela é "machista", mais será isso uma verdade?


As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.
1 Coríntios 14:34,35


A mulher aprenda em silêncio, com toda sujeição
1 Timóteo 2:11


No primeiro texto Paulo não esta proibindo a mulher de falar na igreja no sentido de orar, louvar, ou dar testemunho, o próprio Paulo diz que mulheres podem orar e profetizar (1 Coríntios 11:5), a proibição de Paulo se refere ao ministério da mulher em exercer certos cargos que não foram designados para ela, as mulheres da Igreja em coríntios queriam exercer funções de pastoral coisa que foi designada apenas para o homem, então Paulo as adverte que elas devem obedecer a forma com a qual o Senhor estabeleceu o seu papel na Igreja; há algumas objeções a respeito desse contexto para justificar o "pastoral feminino", e uma delas diz que Paulo na verdade estava tratando da lei da cultura local, mas isso não pode ser verdade, pois o próprio Paulo na continuação do contexto diz; 

Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.

1 Coríntios 14:37

Paulo era um homem que nunca deixou de anunciar todo o conselho de Deus (Atos 20:27), era um homem que era cheio do Espírito Santo (Atos 13:9), ele jamais iria mentir sobre algum assunto se referindo a Deus, se ele disse que devemos reconhecer que os mandamentos são do Senhor é porque os mandamentos venho da parte do Senhor, lembrando que as Escrituras são inspiradas pelo Espírito Santo (2 Timóteo 3:16).

O segundo texto basicamente traz a mesma situação, Paulo exorta as mulheres para que elas possam manter a boa conduta e não envergonhe a Igreja, homens e mulheres desempenham hierarquias diferentes na Igreja, Paulo quando disse que elas devem ficar em silêncio refere-se a mulher querer exercer governo sobre o homem (verso 12) , ele diz o "motivo" e explica o "porquê"


Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.

E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
1 Timóteo 2:13-14

Paulo usa de seus ensinamentos baseados no principio da criação, a mulher que foi enganada, Adão não foi enganado mas se deixou levar por sua mulher, ambos foram irresponsáveis, a mulher por ter desobedecido a ordem de Deus e foi enganada pela serpente e o homem por ter deixado sua mulher só e ter comido do fruto juntamente com ela. Portanto, a ordem foi estabelecida não porque o homem possa ser superior a mulher ( ate porque isso não é bíblico, a mulher em nada é inferior ao homem e em lugar nenhum da Bíblia diz algo do tipo), o motivo foi porque primeiro foi formado Adão e não foi ele a ser enganado, essa foi a vontade soberana de Deus, a mulher exerce hierarquias diferentes perante a Igreja como: As mais velhas instruir as mais novas na boa conduta (Tito 2:3-5), auxilia ao homem a entender melhor a Palavra (Atos 18:24-26) e por ai vai; há certas objeções sobre o contexto, e uma delas diz que isso se trata apenas de maridos e esposas, mas isso não pode ser verdade pois quando analisamos o contexto percebemos que tem instruções específicas que não pode ser apenas para maridos e mulheres, apenas um homem casado deve orar em todo lugar e impor as mãos sem ira (1 Timóteo 2:8) ? Certamente que não, apenas uma mulher casada deve se vestir com traje honesto (1 Timóteo 2:8) ? Certamente que não.

Paulo era machista ?

Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.
2 Timóteo 1:5

Paulo nesse evento estava escrevendo para Timóteo, ele o elogiou pela fé que ele tinha e disse que a fé que via em Timóteo habitou na vó e na mãe de Timóteo. Se Paulo fosse "machista" jamais usaria mulheres de exemplos, e ainda mais dando uma característica tão importante como a fé para essas mulheres.

A Bíblia é contra o fato de mulheres falarem ?

E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade;
E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.
E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, E FALA DELE A TODOS os que esperavam a redenção em Jerusalém. "
Lucas 2:37,38,39

Ana falava de Deus a todos, não havia qualquer tipo de proibição em uma mulher falar sobre Deus em público.



E no dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele.
E tinha este quatro filhas virgens, que profetizavam.
Atos 21:8,9

O próprio Paulo presenciou mulheres profetizarem, não houve qualquer tipo de advertência da parte de Paulo pelas filhas de Felipe, Paulo não tinha problemas com mulheres falarem em público pois ele bem sabia que todos são bem vindos e iguais perante Deus.


Enquanto isso, um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, chegou a Éfeso. Ele era homem culto e tinha grande conhecimento das Escrituras.
Logo começou a falar corajosamente na sinagoga. Quando PRISCILA e Áqüila o ouviram, convidaram-no para ir à sua casa e lhe explicaram com mais exatidão o caminho de Deus.
Atos 18:24.26

Novamente vemos um caso em que uma mulher falou, e não somente isso, ela teve participação para poder explicar sobre as Escrituras, não ficar em silêncio pois ela não estava querendo ultrapassar nada do que li é permitido (como exercer autoridade daquilo que não li é permitido) e estava acompanhada de seu marido.

Saúdem Priscila e Áqüila, meus colaboradores em Cristo Jesus.
Arriscaram a vida por mim. Sou grato a eles; não apenas eu, mas todas as igrejas dos gentios.

Romanos 16:3-4

Paulo manda saudações a Priscila e Áquila, chama eles de seus colaboradores,  e não apenas isso, Paulo nos diz que Priscila e Áquila arriscaram sua vida por ele, e ele junto com todas as igrejas dos gentios eram gratos por isso; e assim podendo comprovar novamente que nem Paulo e tão pouco a Bíblia expressa alguma atitude "machista"

Qual a maneira que a Bíblia aconselha o homem a trata sua mulher ?

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Efésios 5:25

De que forma que Cristo amou a Igreja? Morrendo por ela, em outras palavras o marido deve amar a sua mulher ao ponto de dar sua vida por ela. E ainda tem uns que dizem que a Bíblia é "machista".

Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.
Colossenses 3:19

A Bíblia ensina que os maridos não devem irritar as suas mulheres mas sim ama-las.


Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade.
Malaquias 2:15

A Bíblia ensina que os maridos jamais devem ser infiel com suas mulheres.

A Bíblia nos traz elogios sobre mulheres virtuosas ?

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
Provérbios 31:10

Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor
Provérbios 18:22


A Bíblia mostra mulheres que deram grandes exemplos ?

Dorcas, que era cheia das boas obras (Atos 9:36)
Priscila, que ajudava a entender a Palavra (Atos 18:26)
Maria, que muito trabalhou (Romanos 16:6)
Débora, que era Juíza e muitos procuravam seu conselho (Juízes 4:4)
Ana, que mesmo com sua idade avançada continuava perseverando com o Senhor (Lucas 2:36,37)
Rute, que mesmo em um momento de grande aflição permaneceu com sua sogra (Rute 1:14)


E muitas outras.


Sobre a fé cristã.


Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
(Gênesis 2:21,22)

No momento em que o Senhor fez cair o sono sobre Adão e tirou a costela dele para poder criar a mulher, a interpretação cristã sobre esse evento é fantástica. 
Ao Senhor ter feito Eva da costela de Adão Ele estava querendo dizer muita coisa com isso

1) A  mulher não foi feita da cabeça do homem para não ter governo sobre o homem.
2) A mulher não foi feita do pé do homem para que o homem em nenhuma circunstâncias venha a pisar nela.

Conclusão: A mulher foi feita da costela do homem, ou seja, foi feita ao lado dele para que ambos fossem iguais, pois tanto o homem como a mulher são feitos a imagem e semelhança de Deus (Gêneses 1:26)

Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.
Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.
1 Coríntios 11:11,12

Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
Gálatas 3:28

E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão [ . . .]
Atos 2:17


Publicado por: Matheus Santos



Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.
Provérbios 31:30


A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas.
Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.
1 Pedro 3:3-4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.