terça-feira, 15 de julho de 2014

O que a Bíblia diz sobre o espiritismo ?

Bom, para mim como cristão tendo a Bíblia como regra de fé, eu não consigo enxergar o espiritismo nas Escrituras como algo positivo, irei dar minha opinião a respeito do que penso sobre o assunto baseado na Palavra de Deus, com isso não procuro ofender ninguém que pense o contrário, Deus ama todos incondicionalmente , mas, como cristão estou a favor do Evangelho e da Verdade.

 O monte da transfiguração.

Esse é um dos principais argumentos de quem crê que os vivos possam manter contato com os mortos, ao se posicionar em favor disso relatam o evento do monte da transfiguração onde ocorreu o encontro de Moisés e Elias.

Vejamos os fatos;

Moisés Morreu (Deuteronômio 34:5,6)
Elias não morreu (2 Reis 2:11)

Bom, podemos perceber que Elias não passou pela morte, nesse caso focaremos então em Moisés que ao aparecer no monte já se encontrava morto a mais de 1 milênio, e no evento que o correu no monte da transfiguração para saber se realmente se tratava de uma sessão mediúnica.

Primeiro ponto que devemos analisar é, quem é Jesus ? Seria ele apenas um homem com um "estágio de espírito avançado"? Seria ele apenas um homem que tinha um padrão de moralidade elevado ? A Bíblia é clara em relação a quem era Jesus, Jesus era um homem, mas não somente um homem, Ele era Deus no mais pleno sentido da palavra;

E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
1 João 5:20.

Jesus por ser Deus possuí toda autoridade, não somente na terra como no céu (Mateus 28:18), e por ser Deus Jesus é o único que poderia estar naquele momento com Moisés e Elias pois somente Deus tem controle sobre a vida (1 Samuel 2:6) (Atos 3:15), e como Deus o Senhor Jesus tem autoridade sobre vivos e mortos, lembrando que Deus é Deus tanto dos mortos como dos vivos (Lucas 20:48).

Segundo ponto que devemos analisar é, ocorreu uma sessão mediúnica no monte da transfiguração?

Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
Mateus 17:1-3


Em uma sessão mediúnica o médium serve de mediador entre vivos e mortos, assim trazendo alguma mensagem ou se comunicando entre os dois mundos. O que observamos no relato da transfiguração é que o evento não tem semelhanças alguma com uma sessão feita por um médium, pois somente o Senhor Jesus falou com Elias e Moisés, nenhum dos discípulos que estavam ali presente falaram ou receberam alguma mensagem da parte de Moisés ou Elias, Jesus era o único que poderia falar com eles (Lucas 20:48), e lembrando que Deus reprova consulta a espírito de mortos (Deuteronômio 18:9-12) (Isaías 8:19).

 Explicando o que o correu; O que aconteceu naquele evento tão maravilhoso do monte da transfiguração foi que o ambiente espiritual se abriu ao nosso mundo e os discípulos puderam ter o privilegio de passar por uma experiência fantástica como aquela, eles presenciaram diante da visão deles (Mateus 17:9) , um pouco da Glória do Senhor Jesus (Mateus 17:2), bem semelhante ao que Moisés passou quando a Glória de Deus estava sobre ele ( Êxodo 34:30); e isso é um fato presente em algumas partes das Escrituras, um exemplo disso foi quando Eliseu orou para que os olhos dos seu companheiro fossem abertos espiritualmente para que pudessem enxergar o que estava acontecendo ao seu redor.



E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.
2 Reis 6:16-17

 Assim também ocorreu com os discípulos, seus olhos foram abertos momentaneamente para que eles enxergassem o mundo espiritual ao seu redor, assim cumprindo a promessa feita em ( Mateus 16:28), e sendo testemunhas presentes do fato ( Mateus 17:9) puderam testemunhar depois a experiência que tiveram como Pedro fez em uma de suas cartas ( 2 Pedro 1: 16-18)

 1) É possível algum espírito humano ter algum tipo de consciência com nosso plano terrestre ?

Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
Eclesiastes 9:5-6,10

Vejamos, o verso 6 tem uma expressão que diz (debaixo do sol), ou seja, o amor, o ódio e inveja e tudo que faz de baixo do sol já não existe para aqueles que morrem, então como os espíritas poderiam consultar os mortos se eles já não tem participação alguma no que se faz debaixo do sol? Por que não são pessoas, e sim anjos caídos personificados (2 Coríntios 11:14,14)

 2) A reencarnação é bíblica ?

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
Hebreus 9:27

Ou seja, assim que a pessoa morre seguisse o julgamento, ou estará no Hades ou no Paraíso.

Em Lucas 16:19-31 As Escrituras relatam um fato bem interessante , quando o Rico que estava (morto) quis se comunicar com os vivos , a resposta de Abraão foi;

Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.
Lucas 16:29-31

Biblicamente um espírito não pode fazer nenhum tipo de contato com nosso mundo, não um espírito humano, a resposta de Abraão foi para que consultasse Moisés e aos profetas, em outras palavras se quer qual quer tipo de ajuda ou conselho, consulte a Palavra de Deus , que é a Bíblia ,não os mortos.

 3) Qual a opinião de Deus a respeito de quem consulta espírito dos mortos?  


Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um ESPÍRITO ADIVINHADOR, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.
Deuteronômio 18:9-12

O Senhor deu instruções para que quando seu povo fosse entrar na terra prometida, não era para eles fazerem como os povos pagãs , e o Senhor cita várias práticas que Ele considera ABOMINAÇÕES que não era pra seu povo repetir como os pagãs, e dentre elas a consulta a espíritos.

O Senhor diz que quem não fala segundo a sua Palavra não estar iluminado, deixando de buscar ajuda em sua Palavra e nEle acabam recorrendo a espírito de mortos.

Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.
Isaías 8:19-20


 4) A Bíblia aponta algum servo do senhor que cometeu consultou uma necromante?
 
As Escrituras mostram que um dos motivos por qual Saul morreu foi exatamente esse, a consulta a espíritos através da mediunidade.

Saul morreu porque foi infiel ao Senhor; não guardou a palavra do Senhor e chegou a consultar uma médiun em busca de orientação,
em vez de consultar o Senhor. Por isso o Senhor o entregou à morte e deu o reino a Davi, filho de Jessé.

1 Crônicas 10:13-14

 O Senhor diz que quem vai atrás de médium para recorrer a espíritos não são pessoas iluminadas, para vermos a luz devemos recorrer a sua Palavra.

 5) O que devemos fazer quando queremos orientação?

 
Devemos fazer como o Senhor Jesus, buscar orientação na sua Palavra.

E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.
Lucas 24:27,44

 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
 João 17:17

 Busque a Palavra de Deus, porque somente nela encontrará o que precisa.

 6) Conclusão lógica

O espiritismo possui muitos livros, dentre eles um livro que se chama "os evangelhos segundo o espiritismo" , se esse "evangelho" é segundo o espiritismo logicamente a fonte original é Superior , que no caso é os próprios escritos da Bíblia, vamos ver o que a Bíblia fala a respeito de um outro Evangelho que não seja o que está contido nela.

Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Gálatas 1:6-8

 Qual quer tipo de escrito que tenha por base a Bíblia e seja contrário os ensinos dela, é considero anátema (maldito), até mesmo se um anjo vim anunciar outro Evangelho que não seja o da Bíblia é maldito.

 E o veredito final é;

Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
Gálatas 1:10


Publicado por: Matheus Santos


Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.
Hebreus 2:1

Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
Atos 17:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.