quinta-feira, 17 de julho de 2014

A Bíblia apoia a escravidão ?

Um assunto que tem sido muito comentado é a respeito da escravidão que se encontra na Bíblia, afinal, a Bíblia é contra ou a favor da escravidão ?

O que é escravidão ?


Art. 149 do Código Penal

Reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto: (Redação dada pela Lei nº 10.803, de 11.12.2003)

O conceito de escravidão fica muito claro em uma breve leitura da história antiga, onde homens eram sequestrados, sofriam agressões tanto psicológicas como físicas , eram privados de qualquer tipo de direito, não havia nem ao menos um prazo para a sua soltura, o tempo era indeterminado; o que iremos perceber com o decorrer do assunto é que o conceito moderno da escravidão em nada tem semelhança com o conceito bíblico sobre escravidão, a escravidão moderna simplesmente restringe qualquer tipo de direito ou liberdade do servo, uma vida totalmente desumana sem qualquer tipo de acordo entre o senhor e o seu servo.


A escravidão na Bíblia.

Um dos pontos fundamentais antes de saber a opinião bíblica a respeito do assunto é que o mesmo termo hebraico (Ebed) é usada tanto para descrever  "escravo" como "servo", isso nos indica que a decisão da melhor palavra vai do seu contexto.

E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo.
Gênesis 18:3


Aqui aparece o mesmo termo que é usado para a palavra "escravo" , se referindo a relação entre Deus e o crente.

Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.
Isaías 42:1

Esse versículo se refere ao Messias (Jesus Cristo), e é o mesmo termo que se usa para palavra "escravo". Nessa situação está se referindo ao relacionamento entre o Pai e o Filho, em todo o ministério de Jesus não há nenhum tipo de evento que se caracterize como sendo escravidão, o que vemos é um belo relacionamento entre Pai e Filho; indicando novamente que não se trata do termo necessariamente em si, mais sim do seu sentido. 
No conceito de escravidão moderna sabemos que o sequestro de homens era algo que muito ocorria, homens eram raptados e levados para a serventia, a opinião  Bíblica a respeito desse assunto é clara;


E quem raptar um homeme o vender, ou for achado na sua mão, certamente será morto.
Êxodo 21:16

A Bíblia vai totalmente contra o rapto de homens algo que é muito visto e apresentado no conceito da escravidão moderna, mostrando que a Bíblia é totalmente contra o ato.


E quando alguém ferir o olho do seu servo, ou o olho da sua serva, e o danificar, o deixará ir livre pelo seu olho.
E se tirar o dente do seu servo, ou o dente da sua serva, o deixará ir livre pelo seu dente.
Êxodo 21:26-27



Algo muito praticado pelos amos contra seus servos, é a tortura, servos ficam totalmente incapacitados sem qualquer tipo de direito moral, onde apanham e não há qualquer tipo de punição, enquanto na Bíblia o servo que fosse ferido ao ponto de ser danificado o amo era obrigado a deixa-lo ir embora, em nada tem semelhança a escravidão que a Bíblia nos apresenta com o que tentam colocar nela.

Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho.
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;
Deuteronômio 5:13-14


A lei dizia que todo o Sábado nenhum servo nem estrangeiro poderia trabalhar , isso era algo que todos tinham a obrigação de cumprir, diferente da escravidão moderna que não tem nada que beneficie o escravo, a Lei Mosaica obrigava que eles não fizessem trabalho algum no Sábado porque era o dia de descanso.

Quando teu irmão hebreu ou irmã hebréia se vender a ti, seis anos te servirá, mas no sétimo ano o deixarás ir livre.
E, quando o fizer, não o mande embora de mãos vazias.
Liberalmente o fornecerás do teu rebanho, e da tua eira, e do teu lagar; daquilo com que o Senhor teu Deus te tiver abençoado lhe darás.
E lembrar-te-ás de que foste servo na terra do Egito, e de que o Senhor teu Deus te resgatou; portanto hoje te ordeno isso.
Porém se ele te disser: Não sairei de ti; porquanto te amo a ti, e a tua casa, por estar bem contigo;
Então tomarás uma sovela, e lhe furarás a orelha à porta, e teu servo será para sempre; e também assim farás à tua serva.

Deuteronômio 15:12-17

E aqui chegamos ao ponto da escravidão encontrada na Bíblia, é uma escravidão voluntária, com isso a nação melhorava a situação em relação a pobreza e a necessidade dos que não tinham condições, um pacto era feito onde a própria pessoa se vendia voluntariamente entrando em um acordo; percebemos no contexto que diferente do conceito de escravidão conhecido pela maioria onde a pessoa não tem direito a liberdade e tão pouco a benefícios,  a pessoa recebia diversos benefícios, como rebanho e de tudo aquilo que a pessoa possuía. Quando a pessoa já estava seis anos trabalhando e se aproximava do sétimo ano, no sétimo ano ela poderia optar por querer ir embora, e a pessoa era recompensada ao ir embora pois ela não poderia ir de mãos vazias.



[ . . .] Um ladrão terá que restituir o que roubou, mas se não tiver nada, será vendido para pagar o roubo.
Êxodo 22:3

Um ladrão que fosse pego roubando se não tivesse como pagar ele era vendido para restituir tudo aquilo que ele roubou,

Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá livre, de graça.
Êxodo 21:2

A Lei também dizia que todo servo só poderia servir durante seis anos, porque no sétimo ano todos tinham que ser liberados, não importava se ele já tinha quitado sua dívida ou não, ele tinha que ser deixado livre, no sétimo ano tudo se era anulado.



Conclusão: A escravidão que a Bíblia apresenta se trata de uma escravidão voluntária , podemos perceber claramente que ela não apoia a escravidão involuntária, Deus bem sabe o que o povo de Israel passou no Egito, e a opinião do Senhor a respeito da escravidão é clara,


Então disse Moisés ao povo: "Comemorem esse dia em que vocês saíram do Egito, da terra da escravidão, porque o Senhor os tirou dali com mão poderosa. [ . . .]
Êxodo 13:3


Toda essa lei foi dada a um povo especifico , onde se tratava de um contexto que muitas leis eram necessárias para o controle, hoje vivemos o tempo da graça ninguém mais está debaixo do julgo da Lei, a lei fui cumprida por Cristo na Cruz e agora vivemos a sua Lei,

Porque o fim da lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê.
Romanos 10:4

Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante? "
Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor.
Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’.
O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes".

Marcos 12:28-31

Publicado por: Matheus Santos


Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.
Gálatas 5:1


Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.
Gálatas 3:28

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.