sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Jesus mentiu em Mateus 16:28?

Teria o Senhor Jesus mentido? Alguns alegam com base em (Mateus 16:28) dizendo que o Senhor mentiu, pois todos os seus discípulos morreram e nenhum deles viram o Filho do homem no seu reino. Vejamos.

Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.
Mateus 16:28


É bom ter mente primeiro algo, para quem o Senhor fez essa promessa?

Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.
Mateus 16:21


Um outro detalhe. Devemos ter em mente que a divisão da Bíblia em capítulos e versículos somente foi possível muitos séculos depois em que a Bíblia foi escrita, quando um dos discípulos ou o próprio Senhor fazia alguma citação do Velho Testamento, eles não citavam o versículo e capítulo, pois essa divisão aconteceu séculos depois, mas o porquê estou dizendo isso? Porque quando lemos às vezes cada capítulo de maneira particular e passamos para o próximo, pensamos que já se trata de um outro assunto, de algo diferente do que vinha falando. Basta olhar a continuação do Capítulo 17 que vemos essa promessa sendo cumprida de maneira clara.

Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,
E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.
E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo.
Mateus 17:1,2;5,6


Comparando com a visão que João teve da vinda do Senhor no seu reino e o Cristo glorificado no Apocalipse vemos a semelhança. A descrição do Rei que vem em seu reino.

E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.
Apocalipse 1:16


E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus.
E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores
Apocalipse 19:11-16


E ainda como complemento final, além de João, nós temos o testemunho de Pedro que também estava presente no monte da transfiguração e encerra de vez a questão por sua clareza de detalhes.

Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestadePorquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.
E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo;
2 Pedro 1:16-18



Portanto, o Senhor não mentiu!! Ele cumpriu perfeitamente sua promessa e alguns dos seus discípulos puderam ter um deslumbre do seu Reino futuro antes de morrerem.

Obs: Como detalhe adicional, aconselho a toda vez em que entre os evangelhos ocorrerem textos em que tenham paralelos, é sempre bom conferir todos eles para assim ter um quadro geral, pois se olharmos o mesmo relato no Evangelho de Marcos por exemplo, perceberíamos a sequencia dos eventos sem intervalos de capítulos.

Dizia-lhes também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder.
E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles;
E as suas vestes tornaram- se resplandecentes, extremamente brancas como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia branquearE desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi.
Marcos 9:1-3;7


Ou seja, no Evangelho de Marcos não vemos o intervalo de capítulo, fica de melhor compreensão pois narra a promessa e o cumprimento dela de maneira imediata.

Publicado por: Matheus Santos


Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles.
2 Pedro 3:16


Porque quem não é contra nós, é por nós.
Marcos 9:40




49 comentários:

  1. Muito bem analisado ! Da mesmo maneira que fala do templo que seria "reconstruído em três dias , há uma explicação no próprio texto é claro . Porém se não o tivesse geraria indagações até os dias de hoje. Por isso devemos buscar conhecer a palavra de Deus , imaginem quantos irmãos morrerem com essa duvida por não terem a internet ou teclogia a seu favor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amado. A paz de Cristo. Penso que a internet é uma das ferramentas do nosso tempo que pode ser de ajuda para anunciar o Evangelho. Agora, a questão da passagem tratada no post, penso ser mais uma questão de pedir ajuda ao Espírito Santo e verificar sempre o contexto.

      Excluir
    2. Olá boa tarde, sinto muito dizer mais essa explicação está errada;
      Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.
      Mateus 16:28
      esse texto não tem nada a ver com o que disse na explicação:
      essa foi uma visão, e Jesus não disse que teriam uma visão é muito diferente :
      Comparando com a visão que João teve da vinda do Senhor no seu reino e o Cristo glorificado no Apocalipse vemos a semelhança. A descrição do Rei que vem em seu reino.
      Provarão a morte , referiu a nunca morrer até o fato, é diferente de estão vivos ainda nesse século. e se Jesus dissesse referindo-se a gerações futuras ai sim ele estaria referindo-se aos gerações que sucederão .....

      Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder.
      E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles;
      E as suas vestes tornaram- se resplandecentes, extremamente brancas como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia branquear. E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi.
      Marcos 9:1-3;7

      Excluir
  2. O que ele estava querendo dizer ali é que alguns veriam porque as pessoas continuariam morrendo pelo ciclo natural da vida, e só os que ficassem vivos é que veriam. O que você você está fazendo é uma tremenda forçação de barra. Seu argumento cai por terra diante dos seguinte textos:

    1 Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que BREVEMENTE devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo; (Apocalipse 1:1 - Aqui é no inicio da profecia)

    E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em BREVE hão de acontecer. (Apocalipse 22:6 - Aqui é no final da profecia)

    Como você pode ver, a profecia foi dada exatamente por Jesus Cristo a João, e tanto no primeiro capítulo, quanto no último, diz-se que tudo aconteceria brevemente.

    Então me disse: "Não sele as palavras da profecia deste livro, pois o tempo está próximo. (Apocalipse 22:10)

    E Já que a profecia foi dada por Jesus a João, vamos ver o que ele diz em relação ao fim dos tempos no livro de Mateus.

    Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos dirigiram-se a ele em particular e disseram: "Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos? " (Mateus 24:3)

    Seria bom que você lesse todo o restante de Mateus 24 para ficar por dentro de cada detalhe. Eu vou destacar somente algumas coisas especiais para corroborar com o meu argumento.

    Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. (Mateus 24:7)

    E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim. (Mateus 24:14)

    Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. (Mateus 24:21)

    "Imediatamente após a tribulação daqueles dias ‘o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu, e os poderes celestes serão abalados’.
    "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória. (Mateus 24:29, 30)

    Assim também, quando virem todas estas coisas, saibam que ele está próximo, às portas. (Mateus 24:33)

    Agora preste muito atenção no versículo seguinte:

    Eu lhes asseguro que não passará esta geração até que todas essas coisas aconteçam. (Mateus 24:34)

    Como você pode ver, tudo isso que antecede Mateus 24:34 deveria acontecer naquela época mesmo, como está explicito nesse último versículo. E isso também corrobora com o livro de Apocalipse. Para você ter ideia, os primeiros cristãos na época aguardavam à sua volta de forma inequívoca. Paulo, por exemplo, disse:

    "Nós, os vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, de modo algum procederemos os que dormem" (1 Tessalonicenses 4:15)

    Pedro também afirmou:

    "Ora, o fim de todas as coisas está próximo" (1 Pedro 4:7)

    Se Jesus disse que as coisas aconteceriam em breve para João, como está no livro do Apocalipse, e em Mateus diz de forma explícita e muito clara que todos aqueles eventos aconteceriam naquela geração, e ainda temos de forma muito evidente que a igreja primitiva aguardava sua vinda ali naquela época mesmo, não posso, de maneira nenhuma, forçar a barra distorcendo o que Jesus disse só para ficar de acordo com aquilo que quero acreditar. Eu estou sendo 100% bíblico aqui. Se isso não bate com a realidade, não posso fazer absolutamente nada. Se você encontrasse isso em qualquer outra bíblia do mundo, tenho convicção de que você apoiaria o que eu estou dizendo; como isso questiona sua fé, sua consciência automaticamente procurará uma forma de dribla-la, mesmo a custo de invalidar ou distorcer o próprio texto. É o que eu chamo de auto-sabotagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Eu estou sendo 100% bíblico aqui. Se isso não bate com a realidade, não posso fazer absolutamente nada". Olá caro leitor, diante dessa mensagem, espero que Deus traga humildade em seu coração.

      O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração.
      Provérbios 18:2

      Mas voltando ao seu questionamento, vejamos.

      "O que ele estava querendo dizer ali é que alguns veriam porque as pessoas continuariam morrendo pelo ciclo natural da vida, e só os que ficassem vivos é que veriam."

      Em verdade vos digo que alguns há, DOS QUE AQUI ESTÃO, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.
      Mateus 16:28

      Acho que não sou eu que estou "forçando a barra" -rs, o texto é muito claro em dizer que o Senhor estava falando sobre os QUE ESTÃO ALI naquele momento.

      Enquanto a todos os textos em que você fala sobre as coisas que brevemente devem acontecer, parece que alguns versículos você deixou escapar.

      Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
      Apocalipse 22:7

      Será que o Senhor mentiu ao dizer que brevemente viria? Mas já se passaram 2000 mil anos e o Senhor não voltou, o que será que aconteceu?

      Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.
      Mateus 24:34

      Quando o Senhor diz isso, um pouco antes ele diz:

      E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
      Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
      E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
      Mateus 24:29-31

      Será que tudo isso já aconteceu? Será que Jesus mentiu? Acredito que nem você acredita nisso. O que acontece é que quando a Bíblia se refere ao "brevemente" ou "o fim está próximo", ela está falando sobre um ponto de vista profético, futurístico, caso o contrário textos como esses ficariam totalmente confusos e como podemos observar, aquela geração não viu absolutamente todas as coisas descritas no texto. Então dizer que tudo aquilo aconteceu naquela geração, não concorda com o relato bíblico assim penso eu de acordo com a Bíblia. Um forte abraço!

      Excluir
    2. Assim como o Matheus(a propósito, ótima explicação hein! =)) eu entendo que nessa passagem Jesus estava falando sobre o futuro, ou seja a geração que irá presenciar todas aquelas coisas faz parte do futuro, Ele não estava falando daquela geração a qual ele estava inserido.Jesus explicou tudo o que iria acontecer no fim dos tempos e quando Ele menciona "Esta geração" ele está se referindo as pessoas do futuro.

      Excluir
    3. Perfeita sua analise, mas é esperar demais que algum crente entenda, cabe torcer que as futuras gerações se tornem mais criticas.

      Excluir
    4. Rodrigo Porto01/07/2016 01:25
      Caro Rodrigo, quando eles ou Jesus referiram a brevemente, é breve e não nos séculos que virão..... as pessoas tem o medo de testificar o verdadeiro significado das palavras .
      vamos ler de forma correta sem manter nosso pensamento nas nossa verdades.

      Excluir
    5. Opa , outro detalhe foi que Jesus disse isso referindo a sua vinda depois da sua morte que ele voltaria , o que nos dá entender que ?
      Ou Jesus já veio, ou seus discípulos ainda estão vivos esperando ele voltar nas nuvens como o próprio Jesus disse

      Excluir
  3. Boas argumentações, inclusive daqueles que comentaram. No entanto, muitos estão deixando de considerar outras passagens das Escrituras que são fundamentais para elucidar o que o Senhor Jesus Cristo realmente quis dizer em Mateus 16:28.

    A transfiguração não foi o cumprimento da promessa de Jesus em Mateus 16:28. Porque não?
    Porque na ocasião da transfigurAção, Jesus não veio no seu Reino com os santos anjos, como ele disse que viria em Mateus 16:27,28. Afinal, Jesus não podia ter vindo no seu Reino na ocasião da transfiguração pois ele nem tinha morrido e sido ressuscitado, muito menos ido para o céu!
    Além disso, Jesus, em Mateus 24:30,31, novamente profetizou que viria com poder e grande glória com os seus anjos.
    Se a transfiguração tivesse sido o cumprimento de Mateus 16:27,28, Jesus não teria novamente profetizado isto. Assim, vir Jesus na glória de seu Pai, no seu Reino, junto com os seus anjos, ainda iria se cumprir no futuro e, portanto, não se cumpriu por ocasião da transfiguração.
    Sobre Mateus 24:34, onde Jesus disse "esta geração", ele não poderia estar se referindo a uma geração futura, pelos seguintes fatos:
    Jesus usou o pronome demonstrativo “ESTA” geração. Por que isto é significativo?
    Por que os pronomes demonstrativos situam alguém ou alguma coisa no tempo, no espaço e no discurso, em relação às próprias pessoas do discurso: quem fala, com quem se fala, de quem se fala.
    Embora sejam vários os pronomes demonstrativos, os pronomes, este, esta, estes, estas, isto, neste, nesta, nestes, nestas, deste, desta, destes, destas, são usados, APENAS, quando o que está sendo demonstrado está perto da pessoa que fala ou no tempo PRESENTE em relação à pessoa que fala.
    O pronome “ESTA”, jamais pode ser usado para se referir a algo quer no passado, quer no futuro, pois a gramática simplesmente não permite isso.
    Por exemplo:
    Se formos nos referir ao passado, veja como o pronome “ESTE”, não se “encaixa”: “....... ano foi o melhor da minha vida”.
    Se usarmos o pronome ESTE, a sentença ficará no presente.
    O pronome correto para se referir ao passado, nesta frase, é: “AQUELE”.
    Da mesma forma ocorre quanto ao futuro.
    Se usarmos o pronome “ESTA” para se referir a alguma coisa no futuro, a gramática não permite.
    Veja o exemplo do texto em questão, Mateus 24:34:
    ”....... geração não passará até que todas estas coisas ocorram”, ou, “não passará......geração até que todas estas coisas aconteçam”.
    Se usarmos o pronome “ESTA”, a sentença ficará no PRESENTE, e não no futuro.
    O pronome a ser usado nesta frase, para se referir ao futuro, é “AQUELA”, ou até mesmo “ESSA”.
    Assim, quando Jesus usou a expressão “ESTA geração”, ele não poderia estar se referindo a uma geração distante, uma geração futura, mas, sim, a uma geração PRESENTE, a geração de seus dias!
    Todas as vezes que Jesus usou a expressão “ESTA geração”, ele sempre a usou de maneira correta, como manda a gramática, referindo-se aos seus contemporâneos, às pessoas de seus dias. – Mateus 11:16-19; 12:38-45; 16:1-4; 17:14-17; 23:33-36; Marcos 8:10-13; 9:14-19; Lucas 9:37-41; 11:29-32; 17:22-25.
    Assim, porque dizer ou afirmar, que quando ele disse “ESTA geração” em Mateus 24:34; Mateus 13:30; Lucas 21:32, ele se referia a uma geração futura?
    Afirmarmos isto significaria dizer, que ele cometeu um grave erro gramatical, o que seria algo absurdo até mesmo de se cogitar. – 1 Pedro 2:22.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A transfiguração não foi o cumprimento da promessa de Jesus em Mateus 16:28. Porque não?
      Porque na ocasião da transfigurAção, Jesus não veio no seu Reino com os santos anjos, como ele disse que viria em Mateus 16:27,28. Afinal, Jesus não podia ter vindo no seu Reino na ocasião da transfiguração pois ele nem tinha morrido e sido ressuscitado, muito menos ido para o céu!"

      Vou deixar que o próprio apóstolo Pedro lhe responda, afinal ele foi uma das testemunhas presentes naquela ocasião.

      De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a RESPEITO DO PODER E DA VINDA de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, NÓS FOMOS TESTEMUNHAS oculares da sua majestade.
      Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: "Este é o meu filho amado, em quem me agrado".
      Nós mesmos ouvimos essa voz vinda do céu, quando estávamos com ele no monte santo.
      2 Pedro 1:16-18

      Ele considerou aquele evento como uma demonstração da VINDA do nosso Senhor em teu reino, como poderia descordar né? -rs.

      "Porque na ocasião da transfigurAção, Jesus não veio no seu Reino com os santos anjos, como ele disse que viria em Mateus 16:27,28. Afinal, Jesus não podia ter vindo no seu Reino na ocasião da transfiguração pois ele nem tinha morrido e sido ressuscitado, muito menos ido para o céu!
      Além disso, Jesus, em Mateus 24:30,31, novamente profetizou que viria com poder e grande glória com os seus anjos."

      Eu nunca disse que (Mateus 16:27) se cumpriu no monte da transfiguração, mas sim que o versículo 28 se cumpriu como forma demonstrativa do que será o reino vindouro do Senhor. O verso 27 e 28 falam de assuntos interligados mas diferentes.






      Excluir
    2. Continuando...

      "Sobre Mateus 24:34, onde Jesus disse "esta geração", ele não poderia estar se referindo a uma geração futura, pelos seguintes fatos:
      Jesus usou o pronome demonstrativo “ESTA” geração. Por que isto é significativo?
      Por que os pronomes demonstrativos situam alguém ou alguma coisa no tempo, no espaço e no discurso, em relação às próprias pessoas do discurso: quem fala, com quem se fala, de quem se fala."

      Bom, primeiro queria dizer que se realmente quer entender o texto bíblico, deixe a Bíblia falar com você ao invés de pegar textos da internet sem se quer ao menos notar o que ta escrevendo. O fato do pronome demonstrativo está presente não altera em nada o fato daquela geração ser a futura, por quê? Porque nós estamos falando da Bíblia querido amigo, estamos falando da perfeita Palavra de Deus revelada ao homem, a Bíblia não se trata apenas de gramática, se trata de hermenêutica, linguagem profética e por ai vai. Vejamos alguns problemas em entender que aquela geração só poderia ser somente aquela.

      E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
      Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
      E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
      Mateus 24:29-31

      Será que tudo isso já aconteceu? Será que Jesus mentiu? Acredito que nem você acredita nisso. O que acontece é que quando a Bíblia se refere ao "brevemente" ou "o fim está próximo", ela está falando sobre um ponto de vista profético, futurístico, caso o contrário textos como esses ficariam totalmente confusos e como podemos observar, aquela geração não viu absolutamente todas as coisas descritas no texto. Então dizer que tudo aquilo aconteceu naquela geração, não concorda com o relato bíblico assim penso eu de acordo com a Bíblia.

      Uma outra questão é que mesmo quando o Senhor fala pra uma geração presente, Ele pode está perfeitamente falando para gerações vindouras, vejamos.

      E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
      Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
      Mateus 28:18,19

      o Senhor disse tudo isso para os seus discípulos ali presente, será que isso então só serve para aquela geração?

      O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;
      Conforme a tudo o que pediste ao Senhor teu Deus em Horebe, no dia da assembléia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do Senhor teu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra.
      Então o Senhor me disse: Falaram bem naquilo que disseram.
      Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
      Deuteronômio 18:15-18

      Essa é uma profecia messiânica que foi dada naquela época de Moisés para aquelas pessoas ali presente, será que a profecia se cumpriu ali? Certamente que não, pois isso só veio se cumprir a mais de mil anos depois em Cristo mas para os que ali estavam ouvindo parecia ter o seu cumprimento para aquela geração.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Acredito que Jesus NÃO estava tão somente falando daquela geração como foi apontado acima (ESSA, AQUELA, PRESENTE, PASSADO FUTURO E ETC...)

      Pra falar de Deus já sabemos que Ele é Onipresente, Ou seja, certamente Ele não se limitou naquele espaço de tempo..
      Sabemos tbm que houve outra geração a Grosso modo falando antes da vinda de Jesus, os que foram consumidos pelo dilúvio OK?
      Certo, posterior a esse acontecimento houve a vinda do Senhor Jesus em forma humana, viveu na terra, sofreu nas mãos dos homens, morreu na morte de cruz, e ressuscitou, hoje ele é vivo e fez tudo isso pra nós salvar de nossos pecados, pra nós livrar da morte OK?

      Houve outra geração que fora consumida até então?
      NÃO!!!
      Sabemos que não. Posterior a ressurreição de Cristo somos nós. (seja nossos antepassados falecidos ou nossos filhos futuros)
      Não houve outro dilúvio, nem tampouco outra geração.

      Há 2 marcos na história, é aquela divisão que todos conhecem ANTES DE CRISTO e DEPOIS DE CRISTO, ou seja meus caros, não houve e nem haverá uma 3 geração, ou uma quarta, quinta ou sei lá quantas outras quiseram mencionar existir porque acham/ou acreditam que Jesus falava exclusivamente daquele povo lá, exatamente aqueles dos tempos dos discípulos de Jesus!!

      Não podemos nos limitar a esse pensamento humano. Quando o assunto é Deus vale lembrar que Ela está lá atrás, e aqui no presente e lá no futuro, onde nossa capacidade humana não pode estar, porque Deus não se limita a um entendimento humano, Ele é a divindade, soberano, Onipresente, oniconsciente e Onipotente, alpha e Ômega, início e fim.

      É dele que vem a própria sabedoria, como Ele não saberia o que estaria falando?????????
      Pois é Ele quem tudo sabe, tudo vê, e a palavra Dele não falha, não é inconstante e muito menos errada.

      Mas que o Espírito Santo nos traga discernimento a cerca de tudo que lemos, vemos e ouvimos, a fim de que muitos não padeçam por ignorância e nem tampouco sejam confundidos pelos que distorcem a palavra do Senhor, ora pois, que nem se acrescente ou se retire uma sequer vírgula da palavra do Senhor, porque tudo pode mudar, menos a palavra de Deus.

      Excluir
    5. quando a irmã diz "Houve outra geração que fora consumida até então?
      NÃO!!!
      Sabemos que não. Posterior a ressurreição de Cristo somos nós. (seja nossos antepassados falecidos ou nossos filhos futuros)
      Não houve outro dilúvio, nem tampouco outra geração.
      "
      Ou então "Há 2 marcos na história, é aquela divisão que todos conhecem ANTES DE CRISTO e DEPOIS DE CRISTO, ou seja meus caros, não houve e nem haverá uma 3 geração, ou uma quarta, quinta ou sei lá quantas outras quiseram mencionar existir porque acham/ou acreditam que Jesus falava "

      Irmã, acho louvável seu ponto de vista, só que tem uma grande falha nele. A irmã só demonstrou seu ponto de vista SEM BASE BÍBLICA ALGUMA. Onde estão as passagens que provam seu ponto de vista? Ou acaso não devemos dizer "assim diz o Senhor"

      Excluir
    6. Concordo com o anônimo, essa fala de Jesus em Mateus 16-28 é um mistério, algo fora de nossa compreensão.

      Excluir
    7. A grande questão é se jesus ja veio, por que cada dia os sinais aumentam, cada um quer entender a biblia do seu jeito.
      JESUS ainda não voltou, ele voltará, quanto a questão do português essa ou está não é interessante para quem a escreveu o importante é o que está no original, e se jesus ja estivesse voltado teríamos um novo céu e nova terra com justiça,e não um mundo cheio de pecado e desgraça JESUS voltará creia e não fale como intérprete infalível da palavra de DEUS.

      Excluir
  4. Outra coisa que devemos levar em consideração é sobre as pessoas que estavam ouvindo Jesus naquele momento do sermão profético, ou seja, seu público alvo, seus discípulos. – Mateus 24:3, 4.
    Jesus faz uso da segunda pessoa do plural (VÓS), mostrando assim que os discípulos veriam aqueles acontecimentos proféticos dentro daquela geração. A segunda pessoa do plural (VÓS) pode ser observada desde o início do capítulo 24 de Mateus:
    Versículo 2: “Ele, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade VOS digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada”.
    Versículo 4: “E ele lhes respondeu: Vede que ninguém VOS engane”.
    Versículo 9: “Então, sereis atribulados, e VOS matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome”.
    Versículo 33: “ASSIM TAMBÉM VÓS: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas”.
    Note que até o versículo 33 o público alvo de Jesus não muda. Eram os discípulos e sua geração que veriam todos aqueles sinais proféticos.
    Se no versículo 33 Jesus tivesse uma futura geração em vista, ele teria usado a terceira pessoa do plural (ELES) e não a segunda pessoa do plural (VÓS).
    Acredito que, muito provavelmente, teria dito: "Assim também: quando ELES virem todas estas coisas”, ou, “assim também ELES, quando virem todas estas coisas”.
    Portanto, nem a gramática, nem o contexto de Mateus 24:34, dão qualquer margem para afirmar que Jesus se referia a uma geração futura. Não! Ele se referia à geração de seus dias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, aguardo para que me responda as questões abordadas acima. Se me provar biblicamente que tudo ali foi somente para aquela geração e se cumpriu naquela geração não temos problemas em aceitar, caso o contrário, eu fico com a Bíblia. Forte abraço!

      Excluir
  5. jesus quis dizer os que estiverem aqui na terra no tempo do fim a ultima geração dos viventes que o veriam ver em sua gloria sem terem morridos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então é o que? O português é claro onde o tal Jesus disse que alguns que estavam vivos naquela época onde o tal Jesus disse que alguns aqui veriam Jesus vindo céu. Eu ñ entendo os cristões que leem o português claro e querem mudar o português em pro de sua fé kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  6. Olá, gostaria de deixar claro alguns pontos que teem causado muitas especulações e disse que me disse.
    Referente a Mateus 24, a primeira coisa a se analisar são as perguntas feitas pelos discípulos percebo que no Versículo 3 são feitas três perguntas para o Senhor Jesus a primeira édize-nos quando serão estas coisas, a segunda é que sinal haverá da tua vinda e a terceira é e do fim do mundo?
    Agora vamos colocar cada coisa no seu lugar.
    Toda citação de Mateus 24 do versículo 3 ao 14 é a resposta da segunda pergunta e é referente a sua vinda, que é em um futuro profético que estava muito longe daquela geração.
    Do versículo 15 ao 20 se refere ao tempo daquela geração pós tudo isso ocorreu no ano 70 com a invasão dos exército romano comandado pelo general Tito, e essa foi a resposta concernente a primeira pergunta, pós o Senhor Jesus disse que o templo não ficaria pedra sobre perda ao que fez os discípulos questionarem com a primeira das três perguntas.
    Os versicoluos,21 e 22 fala da grande tribulação que ainda está por vim.
    Os versicoluos 23 ao 28 também fazem parte da vinda DELE, ou seja a segunda pergunta.
    Após o Jesus haver anunciado a grande tribulação nos versículos 21 e 22 ele fala do juízo que virá nos versos 29 e 30 não confundam esses acontecimentos dos versos 29-30 com a grande tribulação.Esse é o derramar das últimas praga de que fala no Apocalipse e essa é a resposta da terceira pergunta.

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  7. Referente a Mateus 16.28 eu quero citar o versicoluo do evangelho de João 22.25: há porém ainda muitas outras coisas que Jesus fez e se cada uma das quais fosse escrita cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevesem.Amem!
    Então que pode provar que Ele não cumpriu o que falou aos discípulos pós nem todas as coisas estão escritos na escritura Sagradas, mas está somente o suficiente para que saibamos como alcançar a salvação.
    Mas para não dizerem que estou com falácias aqui, eu afirmo segundo as escritura que Jesus faz o que promete e ainda deixa provado.
    Pois o mesmo João viu tudo o que Jesus prometeu em Mateus 16.28 e ainda digo mais, João cita todo o capítulo primeiro de Apocalipse.
    Pois como Jesus disse:Em verdade vos digo que há dos que aqui estão que não provarão a morte até que (VEJAM) vir o Filho do Homen no seu Reino.
    Observe que Ele disse ver e não entrar ou abitar.

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente irmão eu não estou aqui para provar nada a ninguém.
    Por segundo eu deixei clara a minha opinião acerca do assunto (geraçao) de que quando Jesus falava sobre aquela geração Ele não se limitava NAQUELE tempo exatamente AQUELE MOMENTO, daquele discípulos.
    Quando falei acerca da geração que compreendi ser, eu mencionei 2 momentos: ANTIGO TESTAMENTO E NOVO TESTAMENTO

    Não acho necessário tratar de versículos específicos que falem por si só sobre esses 2 momentos, afinal a Bíblia já é por si só dividida nesses 2 momentos que mencionei, antes da vinda do Senhor e posterior a vinda Dele

    E falando sobre as minhas falhas que vc apontou, bem, vale lembrar aqui que dá mesma maneira que qualquer outro eu sou humana e não sei tudo, porém, não acho admirável ficar apontando as falhas dos outros.. (olha seu ponto de vista tem uma grande falha... Etc...)
    Isso é semelhante a julgar, penso assim.

    E porque vc acha que foi uma falha eu não mencionar versículos em específicos? Não entendo como uma falha, só não achei necessário, pois qualquer leigo no assunto já ouviu falar da vinda de Jesus, a história trata dessa divisão (como mencionei no outro comentário A.C e D.C) .

    Não Fiz porque achei bem fácil de entender meu ponto de vista, aliás para quem se quer tem uma Bíblia em casa, se lê ou não lê é fácil saber que ela trata de 2 momentos, que ela é dividida em velho e novo testamento, e também é fácil saber o que eles significam, como também é fácil saber que Deus é Deus, que Deus não é estagnado num determinado tempo, que Ele já está lá no futuro, e qualquer um sabe disso, precisaria mencionar versículos para "provar" isso?

    Penso que de tudo que comentei vc não entendeu quase nada.

    Eu só comentei que penso que Jesus não falava DAQUELA GERAÇÃO como sendo especificadamente ÀQUELA porque Ele já sabia de tudo à frente, ou seja, quis dizer que acredito que Ele não errou
    Aqui:

    MT 24:34 em verdade vos digo que não passará está geração sem que todas as coisas aconteçam.

    Nem tampouco mentiu, mas estava realmente a falar da nossa geração, que era a mesma geração posterior a vinda Dele, isso é o que quis dizer, apenas isso, que Ele não errou, mas estava falando de nós mesmos, sejam nós vivos, ou nossos filhos, ou netos ou bisnetos.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a irmã não entendeu muito bem... Eu não sou da geração que "tem ponto de vista" sem mais e nem menos, sou da geração que diz "assim diz o Senhor". Qualquer coisa que seja falada na bíblia sem base na mesma para mim é como se fosse palavras ao vento. Para mim não "interessa" se é algo aparentemente explícito ou não, sem base bíblica é só meras palavras.

      A irmã disse

      "vale lembrar aqui que dá mesma maneira que qualquer outro eu sou humana e não sei tudo, porém, não acho admirável ficar apontando as falhas dos outros.. (olha seu ponto de vista tem uma grande falha... Etc...)
      Isso é semelhante a julgar, penso assim. "

      Tenho que discordar, pois é exatamente o que a bíblia me manda fazer.

      Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
      2 Timóteo 4:2
      E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;
      2 Timóteo 2:24

      Se tem erros, eles devem ser tratados não "omitidos". Se a irmã entendeu isso como julgamento peço perdão, apenas procuro ser o mais fiel possível as santas Escrituras.

      Enquanto a "divisão" de Antigo e Novo testamento não se prenda nisso, a divisão contida na bíblia por meio das dispensações vai muito mais alem de novo e velho testamento.

      Excluir
    2. "Penso que de tudo que comentei vc não entendeu quase nada.

      Eu só comentei que penso que Jesus não falava DAQUELA GERAÇÃO como sendo especificadamente ÀQUELA porque Ele já sabia de tudo à frente, ou seja, quis dizer que acredito que Ele não errou"

      Acho que irmã se enganou, alem de ter entendido concordo perfeitamente, mas, como disse desdo início... Agrande diferença aqui é que não gosto apenas de "opiniões", gosto de "assim diz o Senhor" "está escrito". Entende?

      Forte abraço!

      Excluir
  9. Gostei do vosso debate, muivo profundo, mas a dúvida continua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que gostou meu irmão (a). Repetirei um pouco do que já venho dizendo até aqui para que o irmão entenda o meu ponto.

      E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. 30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. 31 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

      A pergunta é a seguinte. Onde no ano 70 d.c o sol se escureceu? Onde a luz da lua (consequência da ausência da luz do sol) parou de dá sua luz? Onde as estrelas (astros) do céu caíram? Onde o céu foi abalado? Onde vieram os anjos do céu para recolher os escolhidos?

      Ate onde sabemos nada disso aconteceu no ano 70 d.c, e se alguém pensar em interpretar dessa forma seria forçar demais o texto. Forte abraço!

      Excluir
    2. O reino de Deus não é fisico e sim espiritual Lucas 17v20 21.constantino,que causou esta confusão debaixo da espada de roma.em nome de Deus.acorda povo de Deus.a carne vai voltar ao po.

      Excluir
    3. Espiritual mas esqueceu do "todo olho verá"? E aliás, se Jesus já veio isso significa que não há mais salvação para nós?

      Excluir
  10. Muito bom, amigo. Eu entendo da mesma forma. Só entendo que a expressão ATÉ QUE seja a chave para entender a passagem: http://blogdoroneilson.blogspot.com/2019/08/jesus-deveria-ter-voltado-na-sua-geracao.html

    ResponderExcluir
  11. Por curiosidade, como entende Mateus 2: 15? Eu entendo assim: http://blogdoroneilson.blogspot.com/2019/04/a-melhor-forma-de-entender-mateus-2-15.html

    ResponderExcluir
  12. A profecia não se cumpre em João?
    "Eu João, via a cidade santa,nova Jerusalém. Que de Deus descia do céu preparada como uma esposa adornadas para o seu marido"

    Realmente ele estava vivo NAQUELE MOMENTO. E depois quando Jesus apareceu em gloria com o seu reino (cidade santas)

    Cuidado para nnão perder a simplicidade do evangelho.

    ResponderExcluir
  13. Admiro os estudiosos da bíblia e estou buscando esse caminho. Pena que muitos tornam-se arrogantes em suas colocações. Aprendem sobre a bíblia mas não aprendem a humildade do próprio Cristo da Bíblia. É uma pena! Os debates seriam melhor aproveitados. Cheguei a esse texto por uma dúvida... infelizmente encontro comentários que se dividem e não que se somam. Espero que um dia aprendamos ser como o Cristo da Bíblia nos ensinou. Digo mais: conhecimento da Bíblia que só passa pelo intelecto não traz transformação. Quero ver o conhecimento da Bíblia quando estamos sozinhos e ninguém vê o que estamos fazendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe meu irmão gostei das suas argumentações

      Excluir
  14. Se Jesus Cristo não voltou, onde estão essas pessoas que estavam com ele?ou Jesus Cristo já voltou, ou não voltará mais.

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente Jesus não voltará.
    O senso de urgência na bíblia era claro. Eis que venho cedo. Eis que venho sem demora. Não tardarei, não passará essa geração sem que eu volte, etc, etc... Para mais de 2000 anos que se passaram, esse senso de urgência não teria sentido algum para aqueles que escutaram essas palavras ditas por Jesus. A intenção , pois não era para tanto tempo...

    ResponderExcluir
  16. Se dê por vencido nesse debate Matheus, já deu pra ti...o anônimo foi muito mais convincente que você.

    ResponderExcluir
  17. Matheus foi mais claro nos debates

    ResponderExcluir
  18. Balela, yahushua já voltou agora seremos atraídos a ele e deixaremos esses corpos essas vestes sujas

    ResponderExcluir
  19. Queridos e amados irmãos. Sem desmerecer a hermenêutica dos participantes desse pequeno debate, acredito que Jesus estava falando da sua ressurreição, quando somente Judas que se enforcou, não pode ver o Filho do Homem no seu Reino. Os demais viram inclusive os anjos dando testemunho dele na sua assunção aos céus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rogério.
      Sem querer gerar mais contenda sobre esse assunto, digo: Quando Maria viu Cristo Ressuscitado, ela o quis tocar e ele disse, não me toqueis, ainda não subi ao meu pai. Ele ali ainda não estava revestido de poder e glória.
      Sendo assim, acho que os fatos relatados seu argumento, não refletem os acontecimentos narrados por Jesus nos textos citados pelos amigos debatentes.

      Excluir
  20. Acho que todos os que vem a esse debate estavam procurando respostas sobre esse, que acredito ser o assunto mais polêmico da Bíblia sagrada.
    Acho que sobre a questão gramatical, citada por um dos presentes no debate talvez devesse ser confrontada com o texto na linguagem original, pois pode talvez até se tratar de um capricho do tradutor (por exemplo)
    Sobre a relatividade do tempo e espaço para Deus, acho que também pode ser essa a chave desse debate.
    Sobre tanto os discípulos e terem crido nas palavras de Jesus como sendo para eles e não para gerações futuras, tendo certeza que sim, eles criam que Jesus voltaria muito em breve.
    Enfim, minha opinião sobre isso é que devemos respeitar a opinião de cada um primeiro, depois deixar a nossa e nosso ponto de vista. Respeitar não é concordar, mas sim entender que podemos extrair alguma lição de fora da nossa bolha.

    Ainda sou um Cristão muito confuso sobre esse assunto. Acredito que muitos aqui também se sentem inseguros quanto a isso tudo.
    Espero aqui não ter escandalizado a ninguém e que paz seja convosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão eu estava e estou em dúvida disso também sobre a vinda de jesus poriço eu disse pra mim mesmo que eu acredito em Deus 🙏 se Cristo vim na glória eu fico feliz e se ele não vim também fico feliz pq estou com ele ate depois da morte amém 🙏 gostei do debate de vocês que a paz de Cristo esteja com VCS

      Excluir
  21. Aí é demais não pode nem mencionar deus minúsculo,só podia ser fã mesmo kkkkk

    ResponderExcluir
  22. Aconselho a quem tiver dúvidas sobre o tema que pesquise sobre a "interpretação preterista" do Apocalipse, a interpretação que condiz com o texto e com a realidade. Jesus cumpriu sua promessa e voltou em poder e glória naquela geração, em Juízo contra Israel, mais precisamente no ano 70 d.C., onde se extinguiu a antiga aliança, com a destruição do templo e o fim do sacríficio diário. Existem muitas expressões que são típicas do idioma original, e quando traduzidas perdem o sentido original, fora que muitas são figurativas, p.e. quando a escritura usa a expressão "vir nas nuvens" significa juízo divino, ou "chifre" significa "poder/pessoas poderosas", tal como "estrelas, astros". Para interpretar o texto, é necessário ter uma bagagem histórica e cultural da época, infelizmente o protestantismo trouxe a ideia de que qualquer um - por mais tapado que seja - pode interpretar a bíblia como quiser. Mas voltando, até mesmo a palavra "terra" que aparece em nossa bíblia, dependendo do original, podia significar apenas Israel (oukumene), ou para se referir a todo mundo conhecido, no grego, era o usado o termo (cosmos). O que restou previsto para acontecer no apocalipse é o Grande Juízo Final, onde todos seremos ressuscitados, uns para a vida eterna e outros para o desprezo eterno, o Reino de Cristo já está no meio de nós, temos que lembrar algo que passa batido, Jesus sempre foi claro: "O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO". Jesus na Santa Ceia: "Digo-vos: doravante não beberei mais desse fruto da vinha até o dia em que o beberei de novo convosco no Reino de meu Pai”. Marcos 1:14,15 Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galileia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia: 15.“Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho”. A Igreja é a manifestação terrena do Reino de Deus e está ligada ao Reino Celeste, vivemos o tempo da Nova e ETERNA Aliança.

    ResponderExcluir

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.