quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Um dia para o Senhor é como mil anos?

Aqueles que defendem a ideia de que os dias de Gênesis capítulo 1 foram períodos maiores que o de 24 horas, usam alguns versículos para tentar justificar seu ponto de vista, mas quando os versículos são analisados dentro de seus contextos e quando olhamos para todo o versículo em si, essa tentativa de distorção rapidamente desaparece, vejamos os textos.

Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.
2 Pedro 3:8


Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.
Salmos 90:4



1) Ao olharmos para (2 Pedro 3:8), aqueles que querem defender a ideia dos "dias e eras" e da "teoria do intervalo", acabam passando por cima de várias e várias coisas.

a) O contexto de (2 Pedro 3:8) está falando da segunda vinda de Cristo, a ideia do autor é responder o contestamento que ocorreria nos últimos dias, ele explica que nos últimos dias iriam vim escarnecedores perguntando onde está Cristo pois se passaram séculos e ele não voltou (2 Pedro 3:1-4), então o autor responde que Cristo na verdade não está demorando, na verdade ele está dando tempo para que as pessoas se arrependam e não se percam (2 Pedro 3:9), e Ele diz que não devemos nos preocupar com o tempo porque um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.

b) Ao olharmos para (2 Pedro 3:8), percebemos que o versículo tem uma partícula comparativa e não afirmativa "como" , isso significa que "como" não é "ser", portanto o dia "ser como" mil anos não o "faz ser" mil anos. Ex: Em Apocalipse no capítulo 1 temos a descrição de um ser muito Poderoso (Jesus Cristo), e ao decorrer do capítulo o autor começa descrever-lo, e diz:

E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;
Apocalipse 1:14


Será que os cabelos do Senhor são feitos de lã? Será que é neve? Será que os olhos dele são chamas? É obvio que não, o autor nos quer passar simplesmente a ideia de que essas características do Senhor nos revela de maneira simbólica um pouco do seu Ser. Da mesma maneira (2 Pedro 3:8) nos quer transmitir a ideia de que nós não devemos nos preocupar com o tempo porque o Senhor não tardará a sua vinda, ainda que passe séculos, meses, milênios, anos e mais anos, isso tudo para Senhor pode ser considerado apenas segundos.

c) O contexto de (2 Pedro 3:8) em nada tem ligação com Gênesis capítulo 1, qualquer tipo de ligação com os dias de (Gênesis 1) é pura má conjectura, feita unicamente na tentativa frustada de tentar apoiar uma ideia que não tem fundamento bíblico.

d) Gênesis capítulo 1 não possuí nenhum tipo de partícula comparativa, na verdade tem o seu sentido afirmativo, os dias de Gênesis vem acompanhada de um numeral ordinal com a palavra "yôm", em todos os casos que a palavra dia "yôm" vem acompanhada de um numeral ordinal sempre se refere ao um período de 24 horas. Ex: "e foi tarde e manhã dia primeiro" " e foi tarde e manhã o dia segundo".

e) Uma maneira simples de se entender (2 Pedro 3:8) é você olhando o versículo completo, a primeira parte do versículo cancela a segunda e vice-versa, caso alguém afirme que um dia é como mil anos então também terá que dizer que mil anos é como um dia, imagina dizer que o Senhor Jesus em vez de permanecer 3 dias morto teria que permanecer 3 mil anos? Ou então dizer que Jonas passou 3 mil anos na boca do peixe, ou dizer que que o diluvio na verdade durou milênios? Algo bem louco!!


Salmos 90:4

2) Um erro comum daqueles que querem defender teorias sem apoio bíblico, é querer passar por cima de todo o relato e informações que a Bíblia nos dar a respeito de de um determinado assunto.


a) Assim como (2 Pedro 3:8) o (Salmos 90:4) nos mostra uma partícula comparativa "como". Como já foi dito acima "como" não é "ser".

b) Diferente do (Salmos 104), o (Salmos 90:4) não tem ligação alguma com a criação, portanto novamente isso parte de uma má conjectura na tentativa de conciliar pensamentos modernos com o relato bíblico (mesmo não tendo apoio algum).

c) Quando lemos o (Salmos 90:4), percebemos que a intenção do autor não é em dizer que "um dia para o Senhor é como mil anos", o que o autor nos diz é que mil anos é tão somente o dia de ontem e como a vigília da noite (que é um período menor que um dia), nesse caso se fosse pra entender em um sentido literal (que não é o caso), o Salmos daria sustento mais a ideia de um período de 24 horas do que de eras, pois uma vigília da noite é muito menor que um dia.

d) E por ultimo, assim como (2 Pedro 3:8), o (Salmos 90:4) não tem suporte algum para ser comprado com a criação, as linguagens aplicadas em (Gênesis 1) sobre dia é totalmente diferente do que é apresentado em Pedro e no Salmos, tanto no seu contexto quanto no versículo em si.



Obs: Para aqueles que tem dificuldades em aceitar os dias da criação como dias literais porque a ciência diz que não é possível, eis que eu pergunto. A ciência diz que é impossível um mar se abrir da maneira que Moisés fez pelo poder de Deus, a ciência diz ser impossível que alguém volte dos mortos, a ciência diz que é impossível alguém ser engolido por um peixe e permanecer vivo dias depois... No entanto, você (se for cristão) acredita não é mesmo? A única maneira de nós acreditarmos no relato bíblico da criação é pela fé, é assim e sempre será assim, se realmente acreditamos em um Deus do impossível sabemos que isso não seria nada para Ele (Lucas 1:37).


Publicado por: Matheus Santos


Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
Hebreus 11:3


Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca.
Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu.
Salmos 33:6,9




8 comentários:

  1. Glória ao nosso Deus pelo conhecimento dos dos que amam buscar a verdade e a entendem como ela realmente é. se alguem quer se gloriar que se glorie nisso, em mi conhecer diz o Senhor. obrigado por dividir com aqueles que professam a mesma fé e opinioes. Deus seja contigo

    ResponderExcluir
  2. É não houve dia semelhante a este, nem antes e nem depois; Josué 10:14

    ResponderExcluir
  3. Os estudiosos da bíblia estão de parabéns! Louvado seja nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!.

    ResponderExcluir
  4. "Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam." (I Cor 2, 9)... Como tantos e tantos outros *dons* divinos é a *fé*, por mim entendida, consoante me ensina o *Espírito Educador*, a *razao de ser* de todo *entendimento* e *graças* nos dado pelo único e poderoso *Deus* que nos criou, protegeu, fez crescer, formou, guardou e, em Cristo, filhos nos tornou à sua imagem e semelhança. E tudo isso por amor a nós!

    ResponderExcluir
  5. E verdade Deus é sempre com letra maiúscula dando a Ele a Glória que lhe é devida

    ResponderExcluir
  6. As coisas reveladas pertencem a nós, mas as não reveladas pertecem ao TODO-PODEROSO DEUS.
    Não damos conta de estudar como ir e pregar a toda a criatura, pra quê ficarmos nos preocupando de assuntos que não são essenciais pra proclamação da morte e ressurreição, né Vamos nos ocupar com a proclamação do Evangelho que pode tirar pessoas das trevas pra LUZ!!!
    DEUS continue abençoando vocês que esclarecem dúvidas de incautos e de crentes que estão crescendo na fé!

    ResponderExcluir

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.