sábado, 11 de outubro de 2014

Seria Jesus o Arcanjo Miguel?

A maioria (ou todas) as seitas tem a tendencia de alguma maneira diminui a Jesus Cristo colocando como criatura em vez de Criador. Muitas dessas seitas que se dizem seguir a Bíblia falam que Jesus é o Arcanjo Miguel, será que a Bíblia concorda com isso?



1 Tradução correta.

Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.   
(1 Tessalonicenses 4:16)

Veja, a uma distinção de seres clara quando é dito “á voz do arcanjo” não com "voz de arcanjo". O que ocorre é o seguinte, da mesma forma que em um evento militar um soldado de patente inferior anuncia a chegada ou a presença de seu superior, assim também na volta de Cristo um anjo na função de chefe dos outros anjos vai anunciar ao mundo o retorno e a chegada do Soberano Senhor Jesus Cristo.

Alguns usam a tradução que é dito "com voz de arcanjo" em vez de " á voz do arcanjo" na intenção de fazer uma ligação de Jesus com Miguel. Ainda que se utilize dessa tradução isso contem uma série de erros, vejamos o porquê.

a) Ainda que se utilize a tradução que nos é dito "com a voz de arcanjo" isso não faz de Jesus o arcanjo Miguel simplesmente pelo fato que a Bíblia apresenta uma distinção clara entre eles (irei demonstrar mais a baixo)

b) Se for seguir essa lógica que muitos seguem baseando-se apenas nesse versículo então teríamos um sério problema. É dito que satanás ruge como leão (1 Pedro 5:8), e a Bíblia nos diz que Jesus é o Leão da tribo de Judá (Apocalipse 5:5).

Será que deveríamos então dizer que satanás é um leão porque ruge como um? Certamente não.

Será que deveríamos fazer qualquer tipo de conexão com Cristo e satanás por ambos serem representados por leões? OBVIO que não.

Por isso ainda que utilize o versículo dizendo "com voz de arcanjo" isso não faz Cristo ser o arcanjo Miguel.

2. Comparação entre Jesus e Miguel

JESUS É ADORADO POR MIGUEL 
E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz:E todos os anjos de Deus o adorem.
Hebreus 1:6


MIGUEL NÃO PODE SER ADORADO
E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.
E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.
Apocalipse 22:8-9

JESUS É REI DOS REIS
Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.
Apocalipse 17:14


MIGUEL É PRÍNCIPE DOS JUDEUS
E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.
Daniel 12:1


JESUS É  UNIGÊNITO  “הוליד “ “monogenés” "único de sua espécie"  sem igual”
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

MIGUEL É  “UM DOS”
Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.
Daniel 10:13


3. Argumentação sobre o nome

Muitos creem com um pressuposto muito errado de que o Arcanjo Miguel é o Senhor Jesus Cristo por causa da tradução do nome "Miguel" que quer dizer “quem é como Deus?" . O problema é que isso não tem relevância alguma pois as Escrituras está repleta de pessoas que tem nomes semelhantes, alguns exemplos abaixo:

Mica  (Juízes 18:18) quem é como Yaweh?
Mical  (1 Samuel 18:17) quem é como Deus?

Será que os defensores (do ponto de vista que Jesus é Miguel) diriam que O Soberano Senhor Jesus também são Mica ou Mical !? Acredito que nem mesmo os defensores que dizem que Miguel é Jesus Cristo concordam com isso, esses foram apenas dois exemplos existem muitas outras pessoas na Bíblia com nomes desse gênero. O próprio Deus diz quem é semelhante a Ele.

A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis?
Isaías 40:18

A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo.
Isaías 40:25


A quem me assemelhareis, e com quem me igualareis, e me comparareis, para que Sejamos semelhantes?

Isaías 46:5


Jesus não pode ser chamado de "semelhante a Deus" porque Ele é o próprio Deus. (Romanos 9:5 , João 1:1-3).

Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande o teu nome em poder
Jeremias 10:6

O Senhor é incomparável tanto em nome quanto em poder, um nome que talvez poderia sugerir algum tipo de pensamento em dizer que o Senhor é Miguel é caso o nome de Miguel significasse "quem é como eu", mas não é o caso. O nome de Miguel aponta pra alguém que é mais do que Ele o que mostra que jamais poderia ser o Senhor Jesus, pois não há outro como o Senhor Jesus.



4. A chave da questão.


Temos um relato no livro de Daniel que nos fornece informações sobre um ser celestial que é muito poderoso.


Olhei para cima, e diante de mim estava um homem vestido de linho, com um cinto de ouro puríssimo na cintura.
Seu corpo era como o berilo, o rosto como o relâmpago, os olhos como tochas acesas, os braços e pernas como o reflexo do bronze polido, e a sua voz era como o som de uma multidão.
Somente eu, Daniel, vi a visão; os que me acompanhavam nada viram, mas apoderou-se deles tanto pavor que eles fugiram e se esconderam.
Assim fiquei sozinho, olhando para aquela grande visão; fiquei sem forças, muito pálido, e quase desfaleci.
Então eu o ouvi falando, e, ao ouvi-lo, caí prostrado, rosto em terra, e perdi os sentidos.
Em seguida, a mão de alguém tocou em mim e me pôs sobre as minhas mãos e os meus joelhos vacilantes.
E ele disse: "Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se, pois eu fui enviado a você". Quando ele me disse isso, pus-me de pé, tremendo.
E ele prosseguiu: "Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas.
Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de prosseguir ali com os reis da Pérsia.
Agora vim explicar-lhe o que acontecerá ao seu povo no futuro, pois a visão se refere a uma época futura".
Enquanto ele me dizia isso, prostrei-me, rosto em terra, sem conseguir falar.
Então um ser que parecia homem tocou nos meus lábios, e eu abri a minha boca e comecei a falar. Eu disse àquele que estava de pé diante de mim: Estou angustiado por causa da visão, meu senhor, e quase desfaleço.
Como posso eu, teu servo, conversar contigo, meu senhor? Minhas forças se foram, e mal posso respirar.
O ser que parecia homem tocou em mim outra vez e me deu forças.
Ele disse: "Não tenha medo, você, que é muito amado. Que a paz seja com você! Seja forte! Seja forte! " Ditas essas palavras, senti-me fortalecido e disse: "Fala, meu senhor, visto que me deste forças".
Então ele me disse: "Você sabe por que vim? Vou ter que voltar para lutar contra o príncipe da Pérsia, e, logo que eu for, chegará o príncipe da Grécia;
mas antes lhe revelarei o que está escrito no Livro da Verdade. E nessa luta ninguém me ajuda contra eles, senão Miguel, o príncipe de vocês,
Daniel 10:5-21


Esse ser que é descrito no livro de Daniel é muito fascinante, pois Daniel diz que esse ser celestial parecia com um homem, e ele diz "um homem vestido de linho, com um cinto de ouro puríssimo na cintura. Seu corpo era como o berilo, o rosto como o relâmpago, os olhos como tochas acesas, os braços e pernas como o reflexo do bronze polido, e a sua voz era como o som de uma multidão."  Daniel chama esse homem celestial de Senhor e se diz servo desse homem, bem curioso isso, porque em todos os casos da Bíblia que anjos recebem algum tipo de adoração ou reverência de homens, os homens são advertidos a fazerem isso apenas a Deus (Apocalipse 19:10; Apocalipse 22:8,9). E o detalhe mais notável é (Daniel 10:21) onde esse ser Celestial mostra uma distinção claríssima dele com Miguel, esse ser celestial é totalmente distinto do Arcanjo Miguel, mas por que estou dizendo tudo isso?


e, no meio dos candelabros, alguém semelhante ao Filho do Homem, vestindo longa túnica até os pés, cingido o peito por um cinto de ouro.
Tinha ele cabeça e cabelos brancos como lã cor de neve. Seus olhos eram como chamas de fogo.
Seus pés se pareciam ao bronze fino incandescido na fornalha. Sua voz era como o ruído de muitas águas.

Segurava na mão direita sete estrelas. De sua boca saía uma espada afiada, de dois gumes. O seu rosto se assemelhava ao sol, quando brilha com toda a força.
Ao vê-lo, caí como morto aos seus pés. Ele, porém, pôs sobre mim sua mão direita e disse: Não temas! Eu sou o Primeiro e o Último, e o que vive.
Apocalipse 1:13-17


Com quem esse ser poderoso que é descrito no livro de Apocalipse se parece? Exatamente com o mesmo ser celestial descrito no livro de Daniel!! O que aparenta ser o mesmo ser celestial, a mesma reação de João é a que Daniel tem, ambos caem aos pés do homem celestial, a mesma coisa acontece nos dois casos quando caem, logo em seguida o homem poe a mão sobre eles e lhes diz palavras de conforto. E quem o livro de Apocalipse diz ser esse homem celestial? Esse homem celestial que é descrito por João no capítulo 1 de Apocalipse é apresentado em outras ocasiões na continuação do livro, nas apresentações das cartas a Igreja é nos dado várias informações bem interessantes desse homem celestial.


Quem morreu e voltou a viver de maneira singular?


Ao anjo da igreja de Esmirna, escreve: Eis o que diz o Primeiro e o Último, que foi morto e retomou a vida.
Apocalipse 2:8


Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele.
Romanos 6:9


Quem é o Filho de Deus de maneira singular?


Ao anjo da igreja de Tiatira, escreve: Eis o que diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chamas de fogo e os pés semelhantes ao fino bronze.
Apocalipse 2:18


Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.
João 1:14


Quem tem os Espíritos de Deus de maneira singular?


Ao anjo da igreja de Sardes, escreve: Eis o que diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as tuas obras: és considerado vivo, mas estás morto.
Apocalipse 3:1


Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes.
Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor ao Senhor.
{Sua alegria se encontrará no temor ao Senhor.} Ele não julgará pelas aparências, e não decidirá pelo que ouvir dizer;
Isaías 11:1-3


Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele.
Mateus 3:16


Parece que aquele homem celestial que é distinto de Miguel é o próprio Cristo, se esse for o caso então temos mais uma prova de que Miguel não é Jesus



Observação final.

Para encerrar essa questão vou detalhar algo que foi citado na parte 2 entre a comparação de Miguel e Jesus que para mim já seria o suficiente sem precisar de tantas explicações . A Bíblia apresenta Jesus como Unigênito que quer dizer único (João 3:16), no entanto ela diz que Miguel é "um dos primeiros" (Daniel 10:13). Se olharmos para a Bíblia e para a pessoa de Jesus não temos como sustentar tal ideia de que Cristo seja Miguel, toda vez que a Bíblia apresenta a Jesus Cristo é sempre o exaltando como Rei dos reis, Senhor dos senhores e etc... No entanto,  você vê alguém sendo chamado de "um dos primeiros", olhando para  a pessoa de Jesus que a Bíblia apresenta você acha que Ele é digno de ser chamado de "um dos primeiros"? O Senhor é incomparável, Ele não pode e nem deve ser jamais comparado com ninguém pois Ele é único, ninguém é digno de ser comparado com a sua pessoa, se Jesus Cristo é apresentado como singular Ele não pode ser plural, se Cristo é o Unigênito não poder ser "um dos".



Publica por: Matheus Santos


Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Apocalipse 1:8

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
Colossenses 1:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.