segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Moisés apareceu em espírito ou em carne no monte da transfiguração?

O relato do monte da transfiguração é o relato que mais causa dor de cabeça na mente dos que defendem a doutrina do sono da alma, a abordagem será feita em duas interpretações que geralmente são feitas para defender que não Moisés não estava em espírito no monte da transfiguração.

Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou, em particular, a um alto monte.
Ali ele foi transfigurado diante deles. Sua face brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz.
Naquele mesmo momento apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus.
Mateus 17:1-3



A primeira interpretação ela geralmente é defendida pelos adventistas do sétimo dia, eles se apoiam no ensino da sua "profetisa" para dar margem a sua doutrina, vejamos.

Primeiros Escritos Ellen White, página 164.

Moisés passou pela morte mas Cristo desceu e lhe deu vida antes que seu corpo visse a corrupção.

Ellen G.W diz que o corpo de Moisés não chegou nem a ver corrupção ao morrer, dando a entender assim que ele foi "ressuscitado" rapidamente. Adventista do sétimo dia se apoiam  em dois textos para sustentar a sua ideia além de sua "profetisa".

Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: "O Senhor o repreenda! "
Judas 1:9


Então Pedro disse a Jesus: "Senhor, é bom estarmos aqui. Se quiseres, farei três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias".
Mateus 17:4


Então os adventista chegam a seguinte conclusão: Moisés ao morrer seu corpo foi disputado por satanas mas o Arcanjo Miguel prevaleceu e ganhou a posse do seu corpo e baseados nos ensino da sua "profetisa" o corpo dele nem mesmo chegou a ver a corrupção, e pra finalizar eles dizem que no monte da transfiguração seria impossível ser um espírito pois um espírito não teria a necessidade de usar uma tenda.


Refutação

Não precisamos levantar a questão sobre Elias no monte pois os adventistas concordam que esse foi trasladado pelo redemoinho (2 Reis 2:11), então o focus da questão será a aparição de Moisés no monte.

E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou?
Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.
Deuteronômio 18:21-22


Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei.
Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração?
Jeremias 23:25-26


Eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse.
Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o Senhor.
Jeremias 23:31-32


Nos é dito na Bíblia que aquele profeta que faz o povo errar ele não fala em nome de Deus e é falso profeta, também é dito que esses profetas falam mentiras, palavras que o Senhor nunca ordenou.

Ellen White diz que o corpo de Moisés nem chegou a ver a corrupção, ele foi "ressurreto" antes de seu corpo entrar nesse estado. Mas isso é o que ela e os adventistas dizem, e o que a Bíblia diz?

Os israelitas choraram Moisés nas campinas de Moabe durante trinta dias, até passar o período de pranto e luto.
Deuteronômio 34:8


30 dias depois do povo permanecer pelo luto de Moisés o próprio Deus diz.

Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés:
"Meu servo Moisés está morto. [...]
Josué 1:1-2


Agora eu pergunto, com quem eu fico? Com Deus ou com Ellen White? Ellen White diz que Moisés nem viu a corrupção em seu corpo mas 30 dias depois Deus diz que Moisés permanecia morto, lembrando que Lázaro com 4 dias já cheirava mal.

irem a pedra", disse ele. Disse Marta, irmã do morto: "Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias".
João 11:39


Observem, só foi preciso quatro dias e Lázaro já estava em estado de decomposição em relação a seu corpo tanto que ate mesmo Marta já estava achando que não seria possível fazer com que ele voltasse dentre os mortos. Se em 4 dias a decomposição já é possível imagina com 30 dias? 

De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: "De modo que são justas as tuas palavras e prevaleces quando julgas".
Romanos 3:4


Eu fico com Deus, não precisa ser nenhum médico para saber que 30 dias já seria mais do que o suficiente pra um corpo entrar em estado decomposição, e o mais engraçado é que essa "profetisa" é contraditória nela mesmo, pois em um de seus livros ela diz que Moisés não viu a corrupção já em outro ela diz.

Patriarcas e Profetas, página 477.


"muitos que não estiveram dispostos a atender os conselhos 
de moisés enquanto se achava com eles, estariam em perigo de cometer 

idolatria com o seu cadáver ..."

Ora, da para dar créditos a uma "profetisa" dessa? Ela entra em contradição consigo mesmo em seus escritos, com certeza ela não é uma profetisa e tão pouco fala em nome de Deus. 

Se você conversar com um adventista perceberá que toda vez que eles querem falar do relato da transfiguração eles sempre te apresentaram o relato no Livro de Mateus, nunca apresentam esse relato nos outros evangelhos que são paralelos e saiba o porquê agora. Adventista costumam falar que seria impossível Moisés está em espírito, afinal um espírito não precisaria de uma tenda, vamos ver agora o motivo de Pedro ter dito que faria as tendas no texto paralelo.

E apareceu-lhes Elias, com Moisés, e falavam com Jesus.
E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, é bom que estejamos aqui; e façamos três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.
Pois não sabia o que dizia, porque estavam assombrados.
Marcos 9:4-6


Pedro falou aquilo não porque não era um espírito que ele estava vendo, ele falou porque estava com medo, em um outro caso nós podemos perceber que os discípulos  ficaram apavorando achando que estavam vendo um fantasma (espírito) ao invés de alguém com carne e ossos.

Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.
E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.
Mateus 14:25-26


Já era de costume dos discípulos ao verem algo sobrenatural falarem coisas sem sentido, no caso de Pedro foi a mesma coisa, ele não sabia o que dizia porque estava com medo. Então esse argumento de que Pedro queria fazer tendas significa que Moisés estava com corpo não tem sustento nos textos paralelos.

Outras perguntas também deixam o relato super contraditório, se o próprio Deus foi que sepultou Moisés e Ellem White disse que seu corpo não viu nem mesmo a corrupção então Deus enterrou o quê? Ou pra que Deus enterraria algo que Ele ressuscitaria logo em seguida? Não faz sentido nenhum!

Adventistas usam a passagem de (Judas 1:9) tão falsamente que chega a ser espantoso você ver a que ponto a pessoa chega para defender seu ponto de vista, vejamos o versículo.

Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: "O Senhor o repreenda! "
Judas 1:9


A) Onde é dito que Moisés foi ressuscitado no versículo?
B) Por que em todos os relatos bíblicos sobre ressurreição são claros e esse não?
C) Miguel é só um anjo, não Jesus .

Adventista se baseiam no silêncio absoluto da Bíblia e querem colocar coisas que ela não diz, ora, se a Bíblia não diz que ele foi ressuscitado quem seria qualquer pessoa para dizer que ele foi alterando a Palavra de Deus? Além do mais, a Bíblia é clara em dizer que Jesus foi o primeiro a ressuscitar dentre os mortos com corpo glorificado, pois os adventistas dizem que Moisés apareceu antes de Jesus com corpo glorificado.

Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo as primícias dentre aqueles que dormiram.
1 Coríntios 15:20


Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem.
1 Coríntios 15:23


que o Cristo haveria de sofrer e, sendo o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, proclamaria luz para o seu próprio povo e para os gentios".
Atos 26:23


O testemunho da Bíblia é claro em dizer que Jesus literalmente foi o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, alguns ainda podem se pergunta, não teve várias outras ressurreições ao longo da Bíblia? Claro que teve, mas com Jesus foi diferente, pois Ele foi o primeiro a ressuscitar com corpo glorificando para nunca mais morrer, todas as outras pessoas que foram ressurretas dentre os mortos morreram depois, no caso de Jesus não.

Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele.
Romanos 6:9



Além do mais, quem é chamado de primícias dos mortos? Moisés ou Jesus? Em nenhum lugar é dito que Moisés ressuscitou e tão pouco que ele foi ressuscitado dentre os mortos, como (1 Coríntios 15:23) diz, primeiro Cristo depois os que lhe pertencem. Percebemos então que essa visão sobre Moisés não tem fundamento bíblico só tem um grande silêncio e conjecturas baseadas em uma falsa profetisa.

________________________________________________________________________


Agora a interpretação dos testemunhas de Jeová são baseadas em algo que o próprio Jesus Cristo fala no momento do monte da transfiguração.


E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos.
Mateus 17:9


As testemunhas de Jeová dizem que tudo na verdade foi uma visão, eles dizem que na verdade não eram espíritos era apenas um tipo de arrebatamento de sentidos como muitos profetas tiveram. O problema com essa interpretação é que o contexto em que esse evento acontece não colabora com essa linha de pensamento, vejamos.

eis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,
E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.
E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.
E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo.
E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo.
E, erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus.

Mateus 17:1-8



Todo o relato é apresentado como uma visão não no seu sentido de arrebatamento de sentidos mais como algo presenciado por eles exatamente naquele momento. Podemos perceber que eles caíram com os rostos em terra e Jesus aproximou-se deles e disse para eles se levantarem, caso fosse um arrebatamento de sentidos nada disso seria preciso nem seria algo real como é apresentado. Um outro fato que colabora com isso é que a palavra visão que é dita no contexto todas as outras vezes que essa palavra aparece ela identifica uma visão de algo espetacular presenciado no momento.

E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o anjo do Senhor no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo no meio de uma sarça.
Então Moisés, quando viu isto, se maravilhou da visão; e, aproximando-se para observar, foi-lhe dirigida a voz do Senhor,
Atos 7:30-31


Será que Moisés teve um arrebatamento de sentidos ou realmente estava vendo algo em sua frente? Certamente tudo que foi presenciado por Moisés foi literal, ele não estava em nenhum tipo de transe vendo aquelas coisas.

Os adventistas como outros defensores da doutrina do sono da alma geralmente perguntam então o que aconteceu, se realmente foi um espírito então não seria uma sessão mediúnica como aquelas feita no espiritismo? A resposta é não, primeiro é bom saber que a Bíblia não aprova sessões como aquelas feitas no espiritismo.

Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria
ou faça encantamentos; que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos.
O Senhor têm repugnância por quem pratica essas coisas, [...]
Deuteronômio 18:10-12



Segundo que os defensores da doutrina do sono da alma contradizem um ensino bem explicito ensinado por Paulo em Romanos.

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 8:38-39


Se os defensores da doutrina do sono da alma estivessem certo a Bíblia estaria sendo mentirosa, porque nos é dito que nem a morte pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo, caso o cristão não fosse imediatamente a presença de Deus logo após a morte então o Espírito Santo por meio de Paulo estaria mentido em ensinar isso, eu prefiro ficar com a Bíblia ao dizer que nada pode nos separar do amor de Deus. Voltando agora ao relato do monte da transfiguração devemos entender uma coisa, em uma sessão mediúnica o médium geralmente traz algum tipo de mensagem para outras pessoas ou em certos casos as pessoas dizem está falando com o próprio espírito por meio do médium. No monte da transfiguração nem uma, nem a outra coisa aconteceu, somente Jesus falou com Moisés e Elias e a mensagem foi somente para Ele não para seus discípulos. O que para mim ocorreu foi que o mundo espiritual se abriu para o discípulos para que eles pudessem experimentar um pouco de como seria a vinda que os esperaria junto ao Senhor Jesus e assim o Senhor estava cumprindo sua promessa que foi feita antes.

Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito.
Garanto-lhes que alguns dos que aqui se acham não experimentarão a morte antes de verem o Filho do homem vindo em seu Reino".
Mateus 16:27-28


Somente Jesus poderia fazer o que fez pois Ele era o Deus encarnado que têm todo poder. Esse tipo de evento já foi relatado algumas vezes nas Escrituras, um exemplo disso é quando Deus abre os olhos dos homens que estavam com Eliseu para que eles pudessem ver o mundo espiritual ao seu redor.

E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos?
E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.
2 Reis 6:15-17



Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos.
Lucas 20:38

O que ocorreu então foi que o mundo espiritual se abriu para aqueles discípulos de tal modo que eles ficaram maravilhados, tanto que no caso de Pedro ele queria permanecer ali achando que era o clímax do Senhor, o que Pedro não sabia é que aquilo não era tudo que o Senhor tinha para oferecer o Senhor tinha muito mais e futuramente Pedro entendeu isso depois de uma vida transformado.

Publicado por: Matheus Santos


Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.
2 Coríntios 5:8


Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado.
2 Pedro 1:14
























9 comentários:

  1. Questao dificil,ja li esse texto antes e fiquei convencido,mas assisti um debate no programa "Vejam So" entre leandro quadros adventista e Carlos Augusto Vailatti achei leandro mto mais convicente,alias ele conseguiu dar uma surra no Vailatti e no Apologeta Elias soares,confesso q me decepcionei com os dois,segue o link confira,da sua opiniao ai,quero me inteirar no assunto.
    https://www.youtube.com/watch?v=R1zirnpCOVk&t=379s
    https://www.youtube.com/watch?v=-bUEqfBb8rI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz meu amado. Já vi ambos os debates há algum tempo. Sinceramente o único motivo do Leandro defender esse ponto de vista, é por causa das doutrinas seguidas por ele, esse texto é um dos muitos que contradizem a visão dele, mas veja comigo.

      Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
      1 Coríntios 15:23

      Note, esse texto não apenas dizem que Cristo é as primícias, mas, ele também diz que os que SÃO DE CRISTO (Moisés, Elias e etc.) só serão ressuscitados em glória na vinda de Cristo, então como Moisés poderia ter aparecido ali ressurreto? Não é possível que isso tenha acontecido! Pois todos só serão ressuscitados em glória (para nunca mais morrer) na vinda do Senhor Jesus!

      Excluir
  2. Minha posição é a mesma do autor deste comentário, mas tenho uma dúvida: Se Elias não ressuscitou, pois a primícia é Cristo, com que corpo ele está no céu? Ou o corpo físico de Elias foi deixado para trás e só o seu espírito foi arrebatado?
    Desde já lhe agradeço por responder esta minha dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz meu amado. Bom, como sua posição é a mesma que defendo, acredito então que não tem necessidade de explicar sobre a questão das primícias, mas voltando a sua pergunta, vejamos:

      Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
      1 Coríntios 15:23

      Note, esse texto não apenas dizem que Cristo é as primícias, mas, ele também diz que os que SÃO DE CRISTO (Moisés, Elias e etc.) só serão ressuscitados em glória na vinda de Cristo, então como Moisés poderia ter aparecido ali ressurreto? Não é possível que isso tenha acontecido! Pois todos só serão ressuscitados em glória (para nunca mais morrer) na vinda do Senhor Jesus!

      Agora a questão de Elias, se ele ta em corpo ou em espírito verdadeiramente é um mistério, procuro seguir o conselho da bíblia e não ir alem do que está escrito; mas TALVEZ ele se encontra em espírito, pois a ressurreição é algo futuro. (lembrando que isso é uma hipótese, baseando-se em alguns textos bíblicos)

      Excluir
    2. Dúvida... Essa histórica de dialogar com mortos não sustenta narrativa da doutrina espírita, a tal necromancia?

      Excluir
    3. Por exemplo, rei Saul conversando com o morto profeta Samuel.

      Excluir
  3. de fato creio eu que elias esta vivo carnalmente assim como enoque. moises qnd falava com Deus no sinai ao descer do monte os israelitas nao podiam nem olhar para seu rosto, o lugar onde moises estava era santo logo seu corpo carnal nao poderia estar face a face com Deus no monte, creio que com elias foi manifesto o mesmo na transfiguração. nao sei se soube expressar a minha opinião com exatidão mas tenho aprendido muito com o que tem escrito em seu site. gostaria de saber de qual denominação tu es

    ResponderExcluir
  4. Moisés passou 30 dias ...pq era santificado.... representando: que quem tem Deus ...(de forma que queriam adora-lo...caso o encontrassem...)não morre...só isso...e Miguel é Jesus.....

    ResponderExcluir
  5. Esta passagem da transfiguraçao é fake, lemos em 1 Pedro 2:22 "Ele não cometeu NENHUM pecado, e NUNCA disse uma só mentira". No livro da lei Dt 18:10ao12 é proibido consultar(falar) com espiritos.
    Nesse mesmo texto da transfiguraçao, diz que Jesus pediu aos tres discipulos, Pedro, Joao e Tiago, que nao comentassem nada do ocorrido ate a sua ressurreiçao dos mortos.
    Neste caso, Jesus queria omitir seu pecado por ter transgredido a lei.
    Porque Ele conversou com o espirito de Moises. Lemos em Josué 1:1,2 onde Deus disse " o meu servo Moises está MORTO..."

    ResponderExcluir

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.