domingo, 26 de outubro de 2014

O Ladrão na cruz que se arrependeu foi ou não ao paraíso Lucas 23:43?

Defensores da doutrina do sono da alma negam que o ladrão arrependido teria ido ao  paraíso no mesmo dia, falam eles que se trata de um erro na vírgula e se apoiam de outros textos para sustentar essa ideia. Vejamos os argumentos usados dos defensores da doutrina do sono da alma para defender que o ladrão não teria ido a um local intermediário após sua morte.


Argumento 1

O ladrão não poderia ter ido no mesmo dia pois o pedido dele para o Senhor foi de um evento futuro não de um evento logo em seguida.

E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
Lucas 23:42



Argumento 2

A vírgula está no local errado. Como no hebraico vírgulas não são existentes então a citação ficaria assim "emverdadevosdigohojeestaráscomigonoparaíso", então decidem eles onde colocar a vírgula e diz que a citação correta seria "em verdade vos digo hoje, estarás comigo no paraíso", dando a entender assim que o Senhor não estava se referindo ao "hoje" como a promessa, dizem que na verdade estava o Senhor se referindo ao momento, naquele instante o agora e assim eliminando a ida em espírito a o paraíso.


Argumento 3

O próprio Senhor Jesus não estava no paraíso no momento em que foi crucificado, pois três dias depois o Senhor ainda não tinha subido ao Pai.

Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.
João 20:17



Argumento 4

O ladrão arrependido não teria ido ao paraíso no mesmo dia pois o mesmo não teria morrido no mesmo dia, eles alegam a morte do ladrão no mesmo dia.

Tendo-o provado, Jesus disse: "Está consumado! " Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.
Esse era o Dia da Preparação, e o dia seguinte seria um sábado especialmente sagrado. Por não quererem que os corpos permanecessem na cruz durante o sábado, os judeus pediram a Pilatos que ordenasse que lhes quebrassem as pernas e os corpos fossem retirados.
Vieram, então, os soldados e quebraram as pernas do primeiro homem que fora crucificado com Jesus e em seguida as do outro.

João 19:30-32



Argumento 5

Não era costume dos Romanos que as pessoas fossem mortas no mesmo dia, então certamente o ladrão morreu só depois, por esse motivo não quebraram as penas do Senhor porque Ele já estava morto e não precisava ser mantido vivo.



Talvez tenha esquecido de alguns outros argumentos, se bem me lembro quando defendia essa doutrina esses eram os argumentos principais que usava, por isso tudo que escrevo a respeito dessa doutrina foi uma alto-refutação de um ponto de vista do qual já foi adepto.



Refutação do argumento 1

Certamente o ladrão naquele momento tinha uma perspectiva de salvação não tão clara como temos hoje, mas o que se deve entender é que quando o ladrão diz "lembra-te de mim quando vieres em teu reino", a palavra reino aqui tem sentido de poder, glória, não de reino como geralmente imaginamos, o que o ladrão diz basicamente é, Senhor lembra-te de mim quando vieres em teu poder, e o Senhor diz em verdade vos digo hoje estarás comigo no paraíso, como entender isso? Vamos ver as palavras do Senhor. Após a sua ressurreição, o Senhor na estrada de Emaús tem um encontro com alguns de seus discípulos, eles certamente não reconheceram o Senhor porque os olhos deles foram impedidos de reconhecer o Senhor, o detalhe em que quero chegar é quando o Senhor abre as Escrituras e começa a ensinar e diz algo bem interessante;

Ele lhes disse: "Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram!
Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? "
Lucas 24:25-26


Ou seja, o momento em que o Senhor iria vim no reino dEle era no momento da sua morte ,esse é o momento em que Ele entraria para sua glória, então a promessa não foi de algo com um futuro distante, foi de algo no exato momento em que o Senhor consumou sua obra e entregou seu espírito ao Pai, no momento da sua morte.


Refutação do argumento 2

Verdadeiramente os defensores da doutrina do sono da alma tem razão ao dizer que os escritos hebraicos não possuem vírgulas, mas sabendo disso então por que eles querem colocar onde acham melhor? Quando olhamos para as vezes em que o Senhor usa a expressão "em verdade, em verdade", o que percebemos é que boa parte dos tradutores bíblicos ao colocarem a vírgula colocam logo na primeira parte da fala e ficaria algo mais ou menos assim "em verdade, em verdade vos digo hoje estarás comigo no paraíso". Mas, eu particularmente não me apego tanto ao detalhe da vírgula, pois ambas as partes tem pessoas que defendem que ela pode ficar tanto antes como depois do hoje, eu prefiro ficar com o neutro "emverdadevosdigohojeestaráscomigonoparaíso". Como resolver o problema então? Bem, para mim a chave da questão é o "hoje", se o Senhor quisesse dizer que sua promessa seria para algo futuro era somente Ele não usar a palavra "hoje", porque assim ficaria, "em verdade vos digo, estarás comigo no paraíso", e assim não ficaria sombra de dúvidas que o Senhor estaria falando de um tempo indeterminado, mas não é isso que ocorre, a palavra "hoje" aparece e é ela que da todo o sentido, o nosso Deus não é um Deus de confusão (1 Coríntios 14:33) se Ele disse que é era hoje naquele momento então com certeza era, caso contrário não precisaria usar o "hoje".


Refutação do argumento 3

Defensores do sono da alma tem dificuldades em entender como o Senhor estaria com o Pai no mesmo dia se Ele mesmo disse que não tinha ido ao Pai ainda. Isso ocorre porque não entendem o espírito como uma identidade dentro do homem, entendem que o espírito é um simples "fôlego de vida". A Bíblia diz que quando o homem morre o pó volta a terra e o espírito volta a Deus que o deu;

E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
Eclesiastes 12:7


E foi exatamente o que ocorreu com o Senhor Jesus ao morrer.

E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.
Lucas 23:46


Se o Senhor Jesus entregou o seu espírito ao Pai na exata hora da sua morte, então obviamente Ele esteve com o Pai no mesmo dia em espírito, quando Ele diz para Maria não segurar Ele porque Ele não tinha ido ainda ao Pai, Ele se refere a sua ido ao céu corporalmente, o Senhor só foi ao céu corporalmente 40 dias depois (Atos 1:3,9). Os defensores da doutrina do sono da alma negam que o homem tenha um ser imortal dentro de si, dizem ser apenas um ser "abstrato" dentro homem, só que a Bíblia pensa diferente.

Esta é a palavra do Senhor para Israel. Palavra do Senhor, que estende os céus, assenta o alicerce da terra e forma o espírito do homem dentro dele:
Zacarias 12:1


A palavra aqui para "formar" é a mesma que aparece em (Gênesis 2:7) onde o Senhor forma o homem do pó, assim demonstrando que existe algo dentro do homem que o Senhor moldou, caso fosse algo abstrato um simples fôlego para que o Senhor iria moldar isso? Um detalhe interessante é que animais também tem esse fôlego só que diferente do homem, porque o homem tem um espírito que venho diretamente de Deus (Gênesis 2:7), já os animais em lugar nenhum da Bíblia é dito que Deus soprou diretamente em suas narinas, e é isso que faz com que tenhamos contato com Deus, por meio do espírito que nos foi doado diretamente dEle, enquanto animais possuem somente o fôlego de vida nós possuímos um espírito que venho direto do próprio Deus permitindo que tenhamos um relacionamento com o nosso Criador diferente de qualquer outra criatura.

Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus.
1 Coríntios 2:11



Aqui vemos um versículo de intuito comparativo, assim como nosso espírito nos conhece somente o Espírito de Deus (Espírito Santo) conhece a Deus, os defensores do sono da alma dizem que aqui não se refere ao espírito do homem (parte imaterial), pois como espírito pode ter outros significados além de parte imaterial do homem eles colocam outro significado para espírito do homem aqui, mas vejamos bem o versículo "da mesma forma ninguém conhece..." ou seja, se forem dizer que aqui não é o espírito do homem (parte imaterial com consciência) então também terão que dizer que o Espírito de Deus que é o próprio Deus não tem consciência, lembrando que blasfemas contra do Espírito Santo não são perdoadas, será que os defensores do sono da alma (com exceção dos testemunhas de jeová que não creem na divindade do Espírito Santo) teriam coragem de dizer que o próprio Deus não tem consciência? Pois não tem como dizer que um tem e o outro não, ou os dois tem ou não tem.

Dois pesos diferentes e duas espécies de medida são abominação ao Senhor, tanto um como outro.
Provérbios 20:10


Um outro detalhe também, é que ainda que o Senhor Jesus não tivesse entregado seu espírito não teria problema algum para Ele estar no mesmo dia com o Ladrão arrependido, por que eu digo isso? Vejamos.

Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
João 3:13


Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele.
João 10:38


Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6


Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
João 14:10


Jesus Cristo por ser o Deus que se fez carne nunca deixou de estar no céu, em sua essência e natureza de Deus Ele sempre foi e sempre será Divino, Ele sempre esteve no céu mesmo quando esteve aqui na Terra, Ele nunca deixou de está no céu, esse é um dos mistérios da Santíssima Trindade. Por isso de qualquer forma Ele estaria com o ladrão pois Ele prometeu que estaria com o ladrão no céu, não disse que iria com o ladrão mais que estaria com Ele.

Refutação do argumento 4 e 5

Certamente os que defendem a doutrina do sono da alma pegam os versículos preferidos e ignoram todo o contexto da situação e o que a Bíblia fala de modo geral a respeito do assunto. A Bíblia não mostra que os ladrões que estavam na cruz morreram no mesmo dia e também não diz que eles passaram mais de um dia vivos. O que podemos fazer é chegar a uma dedução por meio do contexto em que eles estavam sendo crucificados e por outras passagens bíblicas que nos ajudará a chegar numa conclusão plausível.


Defensores da doutrina do sono da alma geralmente pegam o contexto de João 19 ignorando o que vem antes e depois, pegam simplesmente os versículos de 30-32 e pronto. Vejamos todo o contexto.


E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.
Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora crucificado;
Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas.
Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
João 19:30-34


Responderam, e disseram-lhe: Se este não fosse malfeitor, não to entregaríamos.
Disse-lhes, pois, Pilatos: Levai-o vós, e julgai-o segundo a vossa lei. Disseram-lhe então os judeus: A nós não nos é lícito matar pessoa alguma.
João 18:30-31


Que é a verdade? ", perguntou Pilatos. Ele disse isso e saiu novamente para onde estavam os judeus e disse: "Não acho nele motivo algum de acusação.
Contudo, segundo o costume de vocês, devo libertar um prisioneiro por ocasião da Páscoa. Querem que eu solte ‘o rei dos judeus’? "
Eles, em resposta, gritaram: "Não, ele não! Queremos Barrabás! " Ora, Barrabás era um bandido.
João 18:38-40


Responderam-lhe os judeus: Nós temos uma lei e, segundo a nossa lei, deve morrer, porque se fez Filho de Deus.
João 19:7


Os soldados romanos tinham o costumes de deixar a pessoa vários dias segundo a história no madeiro, por isso Pilatos tem uma reação tão espantosa quando Jesus Cristo já estava morto;

José de Arimatéia, membro de destaque do Sinédrio, que também esperava o Reino de Deus, dirigiu-se corajosamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus.
Pilatos ficou surpreso ao ouvir que ele já tinha morrido. Chamando o centurião, perguntou-lhe se Jesus já tinha morrido.
Marcos 15:43-44


O Senhor Jesus não precisou passar pelas sentenças que geralmente eram dadas aos prisioneiros para assim se cumprirem as Escrituras (Salmos 34:20; Zacarias 12:10; Números 9:12) e por esse motivo não precisaram quebrar as suas penas. Quebrar as pernas de alguém certamente não mata a pessoa só que acelera seu processo de morte, dado as circunstâncias que os ladrões se encontravam a quebra nas penas foi para adiantar suas mortes, em todos os versículos citados acima eu fiz questão de marcar bem algumas coisas, os romanos estavam julgando os prisioneiros de acordo com a Lei dos judeus, não baseadas na sua maneira de crucificarem as pessoas, "nós temos uma lei" "segundo nossa lei" "contudo, segundo o costume de vocês", tudo isso foram palavras do judeus, isso fica mais claro com a pressa dos judeus em relação ao Sábado, caso fossem os romanos eles nem se importariam, para eles poderiam ficar dias, podemos ver claramente que os romanos estavam julgando baseado-se nas leis judaicas, será que a Lei judaica diz algo sobre alguém no madeiro?

Se um homem culpado de um crime que mereça a morte for morto e pendurado num madeiro,
não deixem o corpo no madeiro durante a noite. Enterrem-no naquele mesmo dia, porque qualquer que for pendurado num madeiro está debaixo da maldição de Deus. Não contaminem a terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá por herança.
Deuteronômio 21:22-23


Com todas as passagens acima fica mais que claro que eles estavam sendo julgados baseado na lei dos judeus, como se não bastasse Paulo ainda confirma isso.

Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro".
Gálatas 3:13


Então assim como Jesus Cristo foi considerado maldito pela lei dos judeus, os ladrões também foram, isso mais uma vez confirma o fato de que todos foram julgados baseados nos preceitos judaicos, e a Lei é bem clara em dizer "enterrem-no naquele mesmo dia", assim como o Senhor Jesus Cristo foi enterrado no mesmo dia, aqueles homens pela dedução também foram.


Publicado por: Matheus Santos


E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
Lucas 23:43


sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho.
2 Timóteo 1:10




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.