domingo, 26 de outubro de 2014

Quando o espírito do homem sai acabam seus pensamentos Salmos 146:4?

Confesso que as vezes queremos tanto defender um ponto de vista do qual somos adeptos que um versículo tão simples e de fácil compreensão pode se tonar uma barreira grande, e esse é um versículo que se encaixa nesse perfil, vejamos.


Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.
Salmos 146:4


Esse versículo quando isolado e dependendo da tradução traz uma ideia errada, o que na verdade o contexto mostra é uma coisa totalmente diferente.

Aleluia! Louve, ó minha alma ao Senhor.
Louvarei ao Senhor por toda a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu viver.
Não confiem em príncipes, em meros mortais, incapazes de salvar.
Quando o espírito deles se vai, voltam ao pó; naquele mesmo dia acabam-se os seus planos.
Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus,
que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e que mantém a sua fidelidade para sempre!
Salmos 146:1-6


A compreensão do versículo independente da tradução fica clara com o contexto, o versículo vem falando de que não devemos confiar em príncipes que são mortais e não capazes de salvar, porque quando morrem seus planos morrem com eles, nossa confiança deve estar em Deus porque esse é eterno e seus planos não perecem. Deixe-me explicar, imagina que você fez um contrato de negocio com alguém, só que de repente essa pessoa morre, então toda confiança que você teve e planos morreram com aquela pessoa, é isso que o texto diz, nossa confiança e planos devem estar em Deus, porque Deus não é mortal, seus planos jamais perecem, Ele tem poder para salvar, e o verso 5 nos diz que é feliz aquele cuja esperança está em Deus não em homens. É exatamente esse o sentido da palavra hebraica que aparece  “eshtonah", planos , ideias futuras que morrem com a pessoa.


Publicado por: Matheus Santos


e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.
Tito 1:9


Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,
Judas 1:24


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.