sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Como devemos nos comportar e responder sobre questões dirigidas a nós?

Eu estava visitando algumas páginas como de costume e me deparei com algo bem "estranho", o dono de uma determinado página cristã postou algo ofensivo em relação a alguns ateus, e alguns dos curtidores das páginas reclamaram ao dizer que o comportamento deles (os adms) não era um comportamento adequado para um cristão e que ele deveria usar de argumentos, não responder ao mesmo nível. O que me chamou muito atenção foi que o dono da página ainda usou de certas passagens bíblicas em um link que ele mandou para justificar seu ato que realmente era ofensivo, não foi algo que vi pela primeira vez, tenho visto muitos cristãos fazer a mesma coisa, vejamos algumas das passagens.

Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração.
Mateus 12:34


Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.
João 8:44


Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo.
"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês devoram as casas das viúvas e, para disfarçar, fazem longas orações. Por isso serão castigados mais severamente.
"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês."Ai de vocês, guias cegos!, pois dizem: ‘Se alguém jurar pelo santuário, isto nada significa; mas se alguém jurar pelo ouro do santuário, está obrigado por seu juramento’.
Cegos insensatos! Que é mais importante: o ouro ou o santuário que santifica o ouro?

Serpentes! Raça de víboras! Como vocês escaparão da condenação ao inferno?
Mateus 23:13-17,33


São palavras do nosso Senhor Jesus, com isso alguns cristãos acham que podem fazer mesmo, mas agora a pergunta de um milhão de dólares, onde Jesus mandou que fizéssemos o mesmo? Em nenhum lugar!!! Nunca ouve um mandamento ou algum tipo de ordem para fazer isso, pelo contrário, a ordem que temos é;

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Mateus 5:43-44


Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;
Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Lucas 6:27-28


Será que são esses os mandamentos que muitos cristãos tão seguindo? Certamente não, o que tenho visto muito é as pessoas tratando cristãos de maneira grosseira  e os cristãos retribuindo de maneira igual. Jesus Cristo no momento da crucificação ao ver aqueles pessoas cometendo todas aquelas barbaridades com Ele qual foi sua atitude?


E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.
Lucas 23:34

Estevão um homem cheio do Espírito Santo estando em um momento de morte onde as pessoas estavam o apedrejando não teve uma atitude de pagar o mal com o mal, pelo contrário, ele teve uma atitude semelhante ao do Senhor Jesus.


Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;
E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.
Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele.
E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo.
E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.
Atos 7:55-60


Homens como Estevão e Jesus que tinham uma vida cheia do Espírito Santo não viviam dizendo palavras difamadoras as pessoas, eles tinham um ato de piedade e de misericórdia com as pessoas, especialmente se tratando de impio onde temos que ser cautelosos com nosso testemunho. Alguns podem se pergunta, mas e Jesus não fazia isso? Tenho duas coisas a dizer.

1) Jesus nunca deu mandamento ou ordem para que nós respondêssemos as pessoas da maneira com a qual Ele fazia, os mandamentos que Ele nos deu já foi mostrado acima.


2) Nós não somos Jesus, Ele tinha atributos que nós jamais iremos ter. Agora vem a explicação da charada, o motivo pelo qual somente o Senhor poderia/pode responder a qualquer um da maneira com a qual Ele fez é.


E os escribas e fariseus observavam-no, se o curaria no sábado, para acharem de que o acusar.
Mas ele bem conhecia os seus pensamentos; [...]
Lucas 6:7-8


Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia;
E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem.
João 2:24-25


Jesus Cristo era o Deus que se fez carne, Ele conhece mentes e corações, somente Ele poderia generalizar e falar do íntimo de cada um da maneira que Ele quisesse, ninguém pode esconder nada dEle, diferente de nós que somos limitados e não conhecemos o íntimo e o que se passa na mente de alguém, somente Jesus poderia fazer o que fez, Ele jamais deu ordens para que falássemos com as pessoas assim pois não temos seus atributos.


Aprendendo da maneira que a Bíblia nos ensina.


E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.
E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.
E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.
Lucas 6:31-33


Nos é dito que devemos fazer com os homens o que nós gostaríamos que fizessem conosco, será que gostaríamos que as pessoas nos tratassem mal? Será que gostaríamos de ser tratados com ignorância? Se nós começarmos a tratar de maneira amorosa somente as pessoas que nos agrada, qual a diferença entre nós e os impios? Deus nos deixou instruções em sua Palavra para nos comportarmos diante das pessoas e das perguntas, independente da pessoa ser cristã ou não devemos sempre ser imitadores de Cristo e tomarmos posse dos frutos do Espírito Santo que vive em nós.

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
Gálatas 5:22-23


Será que estamos tendo paciência, mansidão, amor e domínio próprio quando respondemos as pessoas da mesma maneira provocativa com a qual nos responde? Se você realmente está em Cristo sabe que sua opinião pouco importa se for contra a Palavra de Deus. Talvez você esteja seguindo a maioria, ou acha que tem que ser como o mundo para não ser tachado de "bobão" ou "trocha", mas a quem você serve? Ao mundo ou a Jesus?

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2


Nós não devemos seguir a maioria, devemos seguir a Palavra de Deus, somos convocados a ser sal dessa Terra devemos dar testemunho da pessoa de Jesus e atrair as pessoas a Ele.

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Atos 1:8


Sempre haverão momentos do qual iremos ter que responder perguntas vindo de pessoas com simples dúvidas ou pessoas com más intenções, certamente em momentos como esse não devemos depositar nossa confiança em nós, nossa confiança sempre deve estar depositada em Deus para respondermos a qualquer questão, seja ela em relação a Bíblia ou não. A Bíblia nos orienta que devemos estar preparados para responder a qualquer questão;

Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,
1 Pedro 3:15


Esse é um dos versículos preferidos dos que gostam da apologética cristã, mas parece que boa parte ficam apenas com a parte B do versículo e esquecem a parte A "antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações", santifique a Deus em seu coração e esteja sempre pronto para responder a razão da sua esperança, sempre tenha em mente Deus antes de se dirigir a qualquer pessoa ou a qualquer decisão que venha tomar. Como cristãos devemos está sempre capacitados a responder sobre questões relacionada a nossa esperança em Cristo Jesus, você pode pensar que talvez tenha questões difíceis ou complicadas demais para você, dois conselhos que te dou, caso ache que realmente não esteja nessa categoria de está sempre preparado procure alguém para ajuda-lo, mas se sua confiança no Senhor é absoluta não se preocupe com a pergunta porque Deus falará por você!

Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer.
Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.

Mateus 10:19-20


Deus nos capacita e nos da graça para respondermos a questões complicadas, Ele mesmo fala por nós, devemos manter nossa confiança unicamente nEle para que assim ate mesmo aqueles que pensam em nos caluniar fiquem envergonhados;

Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.
Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal.
1 Pedro 3:16-17



Devemos estar sempre com uma boa consciência e um bom por em Cristo, é melhor para nós sofrer fazendo o bem (dizendo a verdade) do que sofrer (imitar os impios) fazendo o mal, Deus nos capacita e nos sustenta para questões loucas. Certamente Deus pode usar a qualquer um na hora e da maneira que Ele quer, mas como o versículo diz "do vosso bom porte em Cristo", nós devemos sempre ter uma boa postura, boas informações a respeito do Senhor Jesus, e para isso devemos estar em constante comunhão com Ele e com a Igreja, alimentando-se da Bíblia e em espírito de oração. Aquilo que mais alimentos é o que vai prevalecer , a carne ou o espírito (Gálatas 5:16,17).


A Bíblia nos antecipou como seria o comportamento e a atitude de certas pessoas tanto em relação a Bíblia como em relação a nós, vejamos.

Os ímpios na sua arrogância perseguem furiosamente o pobre; sejam apanhados nas ciladas que maquinaram.
Porque o ímpio gloria-se do desejo da sua alma; bendiz ao avarento, e renuncia ao Senhor.
Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus.
Os seus caminhos atormentam sempre; os teus juízos estão longe da vista dele, em grande altura, e despreza aos seus inimigos.
Diz em seu coração: Não serei abalado, porque nunca me verei na adversidade.
A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade.
Põe-se de emboscada nas aldeias; nos lugares ocultos mata o inocente; os seus olhos estão ocultamente fixos sobre o pobre.
Arma ciladas no esconderijo, como o leão no seu covil; arma ciladas para roubar o pobre; rouba-o, prendendo-o na sua rede.
Encolhe-se, abaixa-se, para que os pobres caiam em suas fortes garras.
Salmos 10:2-10


Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
2 Timóteo 3:1-5


Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.
Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo;
Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências.
Estes são os que a si mesmos se separam, sensuais, que não têm o Espírito.
Judas 1:16-19


Como podemos perceber, não é nada que deveria nos surpreender, pois é exatamente o que está ocorrendo nos dias de hoje, pessoas exatamente com essas características surgem em nossas direções com intenções más, pessoas que não possuem o Espírito Santo, por isso não devemos nos portar igual, nós devemos é santificar a Deus em nossos corações e responder a razão da nossa esperança, lembrando que estar pronto para responder não é ir atrás de contendas como muitos fazem, devemos estar aptos para responder não ir atrás de questões que vão gerar discussões,  devemos estar aptos para que assim " fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo".

A reação que devemos ter quando esse tipo de coisa acontece é sempre por Jesus na frente e desfrutar dos frutos do Espírito Santo, recebemos instruções bem claras a respeito de não nos comportarmos dessa maneira e muitos motivos nos são dados, vejamos;


Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes.
2 Timóteo 2:14

E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas.
E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;
Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,
2 Timóteo 2:23-26


Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.
Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.
Tito 3:2-4


Não devemos dizer coisas sem proveito para quem ta lendo ou ouvindo, devemos rejeitar questões loucas que só servem para criar contendas e manchar nosso testemunho, e um dos motivos disso é que antes de aceitarmos a Cristo éramos exatamente assim, insensatos, desobediente servindo aos nossos próprios desejos carnais. Um outro ponto é que devemos ter mansidão com as pessoas que mostram resistência, para que assim quem sabe ela aceite o arrependimento que Deus oferece e venha conhecer a Verdade, se tratarmos as pessoas da mesma maneira que nos tratam como iremos desfrutar de tudo que Deus nos deu? Nós além de ficarmos contra os ensinos que nos foi deixado perdemos a oportunidade de mostrar a transformação que Jesus Cristo tem para oferecer, nos tornamos exatamente como éramos antes de Jesus e se as pessoas não enxergam transformações em nós para que elas iram querer a Jesus?

Devemos sempre nos apartar do mal.

Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a.
1 Pedro 3:11


Nunca devemos pagar mal com mal nem dizer injúrias para as pessoas.

Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.
1 Pedro 3:9


Nossas respostas e atitudes deve ser sempre com Deus na frente.

Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.
1 Pedro 4:11


Devemos sempre refletir o caráter de Cristo em nós vencendo o mal com o bem.

Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Romanos 12:21


Devemos nos revestir do que nos foi dado ao aceitarmos o Senhor como Salvador.

Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.
Colossenses 3:12



Publicado por: Matheus Santos



Não responda ao insensato com igual insensatez, do contrário você se igualará a ele.
Provérbios 26:4


Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Mateus 5:11





  








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.