segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Aniquilação dos impios parte 2

Existem muitos outros versículos usados pelos defensores da doutrina do sono da alma, todos eles lidos dentro do seu devido contexto a interpretação se torna de fácil entendimento. Obviamente as pessoas querem enxergar ou colocar além do que o texto diz para defender seu ponto de vista doutrinário, mas eu fico com a Palavra de Deus independente do meu pensamento pessoal a respeito de qualquer assunto. Aqui veremos mais alguns versículos que fala sobre o perecimento ou a consumição dos impios.


Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a gordura dos cordeiros; desaparecerão, e em fumaça se desfarão.
Salmos 37:20

Que tu os dissipes assim como o vento leva a fumaça; Como a cera se derrete na presença do fogo, assim pereçam os ímpios na presença de Deus.
Salmos 68:2


O ímpio o verá, e se entristecerá; rangerá os dentes, e se consumirá; o desejo dos ímpios perecerá.
Salmos 112:10


Quando os justos prosperam, a cidade exulta; quando os ímpios perecem, há cantos de alegria.
Provérbios 11:10


Nessa segunda parte não irei demonstrar os versículos dentro do seu devido contexto (aconselho a cada um olhar por si mesmo), dessa vez irei partir logo para esse conceito de exterminar, perecer, consumir; vejamos o que o Novo Testamento nos fala sobre isso.

Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.
Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade,
Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.
2 Pedro 3:10-13


Pedro está falando da segunda vinda do Senhor Jesus, ele fala sobre o caos em que a Terra ficará com a volta do Leão da tribo de Judá e que devemos nos manter firmes esperando novos céus e nova terra. Há diversas passagens tanto no Velho Testamento como no Novo falando sobre o estado futuro da Terra, no entanto, a revelação da Bíblia a respeito dos acontecimentos espirituais após a morte se tornam mais claros e evidentes no Novo Testamento, assim como certos assuntos tipo: vida eterna, ressurreição, arrebatamento, Igreja, personalidade do Espírito Santo e etc. Enfim, vários e vários assuntos só ficam claros e explícitos no Novo Testamento, assim também é a doutrina da imortalidade da alma.

Os versículos citados nessa parte 2 para falar sobre o extermínio dos impios a palavra hebraica que aparece é "abad", o curioso é que essa palavra também aparece para descrever o perecimento de pessoas justas.

Já pereceu da terra o homem piedoso, e não há entre os homens um que seja justo; todos armam ciladas para sangue; cada um caça a seu irmão com a rede,
Miquéias 7:2


Perece o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal.
Isaías 57:1


Se aplicarmos a mesma perspectiva espiritual em relação a vida após a morte para os versículos que fala sobre o extermínio dos impios, então também teríamos que fazer o mesmo para descrever o estado dos justos. Só que ate mesmo os defensores da doutrina do sono da alma sabem que a Bíblia é bem clara em distinguir o justo do impio;

O que justifica o ímpio, e o que condena o justo, tanto um como o outro são abomináveis ao Senhor.
Provérbios 17:15


Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra? "
Gênesis 18:25


A única solução para se interpretar esses versículos é quando você olha o que realmente eles querem dizer, os versículos que geralmente são citados pelos defensores da doutrina do sono da alma falam apenas de uma perspectiva do ponto de vista terrestre, do que acontece "debaixo do sol", não o que acontece após a morte. Existem algumas coisas no Velho Testamento que ficam explícitas no Novo, no entanto da para se ter uma pequena ideia de como será a vida após a morte.

E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.
Daniel 12:2


Ai me vem a pergunta, como uma pessoa que deixa de existir pode sofrer vergonha e horror eterno? Impossível, a única maneira de uma pessoa sentir vergonha e horror eterno é ela sendo eterna. Uma outra coisa é que esse versículo tem intuito comparativo, assim como os salvos gozaram na vida eterna com a presença de Deus os não-salvos terão uma vida eterna de vergonha e horror, isso é bem semelhante ao que Mateus escreve.

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Mateus 25:41,46


Certamente o inferno nunca foi o plano de Deus para o humanidade, Deus sabia que muitos iriam deseja esse caminho e Deus respeitou essa decisão que cada um toma em não aceitar a salvação de Cristo, mas isso tem consequências, e a consequência é que o mesmo lugar que foi preparado para o diabo e seus anjos também será habitação daqueles que rejeitam a salvação de Cristo. O ponto que quero chegar é o versículo 46, a mesma linha de pensamento usada por Daniel é usada por Mateus, assim como uns gozaram de vida eterna outros sofreram no tormento eterno, não tem como você optar por um com vida eterna e o outro sem vida eterna, caso os impios não fiquem eternamente no inferno então os salvos também não gozaram de uma vida eterna com Deus.

Temos evidências bíblicas o suficiente para saber que uma pessoa ficará e durará eternamente no inferno, mesmo não tendo um corpo semelhante ao do Senhor glorificado terá um corpo espiritual para eternidade no inferno, vejamos.



E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.
Apocalipse 19:20

Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
Apocalipse 20:2

E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
Apocalipse 20:7


E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.
Apocalipse 20:10


Será que conseguem ver os defensores da doutrina do sono da alma algo sobrenatural? Acompanhe a sequência.

A besta e o falso profeta são lançados vivos no lago de fogo (Apocalipse 19:20)
Satanas é preso por mil anos (Apocalipse 20:2)
Satanas é solto depois que se passam mil anos (Apocalipse 20:7)
Depois satanas é lançado no lago de fogo onde estão a besta e o falso profetas VIVOS (Apocalipse 20:10)

E qual o veredito depois? Que eles serão exterminados? De maneira alguma, nos é digo que eles serão atormentados para todo o sempre, e na continuação nos é dito.

E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
Apocalipse 20:15

A mesma linguagem sobre o "lançar" usada por Lucas em (Lucas 12:4,5) é usada por João no Apocalipse, nenhum ser humano com um corpo que não seja espiritual aguentaria 1000 anos dentro do lago de fogo e depois permaneceria pelos séculos dos séculos, os jovens que foram lançados na fogueira relatados no livro de Daniel foram rapidamente consumidos.

E ordenou aos homens mais poderosos, que estavam no seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, para lançá-los na fornalha de fogo ardente.
Então estes homens foram atados, vestidos com as suas capas, suas túnicas, e seus chapéus, e demais roupas, e foram lançados dentro da fornalha de fogo ardente.
E, porque a palavra do rei era urgente, e a fornalha estava sobremaneira quente, a chama do fogo matou aqueles homens que carregaram a Sadraque, Mesaque, e Abednego.
Daniel 3:20-22

Rapidamente os homens lançados na fogueira foram mortos, agora imagina alguém que passa 1000 anos e permanece vivo? Isso já seria o suficiente para saber que não se trata de um corpo normal e a continuação do relato ainda é mais convincente "de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre." 


Publicado por: Matheus Santos


Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.
Judas 1:13


Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.
E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.
Apocalipse 14:10-11








6 comentários:

  1. Caro,
    Parece-me que, por diversas vezes, nas Escrituras Sagradas, as expressões "para todo o sempre", "eternamente", "eterno" e "dia e noite" são usadas, pelo escritor bíblico, para situações que tiveram duração limitada (por determinado período de tempo apenas).

    Um bom exemplo disso seria: “De modo semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades ao redor se entregaram a imoralidade e a relações sexuais antinaturais, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno” (cf. Jd.7). Assim sendo, me parece que houve uma simbologia empregada nessa passagem, com o uso de uma figura de linguagem, chamada de hipérbole, referindo-se a uma destruição total, com resultados que são permanentes e irreversíveis.

    Outro bom exemplo, se refere a Isaias 34:9-10, que diz: “Os ribeiros de Edom se transformarão em piche, e o seu pó, em enxofre; a sua terra se tornará em piche ardente. Nem de noite nem de dia se apagará; subirá para sempre a sua fumaça; de geração em geração será assolada, e para todo o sempre ninguém passará por ela” (Is 34:9-10).

    Por isso, falar em alguém sendo atormentado eternamente parece não ter sustentação bíblica, além do fato das Escrituras Sagradas ainda mostrarem claramente que há proporcionalidade na pena e não uma pena só para todos os ímpios (Lc 12:48).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro leitor. Primeiro agradeço pela visita ao blog. Que Deus o abençoe e você venha a crescer na graça e no conhecimento de Deus. Vejamos.

      Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas POR EXEMPLO, sofrendo A PENA DO FOGO ETERNO.
      Judas 1:7

      Na verdade nessa passagem não houve qualquer simbologia, o texto por si mesmo se explica, não é dito que eles ficaram sofrendo o fogo eternamente, é dito que eles sofreram a pena do fogo eterno, e isso foi dado como exemplo, a pena do fogo eterno.

      Enquanto ao caso de Isaías vejamos.

      Os riachos de Edom se transformarão em piche, em enxofre, o seu pó; sua terra se tornará betume ardente!
      Não se apagará de dia nem de noite; sua fumaça subirá para sempre. De geração em geração ficará abandonada; ninguém voltará a passar por ela.
      Isaías 34:9,10

      Ainda posso colocar outro caso em que se refere ao fogo que não se apagará.

      Mas, se não me ouvirdes, para santificardes o dia de sábado, e para não trazerdes carga alguma, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém, e não se apagará.
      Jeremias 17:27

      Certamente que o fogo já se apagou a muito tempo "-rs". Então como explicar isso com o conceito de fogo eterno? Nessas passagens a interpretação imediata fica clara que se trata de simbolismo, pois é de fácil observação que Jerusalém e Edom são lugares literais e materiais, mas se tratando no fogo no Hades ou no Geena a situação muda, pois Deus não está mais tratando de lugares literais e sim espirituais. Você percebeu que tanto a passagem de Jeremias quanto a de Isaías fala de fogo que não se apaga mas não fala que esse fogo é no Hades ou Geena? Essa é a grande diferença, quando se fala do Hades ou Geena não é mais o material, porém sim o espiritual mesclado com o material.

      E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram LANÇADOS VIVOS no lago de fogo que arde com enxofre.
      Apocalipse 19:20

      E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
      Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
      E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, ATÉ QUE OS MIL ANOS SE ACABEM. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.
      Apocalipse 20:1-3

      E, ACABANDO-SE OS MIL ANOS, Satanás será solto da sua prisão,
      Apocalipse 20:7

      E o diabo, que os enganava, FOI LANÇADO NO LAGO DE FOGO E ENXOFRE, ONDE ESTÃO A BESTA E O FALSO PROFETA; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre
      Apocalipse 20:10

      Como alguém poderia resistir mil anos dentro de um lago de fogo e enxofre? Simplesmente porque será o local onde ficaram eternamente sendo atormentados.

      Excluir
    2. Continuando...

      Enquanto a passagem de Lucas, você só esqueceu do contexto dela.

      Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer AOS SEUS DISCÍPULOS: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.
      Lucas 12:1

      Se você ler todo o contexto verá que essa disciplina temporária é para seus servos, discípulos, não para ímpios. Olha a passagem no contexto.

      E disse-lhe Pedro: Senhor, dizes essa parábola a nós, ou também a todos?
      E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?
      Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim.
      Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá.
      Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se,
      Virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis.
      E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;
      Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.
      Lucas 12:41-48

      Essa passagem se refere ao danos da segunda morte, a qual alguns cristãos que não forem fiel para com Deus terão que ser disciplinados e purificados com fogo no danos da segunda morte, não na segunda morte, mas no danos que ela irá causar, mas por ser cristão e ser salvo ele irá sair dali depois de um determinado tempo.

      E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele OS SEUS DISCÍPULOS;
      Mateus 5:1

      Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
      Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno [Geena]. [inferno aqui no grego é Geena, o lago de fogo e enxofre, a segunda morte]
      Mateus 5:21,22

      E o Senhor vem falando para os seus discípulos, não para ímpios. Continuemos.

      Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
      Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, E TE ENCERRAM NA PRISÃO
      Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali ENQUANTO não pagares o último ceitil.
      Mateus 5:24-26

      Veja, por ser servo, por ser salvo ele não ficará eternamente, mas só sairá da prisão que pelo contexto se refere ao Geena (o lago de fogo e enxofre, a segunda morte) somente quando pagar o que deve, ou seja, ser purificado, por isso o "enquanto", não eternamente, apenas por um período.

      A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
      Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
      Se a obra de alguém se queimar, SOFRERÁ detrimento; MAS O TAL SERÁ SALVO todavia como pelo fogo.
      1 Coríntios 3:13-15

      Veja, sofrerá, não se trata de perda de salvação eterna e sim um sofrimento temporário, e ainda que passe pelo fogo a pessoa é salva. Espero que tenha ajudado. Forte abraço!!

      Excluir
  2. Por meio dos seus muitos pecados e do seu comércio desonesto você profanou os seus santuários. Por isso fiz sair de você um fogo, que o consumiu, e eu reduzi você a cinzas no chão, à vista de todos os que estavam observando.
    Todas as nações que o conheciam ficaram chocadas ao vê-la; chegou o seu terrível fim, você não mais existirá’ ".
    Ezequiel 28:18,19
    Fala sobre Satanás. Por que diz que será reduzido à cinzas e não existirá mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro leitor. Primeiro agradeço pela visita ao blog. Que Deus o abençoe e você venha a crescer na graça e no conhecimento de Deus. Vejamos.

      Por meio dos seus muitos pecados e do seu comércio desonesto você profanou os seus santuários. Por isso fiz sair de você um fogo, que o consumiu, e eu reduzi você a cinzas no chão, à vista de todos os que estavam observando.
      Todas as nações que o conheciam ficaram chocadas ao vê-la; chegou o seu terrível fim, você não mais existirá’
      Ezequiel 28:18,19 [NVI]

      Bom, há duas maneiras de se interpretar essa passagem. A primeira, é que devemos lembrar que tanto (Ezequiel 28) quanto (Isaías 14), são passagens de duplo sentido, às vezes as sentenças são aplicadas aos governadores humanos presentes nos textos, outrora as sentenças é dirigida ao que está por detrás deles, o próprio satanás. Portanto, poderia dizer que essa passagem se refere aos representantes humanos e não a satanás.

      Porém, há uma outra interpretação da qual eu particularmente tenho sido mais adepto. Antes de irmos para a explicação devemos lembrar que isso se trata de um texto profético, e nem sempre textos proféticos especialmente os ligados aos últimos dias (como esse) devem ser tratados literalmente devido a forma pela qual é escrita, vejamos um exemplo.

      Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo.
      Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.
      E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o Senhor dos Exércitos.
      Malaquias 4:1-3

      Será que os ímpios são palhas? Será que são árvores para não terem nem raízes nem ramos? Será que o Senhor irá pisar nos ímpios literalmente e se farão cinzas nos pés do Senhor? Tenho quase certeza que ninguém interpretaria tal passagem como literal -rs, por isso devemos ter cuidado ao interpretar profecias. Agora voltando para passagem, se de fato isso se aplica a satanás, quando isso ocorrerá?

      Excluir
    2. Continuando...

      E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
      Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
      E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, PARA QUE NÃO MAIS ENGANE AS NAÇÕES, até que os mil anos se acabem. E DEPOIS IMPORTA QUE SEJA SOLTO POR UM POUCO DE TEMPO
      Apocalipse 20:1-3

      E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
      E SAIRÁ A ENGANAR AS NAÇÕES que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.
      E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; E DE Deus DESCEU FOGO, DO CÉU, E OS DEVOROU.
      Apocalipse 20:7-9

      Percebe que parece falar do mesmo evento? Quando o Senhor Jesus volta na sua segunda vinda, Ele estabelece o seu Reino Milenar durante mil anos, durante esses mil anos satanás estará preso, mas após os mil anos satanás será solto e como o texto de Ezequiel diz, isso aconteceria a vista de todos os que estavam observando, todas aquelas nações que o conheciam ficaram chocadas ao vê-lo. Apesar do texto de Ezequiel dizer que um fogo saiu dele, e em Apocalipse diz que o fogo veio do céu e o devorou lembre-se o que eu disse, em Ezequiel está falando profeticamente, mas em Apocalipse é o cumprimento literal, enquanto a parte do "não mais existirá" se refere ao não mais existirá na Terra, pois tudo isso aconteceu ainda na Terra; o versículo imediato de Apocalipse mostra isso com clareza.

      E o diabo, que os enganava, FOI LANÇADO no lago de fogo e enxofre, ONDE ESTÃO A BESTA E O FALSO PROFETA; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.
      Apocalipse 20:10

      Ou seja, após o fogo ter devorado ele isso não significou uma aniquilação, caso o contrário não teria precisão de lança-ló no lago de fogo e enxofre pois ele já estaria aniquilado antes de ser lançado. Ele foi lançado no lugar onde a besta e o falso profeta já estavam a mil anos e vivos! Pois é dito onde eles estão (presente), não onde eles estavam (passado), e a continuação é que serão atormentados para todo sempre. Espero ter ajudado, forte abraço!

      Excluir

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.