quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Adão e Eva tiveram filhos no Éden?

Eu estava na internet como de costume vendo se tinha alguma pergunta daquelas bem complexas e acabei achando, admito que essa foi uma das passagens que mais me deixou pensativo, assim como a pergunta é complexa a resposta também será. Há alguns grupos que defendem uma hipótese em que Adão e Eva tiveram filhos antes do pecado, ou seja, pessoas sem máculas, literalmente perfeitas.


Antes de começa explicando o motivo pelo qual não concordo com esse ponto de vista é necessário dizer algo, Adão e Eva podiam ter tidos filhos no Edén pois Deus tinha abençoado e eles eram fecundos.

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Gênesis 1:28


Pelo pouco que pude perceber, algumas pessoas que defendem essa hipótese parece ser adepto dela pelo fato de não conseguir explicar o surgimento da mulher de Caim, não irei tratar disso aqui pois já expliquei isso em outra postagem e não há necessidade de conjecturar supostos filhos no Éden para dizer a origem da mulher de Caim. Os defensores desse malabarismo se apoiam unicamente em um versículo, depois disso é só falacia e conjecturas baseadas no silêncio da Bíblia, vejamos o versículo.

E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
Gênesis 3:16



Então eles se apoiam unicamente na palavra "multiplicarei" , dizem o seguinte, só podemos multiplicar aquilo que temos então explicam que se trata de uma dor antes do pecado e uma dor depois do pecado. Temos muitos problemas com essa hipótese pois pela Bíblia podemos perceber que a existência de uma linhagem humana perfeita é impossível, vejamos.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Romanos 3:23


Nos é dito que todos pecaram, a única exceção que a Bíblia faz sobre aquele que não pecou é o Senhor Jesus Cristo (Hebreus 4:15), fora Ele não existe nenhum outro ser humano que não tenha a semente do pecado em si, pois o pecado nos foi transmitido hereditariamente  por nossos pais, a partir do pecado de Adão qualquer um que nascesse já nasceria morto em pecado, por isso o Senhor Jesus Cristo não herdou essa semente que nós temos, a sua geração cortou esse traço porque foi o Espírito Santo que o gerou no ventre de Maria assim o Senhor Jesus foi o único que não herdou essa hereditariedade do pecado. Ainda tem um outro texto de Romanos que deixa as coisas mais claras ainda.

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
Romanos 5:12


Por meio de Adão o pecado entrou no mundo e a morte passou a todos os homens como já foi dito acima, não existe qualquer menção sobre filhos de Adão e Eva no Éden, ademais, os versículos não dizem que [todos pecaram com exceção dos filhos de Adão e Eva no Éden], os versículos são claros em suas colocações ao relatar a condenação de toda humanidade. Uma outra coisa também é que esses seres seriam rapidamente notados caso existissem, pois estariam em um mundo de pecado sendo que não teriam a semente do pecado. Deus também poderia ter recomeçado a humanidade por esses seres após o dilúvio mas não vemos nenhuma dessas possibilidades apresentadas na Bíblia.


Então a pergunta continuar no ar, se a Bíblia não da margem para essa interpretação então por que o Senhor Deus disse que multiplicaria a dor da gravidez de Eva? Bom, como tinha dito no inicio a resposta dessa pergunta é complexa, pensei muito no assunto e conseguir chegar a três possíveis conclusões.


1) Eva não precisaria necessariamente ter experimentado essa dor, Eva pode ter passado apenas a conhecer a dor e não ter sentido ela antes e Deus multiplicou a dor que ela passou a conhecer, deixe-me explicar.

Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Gênesis 3:5-6


Aqui a serpente (o diabo) diz pra Eva que se ela comece do fruto da árvore, ela seria conhecedora do bem e do mal como Deus. E o relato continua.

Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
Gênesis 3:7


Veja, eles não precisaram aprender sobre as coisas futuras, a partir do momento em que eles comeram do fruto seus olhos fora abertos e eles passaram a conhecer coisas que nem se quer experimentaram ou conheciam, assim que experimentaram do fruto do qual Deus disse para eles não comerem eles simplesmente tiveram um entendimento de coisas que eles não precisavam saber, e acabaram ganhando o conhecimento sobre o pecado ao desobedecer a Deus. E os relatos que vem continuam reforçam mais ainda essa ideia.

E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
Gênesis 3:9-11


E aqui vem a confirmação pelo próprio Deus, a partir do momento em que eles (Adão e Eva) comecem do fruto passariam a saber de coisas que não conheciam, seria um entendimento obscuro que Deus nunca desejou que o homem conhecesse. E quando olhamos para os eventos que Deus começa a lançar o seu juízo sobre o homem e sobre a criação, podemos perceber que os relatos sempre estão narrando algo presente e futuro, nunca atos passados.

Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Gênesis 3:14-19 


Os eventos sempre estão falando de atos presentes e futuros "serás, comerás, tornarás, produzirá", "porei", "dominará", da mesma maneira o versículo 16 diz "terás filhos", em momento algum diz que Eva teve filhos, caso ela tivesse tido filhos antes o relato poderia dizer "terás filhos só que agora com a dor multiplicada" mas não é isso que vemos. Então a conclusão que chego é que no momento em que Adão e Eva comeram do fruto eles passaram a conhecer coisas que nem se quer tinham experimentado, então Eva ao comer do fruto passou a conhecer (sem ter experimentado ainda) a dor da gravidez e Deus executou seu juízo sobre ela multiplicando algo que ela passou a conhecer mas não tinha experimentado ainda.


2) Deus  poderia está dizendo "multiplicarei" em sua visão ilimitada, o que eu quero dizer com isso é que Deus estava falando sobre algo contrário a natureza (milagre), Ele poderia está falando sobre algo que nossa mente limitada não pode compreender como em um outro caso relatado, vejamos.

Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Isaías 40:29


Aqui nos é dito que Deus multiplica as forças daqueles não que tem força, poderia ser o mesmo caso com Eva.



3) Podemos simplesmente esperar para saber o que Deus quis dizer com o versículo na eternidade, pois isso não é relevante para nossa salvação e tão pouco de interesse principal para Deus, o focus de Deus é seu Filho Jesus Cristo. Essa passagem pode está dentro da categoria das coisas em que Deus não quis revelar ao homem.

As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.
Deuteronômio 29:29



Observações.

Quando eu cheguei a essas três conclusões admito que a primeira apresentada parece ser satisfatória, mas independe de qual opção possa está certa (ou quem sabe ate as três estão errada) devemos mantar nosso focus em Cristo e não ficar gastando nosso tempo em tentar dizer algo que a Palavra de Deus não diz, independente dessas sugestões estarem certas ou erradas algo é claro, Eva não teve filhos no Éden pois todos pecaram e a morte entrou por um só homem levando a condenação de todos.

Publicado por: Matheus Santos


Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando.
Deuteronômio 4:2



































6 comentários:

  1. Olá pessoal. Até agora essa questão está ainda bastante polémica. Ainda bem que não dependemos desta resposta pra ser salvos louvado seja Deus. Mais vou compartilha algo com voces e gostaria até que o me esclarecesse. O meu marido é pastor estudou com uns teólogos que eu não conheço que ensinou pra ele sobre a criação humana que eu nunca ouvi ninguém falar, confesso que minha cabeça está fervendo e ninguém convence meu marido ao contrário, meu marido já está com 67 anos já faz anos que estudou.. Bem ele afirma que Adão não foi Deus quem criou e que Deus não colocou a mão em nada muito menos em barro ou pó que tudo Deus fez só com a palavra. Ele afirma que Adão foi criado pelo anjo Jeová e que Jeová não é Deus é (lucifer,) e que Jeová criou o mundo dele e Deus fez outro mundo e que caim si casou com a mulher que já existia feito por Deus .ele afirma também que Tudo que o velho testamento fala que o anjo Jeová fazia era só mau e Deus nunca faz o mau e que jesus nunca pronunciou o nome Jeová, então segundo ele Jeová criou o jardim do Edem e o casal ,Deus não fez nada disso. Ai minha cabeça ta fervendo. Pra meu marido quase ninguém vai ser salvo digo os crentes porque ao invés de clamar jesus grita por Jeová que e um espirito enganador e que os crentes que vivem a lei todos tem o espirito de Jeová. No novo testamento não existe está palavra Jeová.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá cara amiga, irei responder esses questionamentos da seguinte maneira. Qual a base bíblica que seu marido ou tais "teólogos" tem para fazer essas afirmações?

      Enquanto ao fato de que Jesus nunca pronunciou o nome "jeová", isso é em partes verdades, afinal de contas o nome "jeová" é uma derivação de "YHWH" nome que se dá a Deus no antigo testamento, porém o novo testamento foi escrito em grego; diferente do antigo testamento que foi escrito em hebraico. Por isso não encontraremos a palavra "jeová" no novo testamento. Quando foi feita a primeira tradução do Antigo Testamento em grego, a Septuaginta, feita entre 285 e 150 antes de Cristo, tomou-se o costume de usar “Senhor” (kurios) para indicar YHWH.

      A Bíblia usada pelos primeiros cristãos foi essa tradução grega, a Septuaginta. Portanto podemos dizer que Jesus não usou o termo “Jeová”. Para citar um exemplo, em Mateus 4,10 ele cita um texto de Deuteronômio 6,13, onde aparece YHWH, mas usa “Senhor” (Ao Senhor (Kurios) adorarás). Também em Atos 15,17 aparece outra citação do Antigo Testamento, na qual existe a palavra YHWH (O Senhor, que faz todas as coisas. - Amós 9,12) e, igualmente, não se usa Jeová, mas Senhor. Em Paulo há ainda outro texto, em Romanos 4,8, onde usa “Senhor”, citando o Salmo 32,2, que tem YHWH.

      Excluir
  2. Olá pessoal. Até agora essa questão está ainda bastante polémica. Ainda bem que não dependemos desta resposta pra ser salvos louvado seja Deus. Mais vou compartilha algo com voces e gostaria até que o me esclarecesse. O meu marido é pastor estudou com uns teólogos que eu não conheço que ensinou pra ele sobre a criação humana que eu nunca ouvi ninguém falar, confesso que minha cabeça está fervendo e ninguém convence meu marido ao contrário, meu marido já está com 67 anos já faz anos que estudou.. Bem ele afirma que Adão não foi Deus quem criou e que Deus não colocou a mão em nada muito menos em barro ou pó que tudo Deus fez só com a palavra. Ele afirma que Adão foi criado pelo anjo Jeová e que Jeová não é Deus é (lucifer,) e que Jeová criou o mundo dele e Deus fez outro mundo e que caim si casou com a mulher que já existia feito por Deus .ele afirma também que Tudo que o velho testamento fala que o anjo Jeová fazia era só mau e Deus nunca faz o mau e que jesus nunca pronunciou o nome Jeová, então segundo ele Jeová criou o jardim do Edem e o casal ,Deus não fez nada disso. Ai minha cabeça ta fervendo. Pra meu marido quase ninguém vai ser salvo digo os crentes porque ao invés de clamar jesus grita por Jeová que e um espirito enganador e que os crentes que vivem a lei todos tem o espirito de Jeová. No novo testamento não existe está palavra Jeová.

    ResponderExcluir
  3. olha gstei muito do que vc relatou nesta publicação aprendi algo que para mim era uma certeza tinha a concepção de que eva teria tido filhos antes do pecado mas este seu esclarecimento pela luz da palavra de Deus mudou tudo obrigado caro irmão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude ajudá-lo de alguma maneira nobre irmão. Deus seja contigo! Tudo para glória dEle.

      Excluir
  4. Se adão e Eva, tiveram ou não filhos antes do pecado, não cabe a nós, forcar a mente para entender, o importante é entender que depois de todas as maldades e desobediência s do homem, surge Jesus no cenário da salvação e veio para buscar e salvar o que se havia perdido, amem?

    ResponderExcluir

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.