Algumas pessoas com más intenções (especialmente os céticos) procuram atacar tanto a Bíblia quanto a nós cristãos de tudo que é maneira, e uma das maneiras que alguns encontram para fazer isso é debochando da nossa fé, eu sinceramente não entendo como algumas pessoas descem tanto o nível assim. Uma das acusações preferidas dos céticos é em dizer que nós (cristãos) acreditamos em animais que falam. Vejamos as duas passagens que eles costumam debochar tanto.
Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Gênesis 3:1,4
E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria.
E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não.
Números 22:29-30
Realmente, olhando as passagens assim fica tudo muito estranho, animais falando não é algo normal de se ver por ai, mas será que é assim mesmo que acreditamos? Na verdade não, não acreditamos em animais que falam "algo como cordas vocais", nós acreditamos em eventos sobrenaturais específicos, para entender o que de fato aconteceu devemos seguir o conselho da Bíblia;
Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.
Isaías 28:10
Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
Atos 17:11
Não podemos simplesmente pegar uma passagem isolada sem entender do que se trata ou sem levar em conta o seu contexto, devemos examinar as Escrituras e pegar um pouco aqui e um pouco ali. Vejamos agora as passagens em seus contextos e em seus significados.
E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
Apocalipse 12:9
Realmente tinha uma serpente presente naquele momento com Eva, mas não foi a serpente literalmente que estava falando com Eva, algo estava por detrás de todo aquele evento. Não era um animal que se comunicava com Eva, era um ser espiritual que estava falando através da serpente, isso é o que nós chamamos de possessão, isso acontece quando um ser da realidade espiritual se apodera se um ser do nosso mundo visível. Agora vejamos o contexto de quando a jumenta falou com Balaão.
Então o Senhor abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?
E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria.
E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não.
Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face.
Números 22:28-31
Nesse caso também não era uma jumenta falando literalmente, se tratava de um ser espiritual falando através da jumenta, o contexto de imediato é bem claro em dizer "Então o Senhor abriu a boca da jumenta", foi o próprio Deus que falou por meio da jumenta nesse caso, o contexto deixa bem claro em dizer que nem nós nem a Bíblia apoia essa ideia de animais falando, estamos falando sobre o mundo espiritual, e isso depende muito da sua cosmovisão. Os céticos estão costumando a debochar disso mas na verdade eles debocham de qualquer coisa ligada a milagres, não se trata apenas desses, se trata de qualquer um relatado pela Bíblia. Se a nossa cosmovisão for a correta, se de fato existe um Deus (como cremos fielmente que sim) então quem na verdade está sendo o deboche nessa história é o cético, pois a existência de um Deus Onipotente possibilita a superação de eventos além da natureza em casos específicos como esses, então milagres podem sim ser possíveis sem sobra de dúvidas, afinal, nossa própria existência e a existência do universo é um milagre.
E algo bem interessante pra encerrar a questão é o que encontramos no Novo Testamento a respeito do caso da jumenta e Balaão.
mas em sua transgressão foi repreendido por uma jumenta, um animal mudo, que falou com voz humana e refreou a insensatez do profeta.
2 Pedro 2:16
A Bíblia é clara em dizer que o animal era mudo no sentido de não falar como humanos, o que aconteceu em (Números 22) e (Gênesis 3) foram casos de eventos sobrenaturais específicos, a existência de Deus possibilita eventos de natureza não humanas, eventos que superam ou vão contra as leis da natureza, pois quem os realiza ou permite sua realização é o própria Criador das leis naturais.
Publicado por: Matheus Santos
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
Hebreus 11:6
Jesus respondeu: "O que é impossível para os homens é possível para Deus".
Lucas 18:27
"Precisamos entender que o cristianismo nunca será amigo deste mundo, o cristianismo sustenta o único caminho para a salvação deste mundo, eles nunca serão amigos. O cristianismo nunca irá cumprir as exigências do mundo." - Paul Washer
Vago, vago, vago. Você já pesquisou sobre as tradições judaicas, tradições essas escritas e orais...
ResponderExcluirPois bem, pesquise e comprove que é comum animais falantes nestas tradições,lembrando que a torá foi escrita por judeus e para judeus, para aquela cultura é inteligível o texto, não espiritualize o que pode ser explicado e comprovado pela história.
Faltou o camelo e a águia e dizer que a bíblia foi escrita pelos irmãos Grimm
ResponderExcluir