segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A Bíblia diz que o morcego é uma ave?

Esse ponto sobre morcegos ser aves não é algo tão problemático como parece, na verdade o problema mesmo está na pessoa em que quer desqualificar a Palavra de Deus, porque uma pessoa assim, simplesmente pega o que quer ler na Bíblia e sai dizendo um monte de besteiras desconsiderando o contexto histórico, a gramática, o simbolismo e etc. Vejamos então a grande dificuldade.

Em uma lista de espécies de aves que a Bíblia vem citando em Levítico (que também aparece em Deuteronômio), depois de citar algumas aves cita o morcego como sendo uma.

Dentre as aves, a estas abominareis; não se comerão, serão abomináveis: a águia, o quebrantosso, o xofrango,
a cegonha, a garça segundo a sua, espécie, a poupa e o morcego.
Levítico 11:13,19


Rapidamente as pessoas que criticam a Palavra de Deus pensam "opa um erro na Bíblia". E assim ignoram um fato muito importante. O que devemos ter em mente quando lemos esses versículos é a classificação biológica dos tempos bíblicos para o nosso, a classificação de morcego sendo um mamífero não existia no período em que isso foi escrito, a classificação biológica que usamos hoje é tem forte influência na separação que Lineu fez nos meados do século XVIII, portanto não foi um "erro" bíblico, foi a maneira que era visto naquela época as espécies.  

Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências; e a sua boca diz coisas muito arrogantes, adulando pessoas por causa do interesse.
Judas 1:16


Mesmo depois de uma explicação simples como essa em observar os tempos da classificação biológica atual para as que tinham nos tempos bíblico uma outra pergunta pode surgir, se a Bíblia é a Palavra de Deus então por que Deus não usou logo uma classificação que Ele sabia que seria a correta futuramente? Na verdade devemos ter em mente algumas questões para responder essa pergunta. Ninguém sabe se um dia as classificações serão alteradas ou não como já foram outras vezes, afinal a ciência não é onipotente e muito menos perfeita, ta sempre consertando os erros cometidos. Se Deus ignorasse o momento em que cada coisa foi escrita sem levar em conta o contexto cultural de cada época no qual a Bíblia foi escrita, como as pessoas dariam atenção para as Escrituras? Imagina um livro sendo escrito na época de Jesus Cristo falando de coisas que eles jamais poderiam imaginar, como tecnologias, palavras atuais, alterações biológica e etc. Ninguém daria atenção, diriam que é um livro de loucos porque não entenderiam nada, no entanto, quando Deus respeita a cultura na qual foi escrita cada livro fica de fácil entendimento e assim podendo passar para outras culturas e idiomas de maneira que pode ser ensinado. Eu não quero dizer com isso que a Bíblia não fez/faz previsões, o que eu quero dizer é que não tem porque Deus fazer previsões de coisas que Ele sabe que serão alteradas conforme o tempo, por exemplo. Quando Deus estava falando com Daniel sobre coisas que estavam porvir, Daniel não entendeu, Deus então no dialogo da uma resposta interessante para Daniel.

Então eu, Daniel, olhei, e eis que estavam em pé outros dois, um de uma banda à beira do rio, e o outro da outra banda à beira do rio.
E perguntei ao homem vestido de linho, que estava por cima das águas do rio: Quanto tempo haverá até o fim destas maravilhas?
E ouvi o homem vestido de linho, que estava por cima das águas do rio, quando levantou ao céu a mão direita e a mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente que isso seria para um tempo, dois tempos, e metade de um tempo. E quando tiverem acabado de despedaçar o poder do povo santo, cumprir-se-ão todas estas coisas.
Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso perguntei: Senhor meu, qual será o fim destas coisas?
Ele respondeu: Vai-te, Daniel, porque estas palavras estão cerradas e seladas até o tempo do fim.
Daniel 12:5-9


Ou seja, tem coisas que não há necessidade das pessoas saberem em determinado tempo pois no tempo futuro essas coisas serão reveladas para cada pessoa do seu tempo. Então não teria porque Deus revelar algo como a classificação biológica futura para aqueles homens, são coisas de certo modo desnecessárias, que serão estabelecidas conforme o seu tempo, mas Deus também fez certas revelações que estariam sendo descobertas somente no futuro.

Ele estende o norte sobre o vazio; suspende a terra sobre o nada.
Jó 26:7

Ele está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são como gafanhotos, que estende os céus como uma cortina, preparando como tenda para nela habitar
Isaías 40:22


A Bíblia não é um livro que tem proposta de ser científica mesmo falando sobre muitos fatos científicos como esses citados acima, o intuito da Bíblia é mostrar a salvação para o homem que nasce completamente morto espiritualmente para com Deus, a Bíblia apresenta a única maneira do homem ser salvo que é por meio do Deus que se fez carne para salvar a humanidade da condenação eterna, oferecendo o dom gratuito que é a vida eterna.

Publicado por: Matheus Santos

[...] guarda o depósito que te foi confiado, evitando as conversas vãs e profanas e as oposições da falsamente chamada ciência;
1 Timóteo 6:20


Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.
1 Timóteo 6:12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.