terça-feira, 4 de novembro de 2014

Deus manda atirar crianças nas pedras Salmos 137:9?

Esse é um dos grandes problemas quando se ignora o contexto e o relato histórico de um acontecimento, pude perceber que os inimigos da fé tentam de qualquer maneira desqualificar a Palavra de Deus (Bíblia), uma das táticas mais utilizáveis por eles é pegar algum versículo isolado e dizer que é assim e pronto. Vejamos agora um dos muitos versículos que é geralmente alvo dos que odeiam a fé cristã.

Feliz aquele que se apoderar de teus filhinhos, para os esmagar contra o rochedo!
Salmos 137:9


Realmente, não há sombra de dúvidas que lendo assim parece ser algo horrível de se pensar (e realmente é), mas quando levamos em conta o contexto e do que se trata as coisas se esclarecem da maneira correta. O povo de Deus tinha sido levado cativo pelos babilônicos, o salmista vem falando sobre o sofrimento do povo enquanto cativo;

Eles [Israel] ficavam chorando no cativeiro enquanto se lembravam de Jerusalém.

Às margens dos rios de Babilônia, nos assentávamos chorando, lembrando-nos de Sião.
Salmos 137:1


Os babilônicos obrigavam ao povo escolhido de Deus a cantar hinos enquanto cativos.

Nos salgueiros daquela terra, pendurávamos, então, as nossas harpas,
porque aqueles que nos tinham deportado pediam-nos um cântico. Nossos opressores exigiam de nós um hino de alegria: Cantai-nos um dos cânticos de Sião.

Como poderíamos nós cantar um cântico do Senhor em terra estranha?
Salmos 137:2-4


O povo então, mesmo naquele momento de sofrimento ainda se recordam dos bons tempos em Jerusalém, onde Deus se fazia presente.

Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, que minha mão direita se paralise!
Que minha língua se me apegue ao paladar, se eu não me lembrar de ti, se não puser Jerusalém acima de todas as minhas alegrias.

Salmos 137:5-6


Então o salmista depois de toda amargura, expressa seu desejo de justiça contra os babilônicos.

Contra os filhos de Edom, lembrai-vos, Senhor, do dia da queda de Jerusalém, quando eles gritavam: Arrasai-a, arrasai-a até os seus alicerces!
Ó filha de Babilônia, a devastadora, feliz aquele que te retribuir o mal que nos fizeste!
Feliz aquele que se apoderar de teus filhinhos, para os esmagar contra o rochedo!
Salmos 137:7-9 

O salmista ao dizer "feliz aquele que te retribuir o mal que nos fizeste!" declara logo depois "Feliz aqueles que se apoderar de teus filhinhos, para os esmagar contra o rochedo!", esse clamor do salmista e sua fala antes no versículo 8, indica que o sentimento de desejo dos que estavam cativo era que acontecesse a mesma coisa com os babilônicos, ou seja, os babilônicos tinham executado a morte dos filhos de Israel e o desejo dos cativos era que o mesmo acontecesse com eles. Devemos lembrar que na cultura antiga guerras e mortes a esse gênero não era algum incomum, e com isso, o salmista expressava o desejo que se cumprisse algo descrito no seu tempo

olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé,
queimadura por queimadura, ferida por ferida, contusão por contusão.
Êxodo 21:24-25 

Hoje em dia vivemos o tempo da Graça, o tempo da Lei já se passou, e caso uma situação como essa acontece no tempo da Graça o que o Senhor diz é.

Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo.
Eu [Jesus], porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos {maltratam e} perseguem. (Grifo meu)
Mateus 5:43-44



Então fica claro que isso nunca foi ordem de Deus, esse Salmos se refere a situação e o desejo em que o povo estava quando permanecia cativos na Babilônia.


Publicado por: Matheus Santos


Estes são murmuradores descontentes, homens que vivem segundo as suas paixões, cuja boca profere palavras soberbas e que admiram os demais por interesse.
Judas 1:16


Como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes homens de coração pervertido, reprovados na fé, tentam resistir à verdade.
2 Timóteo 3:8




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.