domingo, 10 de agosto de 2014

Filipenses 1:18 pode ser usado para justificar a pregação do Evangelho de qualquer forma ?

Tenho percebido que alguns querem "modernizar" o Evangelho de Cristo, tentam arrumar justificativa para tudo nas Escrituras, pessoas que acham que o Evangelho pode ser pregado de qualquer forma e se utilizam de certas passagens da Bíblia para "justificar" o Evangelho "modernizado", vejamos.

É verdade que alguns pregam a Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade.
Estes o fazem por amor, sabendo que aqui me encontro para a defesa do evangelho.
Aqueles pregam a Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso.
Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me,
Filipenses 1:15-18



E por isso acreditam que podem pregar o Evangelho de qualquer jeito, se utilizam especialmente do verso 18; "Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me,". Com isso, alguns deduzem que não importa a maneira que o Evangelho é anunciado, o importante mesmo é que Cristo seja anunciado independente de ser da maneira verdadeira ou falsa.


Existe uma interpretação que tenho visto muito na internet a respeito dessa passagem, essa interpretação diz resumidamente isso. Que Paulo ao ser levado aos governantes da cidade, os seus adversários (os que acusavam a Paulo ) acabavam proclamando Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, e com isso Paulo diz  "Aqueles pregam a Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso."  ou seja, os adversários na intenção de querer acusa-lo acabavam proclamando a Cristo e com isso Paulo se alegrava porque mesmo por mentira ou verdade o Evangelho acabava sendo pregado por aqueles que estavam o acusando.


Bom, eu não sou adepto dessa interpretação, e direi o por que. Creio eu que essa interpretação acaba sendo forçada demais, e também porque o texto é bem claro desdo verso 14 ao dizer  "E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor". E a continuação do contexto é; " Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade;". Ou seja, o contexto se refere a irmãos no Senhor, e Paulo continua dizendo que é verdade que alguns ( ou seja alguns irmãos)  pregam a Cristo por inveja e porfia. Não é um caso simplesmente de pessoas que ali estavam acusando Paulo perante a governantes, todo o contexto da entender que se tratavam de irmãos em Cristo. Mas então como entender tudo que foi dito ?


Entendendo o contexto

Bem, na minha interpretação o que ocorreu naquela situação foi o seguinte; Estando Paulo preso quando escrevia a carta aos Filipenses, ele estava recebendo noticias do que ocorria do lado de fora da prisão e claro inspirado pelo Espírito Santo ( 2 Timóteo 3:16 ). Nessa ocasião Paulo expressa seu sentimento em relação a está preso.

E a maioria dos irmãos, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor"  

Paulo não estava preocupado com a situação em que ele se encontrava, pelo contrário, aquilo era motivo de alegria para ele, pois ele sabia que para muitos irmãos aquilo era um motivo de fortalecimento , onde muitos iam e falavam da Palavra do Senhor com determinação e destemor das autoridades, mas Paulo também sabia que muitos não estavam em uma boa conduta, pois ele disse:

É verdade que alguns pregam a Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontadeEstes o fazem por amor, sabendo que aqui me encontro para a defesa do evangelho"  

e ele continua

mas aqueles por contenda anunciam a Cristo, não sinceramente, julgando suscitar aflição às minhas prisões"

 
E finalmente o tão usado verso,

Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me".

 
Irmãos, o que se deve entender desse versículo e baseado em todo o seu contexto, é que quando Paulo diz:

" o importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdades, Cristo está sendo pregado,"

Paulo não está aprovando o Evangelho ser pregado de qualquer maneira, o que Paulo está dizendo é o que ele vem dizendo desdo verso 15, que tinha alguns irmãos que estavam pregando a Cristo por motivos de inveja ou rivalidade, e com isso achavam que estava causando aflições a Paulo, com isso o próprio Paulo diz no verso 17

"
pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso". 

E quando chega no verso 18 em que Paulo diz "que contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira" Paulo na verdade está dizendo que aqueles irmãos ao tarem pregando a Cristo por motivos de fingimento ou verdade, eles na verdade estavam anunciado a Cristo, e é por isso que Paulo se alegra, a questão do assunto não é a mensagem que estava sendo pregada ( pois essa estava certa ) mais sim o motivo, porque a mensagem que eles estavam pregando era verdadeira, por mais que a motivação estivesse errada estavam com a mensagem verdadeira, por isso a tradução NVI traz bem a ideia correta;

Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me,
Filipenses 1:18


Ou seja, Paulo estava feliz porque a mensagem do Evangelho tava sendo pregada de maneira correta, e que por mais que os motivos dos corações de alguns irmãos fossem de inveja e rivalidade, eles estavam anunciando a Cristo; e a prova de que a mensagem era correta encontramos em diversas partes das cartas Paulinas, pois se a mensagem que tava sendo pregada não fosse o Evangelho Verdadeiro Paulo certamente não concordaria, como ele mesmo diz;


Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho
que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo.
Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!
Gálatas 1:6-8

E algo tem que ficar claro, com isso não quero dizer que o Senhor Jesus ou Paulo se agrada quando nós temos esse tipo de pensamento, de rivalidade ou inveja, por isso o próprio Paulo logo no cap 2 de Filipenses nos adverte;

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

Filipenses 2:3-5



Paulo conseguiu ver naquela situação como o Senhor é soberano e sua graça é o suficiente , pois mesmo com os más desejos dos corações de alguns ali, O Senhor continuava sendo o centro e sua Palavra permanecia fiel sendo anunciada. Portanto de loooooonge!! Paulo estava apoiando o Evangelho ser pregado de qualquer maneira, pois muitos pregadores além de não estarem com a motivação correta, também não anunciam o Evangelho da maneira que Ele é, vão com motivações totalmente erradas e pregam um Evangelho do qual não é o de Cristo, pois Jesus Cristo é a verdade ( João 14:6 ), e nada que não proceda da Verdade vem da parte de Cristo, a mentira é algo que provém daquele que só faz mentir ( João 8:44 ), Jesus Cristo é Santo, e Sua Palavra é Santa! Chega a ser lamentável só de imaginar que alguém possa pensar que as Escrituras podem ser pregada de qualquer maneira, o que é puro não pode ser anunciado de qualquer forma, todas as coisas me são lícitas mas nem todas convém. Paulo, um homem de Deus que conseguiu ver o que realmente importava naquela situação, pois ele não estava olhando para o homem, ele estava olhando para Cristo que sempre era anunciado.



Considerações finais: Não somos hipócritas, sabemos que existe o Joio e o trigo dentro da Igreja de Jesus Cristo, em todo lugar independente de qual seja sempre haverá pessoas com boas e más intenções, mas, chegará o dia em que o Senhor fará a separação daqueles que realmente o servem de coração e daqueles que são lobos devoradores que aparecem vestidos de ovelhas (Mateus 7:15-27). Até mesmo o próprio Paulo sabia que existe pessoas "infiltradas" no meio dos filhos de Deus genuínos (Atos 20: 22-35).

Publicado por: Matheus Santos

E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.
Romanos 16:17-18


Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,
Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.
1 Timóteo 6:3-5







6 comentários:

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.