domingo, 3 de agosto de 2014

O Dilúvio e a vida de Noé

O Dilúvio dos tempos de Noé é um dos assuntos bíblicos que mais geram dúvidas na cabeça das pessoas ao lerem a Bíblia e um dos pontos preferidos dos céticos , a abordagem será feita em dois pontos apenas;  a "suposta injustiça" de Deus com o povo daquela época em trazer o Diluvio sobre a terra, e a vida de Noé.

Bom, devemos ter em mente que o propósito de Deus jamais é aniquilar pessoas, Deus sempre procura a reconciliação antes de qualquer ato de punição, diferente de outras punições feitas por Deus, o Dilúvio foi de uma proporção maior porque Deus agi de acordo com o acontecimento, o Dilúvio venho sobre toda a terra porque toda terra estava agindo de maneira cruel, vejamos como ela estava.

A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.
E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
Gênesis 6:11-12


Não se tratava apenas de uma situação específica de um local, era toda a Terra que estava contaminada, porque se assim não fosse, Deus trataria as coisas de um modo diferente, assim como ele fez com Sodoma e Gomorra dizendo que se houvesse poucos justos ali livraria a cidade da punição (Gênesis 18:20-33).

No tempo do Dilúvio não foi diferente, se houvesse justos ali Deus com certeza os livraria porque Deus é Justo, e assim a justiça foi feita com Noé e sua geração Deus poupou os justos perante toda a contaminação em que a terra estava.

Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.
Gênesis 6:8-9


Devemos ter em mente que Deus jamais faz qualquer coisa sem antes avisar diversas vezes;

Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.
Amós 3:7

E era isso que sempre era apresentado, pois semelhante ao Novo Testamento aquelas pessoas resistiam a salvação e a reconciliação com Deus o mesmo caso ocorrendo em toda história.

Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.
Atos 7:51


Exatamente como nos tempo de Noé o Espírito de Deus contendia com aqueles homens, mas eles preferiam mais as trevas do que a luz,

Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; [ . . . ]
Gênesis 6:3


Deus foi muito claro em dizer que ele não contenderia com a humanidade para sempre, Deus estava constantemente lutando com a humanidade para que eles parassem com toda violência e todo tipo de corrupção. E não pense que Deus não deu tempo, pois Deus deu muitíssimo tempo para que a terra pudesse se arrepender.


[ . . . ] quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;
1 Pedro 3:20


O dicionario nos diz,

Significado de Longanimidade
s.f. Característica ou qualidade de quem tem grandeza de ânimo; de quem aceita de modo firme e corajoso as adversidades a favor de outrem; generoso; bondoso.

P.ext. Paciência para suportar as ofensas dos outros ou os próprios sofrimentos; generosidade, magnanimidade.

(Etm. do latim: longanimitas.atis)



E a verdade de que Deus insistia para que aquele povo viesse ao arrependimento é algo claro em muitas partes da Bíblia, vejamos.



E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregador da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;
2 Pedro 2:5



Noé era pregador da justiça, certamente insista muito para que aqueles homens parassem de cometer as práticas malignas em qual estavam, pois eles estavam em uma vida de corrupção e violência. Deus jamais tem desejo ou prazer na morte do ímpio, e tão pouco se agradou de ter trazido o Dilúvio sobre a terra,

Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?
Ezequiel 18:23

O desejo do Senhor é que todos cheguem ao pleno conhecimento da Verdade, não que ninguém morra.

Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei.
Ezequiel 18:32

Portanto Deus foi plenamente Justo, dando diversas chances para o povo porém eles não queria saber de Deus, e tão pouco queriam deixar suas práticas malignas, então Deus não teve outra solução a não ser trazer o Dilúvio sobre a terra, assim poupando somente os justos, os que estavam separados da violência e corrupção.


A vida de Noé


Algo tem que ficar claro, Noé juntamente com sua família foram poupados pelos seus atos de fé, isso ocorreu porque eles se mantiveram separado de toda violência e corrupção que se encontrava na terra, Noé se reservou para Deus, preferindo assim não se misturar com a maneira em que a terra estava. Noé assim como qualquer ser humano da época do Dilúvio era um pecador, isso é um fato visto após o Dilúvio quando ele caiu na embriaguez
(Gênesis 9:2).

Ainda sim, Noé mesmo tendo errado não deixou de ser um homem de Deus, nem de perder suas qualidades, As Escrituras nos dizem;

Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.
Lucas 5:32

Após a queda de Adão o pecado entrou no mundo (Romanos 5:12), com isso todos nós estamos destituídos da Glória de Deus (Romanos 3:2), e carecemos dessa glória em nossas vidas, isso não foi diferente com Noé,

Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
Gênesis 6:8

Deus nos chama mesmo sabendo que somos falhos e pecadores, e quando aceitamos sua salvação em nossas vidas, nós somos conduzidos a se permitir a andar com Deus, dessa forma mesmo com nossas falhas somos chamados a uma vida de santificação, com isso eu quero dizer que somos chamados a viver uma vida como Noé. Noé não deixou de ser um pecador, mais vivia uma vida de santificação; mesmo quando toda a terra se encontrava em violência e corrupção, Noé se manteve separado de todos esses atos cruéis. Podemos perceber na vida de Noé características das quais Deus deseja para todos nós.

Um homem que andava com Deus.

Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus
Gênesis 6:9

Um homem que obedecia a Deus.

Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.
Gênesis 6:22


Com isso Noé foi gratificado ao obedecer o chamado de Deus, pois sua obediência ao chamado de Deus lhe poupou do Juízo Divino ao trazer o Dilúvio sobre a terra.

Um homem que foi lembrado por Deus

E lembrou-se Deus de Noé, e de todos os seres viventes, e de todo o gado que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas.
Gênesis 8:1

foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
Hebreus 11:7

Dessa maneira podemos ver que a vida de Noé era uma vida santa mesmo sendo esse pecador, e essa é a vida que Deus deseja para toda humanidade mesmo sabendo que essa é falha. E para aqueles que aceitarem e desejam a salvação de Deus para assim viverem uma vida santa, Deus através de seu Filho Jesus Cristo nos promete termina a obra que Ele começou, toda a perversidade e sofrimento será um dia completamente acabado na terra, e isso conosco também, pois a salvação de Deus vai muito mais além do que podemos imaginar, onde ate mesmo nós (aqueles que assim quiserem) teremos nossos corpos transformados e a maldade não existirá nem mesmo em nosso intimo.

Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;
Filipenses 1:6

Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.

Filipenses 3:20-21


Enquanto isso nós que já estamos nessa caminhada, podemos dizer que vivemos como nos dias de Noé, pois quando Noé anunciava ao povo que um Dilúvio viria sobre a terra, o povo certamente ria e escarnecia dele, pois parecia tudo normal e bem, todos viviam em suas práticas repugnantes e achavam que nada iria intervir e fazer com que eles parecem com seus atos. Hoje semelhante a isso muitas pessoas zombam quando anunciamos a volta do Senhor Jesus Cristo, como nos dias de Noé acham que nada irá intervir no mundo como está hoje,

E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.
Mateus 24:37-39


Pois vai ser exatamente assim que vai ocorrer, Deus tem avisado e anunciada de diversas maneiras, muitos zombam, riem, e acham que nada vai acontecer, mas assim como nos dias de Noé " E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos,"

Nada do que acontecesse hoje pode surpreender a quem caminha com Deus, pois todas essas coisas já nos foram avisadas a séculos atrás,

Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero;
Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador.
Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências,
E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.
Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste.
Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio,

Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.
2 Pedro 3:1-7


Irmãos, não se deixem levar nem serem moldados pelo mundo, pois se o Senhor ainda não voltou é porque sua graça e seu amor é incondicional, Ele não quer que ninguém se perca seu desejo é de que todos cheguem ao Seu conhecimento.

Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
2 Pedro 3:8-9


Maranata!! Senhor Jesus. Aguardamos por esse dia em que o Justo Juiz julgará toda terra!!

Publicado por: Matheus Santos



E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.
Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.
Judas 1:14-16


Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;
Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
Atos 17:30-31






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.