sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Deus endureceu o coração de Faraó ?

Esses são assuntos que geram bastante confusão na cabeça das pessoas, afinal, o que realmente aconteceu? Há passagens em que é dito que Deus endureceu o coração de Faraó e outras que o próprio Faraó endureceu seu próprio coração. Pra entrarmos nesse assunto é necessário analisar muitos pontos da Bíblia para se entender perfeitamente o que ocorreu, adianto logo que os dois fatos são verdadeiros , Deus endureceu o coração de Faraó e Faraó endureceu seu próprio coração.


Israel teve o privilégio de ser escolhido como primícias do povo de Deus, mais esse povo estava sendo mantido escravo por Faraó, então Deus chama Moisés (Êxodo 3) para que esse fosse ser seu porta voz perante Faraó, Deus da instruções para Moisés de como ele deveria agir e falar perante o povo e Faraó. Moisés já sabendo que o povo não acreditaria nele ele pergunta ao Senhor,

Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu.
Êxodo 4:1

E o Senhor sabendo que se tratando de uma região onde havia o politeísmo , ele diz a Moisés,

E o Senhor disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara.
E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela.
Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão;
Para que creiam que te apareceu o Senhor Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.
Êxodo 4:2-5

O Senhor então para que o povo pudesse crer que Ele era o Deus dos deuses decide dar um sinal para o povo, e o Senhor enfatiza quem Ele era perante todos os deuses politeísta "
o "Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Então o Senhor continua caso não cressem no primeiro sinal mais sinais iriam ser demonstrados,

E disse-lhe mais o Senhor: Põe agora a tua mão no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a neve.
E disse: Torna a por a tua mão no teu seio. E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne.
E acontecerá que, se eles não te crerem, nem ouvirem a voz do primeiro sinal, crerão à voz do derradeiro sinal;
E se acontecer que ainda não creiam a estes dois sinais, nem ouvirem a tua voz, tomarás das águas do rio, e as derramarás na terra seca; e as águas, que tomarás do rio, tornar-se-ão em sangue sobre a terra seca.
Êxodo 4:6-9

Moisés volta ao Egito e faz o que o Senhor lhe disse perante o povo,

E disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo.
Êxodo 4:21

Então foram Moisés e Arão, e ajuntaram todos os anciãos dos filhos de Israel.
E Arão falou todas as palavras que o Senhor falara a Moisés e fez os sinais perante os olhos do povo.
E o povo creu; e quando ouviram que o Senhor visitava aos filhos de Israel, e que via a sua aflição, inclinaram-se, e adoraram.
Êxodo 4:29-31

Moisés e Arão continuam seguindo as instruções do Senhor e agora vão a Faraó,

E depois foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.
Mas Faraó disse: Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir Israel.
E eles disseram: O Deus dos hebreus nos encontrou; portanto deixa-nos agora ir caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao SENHOR nosso Deus, e ele não venha sobre nós com pestilência ou com espada.
Êxodo 5:1-3

E aqui novamente sendo visto como aquela região era, Faraó perguntou quem era o Senhor que disse essas coisas, Moisés e Arão sabendo também como o politeísmo era um fato na região, onde tinham magos, feiticeiros e diversos deuses, enfatizaram bem que eles estavam vindo da parte do Deus dos hebreus. Faraó não gostando da situação sendo ele muito mal, ordena que seus capatazes fossem punir o povo porque o povo estava adorando ao Deus dos hebreus,

Então saíram os exatores do povo, e seus oficiais, e falaram ao povo, dizendo: Assim diz Faraó: Eu não vos darei palha;
Ide vós mesmos, e tomai vós palha onde a achardes; porque nada se diminuirá de vosso serviço.
Então o povo se espalhou por toda a terra do Egito, a colher restolho em lugar de palha.
E os exatores os apertavam, dizendo: Acabai vossa obra, a tarefa de cada dia, como quando havia palha.
E foram açoitados os oficiais dos filhos de Israel, que os exatores de Faraó tinham posto sobre eles, dizendo estes: Por que não acabastes vossa tarefa, fazendo tijolos como antes, assim também ontem e hoje?
Por isso, os oficiais dos filhos de Israel, foram e clamaram a Faraó, dizendo: Por que fazes assim a teus servos?
Palha não se dá a teus servos, e nos dizem: Fazei tijolos; e eis que teus servos são açoitados; porém o teu povo tem a culpa.

Mas ele disse: Vós sois ociosos; vós sois ociosos; por isso dizeis: Vamos, sacrifiquemos ao Senhor.
Êxodo 5:10-17

O povo então foi se queixar com Moisés e Arão (Êxodo 5:20,21), Moisés logo apos ter ouvido o povo foi ao encontro do Senhor pois o povo tinha sido punido por seus sacrifícios oferecidos a Deus (Êxodo 5:22,23). Então o Senhor fala com Moisés e promete o livramento dos Israelitas (Êxodo 6:1-8), mais o povo estava tão angustiado pela escravidão que nem deram ouvidos (Êxodo 6:9). Deus então vendo a aflição do seu povo manda Moisés novamente perante Faraó,

Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.
Êxodo 7:1

Deixe-me explicar rapidamente o que Deus quis dizer ao falar "Eis que te tenho posto por deus", Deus ao dizer isso não deu nenhum tipo de "poder divino" a Moisés, Moisés era homem e continuo sendo homem, o termo que em hebraico é "Elohim" deuses, se refere a certas coisas dependendo da situação, pode se referir a:

a) Ao Deus verdadeiro e único (Gêneses 1:1)
b) A autoridades humanas que possuem um certo governo sobre outros humanos da parte de Deus, como juízes (Salmos 82:2,6)
c) A anjos (Salmos 8:5)
d) A deuses pagãs (Gêneses 31:30; 1 Reis 18:24)

Isso porque a palavra "Elohim" é de uso polissêmico, portanto Moisés foi falar com uma autoridade vinda da parte de Deus (Êxodo 4:16), não que ele tivesse se transformado em Deus. Continuando o assunto, Moisés ao ter ido a Faraó mostrou milagres vindo da parte de Deus para que Faraó pudesse crê no Senhor e assim libertasse o seu povo, mas Faraó estava com seu coração duro e se recusava a deixar o povo ir,

Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha falado.
Então disse o Senhor a Moisés: O coração de Faraó está endurecido, recusa deixar ir o povo.
Êxodo 7:13-14

E o Senhor continuar, demonstrando outras maravilhas perante Faraó mais não adiantava;

Porém os magos do Egito também fizeram o mesmo com os seus encantamentos; de modo que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito.
Êxodo 7:22

Então o Senhor fala com Moisés para alertar a Faraó que pragas cairiam no Egito por ele não atender o seu pedido  (Êxodo 8:1-7), e quando a segunda praga caiu sobre o Egito Faraó aparentemente resolveu atender o pedido do Senhor (Êxodo 8:8) , Moisés confiando em Faraó atendeu o seu pedindo, mais quando Faraó viu que a segunda praga tinha cessado ele obstinou-se em seu coração e voltou atrás com sua palavra,

Vendo, pois, Faraó que havia descanso, endureceu o seu coração, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito.
Êxodo 8:15

E as pragas vão se passando, e outras pragas vindo e Faraó continuando mesmo jeito,

E Faraó enviou a ver, e eis que do gado de Israel não morrera nenhum; porém o coração de Faraó se endureceu, e não deixou ir o povo.
Êxodo 9:7

E o Senhor decide falar com Faraó novamente, e aqui nos revelará muitas coisas.

Porém o Senhor endureceu o coração de Faraó, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito a Moisés.
Então disse o Senhor a Moisés: Levanta-te pela manhã cedo, e põe-te diante de Faraó, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva;
Porque esta vez enviarei todas as minhas pragas sobre o teu coração, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, para que saibas que não há outro como eu em toda a terra.
Porque agora tenho estendido minha mão, para te ferir a ti e ao teu povo com pestilência, e para que sejas destruído da terra;
Mas, deveras, para isto te mantive, para mostrar meu poder em ti, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
Tu ainda te exaltas contra o meu povo, para não o deixar ir?

Êxodo 9:12-17

Depois que outra praga cai sobre o Egito, Faraó como da outra vez decide pedir que cessassem as pragas, e ainda admiti algo que ele deveria ter feito muito antes e bem revelador,

Então Faraó mandou chamar a Moisés e a Arão, e disse-lhes: Esta vez pequei; o Senhor é justo, mas eu e o meu povo ímpios.
Orai ao Senhor (pois que basta)
 para que não haja mais trovões de Deus nem saraiva; e eu vos deixarei ir, e não ficareis mais aqui.
Êxodo 9:27-28

Faraó finalmente revela que ele era culpado, tanto ele quando todo seu povo mas como da outra vez quando Faraó vê que as pragas cessaram ele volta atrás com sua palavra,

Vendo Faraó que cessou a chuva, e a saraiva, e os trovões, pecou ainda mais; e endureceu o seu coração, ele e os seus servos.
Assim o coração de Faraó se endureceu, e não deixou ir os filhos de Israel, como o Senhor tinha dito por Moisés.
Êxodo 9:34-35

E o Senhor continua a mandar Moisés ir a Faraó.

Depois disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó, porque tenho endurecido o seu coração, e o coração de seus servos, para fazer estes meus sinais no meio deles,
E para que contes aos ouvidos de teus filhos, e dos filhos de teus filhos, as coisas que fiz no Egito, e os meus sinais, que tenho feito entre eles; para que saibais que eu sou o Senhor.
Assim foram Moisés e Arão a Faraó, e disseram-lhe: Assim diz o Senhor Deus dos hebreus: Até quando recusarás humilhar-te diante de mim? Deixa ir o meu povo para que me sirva;
Porque se ainda recusares deixar ir o meu povo, [ . . . ]
Êxodo 10:1-4

Deus então pergunta a Faraó ate quando ele iria continuar com isso, Faraó já tinha presenciado diversos sinais e pode ver quão Grande é o Deus dos hebreus, e assim provando pra ele o que o próprio Deus diz para que saibais que eu sou o Senhor. Nem mesmo os servos de Faraó estavam aguentando mais a situação (Êxodo 10:7).

E agora algo que já foi visto duas vezes, Faraó agora parece que se arrependeu e finalmente decide obedecer a vontade de Deus,

Então Faraó se apressou a chamar a Moisés e a Arão, e disse: Pequei contra o Senhor vosso Deus, e contra vós.
Agora, pois, peço-vos que perdoeis o meu pecado somente desta vez, e que oreis ao Senhor vosso Deus que tire de mim somente esta morte.

E saiu da presença de Faraó, e orou ao Senhor.
Então o Senhor trouxe um vento ocidental fortíssimo, o qual levantou os gafanhotos e os lançou no Mar Vermelho; não ficou um só gafanhoto em todos os termos do Egito.

Êxodo 10:16-19

Quando tudo, parecia estar resolvido, vejamos o que acontece.

O Senhor, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel.
Êxodo 10:20

Então mais pragas caem sobre o Egito, e Faraó ao chamar Moisés disse,

Então Faraó chamou a Moisés, e disse: Ide, servi ao Senhor; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças.
Moisés, porém, disse: Tu também darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao Senhor nosso Deus.
E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar, para servir ao Senhor nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao Senhor, até que cheguemos lá.
Êxodo 10:24-26

Quando novamente tudo parece estar resolvido algo acontece.

O Senhor, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não os quis deixar ir.
E disse-lhe Faraó: Vai-te de mim, guarda-te que não mais vejas o meu rosto; porque no dia em que vires o meu rosto, morrerás.
Êxodo 10:27-28

E Deus anuncia a Moisés a ultima praga (Êxodo 11:1-10), e Moisés anuncia ao povo o que eles deveriam fazer quando a praga viesse sobre o Egito (Êxodo 12:21-28). E a praga vem sobre o Egito (Êxodo 12:29-36), e o povo finalmente é liberto do Egito (Êxodo 12:37-51).

Quando tudo finalmente estava ocorrendo bem, nos é dito na Bíblia.

Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar.
Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou.
E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o Senhor. E eles fizeram assim.
Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus servos contra o povo, e disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir a Israel, para que não nos sirva?
Êxodo 14:1-5

Podemos perceber que Deus interviu em alguns momentos em que Faraó pareceu ceder a sua ordem.


Entendendo o endurecimento do coração de Faraó.

Afinal, o que ocorreu? Por que Deus interviu em alguns momentos na escolha de Faraó?

Alguns versículos são chaves para entendermos o que ocorreu com Faraó.

Depois disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó, porque tenho endurecido o seu coração, e o coração de seus servos, para fazer estes meus sinais no meio deles,
Êxodo 10:1

Mas, deveras, para isto te mantive, para mostrar meu poder em ti, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
Êxodo 9:16

Algo que fica muito claro é intenção do Senhor em demonstrar o seu poder e suas maravilhas, mostrando para Faraó que é Ele que tem toda autoridade, que somente Ele pode salvar e fazer o que bem entende. Faraó passou a entender isso.

Então Faraó mandou chamar a Moisés e a Arão, e disse-lhes: Esta vez pequei; o Senhor é justo, mas eu e o meu povo ímpios.
Orai ao Senhor (pois que basta) para que não haja mais trovões de Deus nem saraiva
; e eu vos deixarei ir, e não ficareis mais aqui.
Êxodo 9:27-28

Faraó então já mudou totalmente o seu tratamento, pois ele antes não temia o Deus dos hebreus e não admitia o seu erro, ele achava que ele é quem tinha todo poder de fazer o que bem queria, ele passou a reconhecer que ele pecou, e que o Senhor é Justo e o povo dele era totalmente corrupto, que somente o Deus Abraâmico tinha Toda autoridade. Foi necessário que Faraó reconhecesse que somente Deus é quem possui toda majestade. 

Quando olhamos na Bíblia as vezes em que o Senhor endureceu o coração de Faraó (Êxodo 9:12; 10:1,20,27 e 11:10), o que Deus fez  foi realmente isso, mais não da maneira como alguns pensam em que Deus fez isso "porque tava afim", o que Deus foi;

Acrescenta iniqüidade à iniqüidade deles, e não entrem na tua justiça.
Salmos 69:27

Deus na verdade ao endurecer o coração de Faraó só fez revelar algo que ele pretendia ou já tinha no coração, Faraó achava que poderia ser mais inteligente do que Deus, como das vezes em que ele aparentemente tinha se arrependido e logo depois voltou atrás, na verdade esse foi sempre o desejo e a intenção de Faraó, e por isso o Senhor manteve ele de pé, para que a Glória de Deus fosse mostrada através de Faraó, ele não podia esconder os desejos de seu coração para Deus, Deus sabia o que ele já tinha em mente e por isso fez com que a iniquidade dele fosse revelada, despertando o desejo que ele já tinha.

Mas, deveras, para isto te mantive, para mostrar meu poder em ti, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
Êxodo 9:16

Deus só faz uma pessoa ser vaso de ira quando a pessoa assim deseja, de que maneira?

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
Romanos 1:18-19

Sabe o que isso quer dizer? Foi exatamente o que aconteceu com Faraó, TUDO o que de Deus se pode conhecer Deus lhe manifestou, Deus lhe fez diversas maravilhas e sinais (mesmo não tendo obrigação nenhuma disso porque Ele é Deus), Deus mostrou sua autoridade em mandar e cessar as pragas, TUDO que de Deus se precisava ver foi apresentado a Faraó, só que Faraó estava detendo a verdade e por isso a ira de Deus caiu sobre ele, que verdade é essa ? 

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Romanos 1:21

Faraó não apenas sabia quem era Deus, ele sabia quem era o único Deus verdadeiro, ele não quis se voltar a Deus nem o glorificar para que assim se achasse paz antes ele preferiu seguir os desejos do seu coração e acabou caindo em trevas, pois somente em Deus podemos encontrar a verdadeira bondade, afinal Ele é a fonte de toda ela, se nós começássemos a seguir nossos corações corruptos a nossa sentença será cair em ruínas pois não teremos nenhum fundamento a ser seguido, apenas os desejos carnais de nossos corações (Marcos 7:21-23).

Por isso Deus fez que se manifestasse o verdadeiro desejo do coração dele.

Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Romanos 1:24-25

Deus entregou Faraó aos próprios desejos de seu coração, ele tentou mudar a verdade de Deus em mentira ao ver os sinais de Deus por meio de Moisés e Arão; Faraó fez isso ao chamar os magos para tentar omitir o poder de Deus mudando assim a verdade em mentira e acabou acreditando nos magos que são criatura ao invés do Criador.

E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.
Romanos 1:28-32

Isso é algo que acontece não somente naqueles tempos, hoje no nosso século XXI acontece muito isso, pois Deus tem se revelado para as pessoas, e há pessoas que sabem e compreende as formas que Deus se revela a elas e ainda sim o negam.

Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
Romanos 1:20


Tudo o que aconteceu Deus já sabia e tinha sido profetizado (Êxodo 3:19,20), pois Deus é onisciente e nenhum de seus planos podem ser frustados, Deus sabe do fim antes mesmo do começo. Deus no seu pleno conhecimento quis nos deixar e mostrar exemplos do que aconteceu mesmo já sabendo o que iria acontecer antes, cada detalhe e acontecimento o Senhor fez questão de retratar, para nós olharmos o seu agir e o seu conhecer, para que então finalmente possamos decidir qual caminho queremos seguir.

Publicado por: Matheus Santos


Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,
1 Tessalonicenses 5:9


Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.
Isaías 55:6-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.