domingo, 19 de outubro de 2014

Por que orar a Deus se Ele já sabe o que precisamos antes mesmo de orar?

Tenho visto ultimamente algumas pessoas perguntando algo bem interessante, se Deus é onisciente, por que devemos orar a Deus pedindo algo que Ele já sabe que precisamos? Essa pergunta geralmente parte de não-cristãos, pude perceber uma quantidade muito pequena de cristãos com esse questionamento em quase todas as vezes que essa pergunta aparece vem de alguém que não nasceu de novo, com isso é normal entender porque algumas pessoas se fazem essa pergunta, coisas espirituais são tratadas espiritualmente (João 3:1-12).

Em primeiro lugar, isso não é algo novo ou contrário a Bíblia pois o próprio Jesus Cristo bem sabia disso e nos disse;

Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
Mateus 6:8


Partindo desse ponto, o pressuposto de que a onisciência de Deus é contrária ao que algumas pessoas entendem por onisciência já é errada, pois da mesma maneira que sabemos que Deus sabe o que precisamos antes de pedir o Senhor Jesus sabia e confirmou isso. Então a ideia não é contrária a Bíblia, pelo contrário, é confirmado por ela.

Mas isso não resolve o problema do motivo pelo qual Deus faz com que nós oremos mesmo o próprio sabendo o que precisamos. A questão é que as pessoas não entendem a perspectiva de Deus em relação aos assuntos, muitas pessoas tem a tendência de querer colocar a Deus no mesmo patamar que o nosso, mas Deus não é criatura Ele é Criador. Vejamos agora somente alguns dos motivos pelo qual Deus faz com que nós oremos a Ele mesmo Ele sabendo o que precisamos.

1) Deus faz com que nós oremos a Ele para desenvolver nossa humildade, isso mesmo que você leu, imagina Deus dando algo mesmo sabendo que precisamos sem que nós entremos em oração pedindo a Ele? O que iriamos aprender com isso? Absolutamente nada, estaríamos é fazendo de Deus uma espécie de "gênio da lampa" coisa que Ele não é , e não estaríamos tirando lição moral nenhuma disso, no entanto, quando pedimos a Deus aprendemos o ato de sermos humildes, pois com isso aprendemos que nós somos dependentes de Deus e aplicamos isso no nosso dia-a-dia, de que maneira? Aplicamos isso com as pessoas, porque se de fato aprendemos a ser humildes com Deus aprendemos a ter humildade em pedir algo quando necessitamos para alguma pessoa, devemos ser humildes em pedir algo quando estamos necessitando, não devemos ser pessoas mesquinhas esperando que as coisas "caiam do céu" quando Deus já nos deixou diversas instruções para situações como essa.

De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?
Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia
e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?

Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.
Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.
Tiago 2:14-18


2) Se nós não pararmos para pedir a Deus como iremos saber que a resposta venho dEle? Imagina que eu estou precisando muito de algo e não peço a Deus que Ele intervenha no assunto para me ajudar (se assim for da vontade dEle), de repente o que eu estava precisando acontece, e aí? Então como poderia saber se venho de Deus ou não? Toda glória que deveria ser dada a Deus por Ele ter assim me atendido em oração acaba sendo dada pra uma pessoa da qual Deus usou para me ajudar. Então precisamos pedir para receber a confirmação da parte de Deus.

Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.
Isaías 42:8


4) Nós aprendemos a ser pessoas perseverantes não somente em oração como em nosso dia-a-dia, vejamos uma parábola relatada na Bíblia.

Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.
Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens.
E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente a ele, suplicando-lhe: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário’.
"Por algum tempo ele se recusou. Mas finalmente disse a si mesmo: ‘Embora eu não tema a Deus e nem me importe com os homens,esta viúva está me aborrecendo; vou fazer-lhe justiça para que ela não venha me importunar’ ".
E o Senhor continuou: "Ouçam o que diz o juiz injusto.
Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar?

Eu lhes digo: ele lhes fará justiça, e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra? "
A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, [...]
Lucas 18:1-9


Nessa parábola o Senhor nos ensina que devemos ser pessoas perseverantes em nossas orações, não devemos desanimar nem parar, devemos continuar em espírito de oração independente da demora ou da resposta de Deus. Com isso podemos tirar proveito também para o nosso dia-a-dia aprendendo que devemos ser perseverantes em nossas lutas e problemas, pois a viúva conseguiu o que queria graças a perseverança dela e é assim que devemos ser em relação a nossa vida. Devemos lutar e não desistir de nossas conquistas segundo a vontade de Deus.

3) As pessoas que não nasceram de novo acham que Deus é algum tipo de "gênio da lampada" como já foi dito acima, Deus não é obrigado a fazer a vontade de ninguém em oração, Deus nos atende conforme a sua vontade porque é a melhor e perfeita, essa ideia de que Deus faz ou atende o que pedimos vai totalmente contrário o que Deus nos ensinou;

Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.
João 15:7


Olhe bem atentamente para o versículo, o Senhor nos diz que nós receberíamos qualquer coisa se permanecemos nEle e enquanto permanecemos nEle receberíamos, mas onde Cristo permanecia? No Pai! E o que Cristo dizia a respeito do pai quando estava em oração? 

Ele se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar:
"Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua".
Lucas 22:41-42


Portando quando oramos devemos pedir para que Deus faça segundo a vontade dEle, foi isso que Jesus nos ensinou na oração modelo, Ele nos deixou uma oração para que possamos entender os assuntos principais do qual devemos pedir em oração, não é que não devemos orar por outras coisas, devemos orar por qualquer coisa e por tudo, o que estou dizendo é que Jesus nos deixou um modelo para saber a base da oração.

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
Mateus 6:9-15



Observações.

Então quando alguém pergunta o motivo pelo qual nós (cristãos) oramos a Deus pedindo algo que Ele já sabe, fica muito mais simples de responder a essa questão, certamente eu não disse o motivo principal pelo qual oramos que é o focus central. A oração é a única maneira que podemos manter um relacionamento com Deus, em espírito de oração, essa é a principal causa da oração; não abordei esse assunto porque não faz parte da pergunta necessariamente. Portanto quando oramos a Deus é para nos relacionar com Ele, é para nos tornar pessoas humildes, quando oramos a Deus é para recebermos a confirmação de uma oração, quando oramos a Deus é para aprender a perseverar e entender que nessa vida tudo o que queremos temos que correr atrás e etc.


Publicado por: Matheus Santos


Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
Efésios 3:20


Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve.
1 João 5:14


3 comentários:

  1. Estava agora a ler exatamente este texto e estava à esperava que Deus me desse uma resposta positiva a um pedido que Lhe tinha feito, mas decidi esperar e recebi um telefonema com a notícia que tanto desejava.
    Graças a Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus sempre se mantendo fiel conosco. Glória a Deus!

      Excluir
    2. Tua fé te onrou, e o senhor contemplou e te abencoou

      Excluir

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.