domingo, 26 de outubro de 2014

O destino dos seres humanos são iguais aos dos animais Eclesiastes 3:19,20?

Uma confissão particular que faço é, se em algum dia eu já fui adepto da doutrina do sono da alma esses 2 versículos foram os grandes responsáveis, certamente esses versículos são a premissa de qualquer defensor da doutrina do sono da alma, porém esses versículos assim como quase todos os outros são interpretados de maneira isolada e ignorando tudo que a Bíblia fala a respeito do assunto, vejamos.

Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.
Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.

Eclesiastes 3:19-20



Esse versículo parece "o tiro de misericórdia" em cima de qualquer defensor da imortalidade da alma, porque a principio parece que ele diz tudo que não queremos, homens e animais com o mesmo fôlego de vida e com o mesmo destino. Como já foi dito em outra postagem, o livro de Eclesiastes tem como objetivo central falar da vida no ponto de vista terrestre, somente no final é que Salomão começa a deixar as coisas na óptica espiritual mais claras.

Homens e animais tem semelhanças em diversas coisas.

Ambos morrem.
Ambos tem corpos corruptíveis.
Ambos voltam ao pó.
Ambos não tem controle sobre a morte.

Só que todas essas semelhanças que o homem tem com os animais somem após a morte, pois depois da morte tudo muda para o homem. A Bíblia não cita ressurreição de animais, cita apenas a do homem (João 5:28,29 ; Atos 24:15), nenhum animal na bíblia pode dizer "Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor;"  a corrupção que homem e animais tem em comum depois da morte desaparecem, pois o homem salvo em Cristo ganhará um corpo incorruptível e não voltará mais ao pó (1 Coríntios 15:51-54), o homem não morrerá mais (1 Coríntios 15:26) e etc. Então como entender os versículos de Eclesiastes?

Pode parecer cansativo isso, só que é necessário ta sempre dizendo, o objetivo central do livro de Eclesiastes é falar sobre a condição humana na óptica terrestre, vamos pegar todo o contexto até chegar aos versículos 19 e 20 de Eclesiastes 3.

Fiz para mim obras magníficas; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas.
Fiz para mim hortas e jardins, e plantei neles árvores de toda a espécie de fruto.
Fiz para mim tanques de águas, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores.
Adquiri servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e ovelhas, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém.
Amontoei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens; e de instrumentos de música de toda a espécie.
E fui engrandecido, e aumentei mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria.
E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho.
E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol.
Eclesiastes 2:4-11


Salomão vem falando de sua vida, ele teve tudo que os seus olhos desejam, fez várias e várias coisas que muitas pessoas desejam,  mas no final de tudo ele chegou a conclusão de que tudo isso era apenas vaidade. E ele continua.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Tenho visto o fardo que Deus impôs aos homens.
Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.
Eclesiastes 3:1,10-11

Salomão depois de declarar que tinha tudo que desejava e chegar a conclusão de que tudo era vaidade, ele passa a contemplar a sabedoria (Eclesiastes 2:12,13), passa a entender que as coisas tem um propósito maior do que apenas ter tudo que se deseja para o conforto na vida terrena (Eclesiastes 3:1), e por inspiração divina nos revela que Deus pôs um desejo no coração de todo homem pela eternidade mesmo esse não conseguindo compreender plenamente o que Deus fez (Eclesiastes 3:11). E ele continua.

Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive.
Descobri também que poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho, é um presente de Deus.
Sei que tudo o que Deus faz permanecerá para sempre; a isso nada se pode acrescentar, e disso nada se pode tirar. Deus assim faz para que os homens o temam.
Aquilo que é, já foi, e o que será já foi anteriormente; Deus investigará o passado.
Descobri também que debaixo do sol: No lugar da justiça havia impiedade, no lugar da retidão, ainda mais impiedade.
Pensei comigo mesmo: O justo e o ímpio, Deus julgará a ambos, pois há um tempo para todo propósito, um tempo para tudo o que acontece.Também pensei: Deus prova os homens para que vejam que são como os animais.
Eclesiastes 3:12-18


Salomão começa a pensar mais amplamente, ele começa a perceber que nos lugares de justiça havia impiedade, começa a ver que no lugar da retidão tem ainda mais impiedade e então ele chega a seguinte conclusão, que Deus julgará um dia todos os seres humanos, pois há um tempo determinado para tudo, ele continua o discurso dizendo que Deus prova os homens para que vejam que eles são como os animais, e então vem os versículos tão citados.

Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.
Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.
Eclesiastes 3:19-20

O que Salomão vem dizendo em todo o contexto, é que os seres humanos são vaidosos, as pessoas se preocupam mais com as coisas terrestres do que com as coisas espirituais, ele chega ao ponto de dizer que as pessoas são como os animais tendo em vista a óptica terrestre, pois qual diferença do homem que não tem Deus como esperança para o animal em relação a morte? Nesse plano de vista nenhuma, mas como Salomão bem disse, um dia Deus julgará a todos os homens, Ele investigará o passado de cada um e colocará a vista. Só que as coisas não param por aqui, essa é a explicação do que o contexto e que os versículos querem dizer, os que defendem a doutrina do sono da alma não costumam ler o versículo seguinte, Salomão depois de falar as coisas no ponto de vista terrestre, ele faz uma pergunta de cunho espiritual.

Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?
Eclesiastes 3:21

Depois de Salomão falar as coisas na óptica terrestre (como os homens que não tem Deus  as vê), Salomão se faz uma pergunta, será que o fôlego (espírito) do homem vai para cima e os dos animais vai para terra? Isso novamente demonstra que Salomão estava falando a respeito do plano de vida terreno, não espiritual, o interessante é que nos últimos 3 capítulos Salomão da o seu veredito final a respeito de tudo que ele vinha falando em todo o livro. Ao final do livro ele responde essa pergunta que ele se fez em (Eclesiastes 3:21).

E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
Eclesiastes 12:7

O espírito do homem que Salomão antes não sabia para onde ia, agora ele sabia seu destino, os defensores da doutrina do sono da alma rapidamente rebatem perguntando se caso o espírito do homem volta a Deus, então todos os homens que morrem vão para presença de Deus tanto justos quanto ímpios? Certamente que não, você pode ler em todo o capítulo 12 especialmente o verso 1 que Salomão está falando de Justos.

Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;
Eclesiastes 12:1

Um ímpio jamais lembraria do Criador e tão pouco teria contentamento nEle, Salomão fala de pessoas que servem a Deus. Salomão fala da casa eterna do homem (Eclesiastes 12:5) e nos diz que o espírito do homem volta a Deus (Eclesiastes 12:7). Depois de responder todas as essas questões o veredito final de Salomão a respeito de tudo é.


Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem.
Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal.

Eclesiastes 12:13-14


Publicado por: Matheus Santos


Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
Filipenses 1:21

Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Filipenses 3:20




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.