quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Por que não ocorre milagres hoje como nos tempos bíblicos?

Essa é uma pergunta que diversas pessoas fazem, seja céticos ou cristãos querendo saber porque aqueles milagres miraculosos (especialmente os do Velho Testamento) não acontecem mais nos dias de hoje. Para chegarmos a uma conclusão bíblica precisamos definir por categoria o motivo dos milagres bíblicos acontecerem.


Categoria 1: Glorificação a Deus

Um dos motivos para o qual milagres na Bíblia eram realizados era pra exaltação ao nome de Deus. Certa vez os discípulos viram um homem cego e perguntaram ao Senhor Jesus;

E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
João 9:1-2


Os discípulos queria saber se o motivo daquele homem ser cego era algo que ele fez ou se foi algo cometido por seus pais, e a resposta do Senhor foi objetiva e direita.

Jesus respondeu :Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:3


Um outro caso bem conhecido também é o falecimento do amigo do Senhor Lázaro, quando as irmãs de Lázaro foram avisar o Senhor;

Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.
E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo.
Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.
João 11:1-3


E a resposta do Senhor novamente foi objetiva e direta.

E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
João 11:4


Então podemos perceber que um dos motivos principais dos milagres bíblicos ocorrerem era pra exaltação de Deus e de seu Filho Jesus, não se tratava de milagres por "diversão" , tudo isso era feito com um propósito.


Categoria 2: Confirmação profética ou um alicerce estava sendo confirmado.

Esse é o motivo mais visto creio eu para o acontecimento de milagres bíblicos, Deus toda vez que precisava confirmar uma revelação ou lançar seus fundamentos ele usava milagres para confirmar o evento ou revelação, vejamos.

E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados.
Atos 5:16


Nós vemos esse tipo de coisa acontecendo hoje? Certamente que não, nos tempos bíblicos não era caso de uma ou algumas pessoas serem curadas de suas enfermidades, eram todas!! Deus fazia isso para confirmar que era Ele falando por meio daqueles homens e com isso eEe dava os sinais que tanto pediam.

Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; 
1 Coríntios 1:22

Mas por que esses sinais e maravilhas eram necessárias?

Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas.
2 Coríntios 12:12


Era uma confirmação da parte de Deus que esses homens estavam falando por Ele, com isso todos os apóstolos faziam sinais e maravilhas confirmando seu ministério. 

Estevão
E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo
Atos 6:8

Pedro
De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles.
Atos 5:15


Paulo
E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias.
De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam.
Atos 19:11-12


E não era somente por confirmação apostólica que Deus fazia essas maravilhas, a categoria 2 inclui também a categoria 1, pois em todos os casos as reações não podia ser diferentes, Deus era exaltado e muitas pessoas vinham a Cristo.

Estevão
E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Asia, e disputavam com Estêvão.
E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava.
Atos 6:9-10


Pedro
E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.Atos 5:14

Paulo
E foi isto notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.
E muitos dos que tinham crido vinham, confessando e publicando os seus feitos.
Atos 19:17-18 

Esse é o motivo de tantos feitos miraculosos encontrados em Atos, não era uma questão de "diversão", era uma confirmação da parte de Deus que aqueles homens eram seus servos e uma proclamação ao nome de Jesus Cristo.


Categoria 3: O bem humano.

Certamente essa não é a razão principal de Deus fazer seus feitos miraculosos, não porque o ser humano não tenha valor para Deus. O motivo é que nossas promessas já foram seladas pelo Espírito Santo, Deus nunca nos prometeu uma vida sem aflições (João 16:33), Ele nos prometeu uma vida com esperança, com perspectiva eterna e são com esses olhos que devemos manter nossa caminhada, não pensando no que Deus pode nos fazer, devemos ta pensando no que Ele já fez e nos prometeu, nos livrando da condenação eterna (para aqueles que são reconciliados por meio de Cristo) e nos deu suas promessas mesmo sem merecermos.

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
João 5:24


Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
Romanos 8:18


Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;
João 11:25


E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
Apocalipse 21:4



Depois de separarmos as categorias, facilita totalmente o trabalho de saber os motivo pelo qual Deus fazia seus milagres, agora vejamos alguns dos fatos mais miraculosos do Velho e Novo Testamento para ver em qual das categorias eles se encaixam.


O mar vermelho

Deus escolheu um povo para si como as suas primícias, um povo do qual ele começaria seu trabalho para chegar a outros povos. Deus chamou Israel para ser seu povo e prometeu que os livraria da escravidão do Egito (Êxodo 3:7,8), e no meio desse livramento Deus tinha dito que faria maravilhas no meio dos egípcios para livrar seu povo (Êxodo 3:19-22), logo a passagem do mar vermelho não foi um capricho vindo de Deus, foi uma confirmação de sua revelação que Ele tinha dito que faria, portanto a passagem do mar velho se encaixa na categoria 2, Deus estava confirmando algo que havia dito.

Os milagres de Jesus Cristo

Não é difícil de ver milagres do Senhor Jesus Cristo ao ler os Evangelhos. Conseguimos perceber milagres como multiplicação de alimentos (Marcos 6:34-44), cura de cego (João 8:1-9), ressuscitava pessoas entre os mortos (João 11:38-44), curou um mudo que também era cego (Mateus 12:22), curou coxos (João 5:5-9) e etc... Mas qual a categoria desses milagres de Jesus Cristo? Será que ele fazia isso somente por causa do seu amor para com as pessoas? Por entretenimento? Não, os milagres de Jesus Cristo fazem parte da categoria 2 e também da 1. Vejamos o que os profetas falavam a respeito do Messias (Jesus Cristo) que eles esperavam.

Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão.
Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.

Isaías 35:5-6


Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios.
Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas.
Isaías 42:6-7


O próprio Jesus Cristo testificou que venho para cumprir o que estava escrito a seu respeito, um exemplo disso é quando Cristo em (Mateus 12:17,18) diz "Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías" isso Ele estava falando de (Isaías 42:1).

Em outras palavras, todo ministério de Jesus a respeito dos milagres não foram feitos como algo sem sentido, foram feitos na intenção do cumprimento e confirmação do que Deus havia dito antes, logo os milagres de Jesus fazem parte da categoria 1 e 2, especialmente a 2 em que os milagres foram feito como confirmação da parte de Deus que sua revelação foi confirmada.


Mas, agora a pergunta de 1 milhão de dólares, por que então esses milagres não acontecem mais?

Simplesmente pelo fato de que Deus não tem mais revelação nem alicerce pra ser revelado, a sua palavra (Bíblia) já está toda completa, os apóstolos mostraram qual é o fundamento, Jesus Cristo consumou toda sua obra na cruz, todas as doutrinas já foram colocadas, portanto Deus não precisa confirmar mais nada com milagres porque tudo que precisamos saber já foi revelado e confirmado.1

E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as EscriturasE disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.
Lucas 24:27,44


Deus hoje nos fala por meio de Seu Filho

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
Hebreus 1:1


Deus fala com conosco através de seu Filho, e seu Filho deixou as Escrituras para que pudêssemos saber sua vontade (João 5:39).


Deus em sua infinita sabedoria controlou muito bem o tempo de cada coisa, hoje se alguém visse um homem como nos tempos bíblicos fazendo uma daquelas obras miraculosas vindo da parte de Deus não diria "nossa, quão grande é o Deus desse homem", em nosso mundo o que aconteceria seria algo assim "nossa, que homem extraordinário, quão poderoso és", e toda glória de Deus seria dada a uma criatura que não é digna como tem acontecido muito hoje.


Observações

Provavelmente você que leu tudo isso deve ta se perguntando, então milagres hoje em dia não pode ocorrer? É claro que podem, o que eu disse foi que milagres como nos tempos bíblicos não são mais necessários pois Deus já revelou e confirmou tudo que precisamos saber. Talvez alguns estejam citando (Marcos 9:23) onde diz que é tudo é possível ao que crê, ou (Lucas 1:37) onde é dito que para Deus nada é impossível, e eu concordo totalmente com isso, no entanto, devemos ter em mente todo o pensamento de Deus;

E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.
1 João 5:14


Ou seja, tudo é possível ao que crê segundo a vontade de Deus, vamos parar pra pensar, se eu chego em uma praia e desejo para Deus que o mar se abra por qual motivo Deus me atenderia? Em que isso faz parte da vontade de Deus? Absolutamente sem propósito algum, isso só seria o meu ego querendo provar de alguma maneira que Deus vai atender a todos os meus caprichos, Deus realiza milagres segundo os seus propósitos, se olharmos com atenção nos relatos de milagres encontrados na Bíblia todos eles se encaixam geralmente em alguma das 2 primeiras categorias, mas com a chegada de seu Filho e toda sua palavra completa Deus não precisa dar demonstrações de milagres como aqueles encontrados na Bíblia, eles não são necessários pois tudo foi confirmado e alicerçado, hoje Deus requer fé (João 20:29). É possível que você ainda esteja se perguntando, e as pessoas que estão morrendo, e os atentados como o 11 de setembro ou coisas horríveis que acontecem no mundo? Eu digo para você que, da mesma maneira que Deus sempre honrou suas palavras confirmando-as Ele vai honrar também suas promessas encontradas na categoria 3, nós que estamos em Cristo vivemos aqui momentaneamente pois sabemos que Deus nos preparou coisa muitíssimo excelente.


Publicado por: Mateus Santos


Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.
2 Coríntios 4:18


Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam.
1 Coríntios 2:9















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.