domingo, 5 de outubro de 2014

Deus criou o mal de acordo com Isaías 45:7?

Este versículo tem sido usado por muitos de maneira errada, alguns (os que atacam a Bíblia) usam esse versículo para nos acusar dizendo como podemos servir um Deus que criou o mal, outros dizem que Deus possui uma espécie de equilíbrio e Ele é tanto bom quanto mal. Para chegarmos a uma conclusão devemos ter em mente todo o contexto para saber do que se trata, e que mal é esse que Deus criou.

1) Deus no contexto de Isaías fala sobre Ciro, o homem a qual Ele profetizou dizendo que livraria seu povo da mão dos babilônicos.

2) Deus trata do assunto sobre a Babilônia do capítulo 44 ao 47.

3) Deus fala sobre sua Soberania o tempo todo na perícope de Isaías enquanto trata da libertação do seu povo.


Bom, tendo em mente esses pontos nos ajudará a entender melhor o texto de Isaías, vejamos.

Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.
Isaías 45:7


Deus vem falando  no verso 1 de Isaías 45 que um homem (Ciro) iria libertar seu povo dos babilônicos, e que Ele (Deus) iria está pelejando por Ciro o tempo todo (verso 2). Deus então continuar no verso 3 dizendo que daria para Ciro os tesouros das trevas (os tesouros dos babilônicos), verso 4-6 Deus diz que por amor do seu povo (Israel) Ele convocaria Ciro mesmo que esse não o reconhecesse como Deus, então, finalmente o verso 7 ganha todo o sentido com o contexto. Deus ao dizer "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas." lembre-se que Ele havia dito antes que convocaria a Ciro mesmo que esse não o reconhecesse como Deus, então no verso 7 o que Deus faz é Exaltar sua Soberania, Ele diz que ainda que alguém não o reconhecesse como Deus (no caso Ciro), Ele usaria Ciro assim mesmo, pois Deus usa quem quer e na hora que quer para realizar algum de seus propósitos, pois Ele é o Criador de todas as coisas (verso 7), por isso o próprio Deus nos diz no (verso 9).

Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?
Isaías 45:9


Mas o fato de entender essa parte do contexto ainda não explica o porquê Deus criou o mal, para entender isso vamos avançar mais no contexto. Adianto logo que Deus criou o mal, o problema é que as pessoas não entendem que mal é esse que Deus cria. Deus não criou o mal no seu sentido moral, como o pecado, ou como o mal praticado pelo diabo, o mal que Deus cria nesse contexto é um mal no sentido de calamidade, a palavra hebraica para mal nesse contexto é "rá", essa palavra pode significar tanto um mal moral quanto o mal no sentido de trazer calamidades , o que vai definir isso é o contexto. Primeira observação que me vem logo ao olhar o versículo é, se ta escrito "eu faço a paz", o oposto de paz era pra ser guerra, para ser mal a palavra que deveria anteceder deveria ser "bem" que é antagônico de mal; e pra encerrar a questão o próprio contexto nos diz que mal é esse que Deus criou.

Portanto sobre ti virá o mal, sem que saibas a sua origem, e tal destruição cairá sobre ti, sem que a possas evitar; e virá sobre ti de repente desolação que não poderás conhecer.
Isaías 47:11


O mal que é dito que Deus cria nesse contexto é a calamidade que ele traria sobre a Babilônia, não um mal moral, Deus é Bom e Justo jamais criaria o mal no seu sentido moral, se tem alguém responsável pela maldade da humanidade somos nós mesmos, nós que criamos bombas, armas e ferimos uns aos outros, Deus não é responsável por isso a responsabilidade é nossa, é como nos é dito nas Escrituras;

De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.
Lamentações 3:39


Temos a tendência de culpar a Deus pela maldade que há no mundo quando na verdade o único culpado somos nós. Deus é luz e nele não há trevas!!


Publicado por: Matheus Santos

E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.
1 João 1:5


Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal.
Salmos 5:4










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.