segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A Bíblia diz que os insetos tem apenas quatro pés?

Essa questão sobre os insetos na Bíblia é sempre alvo de críticas, antes de examinarmos o versículo tão usado devemos ter em mente algo, como cristãos jamais devemos ser pacíficos em dizer que a Bíblia contém pequenos erros, a Bíblia é a perfeita palavra de Deus ( 2 Timóteo 3:14-16), sem qualquer tipo de erro, podemos ter erro de interpretação ou de palavras que foram traduzias erradamente mas jamais erro em pontos como a literalidade de certos assuntos. Vejamos o texto tão usado.


Todos os insetos alados que andam sobre quatro pés, serão para vós uma abominação.
Contudo, estes há que podereis comer de todos os insetos alados que andam sobre quatro pés: os que têm pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra;
Levítico 11:20-21


Antes de continuar vamos pensar em algumas coisas. Os críticos dentre outros se veem na necessidade de desqualificar a Palavra de Deus, pessoas que nem mesmo creem em Deus se preocupam tanto em tentar "achar um erro" nas Escrituras, se de fato essas pessoas não creem em Deus por que elas perdem tanto tempo em querer desqualificar sua Palavra? A verdade é que muitos não querem que Deus exista, pois ninguém gostaria de ter que prestar contas de todos os seus atos cometidos, ninguém gosta de imaginar que passou boa parte da vida negando a Deus, as pessoas querem viver uma vida de libertinagem, sem ter que se justificar pra alguém no final de tudo.

porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Romanos 1:21


Voltando agora ao versículo parece que as pessoas se esquecem de ler o contexto ou o restante dele, vejamos novamente com atenção.

Todos os insetos alados que andam sobre quatro pés, serão para vós uma abominação.
Contudo, estes há que podereis comer de todos os insetos alados que andam sobre quatro pés: os que têm pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra;
isto é, deles podereis comer os seguintes: o gafanhoto segundo a sua espécie, o solham segundo a sua espécie, o hargol segundo a sua espécie e o hagabe segundo a sua espécie.
Levítico 11:20-22


Veja, a Bíblia não está afirmando que os isentos tem apenas 4 pés mas que eles andam sobre 4 pés, a Bíblia está se referindo ao que conhecemos como ortópteros, isentos que possuem asas e pés apropriados tanto para se locomover quanto para saltar como o grilo e gafanhoto, e logo depois a Bíblia nos diz "e todos os insetos alados que andam sobre quatro pés: os que têm pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra;"  "pernas sobre seus pés", ou seja 6 pés, a exatidão da Bíblia na verdade é fantástica, e o interessante é que a Bíblia não afirma que os outros 2 pés não servem para se locomover também, o que ela diz é que geralmente eles se utilizam apenas dos 4 pés para se locomover enquanto os outros dois se usa para uma outra função, fazendo assim a distinção dos 4 pés que se locomovem para os dois pés que servem para pular, um exemplo disso é o Locustídeos ou a Mantis religiosa.

O que os Judeus na verdade fazem é a distinção dentre as pernas de locomoção para as pernas saltitantes, em momento algum nos é dito que os isentos tem quatro pés, o que nos é dito é que andam sobre 4 pés (não que não possam usar as outras 2 para essa função), podemos perceber claramente essa distinção das funções em certos seres como a abelha, o locustídeos ou a mantis religiosa. Devemos ter em mente também que a nossa classificação biológica atual não existia nos tempos do relato Bíblico. Os que tentam apontar o versículo como erro acaba se debatendo com uma exatidão.

Publicado por: Matheus Santos


Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;
2 Timóteo 3:16


Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos
Romanos 1:22

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.