terça-feira, 30 de setembro de 2014

Os "dias eras" tem apoio na Bíblia?

Nessa postagem irei demonstrar de maneira simples que os dias citados em Gênesis capítulos 1 e 2 não são milhões, bilhões, nem mesmo chegam a ser mil anos cada dia.

De uma maneira simples sem precisar examinar a palavra "yôm" (deixarei isso para outra postagem) e também (Salmos 90:4 e 2 Pedro 3:8), demonstrarei que os dias de Gênesis quando lido de maneira simples não tem necessidades de fazer conjecturas anti-bíblicas para apoiar "os dias eras".

Segundo os defensores de tal teoria anti-bíblica os dias de gênesis foram dias duradores que demoraram bilhões, milhares ou mil anos cada, porém uma leitura atenciosa das Escrituras essa teoria cai por terra rapidamente, vejamos.

1) Adão foi criado no Sexto dia (Gênesis 1:26,27,31)
2) Adão viveu no Sétimo dia (Gênesis 2:1-3)
3) Adão viveu no Sétimo dia e muitos anos depois morreu (Gênesis 5:5)

A princípio parece tudo normal quando observamos essa sequência de eventos, mas se segundo aqueles que defendem "os dias eras", os dias citados em Gênesis foram períodos bem duradores (Bilhões,milhões ou mil anos cada), como Adão que foi criado no Sexto dia, viveu no Sétimo dia e morreu muitos anos depois poderia ter morrido apenas com 930 anos?

Não faz sentido algum, se Adão foi criado dentro de um desses "dias eras", Adão era pra ter morrido com milhões, bilhões ou no mínimo mil anos de idade  mas o testemunho das Escrituras é claro;

E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu.
Gênesis 5:5

Com isso fica fácil de observar que a teoria dos "dias eras" cai rapidamente, pois tal teoria não tem sustento algum na Bíblia, Deus é onipotente e soberano, se Ele quisesse teria criado tudo ate mesmo em segundos, pois para Deus nada é impossível (Lucas 1:37). Se somos realmente cristãos e queremos viver o que a Palavra nos ensina, devemos crê no que nela está escrito e não fazer conjecturas para se adaptar aos costumes desse mundo (Romanos 12:2).


_________________________________________________________________________

Uma forma mais clara de se entender.


Tomou, pois, Deus Jeová ao homem, e pô-lo no jardim do Éden para o cultivar e guardar.
Gênesis 2:15


Alguns tentam dizer baseando-se no momento em que Eva foi feita da costela de Adão e outros detalhes como a renomeação de Adão nos animais, que isso pode ter demorando centenas de anos ou mais; mas isso é facilmente refutado, vejamos.


O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
Gênesis 3:23


O homem foi criado no sexto dia e foi expulso do Jardim ao pecar, Deus terminou toda sua obra no sexto dia e ao sétimo descansou. O homem então já estava vivendo no sétimo dia da criação. Adão então teve Abel, teve Caim, ambos cresceram, tiveram suas profissões até que Caim se rebelou e matou Abel. Então a Bíblia diz;

Tornou Adão a conhecer sua mulher; e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete, dizendo: Deus me deu outro filho em lugar de Abel, porquanto Caim o matou.
Gênesis 4:25

Sete aqui foi dado em lugar de Abel, com quantos anos Adão gerou a Sete?

E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.
Gênesis 5:3


E aqui vem a questão, depois de tudo isso ai que foi narrado, criação do homem e da mulher, Adão nomeando alguns animais, morte de Abel e etc. A Bíblia diz que Adão teve Sete com 130 anos, como pode então o sexto dia ter séculos? Com isso tudo que aconteceu Adão era pra ter milhares de anos caso os dias fossem dias eras ou dias milenares, mas a Bíblia diz que depois de sua criação e todos os fatos narrados no Jardim; fora do Jardim ele teve 130 anos quando Gerou Sete, então essa tentativa é muito fanha. Os dias de Gênesis foram dias literais de 24 horas, tanto é que no quarto dia o Senhor deixa bem claro as diferenças entre os dias, anos e meses;

E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
Gênesis 1:14


Ou seja, logo no capítulo 1 de Gênesis o Senhor já mostrava a diferença de eras para dias, caso ele quisesse dar a entender eras teria outras palavras para usar e outras formas de fazer. A idade da Terra é algo irrelevante para Bíblia, pois posso interpretar tanto como uma idade velha ou nova, e o mais legal, sem contradizer a Bíblia, mesmo afirmando que os dias são literais ainda posso dizer que a Terra tem uma idade velha. Forte abraço! 

Publicado por: Matheus Santos


Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
Êxodo 20:11

Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.
Lucas 18:27

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.