quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Deus aceitou a mentira de Raabe?

 O Senhor aceitou a mentira de Raabe?

E Josué, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali.
Então deu-se notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel, para espiar a terra.
Por isso mandou o rei de Jericó dizer a Raabe: Tira fora os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra.
Porém aquela mulher tomou os dois homens, e os escondeu, e disse: É verdade que vieram homens a mim, porém eu não sabia de onde eram.
E aconteceu que, havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, aqueles homens saíram; não sei para onde aqueles homens se foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis.
Josué 2:1-5


Aqui é a cena em que Raabe mentiu para salvar os enviados do Senhor, e ela sabia muito bem quem eles eram (verso 9). Depois de certos eventos encontramos uma passagem que nos diz.

Porém a cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos. 

Josué 6:17

Estaria o Senhor então salvando Raabe e os que estavam com ela pela mentira contada?


Primeiro vamos saber qual é a opinião do Senhor a respeito da mentira.

No livro de Provérbios, encontramos uma parte em que o Senhor vem falando de coisas que Ele odeia, dentre elas se encontra a mentira;
Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina:
Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
Provérbios 6:16-17

Sem falar que toda mentira provém do diabo.

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
João 8:44

Com isso fico mais do que claro que o Senhor literalmente odeia qualquer tipo de mentira, não existe "mentira do bem" , ou só " uma mentirinha", toda mentira provém daquele que mente desdo Éden.

Entendendo o que aconteceu.

Algo que é bem nítido é que Raabe não fazia parte do povo de Deus (Israel), ela era uma meretriz (Josué 2:1), com isso as coisas mudam completamente, por quê? Raabe não fazendo parte do povo de Deus ela não era obrigada a guardar a Lei, toda Lei foi dada somente para Israel não para outros povos;

Mostra a sua palavra a Jacó, os seus estatutos e os seus juízos a Israel.
Não fez assim a nenhuma outra nação; e quanto aos seus juízos, não os conhecem. Louvai ao Senhor.
Salmos 147:19-20


Portanto, na mente de Raabe o que ela fez foi a coisa certa, pois ela não estava transgredindo Lei alguma (possivelmente ela nem conhecia a Lei). A Lei que condena a mentira (Levítico 19:11).

Deus não levou em conta o tempo da ignorância dela, o que quero dizer com isso? Deus julga as pessoas de maneira Justa, tem coisas que já ouvimos falar e ainda negamos ou rejeitamos, nessa situação você não é mais nenhum ignorante a respeito do assunto porque você o rejeitou já sabendo do que se trata, porém quando se trata de algo que você não teve evidências ou não sabia, Deus com certeza vai te julgar segundo o que você sabe.


Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;
Atos 17:30


Todo aquele povo do qual Raabe fazia parte já tinham ouvido falar no Deus de Israel, ate mesmo Raabe, e foi isso que a levou a esconder os mensageiros de Deus, ela aceitou o que  já tinha ouvido falar de Deus pois caso não tivesse feito isso ela certamente seria julgada com o restante do povo, pois nem ela, nem o povo eram ignorante a respeito do Deus de Israel como ela bem disse.

E disse aos homens: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós.
Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.
O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.
Josué 2:9-11


Pela fé Raabe não deu ouvidos ao seu povo, ela foi contra a todo povo do qual ela fazia parte para aceitar o governo do Deus de Israel aquele que ela bem disse que somente "ouviu falar". Imagina a coragem e a fé dessa mulher em abrir mão de todos os seus conceitos indo contra o seu povo de origem para ir a favor do Deus Soberano do qual ela ouviu falar.

Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.
Hebreus 11:31



O ato de Raabe a levou a justificação pela fé, ela deixou de ser incrédula ao aceitar o Senhor e como consequência do seu nobre ato foi salva. Provavelmente Raabe passou a fazer parte do povo de Israel  (Josué 6:17), ela deve ter feito mudanças extraordinárias em sua vida pois ela se casou com um príncipe da Tribo de Judá (Mateus 1:5).


A Bíblia em momento algum apoia a mentira de Raabe nem de qualquer outra pessoa, todo ato de mentir é errado e Deus odeia.


Publicado por: Matheus Santos

Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite. 
Provérbios 12:22

A tua boca te condena, e não eu, e os teus lábios testificam contra ti.Jó 15:6



2 comentários:

  1. OK VAMOS LA, ALGUÉM PODE ME AJUDAR??
    MINHA FILHA NÃO É FILHA DE QUEM PENSA QUE É NO CASO MEU EX MARIDO, E QUEM PENSA QUE É PAI NÃO É PAI DELA NO CASO MEU NOIVO, O PAI VERDADEIRO NÃO TEM CONTATO NENHUM COM ELA ,E NEM COMIGO, E AGORA? DIGO A VERDADE A TODOS? OU NÃO PELO BEM DE TODOS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irei dá não a minha, mas a opinião de Deus a respeito do assunto por meio da sua santa Palavra.

      Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite.
      Provérbios 12:22

      Como a senhora pode perceber, lábios que professam mentiras é algo abominável aos olhos de Deus. Deus é um Deus de verdade, pois Ele é a Verdade; e não importa se aos nossos olhos é uma "mentirinha" ou algo realmente complicado como no caso da senhora, Deus e sua santa palavra é sempre preferem a verdade do que a mentira. Te digo que é melhor a senhora acertar essa situação agora e sofrer as consequências do que deixar para se acertar com o próprio Deus em pessoa.

      Deus ama todos, assim como ama a senhora também; o desejo do coração dEle sem dúvida alguma é que a senhora conserte toda essa situação por mais difícil que seja. Que Deus lhe conceda forças e graça para passar por essa situação. Forte abraço!

      Excluir

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.