terça-feira, 30 de setembro de 2014

De onde venho a luz de Gêneses 1:3?

Essa pergunta geralmente causa muitas dúvidas, pois se o Sol foi criado apenas no quarto dia (Gênesis 1:14-16), de onde venho a luz que aparece em Gênesis 1:3?

Para responder essa questão temos 2 opções viáveis

1) A primeira é de que essa luz surgiu de algum lugar não identificado, pois Deus sendo Onipotente não precisa de nenhum tipo de astro ou o qualquer outra coisa para providenciar luz, como bem diz o Salmos 104.

Ordenas a escuridão, e faz-se noite, na qual saem todos os animais da selva.
Salmos 104:20

Um outro texto que apoia essa ideia também se encontra em Isaías, onde diz;

Eu formo a luz, e criou as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.
Isaías 45:7

O Senhor sendo portador de todo poder, poderia muito bem ter simplesmente feito a luz com o poder de sua Palavra, sem que houvesse a necessidade do sol.


2) A segunda alternativa (que é de minha escolha), é que essa luz que iluminava toda terra antes mesmo do sol, era o próprio Deus.

Os motivos que creio ter sido o próprio Deus são enormes, vejamos nas Escrituras o Salmos 104 que fala sobre a criação de um modo mais poético.

Ele cobre-se de luz como de um vestido, estende os céus como uma cortina.
Salmos 104:2

Esse Salmos nos releva em um momento da criação que Deus estava envolto de luz estendendo os céus, e quando comparado com (Jó 26:13) e (Salmos 104:30), nós percebemos que quem ornou os céus foi o Espírito de Deus, o próprio Deus na terceira pessoa da sua Divindade, o Espírito Santo.

Pelo seu Espírito ornou os céus; a sua mão formou a serpente enroscadiça.
Jó 26:13

Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.
Salmos 104:30

O interessante é que o Salmos e o livro de Jó nos da informações magnificas, pois no Salmos nos é dito que quando o Espírito é enviado a face da terra é renovada, e no livro de Jó sendo ligado com o (Salmos 104:2) nos faz perceber que quem estava envolto de luz era o Espírito, pois foi Ele que ornou os céus. Curiosamente o Espírito de Deus aparece no versículo 2 de Gênesis 1, e logo em seguida o que acontece?

a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
Gênesis 1:2-3

Em outras palavras, o que aconteceu foi o que é dito no versículo 30 do Salmos 104, a terra se renovou com a luz do próprio Deus, semelhante a isso temos pistas de que na nova terra não precisaremos mais do Sol para iluminar, pois a próprio Glória de Deus iluminará a terra.

Nunca mais te servirá o sol para luz do dia nem com o seu resplendor a lua te iluminará; mas o Senhor será a tua luz perpétua, e o teu Deus a tua glória.Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará; porque o Senhor será a tua luz perpétua, e os dias do teu luto findarão.
Isaías 60:19-20

E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
Apocalipse 21:23

Rapidamente a pergunta que vem a mente é, por que o Senhor não criou logo o Sol?

Bom, penso eu que o Senhor nos livrou de muitas "religiões" e costumes futuros, citarei apenas dois deles, adianto logo que o Senhor nos dois primeiros capítulos de Gênesis nos livrou de muitas heresias.

1) Adoração aos atros

O Senhor sabendo que futuramente muitos povos iriam cair em idolatria, mudando a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, o Senhor mostrou a sua soberania entre suas criaturas, pois ele mostrou que nós não dependemos do sol para sobreviver e tão pouco o sol merece ser adorado, pois Ele ao nos manter com sua própria luz mostrou que o sol nada é perto dEle, Ele mostrou que toda honra e glória tem que ser dada unicamente a Ele, não a um astro que Ele mesmo criou. E a prova disso é que mesmo nos nossos dias atuais existem tribos e nações que adoram a criação em vez do Criador. Os Egípcios são prova bem clara disso (Deuteronômio 4:19,23).

2) O panteísmo. 

o panteísmo basicamente ensina que "Deus é tudo e tudo é Deus", ou seja, não há distinção entre o Criador e a criatura, Deus por ser onipresente realmente está em todos os lugares, mas não é porque Deus é onipresente e está em todo lugar que todo lugar tem que ser chamado de Deus, Deus é único e não pode ser confundido com sua criação, e o Gênesis não deixa margem pra essa ideia, pois é muito claro a superioridade de Deus em relação a toda sua criação nos 2 primeiros capítulos de Gênesis. Deus fez tudo, está em "tudo", mas não é tudo! (sem contar que essa ideia não da pra fazer distinção entre o mal e Deus).



Obs: Bom, e com isso já aproveito e digo que essa questão nos faz entender como as plantas puderam sobreviver antes mesmo do sol ter sido criado, pois a planta precisa de luz e essa luz não precisa ser necessariamente do sol. Independente de qual tenha sido a forma da qual Deus usou, em nenhum caso contradiz a ideia das plantas, pois Deus já  tinha providenciado luz antes mesmo do primeiro dia.

Publicado por: Matheus Santos


Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
Romanos 1:20

Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.
Eclesiastes 3:14










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.