segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Deus gosta dos animais?

Alguns acham que a Bíblia é a favor do maltrato ou sacrifício de animais, e olhando rapidamente a principio é o que parece, pois temos diversos casos em que a Bíblia relata sacrifícios de animais sendo oferecidos a Deus.

Exemplo: Quando Noé saiu da Arca e foi oferecer animais (Gêneses 8:19-21), ou quando venho a ordem específica de Deus sobre o tipo de animal requerido para ser aceito por Ele (Levítico 22:17-23)


Mas, por que Deus pediu esses sacrifícios? 

A resposta encontramos logo no inicio do livro de Levítico.

chamou o SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha.
Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor.
E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.
Levítico 1:1-4

Os sacrifícios que Deus requeria era para que o povo pudesse ser perdoado de seus pecados, o povo de Israel tinha ficado 400 anos cativo no Egito, Deus ao retirar seu povo do cativeiro tinha que arrumar algum modo didático para ensinar o povo que a única maneira dos seus pecados serem perdoados é com um sacrifício de um inocente, alguém sem mácula teria que morrer para fazer expiação dos pecados. Com esses sacrifícios Deus estava apontando que na verdade isso era só um símbolo do que iria acontecer futuramente com seu Filho (Jesus Cristo), com a chegada do Messias não era mais necessário o sacrifício continuo de animais para fazer expiação, pois o Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo tinha chegado, aQuele qual todos os animais perfeitos e inocentes representavam, como bem disse João Batista.

No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
João 1:29


Aqueles animais representavam o sacrifício de Jesus Cristo que estaria ocorrendo no futuro, pois assim como o Senhor Jesus os animais eram inocentes, sem mácula. Claro que o sacrifício de Jesus e a Sua Pessoa era mui mais importante do que qualquer animal que já tivesse sido sacrificado. A ira de Deus que iria recair sobre toda humanidade recaiu sobre seu Filho que não cometeu pecado algum, que não tinha nem um sequer defeito, portanto essa era a maneira de Deus ensinar que alguém teria que morrer para que nós  pudêssemos viver. Deus sendo o portador da vida tem o direito de dar e de tirar a vida pois a Ele pertence toda vida existente, Deus ao pedir sacrifícios de animais pegou de volta a vida que Ele mesmo os deu.

O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.
1 Samuel 2:6

O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;
Atos 17:24-25


Mas e a Bíblia, será que Ela tem compaixão dos animais ? A Bíblia é contra praticas de maltrato?

Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.
Deuteronômio 32:4


Os animais fazem parte da obra de Deus, como toda obra de Deus os animais foram criados originalmente de maneira perfeita, sem qualquer tipo de instinto agressivo, todavia por causa do erro do homem toda a terra foi afetada pelo pecado, os animais, os homens, a natureza, em outras palavras toda a criação (Romanos 5:12; 8:20;22,23).


Mesmo com tudo isso a Bíblia jamais deixou de nos instruir a ajudar os animais, vejamos algumas coisas sobre o que a Lei diz a respeito de como devemos tratar os animais.

Se encontrares o boi do teu inimigo, ou o seu jumento, desgarrado, sem falta lho reconduzirás.
Se vires o jumento, daquele que te odeia, caído debaixo da sua carga, deixarás pois de ajudá-lo? Certamente o ajudarás a levantá-lo.
Êxodo 23:4-5


Aqui vemos que mesmo quando se tratava de animais de pessoas consideradas inimigas a Lei ordenava que deveríamos ajudar o animal, independente de sua relação com a pessoa o animal não tinha culpa disso.

Em outro caso podemos ver que a Bíblia nos diz em caso de encontrarmos um animal na rua e sabendo de quem é o animal, não deveríamos ignora-lo, deveríamos ajuda-lo.

Se vires o jumento que é de teu irmão, ou o seu boi, caídos no caminho, não te desviarás deles; sem falta o ajudarás a levantá-los.
Deuteronômio 22:4


Podemos perceber também algo bem curioso, muitas pessoas ao verem um ninho de passarinho querem logo arranca-lo do seu lugar, mas a Bíblia diz.

Quando encontrares pelo caminho um ninho de ave numa árvore, ou no chão, com passarinhos, ou ovos, e a mãe posta sobre os passarinhos, ou sobre os ovos, não tomarás a mãe com os filhotes;
Deixarás ir livremente a mãe, e os filhotes tomarás para ti; para que te vá bem e para que prolongues os teus dias.
Deuteronômio 22:6-7


Deus ordenou um dia de descanso para os animais como fez com o homem.

Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho.
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;
Deuteronômio 5:13-15


Deus sabendo da necessidade de certos animais (que não eram domésticos), ordenou que o povo ao recolher os alimentos do campo não pegasse tudo, deixasse também alimentos para os animais que lá viviam.

Também seis anos semearás tua terra, e recolherás os seus frutos;
Mas ao sétimo a dispensarás e deixarás descansar, para que possam comer os pobres do teu povo, e da sobra comam os animais do campo. Assim farás com a tua vinha e com o teu olival.
Êxodo 23:10-11


o Senhor Jesus em seu tempo disse algo muito forte para época, pois com Jesus, o Sábado que os Judeus tanto admiravam iria ganhar um outro sentido, certos atos não eram lícitos fazer no Sábado e Jesus com sua autoridade deu um exemplo que caso tivesse uma ovelha presa em uma cova no dia de Sábado, deveríamos ajudar pois fazer o bem é mais importante do que preceitos humanos.

E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados?
E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará?
Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados.
Mateus 12:10-12


E agora um dos casos mais emocionantes em relação aos animais que li na Bíblia. Um homem muito pobre tinha um animal de estimação, ele tinha um afeto muito forte pelo animal doméstico de tal forma que ele dava a esse animal uma atenção que era semelhante ao que ele dava a seus filhos, vejamos.

E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas.
Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha.
2 Samuel 12:1-3

Podemos ver claramente que a Bíblia não apoia atos de maltrato contra os animais, pelo contrário, ela é totalmente contra a crueldade cometida aos animais. Nós devemos ter respeito com toda criação, pois toda criação é obra de Deus!


Publicado por: Matheus Santos


O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis.
Provérbios 12:10


Os leõezinhos bramam pela presa, e de Deus buscam o seu sustento.
Salmos 104:21


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Glórias a Deus por ser tão amoroso com todas as suas criaturas.

      Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.
      Romanos 11:36


      Excluir

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.