quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Quem Incitou a Davi? Satanás ou Deus?

Com base em dois versos bíblicos que segundo alguns críticos são "contraditórios", eles afirmam que a inerrância bíblica é jogada por terra.


 Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.
1 Crônicas 21:1

E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.
2 Samuel 24:1


Não precisamos ir muito longe para entender o relato bíblico. Foi Deus ou satanás que incitou a Davi? A resposta é simples, os dois.

O que devemos ter em mente é que estamos olhando para dois autores com perspectivas e épocas diferentes mas com a mesma linha do Espírito. Deixe-me dar um exemplo dos próprios Livros.


Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela
1 Samuel 31:4

Aqui é dito que Saul suicidou-se lançando-se sobre sua espada, porém o escritor de Crônicas (Esdras) nos diz.

Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar.
E não buscou ao Senhor, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé
1 Crônicas 10:13,14

Então, o que aconteceu? O Senhor matou Saul ou Ele matou-se? A resposta é que Saul suicidou-se, mas por que é dito que Deus o matou? Os Judeus eram muito monitas, todo ato que acontecia seja ele bom ou mal era atribuído a Deus, ainda que Deus tivesse apenas permitido. E o escritor de Crônicas sabia muito bem disso, porque antes dele dizer que Deus matou a Saul é dito;

Então disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela; para que porventura não venham estes incircuncisos e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não quis, porque temia muito; então tomou Saul a espada, e se lançou sobre ela.Vendo, pois, o seu escudeiro que Saul estava morto
1 Crônicas 10:4,5

Percebe? Em um só relato o autor é claro em dizer que foi Saul que se matou mas não deixa de dizer que foi Deus quem o matou, pois todo ato ainda que fosse permissão de Deus e não Deus agindo diretamente, era atribuído a Deus. No caso do censo feito por Davi, Deus em sua soberania permitiu que satanás incitasse a Davi a fazer o censo, e esse censo por um lado um autor o atribui a Deus e o outro ao próprio satanás, e ambas as narrações são verdades. 

Mas algo tem que ficar claro, os objetivos dos três eram totalmente diferentes. Davi ao fazer o censo pecou contra o Senhor por isso é dito "E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel" . Já o Senhor ao permitir que satanás incitasse a Davi para levantar o censo procurava disciplinar o seu povo, o próprio Davi reconheceu isso.

E pesou o coração de Davi, depois de haver numerado o povo; e disse Davi ao Senhor: Muito pequei no que fiz; porém agora ó Senhor, peço-te que perdoes a iniqüidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente.
E, vendo Davi ao anjo que feria o povo, falou ao Senhor, dizendo: Eis que eu sou o que pequei, e eu que iniquamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai.
2 Samuel 24:10,17

E o Senhor em sua bendita misericórdia cessou o castigo sobre Israel.

Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu.
2 Samuel 24:14

E edificou ali Davi ao Senhor um altar, e ofereceu holocaustos, e ofertas pacíficas. Assim o Senhor se aplacou para com a terra e cessou aquele castigo de sobre Israel.
2 Samuel 24:25

Em relação a satanás não tem muito o que dizer, satanás sempre que tiver a oportunidade de causa qualquer danos aos homens criados a imagem e semelhança de Deus irá fazer, esse tem sempre o pior dos objetivos.


Ainda posso dar um outro exemplo bíblico de como atos feitos por satanás são atribuídos a Deus, vejamos o relato de Jó.

E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.
Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
Jó 1:6,7

Uma cena celestial é narrada no livro de Jó e então começa um diálogo entre Deus e satanás, ate que chega o ponto que Deus fala sobre Jó, que ele é um bom servo, é fiel e etc. Então satanás diz

E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o SENHOR.
Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa.
Jó 2:1-3

Então vejamos o que acontece, o que satanás diz.

Então Satanás respondeu ao Senhor, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.
Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face!

E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.
Então saiu Satanás da presença do Senhor, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.
E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza.
Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.
Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.
Jó 2:4-10

Novamente você vê a relação? Quem foi que tocou na vida de Jó? Deus ou satanás? Deus permitiu que satanás tocasse na vida de Jó, mas o próprio Jó reconhece que isso era permissão de Deus, por isso ele diz "receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal?"

A mesma coisa que acontece no Livro de Jó acontece em Samuel e Crônicas, Deus permitiu que satanás levantasse o censo com um propósito, o Deus soberano usou das circunstâncias para realizar o seu propósito, por um lado tava satanás querendo destruição, por outro lado tava Deus dando disciplina. Ate mesmo satanás está debaixo do governo de Deus. Satanás que tocou em Jó mas Jó sabia que era permissão de Deus, a mesma cosa acontece nos livros de Samuel e Crônicas, mas um autor quis mostrar um ponto de vista dizendo que foi Deus e o outro dizendo que foi satanás, e ambos estão certos.


Publicado por: Matheus Santos


Assim, pois, a palavra do Senhor lhes será mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali [...]
Isaías 28:13

Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
Mateus 22:29


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.