sexta-feira, 23 de outubro de 2015

O homem morreu no mesmo dia em que comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal? Deus mentiu?

A princípio com um olhar desatento alguns pensam que Deus mentiu ou errou ao dizer que o homem morreria no mesmo dia em que comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal, e com isso chegam a conclusão de que a Bíblia errou e Deus mentiu. Como se não fosse o suficiente, ainda caem na mentira do diabo em dizer que o mesmo disse a verdade e Deus mentiu, Será isso mesmo? Vejamos.

E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis 2:8,9;15-17


Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Gênesis 3:1-6


Então a mulher foi enganada pela serpente, comeu do fruto e também deu ao seu marido para comer levando ele ao erro (claro que com isso não tiro a responsabilidade do homem em voluntariamente ter comido do fruto, apenas ressalto que o homem não foi enganado pela serpete mas a mulher sim 1 Timóteo 2:13,14).

Depois de ambos comerem do fruto, o relato de Gênesis prossegue dizendo que eles tiverem filhos, eles cresceram obtiveram conhecimento em certas profissões e etc. Ou seja, se passaram um longo tempo depois que eles comeram do fruto, e na genealogia mostra que Adão morreu em idade avançada.

E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu.
Gênesis 5:5


Então a questão aqui é muito mais séria do que parece, pois além de colocar o caráter de Deus em dúvida e a inerrância Bíblica, é dito que Deus mentiu e o diabo que é o pai da mentira disse a verdade, afinal, Adão morreu ou não no mesmo dia? Pois Deus foi claro em dizer  "no dia em que dela comesse" certamente o homem morreria. Algumas pessoas na tentativa de explicar essa aparente confusão apelam pra (2 Pedro 3:8), onde é dito:

Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.
2 Pedro 3:8


E assim explicam que o quê Deus disse foi verdade, como mil anos para Deus é um dia e Adão morreu com 930 anos então a palavra de Deus se cumpriu perfeitamente. Mas não é necessário recorrer a (2 Pedro 3:8) para explicar o texto pois são questões totalmente diferentes, vejamos.

A primeira coisa que devemos ter em mente é que quando a Bíblia fala sobre morte, há três tipos de mortes na Bíblia.

1) A morte física: a separação do corpo, alma e espírito.

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, [..]
Tiago 2:26


E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.
Atos 7:59,60


Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele.
E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.
1 Reis 17:21,22


2) A morte eterna: a completa separação de Deus.

E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
Apocalipse 20:14


Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Apocalipse 21:8


E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
Daniel 12:2


Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder
2 Tessalonicenses 1:9


3) A morte espiritual: ainda que vivos fisicamente estão mortos em pecados.

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
João 5:24


E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, estando nós ainda mortos em nossas ofensas. [...]
Efésios 2:1,5a


E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,
Colossenses 2:13


Então, como saber qual das mortes foi a que Adão sofreu? A verdade é que Adão sofreu duas delas, mas a morte do homem de maneira imediata quando ele comeu do fruto foi a morte espiritual, como saber disso? Bom, a segunda morte ainda é pra um estado futuro, a física só ocorreu com Adão somente depois de 930 anos em que ele comeu do fruto. Sobrando somente a morte espiritual, sendo assim Deus não mentiu e o diabo como sempre o mentiroso tentou sujar o caráter de Deus, mas para ter uma confirmação mais clara pelas Escrituras que foi essa a morte que Adão sofreu, vejamos.

O que o pecado faz com o homem em relação a Deus?

Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
Isaías 59:2


O pecado nos separa de Deus, toda vez que pecamos Deus fica encoberto para nós, Deus é Santo e não pode ter qualquer tipo de contato com um ser manchado pelo pecado. E quando o pecado é consumado o que acontece?

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 6:23


Como podemos ver o salário do pecado é a morte! Adão ao pecar morreu imediatamente perante Deus, fisicamente ele só morreu aos 930 anos mas sofreu a morte espiritual assim que comeu do fruto tendo sua comunhão com Deus naquele momento cortada, ele já não podia ter o mesmo relacionamento com Deus que ele tinha antes, por isso ao Deus lançar o seu juízo sobre o homem Deus o baniu do Éden fora de sua presença.

O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.
Gênesis 3:23,24


Seja Deus sempre verdadeiro e qualquer outro ser que fale contrário a Ele mentiroso.


Publicado por: Matheus Santos


Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;
João 11:25


Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)
Efésios 2:4,5



  



5 comentários:

  1. Muito bons os estudos , espero que poste mais ! Deus abençoe, me avise se postar mais please.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Isabella, tudo para a glória de Deus!! Tô um pouco parado com os posts mas pretendo voltar com ajudar do Senhor. Forte abraço ^_^

      Excluir
  2. A paz acho seus comentários muito bom. Gostaria de receber sobre genesis 1,1 preciso muito descobrir algo dentro deste texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz de Cristo amado (a). Resolvi criar uma postagem para responder sua pergunta, ainda que não tenha explorado tudo, penso eu que será uma boa introdução.

      http://juntoscomapalavra.blogspot.com.br/2018/01/sera-que-genesis-11-tem-algo-nos-dizer.html

      Excluir
  3. Muito bom mesmo ,Deus seja exaltado na sua vida

    ResponderExcluir

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.