domingo, 1 de novembro de 2015

Se Jesus é Deus, como ele pode ser menor que o Pai (João 14:28)?

Argumento frequentemente usado em especial pelos Arianos. Hoje em dia temos os arianos modernos ditos "testemunhas de Jeová", tão como Ario um dito presbítero de Alexandria negava a Divindade do Senhor Jesus Cristo. Mas será que é isso que a Bíblia diz? Vejamos. 


Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
João 14:28


Pra deixar as coisas mais "loucas", vejamos um outro versículo.

Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
Hebreus 2:9


O Versículo de (Hebreus 2:9) além de nos ajuda a entender (João 14:28), também irá nos deixar a princípio mais confusos, por quê? Pois o próprio Senhor Jesus criou os anjos.

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
Colossenses 1:16


Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
João 1:3


Vamos melhorar um pouco mais, o Senhor Jesus Cristo é colocado também como Soberano e como tendo autoridades sobre os anjos, que são chamados de seus anjos.

[...] e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.
Judas 1:4


Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito
Mateus 16:27


Então fica tudo como um grande quebra cabeça, como pode Jesus Cristo ser Criador dos anjos e ser menor que eles? Como pode o Senhor Jesus Cristo vir na sua segunda vinda com os seus anjos e ao mesmo tempo ser menor que eles?

O Problema dos arianos é que eles não compreendem que o Cristo assumiu uma natureza humana quando se fez carne, passando a ter duas naturezas, a humana e a Divina.

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

Filipenses 2:5-8


Jesus Cristo é Deus verdadeiramente, mas em sua encarnação ele esvaziou-se a si mesmo e se fez homem, tomou a forma de servo e como um verdadeiro servo e homem ele foi feita menor que os anjos, e como verdadeiro homem ele podia dizer que o pai era maior que ele. Na sua forma de servo em que o Filho do Homem não veio para ser servidor mas para servir ele dizia que o Pai era maior que ele assim como os anjos.

Em sua essência Divina Jesus Cristo em nada difere do Pai, nesse mesmo capítulo de João podemos observar a Divindade do Senhor Jesus sendo atestada um pouco antes, vejamos.

Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? [...]
João 14:8-10


Eis a questão, como o Senhor poderia estar no Pai e o Pai nEle se ele estava naquele momento presente com Felipe? Você percebe? Isso se trata de Onipresença, um atributo pertencente somente a Deus. Cristo é Deus de tal forma que a Bíblia diz que nEle (porque ele é Deus) nós estamos assentados em lugares celestiais.

E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
Efésios 2:6


Como o Senhor pode nos representa de tal maneira? Ele pode porque como perfeito homem nEle somos perfeitamente representados e como Deus ele pode incluir todos nós que o aceitamos como Senhor e Salvador, que tipo de "criatura" poderia fazer tal façanha!?

Ainda há muitos outros casos no Evangelho de João que testificam a Divindade do Senhor mas tem um caso em especial que ainda gostaria de apresentar.

Eu e o Pai somos um.
João 10:30


Jesus claramente disse que Ele e o Pai eram um, Deus é um em uma só essência e natureza Divina, mas distintos como pessoas. Uma só essência e natureza e três seres distintos. Mesmo sendo uma passagem muito clara os arianos tentam "rebater" citando João 17 que diz.

E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nósPara que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
João 17:11;21-23


O problema é que eles ignoram o contexto completamente, em João 17 o Senhor está falando claramente em uma unidade de comunhão, claramente se ver em todo o capítulo. Mas e em João 10, será que o Senhor disse que era um com o Pai no sentido da comunhão?! Vejamos.

Eu e o Pai somos um.
Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.
Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais?
Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.
João 10:30-33


Veja, os Judeus entenderam claramente que o Senhor Jesus estava dizendo que Ele era um com Deus o Pai, mas os arianos dificilmente continuam o contexto e não percebem que o Senhor Jesus não os repreende, ou seja, de fato ele reconheceu a afirmação dos Judeus que Ele é Deus assim como o Pai e é um com Ele. E o diálogo continua.

Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada,
«quele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?
João 10:35,36

Aqui o Senhor cita o (Salmos 82:6) dizendo que muitos homens são chamados de deuses por assumir a função de juízes e eles não diziam nada, mas quando o Senhor dizia que de fato ele era Deus os Judeus o acusavam de blasfêmia; mas será que o Senhor era um deus como alguns juízes humanos eram chamados? Continuemos o diálogo.


Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis.
Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele.
Procuravam, pois, prendê-lo outra vez, mas ele escapou-se de suas mãos,
João 10:37-39

Ou seja, quando o Senhor disse que O Pai está nEle e Ele no Pai novamente atestou a sua Divindade, como ele poderia estar no Pai se ele estava ali presente naquele momento? Ele novamente testificou a sua Divindade e os Judeus novamente entenderam e quiseram apedreja-ló.



Publicado por: Matheus Santos


As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
João 10:27


Mas a respeito do Filho, diz: "O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do teu Reino.
Hebreus 1:8


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.