terça-feira, 29 de julho de 2014

Deus pode ser visto?

Antes de dar inicio quero dizer que esse é um assunto muito longo, onde cada detalhe tem que ser estudado, pois ao falar sobre a face do Senhor obrigatoriamente tem que entrar no primeiro alicerce da fé cristã, a Santíssima Trindade; vejamos os pontos que alguns dizem ser "contraditório".

Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.
João 1:18

Ninguém jamais viu a Deus; [ . . .]
1 João 4:12

E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.
Gênesis 32:30

E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.
Êxodo 33:11

A partir desse ponto alguns ficam confusos, outros que querem "provar" que a Bíblia entra em contradição saem jogando versículos soltos pra cima.

1) O primeiro ponto a ser abordado é a linguagem sobre o face a face.

Essa expressão face a face na linguagem Bíblica, significa um relacionamento de intimidade ou um relacionamento onde a presença do Senhor pode ser vista.

a) relacionamento com intimidade;

E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; [ . . .]
Êxodo 33:11

Mesmo Moisés dizendo que falou com o Senhor face a face como um amigo, logo no versículo 18 Moisés pede pra ver a Glória do Senhor, isso indica que Moisés viu o Senhor mais de uma maneira diferente (especial), onde o Senhor não estava em sua total Glória  por isso o próprio Senhor diz no verso 23 que ninguém verá  Sua face

b) relacionamento onde ninguém viu a face do Senhor (literalmente), mais viram sua face (presença).

Mas toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel.
E disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo? e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele?
Com pestilência o ferirei, e o rejeitarei; e te farei a ti povo maior e mais forte do que este.
E disse Moisés ao Senhor: Assim os egípcios o ouvirão; porquanto com a tua força fizeste subir este povo do meio deles.
E dirão aos moradores desta terra, os quais ouviram que tu, ó Senhor, estás no meio deste povo, que face a face, ó Senhor, lhes apareces, que tua nuvem está sobre ele e que vais adiante dele numa coluna de nuvem de dia, e numa coluna de fogo de noite.

Números 14:10-14


Esse relato de Números nos diz muitas coisas, mesmo sendo somente a Glória do Senhor que apareceu na tenda da congregação onde todos os filhos de Israel viram, nos é dito que face a face o Senhor lhes apareceu, indicando que se trata de um relacionamento onde a presença do Senhor é vista face a face, não que viram a face do Senhor literalmente. E o relato ainda nos traz algo interessante, que uma nuvem estar sobre o Senhor de dia e em uma coluna de fogo de noite; qual a intenção do Senhor em se apresentar sobre uma nuvem ou como fogo perante as pessoas?

A função dessa nuvem era para cobrir a Glória do Senhor, pois ninguém vendo o Senhor em sua forma total gloriosa , jamais poderia ficar vivo, isso é o que nos diz outros relatos;

E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.
E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.
E, descendo o Senhor sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou o Senhor a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu.
E disse o Senhor a Moisés: Desce, adverte ao povo que não traspasse o termo para ver o Senhor, para que muitos deles não pereçam

Êxodo 19:17-18; 20,21

É interessante o relato de Êxodo de 19, pois relata que se alguma pessoa fosse ultrapassar a coluna ela morreria, indicando novamente que uma pessoa jamais poderia ver a Deus face a face literalmente, o Senhor só poderia ser visto sobre as colunas onde sua Glória era escondida. Ninguém pode contemplar a Glória do Senhor diretamente e foi exatamente o que aconteceu com Moisés, ele não via a Glória do Senhor diretamente.

E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.
Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.
Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do Senhor diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.
E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.
Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha.
E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr-te-ei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.

E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.

Êxodo 33:11,18,19-23

Moisés falava com o Senhor face a face, porém isso era um relacionamento de intimidade onde Moisés viu a Deus mais não em sua Plenitude,o próprio contexto nos diz que quando a Glória do Senhor fosse passar, Ele iria proteger Moisés ate que tivesse passado, pois se Moisés visse o Senhor em sua Plenitude certamente morreria. Moisés pede para ver a Glória do Senhor no verso 18, pois quando Moisés falava com Deus, nunca Deus estava em sua forma de Glória elevada, nenhum homem poderia ficar vivo ao contemplar a face de Deus diretamente. Da mesma maneira o relato de Números 14 diz que as pessoas tinham um relacionamento com Deus face a face com isso não quer dizer que elas viram a Deus diretamente, as próprias pessoas tinham noção que elas morreriam vendo Deus em sua Plenitude (Deuteronômio 5:1-26), e elas mesmo testemunham que só ouviram a voz de Deus figura alguma viram (Deuteronômio 4:10-12).


Agora os pontos que serão abordados tem basicamente a mesma linha do assunto só que com fatos de aparições de Deus de um modo diferente. Em diversas passagens do Antigo Testamento temos relato de pessoas que viram o Anjo do Senhor, essas passagens se tratam de teofanias, pré-encarnações do Verbo de Deus, ao analisarmos as Escrituras algo muito fascinante que se pode observar é que essas teofanias do Anjo do Senhor é na verdade o próprio Deus se apresentando de maneira especial, onde Deus muitas vezes se coloca em um nível de igualdade com o homem.


E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.
E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.
Êxodo 3:1-2

O Anjo do Senhor apareceu a Moisés.

E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.
Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.
E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.
E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.
Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.
Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?
E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.
Vai, e ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito.
Êxodo 3:4-16

Um texto tão rico como esse merece ser visto cada detalhe ( recomendo ), mas irei abordar só alguns pontos, especialmente os que estão sublinhado.

Quando olhamos para o verso 2 é dito que o Anjo do Senhor apareceu a Moisés no meio da sarça, logo depois no verso 4 é dito que > Deus < bradou do meio da sarça identificando o próprio Anjo como Deus, e no verso 16 a mesma situação se repete, é dito que quando Moisés for falar com os anciãos de Israel é para ele dizer que o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, apareceu a ele, e quando olhamos para o verso 2 foi o Anjo do Senhor que apareceu a Moisés. Observem bem a maneira que Deus fala com Moisés nos versos 8 ele diz que desceu para livrar o povo da mão dos egípcios e no verso 5 ele pede para Moisés tirar os sapatos porque o lugar em que ele estás é santo.

Eis que eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado.
Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu nome está nele.
Mas se diligentemente ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários.
Porque o meu anjo irá adiante de ti, e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos perizeus, e aos cananeus, heveus e jebuseus; e eu os destruirei.
Êxodo 23:20-23

Percebemos então, que esse Anjo não se trata simplesmente de um anjo no sentido de criatura, mais no sentido da palavra que significa "mensageiro", um anjo criado não pode perdoar pecados, somente Deus em toda Bíblia tem poder pra isso, e Deus diz que o seu nome estaria nesse Anjo , ver (João 14:4,9,10). Esse anjo possui atributos pertencentes somente a Deus e no decorrer das Escrituras as coisas vão ficando mais claras.

E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou os seus olhos e olhou; e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos?
E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOREntão Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?
Então disse o príncipe do exército do Senhor a Josué: Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim.
Josué 5:13-15

Um homem apareceu a Josué, mais seria apenas um homem comum ? Josué se prostrou e adorou esse homem, somente Deus pode receber adoração , e a mudança radical de Josué do verso 13 para o 14 é incrível. Josué percebeu que não se tratava de um homem como qualquer outro, a maneira que ele fala no verso 13 é completamente diferente com a qual ele fala no verso 14, pois ele reconhece a autoridade de quem estar diante dele, ele diz no verso 13 "És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos?" Logo depois da resposta que ele recebe desse homem, além dele passar a adorar esse Ser que está diante dele, o tratamento dele passa a ser , " Que diz meu senhor ao seu servo?" , e o homem continua, ele fala no verso 15 da mesma maneira que o Anjo que apareceu a Moisés identificado como Deus falou (Êxodo 3:5). Lembrando que príncipe especialmente se tratando de linguagem bíblica é aquele que tem o governo sobre tudo,o que é o cabeça de todo um exercito e tem poder de governo sobre ele.


E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não tinha filhos.
E o anjo do Senhor apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho.
Então a mulher entrou, e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mimcuja aparência era semelhante a de um anjo de Deus, terribilíssima; e não lhe perguntei donde era, nem ele me disse o seu nome.
Juízes 13:2-3,6

Aqui o Anjo do Senhor aparece novamente agora para mãe de Sansão, ela descreve que viu um homem e esse homem era semelhante a um anjo de Deus.

Então Manoá orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus, que enviaste, ainda venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer.
E Deus ouviu a voz de Manoáe o anjo de Deus veio outra vez à mulher, e ela estava no campo, porém não estava com ela seu marido Manoá.
Apressou-se, pois, a mulher, e correu, e noticiou-o a seu marido, e disse-lhe: Eis que aquele homem que veio a mim o outro dia me apareceu.
Então Manoá levantou-se, e seguiu a sua mulher, e foi àquele homem, e disse-lhe: És tu aquele homem que falou a esta mulher? E disse: Eu sou.
Então disse Manoá: Cumpram-se as tuas palavras; mas qual será o modo de viver e o serviço do menino?
E disse o anjo do Senhor a Manoá: De tudo quanto eu disse à mulher se guardará ela.
De tudo quanto procede da videira não comerá, nem vinho nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará.
Então Manoá disse ao anjo do Senhor: Ora deixa que te detenhamos, e te preparemos um cabrito.
Porém o anjo do Senhor disse a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e se fizeres holocausto o oferecerás ao Senhor. Porque não sabia Manoá que era o anjo do Senhor.
E disse Manoá ao anjo do Senhor: Qual é o teu nome, para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos?
E o anjo do Senhor lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso?
Então Manoá tomou um cabrito e uma oferta de alimentos, e os ofereceu sobre uma penha ao Senhor: e houve-se o anjo maravilhosamente, observando-o Manoá e sua mulher.
E sucedeu que, subindo a chama do altar para o céu, o anjo do Senhor subiu na chama do altar; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram em terra sobre seus rostos.
E nunca mais apareceu o anjo do Senhor a Manoá, nem a sua mulher; então compreendeu Manoá que era o anjo do Senhor.
E disse Manoá à sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus.
Juízes 13:8-22

Esse contexto nos diz diversas coisas, o Anjo que apareceu para Manoá quando perguntado pelo seu nome, ele diz " Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso?", engraçado que com exceção de Miguel e Gabriel que se apresentam com seu nome, todos os outros anjos não são identificados assim e tão pouco se apresentam dessa maneira, mais esse Anjo quando perguntado pelo seu nome ele diz "visto que é maravilhoso". E uma outra coisa, é que o Anjo do Senhor faz uma distinção clara entre Ele e Deus, O Anjo diz que era pra Manoá fazer holocausto e oferecer ao Senhor e é dito que Manoá não sabia que era o Anjo do Senhor presente ali, isso nos deixa claro que tanto o Anjo quanto Manoá sabiam que o Anjo do Senhor e o Senhor são distintos, entretanto, logo quando o Anjo sobe aos céus no verso 22 Ele é identificado como sendo Deus; ao mesmo tempo que se apresenta uma distinção clara entre o Anjo do Senhor e Deus, é apresentado uma forma de unidade entre Eles, ver (João 10:30). Isso ocorre também em outras partes das Escrituras, apontando a distinção clara de seres mais sendo identificados como sendo o mesmo Ser Divino, Deus.


E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
Gênesis 22:1-3

Aqui nos é dito que Deus pede para Abraão oferecer seu único filho Isaque em holocausto a Ele, e quando Abraão provando seu ato de fé ia fazer o que Deus lhe disse, uma intervenção ocorre. 

Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Gênesis 22:11-12

Isso é algo simplesmente fantástico, no versículo 12 o Anjo diz "porquanto agora sei que temes a Deus", com isso o Anjo faz uma distinção claríssima dele e de Deus só que logo na sequência do mesmo versículo o Anjo diz, " e não me negaste o teu filho, o teu único filho", o Anjo que se apresentou distinto de Deus logo após Ele se identifica como o próprio Deus, nos versos 1-3 o Sacrifício foi oferecido a Deus e o Anjo diz " não me negaste o teu filho, o teu único filho" , o Anjo se auto-afirmou como sendo o Deus que pediu o holocausto.

Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus,
E disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho,
Gênesis 22:15-16


E o Anjo brada dos céus novamente, e agora ele diz " Por mim mesmo jurei, diz o Senhor", e novamente ele diz "não me negaste o teu filho, o teu único filho". O Anjo do Senhor em muitos textos se revela de uma maneira clara como sendo distinto de Deus e logo depois é identificado como sendo Deus, mostrando que há pessoas Divinas dentro de uma só essência, onde os atos ocorridos por ambos seres Divinos são atribuídos a ambos como sendo feito por um só Ser. Mais afinal, quem é esse Anjo do Senhor que se apresenta de maneira tão especial? Onde o mesmo se apresenta em diversas partes das Escrituras guiando o povo, ajudando o povo, perdoando pecado, abençoando e etc... Eu desdo inicio sublinhei certas palavras atribuídas sempre ao Anjo do Senhor,palavras como: maravilhoso, príncipe, um homem e por aí vai; eu não fui em ordem cronológica e nem fui em todas as aparições desse Anjo, mais em algumas delas ou pela ligação delas, você pode perceber que esse Anjo saía, descendo ou subindo.

E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Miquéias 5:2


Porque um menino nos nasceu (um homem), um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros (Príncipe do exército do Senhor), e se chamará o seu nome: Maravilhoso (Lembram do Anjo a Manoá?), Conselheiro (Que diz meu Senhor ao seu servo?)Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Isaías 9:6



Esse Anjo (Mensageiro) era Cristo, em todo o momento da história sempre nos ajudando, não se engane ao pensar que o Verbo de Deus ficou parado e só começou a atuar na história em sua encarnação quando se fez carne , pois o Cristo sempre esteve e está em toda história nos guiando e ajudando. É como Paulo bem explica;

Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.
E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,
E todos comeram de uma mesma comida espiritual,
E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.
1 Coríntios 10:1-4

Era Cristo que sempre estava seguindo e guiando o povo de Israel quando ele aparecia. Deus não pode ser visto em sua plenitude, o Filho então revela o Pai, porque o Filho que é a imagem do Pai ao qual  somente por Ele podemos conhecer a Deus, todas as teofanias de Deus é sempre Deus Filho aparecendo não em sua plenitude mais de maneira visível revelando o Pai;

O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Colossenses 1:15 

Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.
João 1:18


Publicado por: Matheus Santos




Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém
Romanos 11:36

Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;
2 Coríntios 10:5



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.