quarta-feira, 16 de julho de 2014

A incredulidade

Hoje em dia crê no invisível tem sido algo realmente difícil para alguns, e isso não é nenhum fato novo porque as Escrituras relatam casos onde pessoas duvidaram do Poder de Deus e outras que ate mesmo acharam que poderiam compreender todos os seus caminhos.

Tomé e a realidade.

A abordagem que irei fazer será baseada principalmente na vida de Tomé, irei comentar sobre momentos por qual talvez todo ser humano passou ou esteja passando, são fases da vida e perguntas que sempre ocorre em nossas mentes.

As primeiras referências que temos de Tomé, vem do momento do chamado dos 12 discípulos (Mateus 10:3; Marcus 3:18; Lucas 6:15) . A primeira passagem que nos fala de Tomé de uma maneira mais clara se encontra no Evangelho de João;

Disse, pois, Tomé, chamado Dídimo, aos condiscípulos: Vamos nós também, para morrermos com ele.
João 11:16

Dias antes de Tomé se posicionar dessa maneira, Jesus tinha se identificado como Filho de Deus (João 10:36), ao ponto que os Judeus o rejeitaram e pegaram pedras para apedreja-lo ( João 10:31,39); a partir desse episódio o Senhor Jesus se retirou para além do Jordão (João 10:40) e ali ficou por algum tempo. Depois desse tempo que o Senhor passou além do Jordão Ele recebeu uma noticia sobre Lázaro (João 11:1,3), logo quando o Senhor soube da notícia Ele aguardou dois dias (João 11:6) para voltar a Judéia, muitos dos seus discípulos ficaram espantados (João 11:8), afinal o Senhor tinha saído de um local onde queriam apedreja-lo (João 10:31). Nessas horas passando por dificuldades e aflições é que percebemos homens de Deus e a maneira que se colocam diante de uma situação difícil, alguns dos discípulos ficaram inquietos com a decisão do Senhor em querer voltar, Ele estava sendo procurado e estava se colocando em uma situação de perigo, mas, Tomé por sua vez disse: [ . . .] Vamos nós também, para morrer-mos com ele (João 11:16), Tomé deu incentivo ao discípulos e diante da situação ele não temeu, porque ele sabia que caminhar com o Senhor requer perseverança (Marcus 13:13), e é assim que devemos reagir em situações difíceis devemos continuar com perseverança , o Senhor nunca disse que seria fácil a jornada até sua volta (João 16:33), o que Ele nos prometeu  foi que nunca estaríamos só (Mateus 28:20).

Em qual caminho devo ir ?

Pessoas em todo mundo se perguntam, em qual caminho devo ir ? E talvez você possa se encontrar nessa situação, talvez você possa está indo em um caminho do qual não agrada a Deus, a Bíblia nos diz;

Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Provérbios 14:12

Muitos podem se encontrar em uma caminho que parece direito, outros podem estar em busca de um caminho. Você pode ta passando nesse momento uma situação que sua vida esteja de uma maneira onde você vive praticando boas obras, como caridades, doações, amor ao próximo e etc... Eu tenho algo para te dizer, será que tudo isso te levará a salvação ? A Bíblia nos diz;


Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei [ . . .]
Gálatas 2:16

Obras não iram te justificar perante Deus, com isso eu não quero dizer que você deva parar de pratica-las, pelo contrário , te incentivo a continuar, porém nada disso irá te levar a salvação voltas e voltas foram dadas mais todas em vão, todas vão te levar para o mesmo ponto em qual você se perguntará, em qual caminho devo ir ? Isso não foi diferente com os discípulos, logo depois do Senhor ter dito certas palavras, Tomé fez uma pergunta que todos querem saber a resposta;

Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
João 14:5

E finalmente a tão esperando resposta.


Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

João 14:6

Jesus não disse que Ele é um dos caminhos para se achegar a Deus, Ele disse que é "O único" Caminho para encontrarmos a Deus, não existe outra maneira, não existe outros caminhos, outros caminhos podem parecer bons mais nenhum deles te levará a conhecer a Deus, Jesus faz um convite a todos e Ele estar de braços aberto a sua espera, todos são convidados a esse Caminho, todos são chamados para a Vida Eterna.

A incredulidade.

Alguns podem se encontrar em uma situação de incredulidade tão grande, que chegam ao ponto de não crê em Deus ou de ter deixado de crer nEle, mais eu tenho algo a te dizer, Deus acredita em você; isso não é algo novo, pois ate mesmo nas Escrituras uma pessoa duvidou do Deus que se fez carne, e foi uma pessoa que conviveu com Ele. Jesus morreu por todos nós (João 3:16 ), e Ele pagou a divida que tínhamos com Deus (Colossenses 2:14), Ele foi morto e logo após 3 dias foi ressurreto por Deus o Pai. Talvez você se encontre em uma posição como essa, talvez lhe falta fé, mais voltemos ao que foi dito, quem terá sido essa pessoa que duvidou ao ouvir que Jesus tinha sido ressurreto ? Essa pessoa foi Tomé, isso mesmo, um homem de Deus que mesmo vendo tantas obras e atuações do Poder de Deus feitas por Jesus, duvidou da sua ressurreição dentre os mortos, Tomé não estava com os outros discípulos quando presenciaram a primeira aparição do Senhor ressurreto (João 20:19-21).

Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
João 20:24-25

Percebemos então algo que pessoas em todo mundo vive, a incredulidade, ela não partiu apenas de um homem qualquer mais de um homem que viveu com o próprio Senhor, um homem que teve perguntas respondidas das quais todos em algum momento da vida queremos saber, um homem que presenciou o Poder de Jesus Cristo, um homem que recebeu o testemunho de outros que conviveram com Jesus e com ele e ainda sim o duvidou em seu coração.

E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.
Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
João 20:26-27

Jesus então apareceu outra vez aos discípulos e dessa vez com a presença de Tomé, Ele pediu que Tomé conferisse se realmente era Ele, se Ele estava ali, se Ele havia realmente sido ressurreto dentre os mortos; logo depois de Tomé ver que realmente era Jesus Cristo ele teve uma mudança radical de opinião, um homem que pode presenciar diversas maravilhas do Poder de Deus e que ainda sim duvidou no seu coração, a reação de Tomé foi tão magnifica que ele não poderia dizer outra coisa a não ser;

E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
João 20:28

E é esse o convite que o Senhor faz a todos, o Senhor quer que reconhecemos a sua autoridade, o Senhor nos convida o tempo todo a salvação, e se você deseja se achegar ao Senhor, lembre-se das palavras que o Senhor disse a Tomé logo após ele reconhecer a sua autoridade.

Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
João 20:29

Hoje nós vivemos pela fé não por vista (2 Coríntios 5:7), mais a grande certeza é de que temos a mesma esperança de Jó, que mesmo muitos anos antes de Jesus Cristo pelo Espírito Santo pode falar;

Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.
E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,
Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior.
Jó 19:25-27

Chegará o dia que não precisaremos viver por fé porque nossos próprios olhos verão o Rei dos reis,  todos nós que aceitamos sua mensagem de arrependimento moraremos com Ele e desfrutaremos do seu amor por toda a eternidade.


Será que o Senhor me aceitaria mesmo com tantas ofensas que já fiz contra Ele?


É possível que muitos possam ta pensando que Deus jamais poderá te aceitar da maneira que você está, você pode ta se achando o mais sujo de todos os homens, você pode está pensando que cometeu coisas que Deus jamais iria perdoa-lo, mais a Bíblia nos diz;

Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.
Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só.
Romanos 3:10-12

A verdade da Bíblia é que todos nós somos maus, todos nós somos culpados perante Deus, nenhum de nós jamais buscaríamos a Deus por vontade própria, todos pecaram; é por esse motivo que o próprio Deus se fez carne (João 1:1,14), e venho pagar a nossa divida (Colossenses 2:14), nós jamais teríamos como pagar uma divida para um Deus infinito, por isso o próprio Deus no seu amor incondicional (João 3:16) venho pagar essa dívida por nós, somente Ele seria capaz de pagar uma divida infinita ao ponto de salvar toda humanidade, é por isso que precisamos de Jesus Cristo, esse foi e é a única pessoa que satisfaz a Deus plenamente , somente por meio de Jesus Cristo podemos nos achegar a Deus, somente Ele foi capaz de pagar a nossa divida, somente Ele poderia, o Deus que se fez carne e habitou entre nós para nos livrar da condenação divida.


Como sentir a Deus ?

A única maneira de sentir a Deus é pela fé! Não existe nenhuma outra maneira que você possa sentir Deus em sua vida, a Bíblia nos diz;


Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
Hebreus 11:6

Uma pessoa que tenta se aproximar de Deus de uma maneira que não seja pela fé jamais poderá senti-Lo, somente pela fé em Jesus Cristo podemos sentir Deus em nossas vidas, a fé é;

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Hebreus 11:1

A fé é a prova e maneira que nós temos para nos aproximar de Deus, alguns podem se perguntar, não seria mais fácil Deus se revelar de uma maneira visível ? A Bíblia nos traz uma resposta para isso;

Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?
Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.
Romanos 8:24,25

Jamais poderíamos mostrar amor perante Deus se nós pudéssemos vê-lo, todos buscariam Ele simplesmente porque conseguem vê-lo, não haveria uma relação de intimidade pois não estaríamos crendo nEle pela fé, nem estaríamos demonstrando amor com Ele mesmo em sua ausência física, e é por isso que eu faço a pergunta que o Senhor fez;

Por acaso não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que estão clamando por ele dia e noite? Porventura tardará em socorrê-los?
Digo-vos que em breve lhes fará justiça. Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?
Lucas 18:7-8

Nós somos pessoas egoístas, se nós pudéssemos ver a Deus o buscaríamos por interesse, ora, você vendo o Criador de tudo em sua frente não iria direto para os teus braços ? Claro, e é por isso que o Senhor nos pede um ato de fé, um ato de demonstrarmos nosso amor com com Ele mesmo com sua ausência física.


Resumo: Se você está passando por um momento de aflição ou ate mesmo chegou a duvidar da existência de Deus, lembre-se que nós lemos testemunhos de pessoas que puderam presenciar o Senhor ressurreto dentre os mortos  , lemos que um deles em especial que conviveu com o próprio Senhor viu diversos milagres em sua frente e ainda sim chegou a duvidar se realmente Ele poderia ter sido ressurreto dentre os mortos, a pergunta que faço para você é, o que será que fez um homem como Tomé passar de um estado de incredulidade profunda a chegar a dizer "Senhor meu, e Deus meu", somente uma experiência profunda e sobrenatural traria mudanças tão radicais na vida de Tomé, e por quê  você também não experimenta fazer uma mudança como essa?  Se permita a crê em Deus, experimente como Tomé e faça mudanças radicais em sua vida!

Publicado por: Matheus Santos


Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o 
Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou 
dentre os mortos, serás salvo.
Romanos 10:9

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o 
seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê 
não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.