Antes de começarmos a observar as profecias a respeito do Cristo serão necessárias algumas informações uteis para melhor compreensão dos versículos que serão lidos. Na cultura hebraica em especial no caso o próprio Deus, diversas vezes vemos Deus mudando o nome de algumas pessoas no Antigo e Novo Testamento, mas por que isso? Vejamos.
Meu senhor, agora não faça este homem vil, a saber, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele, e eu, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste.
1 Samuel 25:25
Quando Deus diretamente ou por meio de algum mensageiro seu mudava ou profetizava sobre alguém isso tinha muita relevância, pois a grande maioria das vezes a pessoa ou a situação que a pessoa ta passando é revelada no seu nome, ou seja, seu nome muitas vezes era sua identidade, nesse caso em especial quando os profetas ou o próprio Deus mudava. Vejamos alguns exemplos.
A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou.
Gênesis 5:29
Noé significa (conforto)
E a Éber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porquanto em seus dias se repartiu a terra, e o nome do seu irmão foi Joctã.
Gênesis 10:25
Pelegue significa (Divisão)
E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.
Êxodo 2:10
Moisés significa (Arrancado)
E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não te chamarás mais Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou-lhe Israel
Gênesis 35:10
Deus mudou o nome de Jacó que ignifica (enganador), para ser Israel que significa (Deus prevalece, o Deus que vê e outros.)
Então podemos perceber que diversas vezes algumas pessoas ao longo da Bíblia como também o próprio Deus (que nesse caso é o que nos interessa) profetizava ou mudava o nome de pessoas e isso não se trava apenas de uma mudança de nome, mas uma descrição de quem era aquela pessoa.Por que estou dizendo tudo isso? Vejamos algumas profecias a respeito do Messias profetizado pelo próprio Deus e pelos seus santos profetas.
“Vejam! Estão chegando os dias”, diz Jeová, “em que farei surgir para Davi um renovo justo. E um rei reinará; ele mostrará entendimento e defenderá a justiça e a retidão no país. Nos seus dias, Judá será salvo e Israel residirá em segurança. E este é o nome pelo qual ele será chamado: Jeová É a Nossa Justiça.
Jeremias 23:5,6
O versículo acima está na tradução da Novo Mundo que os arianos tanto usam, mesmo nessa versão corrompida que eles tanto gostam (pois é cheias de erros) podemos perceber que o Renovo, o Messias prometida seria chamado de Jeová nossa Justiça, O Messias seria Deus porque de fato Ele é Deus!,não apenas um homem, Deus-Homem. Deus não divide a glória do seu nome com ninguém.
Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.
Isaías 42:8
Um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei.
Êxodo 20:24
Assim cantarei louvores ao teu nome perpetuamente, para pagar os meus votos de dia em dia.
Salmos 61:8
Vejamos outras profecias sobre Jesus Cristo que muitas vezes são ignoradas pelos arianos.
A Bíblia sempre trata a Deus como invisível o qual ninguém jamais viu, então como Isaías viu a Deus sentado em um trono? Como Isaías viu Deus de maneira visível? Quem Isaías realmente viu?
Então, de quem Isaías viu a glória? Do Senhor Jesus Cristo!! Foi ele a quem Isaías viu, foi ele a quem la em (Isaías 6) é chamado de Jeová dos exércitos.Eu disse que isso também testifica sobre a Divindade do Espírito Santo, vejamos.
Afinal de contas, quem Isaías viu? O Pai ou o Filho? Quem falou, o Pai o Filho ou o Espírito? Parece confuso né? Não quando se entende que Deus é um, quem falou foram os três, e quem Isaías viu foi o Filho, pois na trindade a imagem de Deus é seu Filho Jesus Cristo. Com isso em mente da pra se entender com mais clareza algumas coisas sobre Isaías 6, como por exemplo:
Portanto, o próprio Jeová lhes dará um sinal: Vejam! A jovem ficará grávida e dará à luz um filho, e ela lhe dará o nome de Emanuel.
Isaías 7:14
O Judeu Mateus interpreta essa profecia sendo cumprida em Jesus, e ele nos diz algo interessante sobre o significado de Emanuel.
Vejam! A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe darão o nome de Emanuel”, que traduzido quer dizer “Deus está conosco”.
Mateus 1:23
Eu coloquei o versículo na Tradução da Novo Mundo intencionalmente, pois de fato Emanuel pode ser traduzido "Deus está conosco" ou "Deus conosco", mas como os arianos negam a Divindade de Cristo eles optaram por "Deus está conosco". Veremos que na verdade independente da tradução não altera em nada a declaração, ambas as traduções atestam a Divindade do Filho de Deus vejamos o porquê.
E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
Lucas 1:31
O anjo Gabriel foi avisar a Maria que ela teria a missão de conceber o Salvador em seu ventre e o nome dele seria Jesus, o que significa o nome Jesus?
E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Mateus 1:21
Então aqui vemos que o nome do Senhor Jesus implica como já foi dito antes a qualidade do seu próprio Ser, ou seja, Ele salvaria o seu povo dos seus pecados, o nome sendo mais uma vez ligado ao caráter e essência da pessoa. Continuemos.
Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
Mateus 1:22,23
E aqui nós vemos algo fantástico, o nome que foi dado pra esse menino era Jesus que implica a salvação sendo Ele o Salvador, mas logo depois Mateus diz que Ele também será chamado de Emanuel, o que Mateus quis dizer com isso? Fica muito claro que a intenção de Mateus foi em dizer que Deus está conosco, que esse Jesus Salvador é também o próprio Deus encarnado. Por isso não faz diferença qual seja a tradução de Emanuel, a intenção é sempre a mesma, em dizer que Deus está conosco.
Porque um menino nos nasceu, Um filho nos foi dado; E o reinado estará sobre os seus ombros, ele receberá o nome de Maravilhoso conselheiro, Deus Poderoso, Pai eterno, Príncipe da paz.
Isaías 9:6
Lembre-se o que foi dito sobre o nome, o nome revela a qualidade e a essência da pessoa especificamente quando é um nome dado por Deus ou profetizado, e segundo Isaías o Messias seria Deus, e Pai eterno, não há como negar a Divindade de Jesus Cristo, Isaías atestou claramente a Divindade do Cristo. Os arianos dizem que Cristo é Deus poderoso mas não é o Deus Todo-poderoso.
1) É um grande erro dizer isso porque se Cristo é um deus poderoso e o Pai o Deus Todo-Poderoso então os arianos são politeístas, pois se o Pai é Deus e o Filho é Deus e eles não são um os arianos estão caindo em um politeísmo sem perceber, ademais Deus não aceita outros deuses além dEle, ou o Filho é um e tão Divino quanto o Pai ou os arianos estão se contradizendo.
Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
Isaías 43:10
2) Os Arianos não percebem que o fato do Filho ser chamado de Deus Poderoso em nada o diminui, pois o nome do ser revela a sua essência e sua qualidade, Cristo é chamado de Pai eterno, como alguém que é pai eterno pode ser uma criatura?
3) Se os arianos fossem ao capítulo 10 de Isaías eles iriam perceber que nunca foi a intenção de Isaías dizer que o Filho é menor que o Pai, como eu sei disso!? Vejamos.
Apenas um restante voltará, O restante de Jacó, ao Deus Poderoso
Isaías 10:21
Isaías no capítulo seguinte igual o Pai ao mesmo nível que o Filho, Isaías diz que tanto o pai quanto o Filho é o Deus Poderoso. E aqui vai algo para se pensar, Isaías como todo bom Judeu é monoteísta, será que Isaías estaria chamado o Pai de um Deus e o Filho de outro Deus!? É claro que não, pelo capítulo 9 e 10 vemos claramente que Isaías igualava o Pai com o Filho e como monoteísta ele não considerava deuses distintos, mas um só Deus. (lembrando que os versículos principais estão sendo vistos na tradução da novo mundo)
Continuemos vendo no Antigo Testamento a Divindade de Jesus Cristo.
E você, ó Belém Efrata, pequena demais para estar entre as milhares de Judá, de você sairá aquele que será governante em Israel, cuja origem vem dos tempos antigos, dos dias da antiguidade.
Miqueias 5:2
Esse versículo 2 do Capítulo 5 de Miqueias revela a cidade em que o Messias nasceria, mas também revela algo que a tradução da Novo Mundo não mostra como algumas outras versões. Vejamos.
E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Miqueias 5:2
Mesmo na tradução da Novo Mundo podemos ver que Miqueias não apenas nos diz onde o Messias nasceria, também nos é dito sobre as saídas eternas do Messias atestando o seu atributo de eternidade.
Antes de nascerem os próprios montes ou de teres passado a produzir como que com dores de parto a terra e o solo produtivo, sim, de tempo indefinido a tempo indefinido, tu és Deus
Salmos 90:2
A palavra pra tempo indefinido a tempo indefinido no hebraico é "olam", mesma palavra que aparece em (Miqueias 5:2), assim como no (Salmos 90:2) fala da eternidade de Deus em Miqueias fala sobre a eternidade do Messias. (as versões revisadas da tradução novo mundo mais novas traduzem o Salmos 90:2 como de eternidade a eternidade)
Continuemos a olhar as profecias que testificam a Divindade de Jesus Cristo.
Esse é um dos meus textos preferidas, vejam só a clareza do texto. Dois Jeovás são citados. Jeová começa falando em primeira pessoa, e logo depois diz que alguém o envio, alguém que envia ao próprio Deus é menor ou maior que ele? Parece confuso? Não quando se entende que O Pai e o Filho são um. Então continua a dizer mais a frente outra vez que Jeová dos exércitos "me envio", ora, mas é o próprio Jeová dos exércitos que está falando, então quem o envia? Logo a frente é respondido, Jeová dos exércitos envia a Jeová dos exércitos. Percebem? Claramente a Bíblia aponta nesse texto dois seres Divinos, um que Jeová que envia e o Jeová enviado.
Segundo a própria tradução da Novo Mundo, quem era o Mensageiro que clamaria do deserto? João Batista, e quem era Jeová, quem era o Deus que João Batista preparou o caminho? O Senhor Jesus! Jesus Cristo é Deus!
Então podemos perceber que diversas vezes algumas pessoas ao longo da Bíblia como também o próprio Deus (que nesse caso é o que nos interessa) profetizava ou mudava o nome de pessoas e isso não se trava apenas de uma mudança de nome, mas uma descrição de quem era aquela pessoa.Por que estou dizendo tudo isso? Vejamos algumas profecias a respeito do Messias profetizado pelo próprio Deus e pelos seus santos profetas.
“Vejam! Estão chegando os dias”, diz Jeová, “em que farei surgir para Davi um renovo justo. E um rei reinará; ele mostrará entendimento e defenderá a justiça e a retidão no país. Nos seus dias, Judá será salvo e Israel residirá em segurança. E este é o nome pelo qual ele será chamado: Jeová É a Nossa Justiça.
Jeremias 23:5,6
O versículo acima está na tradução da Novo Mundo que os arianos tanto usam, mesmo nessa versão corrompida que eles tanto gostam (pois é cheias de erros) podemos perceber que o Renovo, o Messias prometida seria chamado de Jeová nossa Justiça, O Messias seria Deus porque de fato Ele é Deus!,não apenas um homem, Deus-Homem. Deus não divide a glória do seu nome com ninguém.
Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.
Isaías 42:8
Um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei.
Êxodo 20:24
Assim cantarei louvores ao teu nome perpetuamente, para pagar os meus votos de dia em dia.
Salmos 61:8
Vejamos outras profecias sobre Jesus Cristo que muitas vezes são ignoradas pelos arianos.
No ano em que o rei Uzias morreu, vi Jeová
sentado num trono enaltecido e elevado, e as abas da
sua veste enchiam o templo. Acima dele havia serafins; cada um tinha seis
asas. Cada um deles cobria o rosto com duas, cobria os pés com duas e voava com
duas. E
clamavam uns para os outros:“Santo, santo,
santo é Jeová dos exércitos. A terra inteira está cheia da sua glória.” E as ombreiras das portas tremeram ao
som dos que clamavam, e a casa encheu-se de fumaça. Então eu disse: “Ai de mim! A bem dizer já estou morto, Pois sou um homem de lábios
impuros E moro no meio de um povo de lábios impuros; Pois os meus olhos viram o
próprio Rei, Jeová dos exércitos!” Nisto um dos serafins voou até mim, e na
sua mão havia uma brasa que ele tinha tirado do altar com uma tenaz. Ele tocou
minha boca e disse:“Veja! Isto tocou os seus
lábios. Sua culpa foi removida E seu pecado está expiado.” Então ouvi a voz de Jeová, dizendo: “A quem enviarei e
quem irá por nós?” E eu disse: “Aqui estou! Envia-me!” E ele respondeu: “Vá e diga a este povo:‘Vocês ouvirão vez após vez,Mas não entenderão;Verão vez após
vez,Mas não obterão conhecimento.’ Torne
insensível o coração deste povo, Tape os seus ouvidos
E feche os seus olhos, Para que não vejam com os olhos Nem ouçam com os
ouvidos,Para que seu coração não entenda E para que não deem meia-volta e sejam
curados.
Isaías 6:1-10
Isaías 6:1-10
E aqui nesse belíssimo texto de Isaías temos um testo que não apenas fala da Divindade do Filho como também do Pai, e do Espírito Santo. É dito que Isaías viu Jeová assentado em um trono, nos é dito que os anjos diziam "Santo, Santo, Santo é Jeová dos exércitos" e também percebemos uma dura advertência ao povo ao final do relato. Vamos ver algumas considerações.
Nenhum homem jamais viu a Deus [...]
João 1:18
João 1:18
Ninguém jamais viu a Deus [..]
1 João 4:12
1 João 4:12
A Bíblia sempre trata a Deus como invisível o qual ninguém jamais viu, então como Isaías viu a Deus sentado em um trono? Como Isaías viu Deus de maneira visível? Quem Isaías realmente viu?
Ele [Cristo] é a imagem do Deus invisível [...]
Colossenses 1:15
Colossenses 1:15
Filipe lhe disse: “Senhor, mostre-nos o Pai, e
isso é suficiente para nós.” Jesus lhe respondeu: “Já faz tanto tempo
que estou com vocês, e você ainda não me conhece, Filipe? Quem me vê, vê também
o Pai. [...]
João 14 8,9ª
João 14 8,9ª
Há muito tempo, Deus falou aos nossos
antepassados por meio dos profetas, em muitas ocasiões e de muitos modos. Agora,
no fim destes dias, ele nos falou por meio de um Filho, a quem
designou herdeiro de todas as coisas e por meio de
quem fez os sistemas de coisas. Ele é o reflexo da glória de Deus e a
representação exata do seu ser, e sustenta todas as coisas pela sua poderosa palavra.
Hebreus 1:1-3
Hebreus 1:1-3
Deus o Pai é sempre tratado nas Escrituras como invisível, como aquele que não pode ser visto, porém o Deus Unigênito Seu Filho é a expressão exata do seu ser e como representação exata do seu ser revela Deus o Pai de maneira visível, então quem Isaías viu foi Jesus Cristo. Tem como ficar mais claro e provar isso de maneira mais clara!? Tem.
Jesus lhes disse, então: “A luz estará entre
vocês por mais um pouco de tempo. Andem enquanto vocês ainda têm a luz, para
que a escuridão não os vença; quem anda na escuridão não sabe para onde vai. Enquanto
vocês têm a luz, exerçam fé na luz, para que possam se tornar filhos da luz.” Depois de
dizer essas coisas, Jesus foi embora e se escondeu deles. Embora ele
tivesse realizado tantos sinais na frente deles, não depositavam fé nele, para que se cumprissem as palavras de Isaías, o
profeta, que disse: “Jeová, quem depositou fé no que falamos? E a quem foi
revelado o braço de Jeová?” Isaías também disse a razão pela qual eles não
podiam acreditar: “Ele lhes cegou os olhos e lhes endureceu o coração,
para que não vissem com os olhos, nem entendessem com o coração, e dessem
meia-volta, e eu os curasse.” Isaías disse isso porque viu a glória dele e
falou sobre ele. De qualquer modo, até mesmo muitos líderes dos judeus
realmente depositavam fé nele, [...]
João 12:35-42a
João 12:35-42a
Então, de quem Isaías viu a glória? Do Senhor Jesus Cristo!! Foi ele a quem Isaías viu, foi ele a quem la em (Isaías 6) é chamado de Jeová dos exércitos.Eu disse que isso também testifica sobre a Divindade do Espírito Santo, vejamos.
Assim, como houve desacordo entre eles, começaram
a ir embora, e Paulo fez este único comentário:“O Espírito Santo falou
apropriadamente aos antepassados de vocês, por meio de Isaías, o profeta: ‘Vá a este povo e diga: “Vocês realmente ouvirão, mas
de modo algum entenderão; e realmente olharão, mas de modo algum verão. Pois
o coração deste povo ficou insensível, eles taparam os ouvidos e fecharam os
olhos, para que nunca vissem com os olhos, nem ouvissem com os ouvidos, nem
entendessem com o coração e dessem meia-volta, e eu os curasse.
Atos 28:25-27
Atos 28:25-27
Afinal de contas, quem Isaías viu? O Pai ou o Filho? Quem falou, o Pai o Filho ou o Espírito? Parece confuso né? Não quando se entende que Deus é um, quem falou foram os três, e quem Isaías viu foi o Filho, pois na trindade a imagem de Deus é seu Filho Jesus Cristo. Com isso em mente da pra se entender com mais clareza algumas coisas sobre Isaías 6, como por exemplo:
Acima dele havia serafins; cada um tinha seis
asas. Cada um deles cobria o rosto com duas, cobria os pés com duas e voava com
duas. E clamavam uns para os outros:“Santo, santo, santo é Jeová dos exércitos. A
terra inteira está cheia da sua glória.
Isaías 6:3
Isaías 6:3
Então ouvi a voz de Jeová, dizendo: “A quem enviarei e quem
irá por nós?
Isaías 6:8
Isaías 6:8
Por isso os serafins diziam "Santo, Santo, Santo", eles não diziam "Santo" e paravam pra depois dizer "santo", era "Santo, Santo, Santo" três vezes por etapa de maneira contínua pois os três eram exaltados, isso também explica porque Deus disse "quem irá por nós", ele não diz quem irá por mim, diz "por nós" no plural, pois ali estava o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Continuemos.
Portanto, o próprio Jeová lhes dará um sinal: Vejam! A jovem ficará grávida e dará à luz um filho, e ela lhe dará o nome de Emanuel.
Isaías 7:14
O Judeu Mateus interpreta essa profecia sendo cumprida em Jesus, e ele nos diz algo interessante sobre o significado de Emanuel.
Vejam! A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe darão o nome de Emanuel”, que traduzido quer dizer “Deus está conosco”.
Mateus 1:23
Eu coloquei o versículo na Tradução da Novo Mundo intencionalmente, pois de fato Emanuel pode ser traduzido "Deus está conosco" ou "Deus conosco", mas como os arianos negam a Divindade de Cristo eles optaram por "Deus está conosco". Veremos que na verdade independente da tradução não altera em nada a declaração, ambas as traduções atestam a Divindade do Filho de Deus vejamos o porquê.
E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
Lucas 1:31
O anjo Gabriel foi avisar a Maria que ela teria a missão de conceber o Salvador em seu ventre e o nome dele seria Jesus, o que significa o nome Jesus?
E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Mateus 1:21
Então aqui vemos que o nome do Senhor Jesus implica como já foi dito antes a qualidade do seu próprio Ser, ou seja, Ele salvaria o seu povo dos seus pecados, o nome sendo mais uma vez ligado ao caráter e essência da pessoa. Continuemos.
Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
Mateus 1:22,23
E aqui nós vemos algo fantástico, o nome que foi dado pra esse menino era Jesus que implica a salvação sendo Ele o Salvador, mas logo depois Mateus diz que Ele também será chamado de Emanuel, o que Mateus quis dizer com isso? Fica muito claro que a intenção de Mateus foi em dizer que Deus está conosco, que esse Jesus Salvador é também o próprio Deus encarnado. Por isso não faz diferença qual seja a tradução de Emanuel, a intenção é sempre a mesma, em dizer que Deus está conosco.
Porque um menino nos nasceu, Um filho nos foi dado; E o reinado estará sobre os seus ombros, ele receberá o nome de Maravilhoso conselheiro, Deus Poderoso, Pai eterno, Príncipe da paz.
Isaías 9:6
Lembre-se o que foi dito sobre o nome, o nome revela a qualidade e a essência da pessoa especificamente quando é um nome dado por Deus ou profetizado, e segundo Isaías o Messias seria Deus, e Pai eterno, não há como negar a Divindade de Jesus Cristo, Isaías atestou claramente a Divindade do Cristo. Os arianos dizem que Cristo é Deus poderoso mas não é o Deus Todo-poderoso.
1) É um grande erro dizer isso porque se Cristo é um deus poderoso e o Pai o Deus Todo-Poderoso então os arianos são politeístas, pois se o Pai é Deus e o Filho é Deus e eles não são um os arianos estão caindo em um politeísmo sem perceber, ademais Deus não aceita outros deuses além dEle, ou o Filho é um e tão Divino quanto o Pai ou os arianos estão se contradizendo.
Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
Isaías 43:10
2) Os Arianos não percebem que o fato do Filho ser chamado de Deus Poderoso em nada o diminui, pois o nome do ser revela a sua essência e sua qualidade, Cristo é chamado de Pai eterno, como alguém que é pai eterno pode ser uma criatura?
3) Se os arianos fossem ao capítulo 10 de Isaías eles iriam perceber que nunca foi a intenção de Isaías dizer que o Filho é menor que o Pai, como eu sei disso!? Vejamos.
Apenas um restante voltará, O restante de Jacó, ao Deus Poderoso
Isaías 10:21
Isaías no capítulo seguinte igual o Pai ao mesmo nível que o Filho, Isaías diz que tanto o pai quanto o Filho é o Deus Poderoso. E aqui vai algo para se pensar, Isaías como todo bom Judeu é monoteísta, será que Isaías estaria chamado o Pai de um Deus e o Filho de outro Deus!? É claro que não, pelo capítulo 9 e 10 vemos claramente que Isaías igualava o Pai com o Filho e como monoteísta ele não considerava deuses distintos, mas um só Deus. (lembrando que os versículos principais estão sendo vistos na tradução da novo mundo)
Continuemos vendo no Antigo Testamento a Divindade de Jesus Cristo.
E você, ó Belém Efrata, pequena demais para estar entre as milhares de Judá, de você sairá aquele que será governante em Israel, cuja origem vem dos tempos antigos, dos dias da antiguidade.
Miqueias 5:2
Esse versículo 2 do Capítulo 5 de Miqueias revela a cidade em que o Messias nasceria, mas também revela algo que a tradução da Novo Mundo não mostra como algumas outras versões. Vejamos.
E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Miqueias 5:2
Mesmo na tradução da Novo Mundo podemos ver que Miqueias não apenas nos diz onde o Messias nasceria, também nos é dito sobre as saídas eternas do Messias atestando o seu atributo de eternidade.
Antes de nascerem os próprios montes ou de teres passado a produzir como que com dores de parto a terra e o solo produtivo, sim, de tempo indefinido a tempo indefinido, tu és Deus
Salmos 90:2
A palavra pra tempo indefinido a tempo indefinido no hebraico é "olam", mesma palavra que aparece em (Miqueias 5:2), assim como no (Salmos 90:2) fala da eternidade de Deus em Miqueias fala sobre a eternidade do Messias. (as versões revisadas da tradução novo mundo mais novas traduzem o Salmos 90:2 como de eternidade a eternidade)
Continuemos a olhar as profecias que testificam a Divindade de Jesus Cristo.
Pois assim diz Jeová dos exércitos, aquele que,
depois de ter sido glorificado, me enviou às nações que saqueavam vocês: ‘Aquele que
toca em vocês, toca na menina do meu olho. Pois agora sacudirei o punho contra eles, e
eles se tornarão despojo para os seus próprios escravos.’ E vocês
certamente saberão que Jeová dos exércitos me enviou. “Grite de alegria, ó filha de Sião; pois estou
chegando, e vou residir no seu meio”, diz Jeová. “Naquele dia muitas nações se unirão a Jeová e se tornarão
meu povo; e eu vou residir com você.” E você terá de saber que Jeová dos
exércitos me enviou a você.
Zacarias 2:8-12
Zacarias 2:8-12
Esse é um dos meus textos preferidas, vejam só a clareza do texto. Dois Jeovás são citados. Jeová começa falando em primeira pessoa, e logo depois diz que alguém o envio, alguém que envia ao próprio Deus é menor ou maior que ele? Parece confuso? Não quando se entende que O Pai e o Filho são um. Então continua a dizer mais a frente outra vez que Jeová dos exércitos "me envio", ora, mas é o próprio Jeová dos exércitos que está falando, então quem o envia? Logo a frente é respondido, Jeová dos exércitos envia a Jeová dos exércitos. Percebem? Claramente a Bíblia aponta nesse texto dois seres Divinos, um que Jeová que envia e o Jeová enviado.
Zacarias ainda nos revela mais em outro capítulo, vejamos.
E eu disse a eles: “Se acharem melhor assim,
paguem o meu salário; mas, se não, não paguem.” E eles pagaram o meu salário,
30 peças de prata. Então Jeová me disse: Lance-o no tesouro o grandioso
valor com que me avaliaram.” Portanto,
peguei as 30 peças de prata e as lancei no tesouro da casa de Jeová.
Zacarias 12:13
Zacarias 12:13
A tradução da Novo Mundo diz que Jeová foi vendido por 30 moedas de prata, mas quem foi vendido por trinta moedas de prata segundo a própria tradução Novo Mundo?
Então um dos Doze, o chamado Judas Iscariotes, se dirigiu aos
principais sacerdotes e disse: “O que me darão para entregá-lo* a vocês?” Estipularam-lhe
30 moedas de prata. De modo que daquele momento em diante ele procurava
uma boa oportunidade para traí-lo.
Mateus 26:14-16
Mateus 26:14-16
Então Judas, que havia traído Jesus, vendo que este tinha
sido condenado, sentiu remorso e devolveu as 30 moedas de prata aos principais
sacerdotes e aos anciãos
Mateus 27:3
Mateus 27:3
Quem é Jeová segundo a tradução da Novo Mundo? Isso mesmo! Jesus Cristo! O Próprio Deus.
Passemos ao profeta Malaquias.
Vejam! Enviarei o meu mensageiro, e ele preparará o caminho diante de mim. E de
repente o verdadeiro Senhor, a quem vocês procuram, virá ao Seu templo; e o mensageiro do pacto, de quem vocês
se agradam, virá. Ele certamente virá”, diz Jeová dos exércitos
Malaquias 3:1
Malaquias 3:1
voz de alguém está clamando no deserto:“Preparem o caminho para
Jeová! Façam no deserto uma estrada reta para o nosso
Deus
Isaías 40:3
Isaías 40:3
Jeová, o próprio Deus profetisa que alguém iria preparar o seu caminho, um mensageiro iria clamar do deserto e logo após isso o Senhor Jeová, o Deus chegaria, mas onde essa profecia se cumpriu?
Naqueles dias João Batista foi
pregar no deserto da Judeia, dizendo: “Arrependam-se, pois o Reino dos
céus está próximo.” De fato, esse é aquele de quem se falou por meio de
Isaías, o profeta, com estas palavras: “A voz de alguém está clamando no
deserto: ‘Preparem o caminho para Jeová! Endireitem as suas estradas.
Mateus 3:1-3
Mateus 3:1-3
Eu batizo vocês com água, por causa do seu
arrependimento, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu, e
não sou digno de tirar as suas sandálias. Ele os
batizará com espírito santo e com fogo. Ele tem na mão a sua pá para separar o trigo
da palha e limpará completamente a sua eira; e ajuntará seu trigo no celeiro,
mas a palha ele queimará num fogo que não pode
ser apagado”.Jesus foi então da Galileia ao Jordão, ao encontro de João, a fim
de ser batizado por ele. Este, porém, tentou impedi-lo, dizendo: “Eu é que
preciso ser batizado pelo senhor, e o senhor vem a mim?
Mateus 3:11-14
Mateus 3:11-14
Publicado por: Matheus Santos
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
João 1:1
João 1:1
Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.
João 1:18