domingo, 1 de novembro de 2015

A Divindade de Jesus Cristo no Antigo Testamento parte 1

Jesus é Deus no mais pleno sentido da palavra, do Antigo ao Novo Testamento nós vemos relatos proféticos sobre um homem (O Messias) que iria salvar o mundo, mas também nos é dito que esse homem é Deus eternamente. Vejamos.

Antes de começarmos a observar as profecias a respeito do Cristo serão necessárias algumas informações uteis para melhor compreensão dos versículos que serão lidos. Na cultura hebraica em especial no caso o próprio Deus, diversas vezes vemos Deus mudando o nome de algumas pessoas no Antigo e Novo Testamento, mas por que isso? Vejamos.

Meu senhor, agora não faça este homem vil, a saber, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele, e eu, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste.
1 Samuel 25:25


Quando Deus diretamente ou por meio de algum mensageiro seu mudava ou profetizava sobre alguém isso tinha muita relevância, pois a grande maioria das vezes a pessoa ou a situação que a pessoa ta passando é revelada no seu nome, ou seja, seu nome muitas vezes era sua identidade, nesse caso em especial quando os profetas ou o próprio Deus mudava. Vejamos alguns exemplos.

A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou.
Gênesis 5:29


Noé significa (conforto)

E a Éber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porquanto em seus dias se repartiu a terra, e o nome do seu irmão foi Joctã.
Gênesis 10:25


Pelegue significa (Divisão)

E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.
Êxodo 2:10


Moisés significa (Arrancado)

E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não te chamarás mais Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou-lhe Israel
Gênesis 35:10

Deus mudou o nome de Jacó que ignifica (enganador), para ser Israel que significa (Deus prevalece, o Deus que vê e outros.)
Então podemos perceber que diversas vezes algumas pessoas ao longo da Bíblia como também o próprio Deus (que nesse caso é o que nos interessa) profetizava ou mudava o nome de pessoas e isso não se trava apenas de uma mudança de nome, mas uma descrição de quem era aquela pessoa.Por que estou dizendo tudo isso? Vejamos algumas profecias a respeito do Messias profetizado pelo próprio Deus e pelos seus santos profetas.


“Vejam! Estão chegando os dias”, diz Jeová, “em que farei surgir para Davi um renovo  justo. E um rei reinará; ele mostrará entendimento e defenderá a justiça e a retidão no país.
 Nos seus dias, Judá será salvo e Israel residirá em segurança. E este é o nome pelo qual ele será chamado: Jeová É a Nossa Justiça.

Jeremias 23:5,6

O versículo acima está na tradução da Novo Mundo que os arianos tanto usam, mesmo nessa versão corrompida que eles tanto gostam (pois é cheias de erros) podemos perceber que o Renovo, o Messias prometida seria chamado de Jeová nossa Justiça, O Messias seria Deus porque de fato Ele é Deus!,não apenas um homem, Deus-Homem. Deus não divide a glória do seu nome com ninguém.

Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.
Isaías 42:8


Um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei.
Êxodo 20:24


Assim cantarei louvores ao teu nome perpetuamente, para pagar os meus votos de dia em dia.
Salmos 61:8


Vejamos outras profecias sobre Jesus Cristo que muitas vezes são ignoradas pelos arianos.


No ano em que o rei Uzias morreu, vi Jeová sentado num trono enaltecido e elevado, e as abas da sua veste enchiam o templo. Acima dele havia serafins; cada um tinha seis asas. Cada um deles cobria o rosto com duas, cobria os pés com duas e voava com duas.  E clamavam uns para os outros:“Santo, santo, santo é Jeová dos exércitos. A terra inteira está cheia da sua glória.”  E as ombreiras das portas  tremeram ao som dos que clamavam, e a casa encheu-se de fumaça. Então eu disse: “Ai de mim! A bem dizer já estou morto, Pois sou um homem de lábios impuros E moro no meio de um povo de lábios impuros; Pois os meus olhos viram o próprio Rei, Jeová dos exércitos!” Nisto um dos serafins voou até mim, e na sua mão havia uma brasa que ele tinha tirado do altar com uma tenaz. Ele tocou minha boca e disse:“Veja! Isto tocou os seus lábios. Sua culpa foi removida E seu pecado está expiado.”  Então ouvi a voz de Jeová, dizendo: “A quem enviarei e quem irá por nós? E eu disse: “Aqui estou! Envia-me!” E ele respondeu: “Vá e diga a este povo:‘Vocês ouvirão vez após vez,Mas não entenderão;Verão vez após vez,Mas não obterão conhecimento.’ Torne insensível o coração deste povo, Tape os seus ouvidos E feche os seus olhos, Para que não vejam com os olhos Nem ouçam com os ouvidos,Para que seu coração não entenda E para que não deem meia-volta e sejam curados.
Isaías 6:1-10

E aqui nesse belíssimo texto de Isaías temos um testo que não apenas fala da Divindade do Filho como também do Pai, e do Espírito Santo. É dito que Isaías viu Jeová assentado em um trono, nos é dito que os anjos diziam "Santo, Santo, Santo é Jeová dos exércitos"  e também percebemos uma dura advertência ao povo ao final do relato. Vamos ver algumas considerações.

Nenhum homem jamais viu a Deus [...]
João 1:18

Ninguém jamais viu a Deus [..]
1 João 4:12

A Bíblia sempre trata a Deus como invisível o qual ninguém jamais viu, então como Isaías viu a Deus sentado em um trono? Como Isaías viu Deus de maneira visível? Quem Isaías realmente viu?

Ele [Cristo] é a imagem do Deus invisível [...]
Colossenses 1:15

Filipe lhe disse: “Senhor, mostre-nos o Pai, e isso é suficiente para nós.” Jesus lhe respondeu: “Já faz tanto tempo que estou com vocês, e você ainda não me conhece, Filipe? Quem me vê, vê também o Pai. [...]
João 14 8,9ª

Há muito tempo, Deus falou aos nossos antepassados por meio dos profetas, em muitas ocasiões e de muitos modos. Agora, no fim destes dias, ele nos falou por meio de um Filho, a quem designou herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez os sistemas de coisas. Ele é o reflexo da glória de Deus e a representação exata do seu ser, e sustenta todas as coisas pela sua poderosa palavra.
Hebreus 1:1-3

Deus o Pai é sempre tratado nas Escrituras como invisível, como aquele que não pode ser visto, porém o Deus Unigênito Seu Filho é a expressão exata do seu ser e como representação exata do seu ser revela Deus o Pai de maneira visível, então quem Isaías viu foi Jesus Cristo. Tem como ficar mais claro e provar isso de maneira mais clara!? Tem.

Jesus lhes disse, então: “A luz estará entre vocês por mais um pouco de tempo. Andem enquanto vocês ainda têm a luz, para que a escuridão não os vença; quem anda na escuridão não sabe para onde vai. Enquanto vocês têm a luz, exerçam fé na luz, para que possam se tornar filhos da luz.” Depois de dizer essas coisas, Jesus foi embora e se escondeu deles. Embora ele tivesse realizado tantos sinais na frente deles, não depositavam fé nele,   para que se cumprissem as palavras de Isaías, o profeta, que disse: “Jeová, quem depositou fé no que falamos? E a quem foi revelado o braço de Jeová?” Isaías também disse a razão pela qual eles não podiam acreditar:   “Ele lhes cegou os olhos e lhes endureceu o coração, para que não vissem com os olhos, nem entendessem com o coração, e dessem meia-volta, e eu os curasse.” Isaías disse isso porque viu a glória dele e falou sobre ele. De qualquer modo, até mesmo muitos líderes dos judeus realmente depositavam fé nele, [...]
João 12:35-42a

Então, de quem Isaías viu a glória? Do Senhor Jesus Cristo!! Foi ele a quem Isaías viu, foi ele a quem la em (Isaías 6) é chamado de Jeová dos exércitos.Eu disse que isso também testifica sobre a Divindade do Espírito Santo, vejamos.

Assim, como houve desacordo entre eles, começaram a ir embora, e Paulo fez este único comentário:“O Espírito Santo falou apropriadamente aos antepassados de vocês, por meio de Isaías, o profeta:   ‘Vá a este povo e diga: “Vocês realmente ouvirão, mas de modo algum entenderão; e realmente olharão, mas de modo algum verão. Pois o coração deste povo ficou insensível, eles taparam os ouvidos e fecharam os olhos, para que nunca vissem com os olhos, nem ouvissem com os ouvidos, nem entendessem com o coração e dessem meia-volta, e eu os curasse.
Atos 28:25-27

Afinal de contas, quem Isaías viu? O Pai ou o Filho? Quem falou, o Pai o Filho ou o Espírito? Parece confuso né? Não quando se entende que Deus é um, quem falou foram os três, e quem Isaías viu foi o Filho, pois na trindade a imagem de Deus é seu Filho Jesus Cristo. Com isso em mente da pra se entender com mais clareza algumas coisas sobre Isaías 6, como por exemplo:

Acima dele havia serafins; cada um tinha seis asas. Cada um deles cobria o rosto com duas, cobria os pés com duas e voava com duas. E clamavam uns para os outros:Santo, santo, santo é Jeová dos exércitos. A terra inteira está cheia da sua glória.
Isaías 6:3

Então ouvi a voz de Jeová, dizendo: “A quem enviarei e quem irá por nós?
Isaías 6:8

Por isso os serafins diziam "Santo, Santo, Santo", eles não diziam "Santo" e paravam pra depois  dizer "santo", era "Santo, Santo, Santo" três vezes por etapa de maneira contínua pois os três eram exaltados, isso também explica porque Deus disse "quem irá por nós", ele não diz quem irá por mim, diz "por nós" no plural, pois ali estava o Pai, o Filho e o Espírito Santo.


Continuemos.


Portanto, o próprio Jeová lhes dará um sinal: Vejam! A jovem ficará grávida e dará à luz um filho, e ela lhe dará o nome de Emanuel.
Isaías 7:14


O Judeu Mateus interpreta essa profecia sendo cumprida em Jesus, e ele nos diz algo interessante sobre o significado de Emanuel.

Vejam! A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe darão o nome de Emanuel”, que traduzido quer dizer “Deus está conosco”.
Mateus 1:23


Eu coloquei o versículo na Tradução da Novo Mundo intencionalmente, pois de fato Emanuel pode ser traduzido "Deus está conosco" ou "Deus conosco", mas como os arianos negam a Divindade de Cristo eles optaram por "Deus está conosco". Veremos que na verdade  independente da tradução não altera em nada a declaração, ambas as traduções atestam a Divindade do Filho de Deus vejamos o porquê.

E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
Lucas 1:31


O anjo Gabriel foi avisar a Maria que ela teria a missão de conceber o Salvador em seu ventre e o nome dele seria Jesus, o que significa o nome Jesus?

E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Mateus 1:21


Então aqui vemos que o nome do Senhor Jesus implica como já foi dito antes a qualidade do seu próprio Ser, ou seja, Ele salvaria o seu povo dos seus pecados, o nome sendo mais uma vez ligado ao caráter e essência da pessoa. Continuemos.

Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
Mateus 1:22,23


E aqui nós vemos algo fantástico, o nome que foi dado pra esse menino era Jesus que implica a salvação sendo Ele o Salvador, mas logo depois Mateus diz que Ele também será chamado de Emanuel, o que Mateus quis dizer com isso? Fica muito claro que a intenção de Mateus foi em dizer que Deus está conosco, que esse Jesus Salvador é também o próprio Deus encarnado. Por isso não faz diferença qual seja a tradução de Emanuel, a intenção é sempre a mesma, em dizer que Deus está conosco



Porque um menino nos nasceu, Um filho nos foi dado; E o reinado estará sobre os seus ombros, ele receberá o nome de Maravilhoso conselheiro, Deus Poderoso, Pai eterno, Príncipe da paz.
Isaías 9:6


Lembre-se o que foi dito sobre o nome, o nome revela a qualidade e a essência da pessoa especificamente quando é um nome dado por Deus ou profetizado, e segundo Isaías o Messias seria Deus, e Pai eterno, não há como negar a Divindade de Jesus Cristo, Isaías atestou claramente a Divindade do Cristo. Os arianos dizem que Cristo é Deus poderoso mas não é o Deus Todo-poderoso.

1) É um grande erro dizer isso porque se Cristo é um deus poderoso e o Pai o Deus Todo-Poderoso então os arianos são politeístas, pois se o Pai é Deus e o Filho é Deus e eles não são um os arianos estão caindo em um politeísmo sem perceber, ademais Deus não aceita outros deuses além dEle, ou o Filho é um e tão Divino quanto o Pai ou os arianos estão se contradizendo.

Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
Isaías 43:10

2) Os Arianos não percebem que o fato do Filho ser chamado de Deus Poderoso em nada o diminui, pois o nome do ser revela a sua essência e sua qualidade, Cristo é chamado de Pai eterno, como alguém que é pai eterno pode ser uma criatura? 

3) Se os arianos fossem ao capítulo 10 de Isaías eles iriam perceber que nunca foi a intenção de Isaías dizer que o Filho é menor que o Pai, como eu sei disso!? Vejamos.

Apenas um restante voltará, O restante de Jacó, ao Deus Poderoso
Isaías 10:21

Isaías no capítulo seguinte igual o Pai ao mesmo nível que o Filho, Isaías diz que tanto o pai quanto o Filho é o Deus Poderoso. E aqui vai algo para se pensar, Isaías como todo bom Judeu é monoteísta, será que Isaías estaria chamado o Pai de um Deus e o Filho de outro Deus!? É claro que não, pelo capítulo 9 e 10 vemos claramente que Isaías igualava o Pai com o Filho e como monoteísta ele não considerava deuses distintos, mas um só Deus. (lembrando que os versículos principais estão sendo vistos na tradução da novo mundo)

Continuemos vendo no Antigo Testamento a Divindade de Jesus Cristo.

E você, ó Belém Efrata, pequena demais para estar entre as milhares de Judá, de você sairá aquele que será governante em Israel, cuja origem vem dos tempos antigos, dos dias da antiguidade.
Miqueias 5:2


Esse versículo 2 do Capítulo 5 de Miqueias revela a cidade em que o Messias nasceria, mas também revela algo que a tradução da Novo Mundo não mostra como algumas outras versões. Vejamos.

E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Miqueias 5:2


Mesmo na tradução da Novo Mundo podemos ver que Miqueias não apenas nos diz onde o Messias nasceria, também nos é dito sobre as saídas eternas do Messias atestando o seu atributo de eternidade.



Antes de nascerem os próprios montes ou de teres passado a produzir como que com dores de parto a terra e o solo produtivo, sim, de tempo indefinido a tempo indefinido, tu és Deus
Salmos 90:2



A palavra pra tempo indefinido a tempo indefinido no hebraico é "olam", mesma palavra que aparece em (Miqueias 5:2), assim como no (Salmos 90:2) fala da eternidade de Deus em Miqueias fala sobre a eternidade do Messias. (as versões revisadas da tradução novo mundo mais novas traduzem o Salmos 90:2 como de eternidade a eternidade)


Continuemos a olhar as profecias que testificam a Divindade de Jesus Cristo.


Pois assim diz Jeová dos exércitos, aquele que, depois de ter sido glorificado, me enviou às nações que saqueavam vocês: ‘Aquele que toca em vocês, toca na menina do meu olho. Pois agora sacudirei o punho contra eles, e eles se tornarão despojo para os seus próprios escravos.’ E vocês certamente saberão que Jeová dos exércitos me enviou.  “Grite de alegria, ó filha de Sião; pois estou chegando, e vou residir no seu meio”, diz Jeová.   “Naquele dia muitas nações se unirão a Jeová e se tornarão meu povo; e eu vou residir com você.” E você terá de saber que Jeová dos exércitos me enviou a você. 
Zacarias 2:8-12 

Esse é um dos meus textos preferidas, vejam só a clareza do texto. Dois Jeovás são citados. Jeová começa falando em primeira pessoa, e logo depois diz que alguém o envio, alguém que envia ao próprio Deus é menor ou maior que ele? Parece confuso? Não quando se entende que O Pai e o Filho são um. Então continua a dizer mais a frente outra vez que Jeová dos exércitos "me envio", ora, mas é o próprio Jeová dos exércitos que está falando, então quem o envia? Logo a frente é respondido, Jeová dos exércitos envia a Jeová dos exércitos. Percebem? Claramente a Bíblia aponta nesse texto dois seres Divinos, um que Jeová que envia e o Jeová enviado.

Zacarias ainda nos revela mais em outro capítulo, vejamos.


E eu disse a eles: “Se acharem melhor assim, paguem o meu salário; mas, se não, não paguem.” E eles pagaram o meu salário, 30 peças de prataEntão Jeová me disse: Lance-o no tesouro o grandioso valor com que me avaliaram.” Portanto, peguei as 30 peças de prata e as lancei no tesouro da casa de Jeová.
Zacarias 12:13

A tradução da Novo Mundo diz que Jeová foi vendido por 30 moedas de prata, mas quem foi vendido por trinta moedas de prata segundo a própria tradução Novo Mundo?

Então um dos Doze, o chamado Judas Iscariotes, se dirigiu aos principais sacerdotes e disse: “O que me darão para entregá-lo* a vocês?” Estipularam-lhe 30 moedas de prata. De modo que daquele momento em diante ele procurava uma boa oportunidade para traí-lo.
Mateus 26:14-16

Então Judas, que havia traído Jesus, vendo que este tinha sido condenado, sentiu remorso e devolveu as 30 moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos
Mateus 27:3

Quem é Jeová segundo a tradução da Novo Mundo? Isso mesmo! Jesus Cristo! O Próprio Deus.


Passemos ao profeta Malaquias.

Vejam! Enviarei o meu mensageiro, e ele preparará o caminho diante de mim. E de repente o verdadeiro Senhor, a quem vocês procuram, virá ao Seu templo; e o mensageiro do pacto, de quem vocês se agradam, virá. Ele certamente virá”, diz Jeová dos exércitos
Malaquias 3:1

voz de alguém está clamando no deserto:Preparem o caminho para Jeová! Façam no deserto uma estrada reta para o nosso Deus
Isaías 40:3

Jeová, o próprio Deus profetisa que alguém iria preparar o seu caminho, um mensageiro iria clamar do deserto e logo após isso o Senhor Jeová, o Deus chegaria, mas onde essa profecia se cumpriu?


Naqueles dias João Batista foi pregar no deserto da Judeia, dizendo: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo.” De fato, esse é aquele de quem se falou por meio de Isaías, o profeta, com estas palavras: “A voz de alguém está clamando no deserto: ‘Preparem o caminho para Jeová! Endireitem as suas estradas.
Mateus 3:1-3

Eu batizo vocês com água, por causa do seu arrependimento, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu, e não sou digno de tirar as suas sandálias. Ele os batizará com espírito santo e com fogo. Ele tem na mão a sua pá para separar o trigo da palha e limpará completamente a sua eira; e ajuntará seu trigo no celeiro, mas a palha ele queimará num fogo que não pode ser apagado”.Jesus foi então da Galileia ao Jordão, ao encontro de João, a fim de ser batizado por ele. Este, porém, tentou impedi-lo, dizendo: “Eu é que preciso ser batizado pelo senhor, e o senhor vem a mim?
Mateus 3:11-14

Segundo a própria tradução da Novo Mundo, quem era o Mensageiro que clamaria do deserto? João Batista, e quem era Jeová, quem era o Deus que João Batista preparou o caminho? O Senhor Jesus! Jesus Cristo é Deus!


Publicado por: Matheus Santos



No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
João 1:1

Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.
João 1:18





Se Jesus é Deus, como ele pode ser menor que o Pai (João 14:28)?

Argumento frequentemente usado em especial pelos Arianos. Hoje em dia temos os arianos modernos ditos "testemunhas de Jeová", tão como Ario um dito presbítero de Alexandria negava a Divindade do Senhor Jesus Cristo. Mas será que é isso que a Bíblia diz? Vejamos. 


Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
João 14:28


Pra deixar as coisas mais "loucas", vejamos um outro versículo.

Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
Hebreus 2:9


O Versículo de (Hebreus 2:9) além de nos ajuda a entender (João 14:28), também irá nos deixar a princípio mais confusos, por quê? Pois o próprio Senhor Jesus criou os anjos.

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
Colossenses 1:16


Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
João 1:3


Vamos melhorar um pouco mais, o Senhor Jesus Cristo é colocado também como Soberano e como tendo autoridades sobre os anjos, que são chamados de seus anjos.

[...] e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.
Judas 1:4


Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito
Mateus 16:27


Então fica tudo como um grande quebra cabeça, como pode Jesus Cristo ser Criador dos anjos e ser menor que eles? Como pode o Senhor Jesus Cristo vir na sua segunda vinda com os seus anjos e ao mesmo tempo ser menor que eles?

O Problema dos arianos é que eles não compreendem que o Cristo assumiu uma natureza humana quando se fez carne, passando a ter duas naturezas, a humana e a Divina.

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

Filipenses 2:5-8


Jesus Cristo é Deus verdadeiramente, mas em sua encarnação ele esvaziou-se a si mesmo e se fez homem, tomou a forma de servo e como um verdadeiro servo e homem ele foi feita menor que os anjos, e como verdadeiro homem ele podia dizer que o pai era maior que ele. Na sua forma de servo em que o Filho do Homem não veio para ser servidor mas para servir ele dizia que o Pai era maior que ele assim como os anjos.

Em sua essência Divina Jesus Cristo em nada difere do Pai, nesse mesmo capítulo de João podemos observar a Divindade do Senhor Jesus sendo atestada um pouco antes, vejamos.

Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? [...]
João 14:8-10


Eis a questão, como o Senhor poderia estar no Pai e o Pai nEle se ele estava naquele momento presente com Felipe? Você percebe? Isso se trata de Onipresença, um atributo pertencente somente a Deus. Cristo é Deus de tal forma que a Bíblia diz que nEle (porque ele é Deus) nós estamos assentados em lugares celestiais.

E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
Efésios 2:6


Como o Senhor pode nos representa de tal maneira? Ele pode porque como perfeito homem nEle somos perfeitamente representados e como Deus ele pode incluir todos nós que o aceitamos como Senhor e Salvador, que tipo de "criatura" poderia fazer tal façanha!?

Ainda há muitos outros casos no Evangelho de João que testificam a Divindade do Senhor mas tem um caso em especial que ainda gostaria de apresentar.

Eu e o Pai somos um.
João 10:30


Jesus claramente disse que Ele e o Pai eram um, Deus é um em uma só essência e natureza Divina, mas distintos como pessoas. Uma só essência e natureza e três seres distintos. Mesmo sendo uma passagem muito clara os arianos tentam "rebater" citando João 17 que diz.

E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nósPara que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
João 17:11;21-23


O problema é que eles ignoram o contexto completamente, em João 17 o Senhor está falando claramente em uma unidade de comunhão, claramente se ver em todo o capítulo. Mas e em João 10, será que o Senhor disse que era um com o Pai no sentido da comunhão?! Vejamos.

Eu e o Pai somos um.
Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.
Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais?
Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.
João 10:30-33


Veja, os Judeus entenderam claramente que o Senhor Jesus estava dizendo que Ele era um com Deus o Pai, mas os arianos dificilmente continuam o contexto e não percebem que o Senhor Jesus não os repreende, ou seja, de fato ele reconheceu a afirmação dos Judeus que Ele é Deus assim como o Pai e é um com Ele. E o diálogo continua.

Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada,
«quele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?
João 10:35,36

Aqui o Senhor cita o (Salmos 82:6) dizendo que muitos homens são chamados de deuses por assumir a função de juízes e eles não diziam nada, mas quando o Senhor dizia que de fato ele era Deus os Judeus o acusavam de blasfêmia; mas será que o Senhor era um deus como alguns juízes humanos eram chamados? Continuemos o diálogo.


Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis.
Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele.
Procuravam, pois, prendê-lo outra vez, mas ele escapou-se de suas mãos,
João 10:37-39

Ou seja, quando o Senhor disse que O Pai está nEle e Ele no Pai novamente atestou a sua Divindade, como ele poderia estar no Pai se ele estava ali presente naquele momento? Ele novamente testificou a sua Divindade e os Judeus novamente entenderam e quiseram apedreja-ló.



Publicado por: Matheus Santos


As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
João 10:27


Mas a respeito do Filho, diz: "O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do teu Reino.
Hebreus 1:8


sexta-feira, 23 de outubro de 2015

O homem morreu no mesmo dia em que comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal? Deus mentiu?

A princípio com um olhar desatento alguns pensam que Deus mentiu ou errou ao dizer que o homem morreria no mesmo dia em que comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal, e com isso chegam a conclusão de que a Bíblia errou e Deus mentiu. Como se não fosse o suficiente, ainda caem na mentira do diabo em dizer que o mesmo disse a verdade e Deus mentiu, Será isso mesmo? Vejamos.

E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis 2:8,9;15-17


Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Gênesis 3:1-6


Então a mulher foi enganada pela serpente, comeu do fruto e também deu ao seu marido para comer levando ele ao erro (claro que com isso não tiro a responsabilidade do homem em voluntariamente ter comido do fruto, apenas ressalto que o homem não foi enganado pela serpete mas a mulher sim 1 Timóteo 2:13,14).

Depois de ambos comerem do fruto, o relato de Gênesis prossegue dizendo que eles tiverem filhos, eles cresceram obtiveram conhecimento em certas profissões e etc. Ou seja, se passaram um longo tempo depois que eles comeram do fruto, e na genealogia mostra que Adão morreu em idade avançada.

E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu.
Gênesis 5:5


Então a questão aqui é muito mais séria do que parece, pois além de colocar o caráter de Deus em dúvida e a inerrância Bíblica, é dito que Deus mentiu e o diabo que é o pai da mentira disse a verdade, afinal, Adão morreu ou não no mesmo dia? Pois Deus foi claro em dizer  "no dia em que dela comesse" certamente o homem morreria. Algumas pessoas na tentativa de explicar essa aparente confusão apelam pra (2 Pedro 3:8), onde é dito:

Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.
2 Pedro 3:8


E assim explicam que o quê Deus disse foi verdade, como mil anos para Deus é um dia e Adão morreu com 930 anos então a palavra de Deus se cumpriu perfeitamente. Mas não é necessário recorrer a (2 Pedro 3:8) para explicar o texto pois são questões totalmente diferentes, vejamos.

A primeira coisa que devemos ter em mente é que quando a Bíblia fala sobre morte, há três tipos de mortes na Bíblia.

1) A morte física: a separação do corpo, alma e espírito.

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, [..]
Tiago 2:26


E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.
Atos 7:59,60


Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele.
E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.
1 Reis 17:21,22


2) A morte eterna: a completa separação de Deus.

E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
Apocalipse 20:14


Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Apocalipse 21:8


E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
Daniel 12:2


Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder
2 Tessalonicenses 1:9


3) A morte espiritual: ainda que vivos fisicamente estão mortos em pecados.

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
João 5:24


E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, estando nós ainda mortos em nossas ofensas. [...]
Efésios 2:1,5a


E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,
Colossenses 2:13


Então, como saber qual das mortes foi a que Adão sofreu? A verdade é que Adão sofreu duas delas, mas a morte do homem de maneira imediata quando ele comeu do fruto foi a morte espiritual, como saber disso? Bom, a segunda morte ainda é pra um estado futuro, a física só ocorreu com Adão somente depois de 930 anos em que ele comeu do fruto. Sobrando somente a morte espiritual, sendo assim Deus não mentiu e o diabo como sempre o mentiroso tentou sujar o caráter de Deus, mas para ter uma confirmação mais clara pelas Escrituras que foi essa a morte que Adão sofreu, vejamos.

O que o pecado faz com o homem em relação a Deus?

Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
Isaías 59:2


O pecado nos separa de Deus, toda vez que pecamos Deus fica encoberto para nós, Deus é Santo e não pode ter qualquer tipo de contato com um ser manchado pelo pecado. E quando o pecado é consumado o que acontece?

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 6:23


Como podemos ver o salário do pecado é a morte! Adão ao pecar morreu imediatamente perante Deus, fisicamente ele só morreu aos 930 anos mas sofreu a morte espiritual assim que comeu do fruto tendo sua comunhão com Deus naquele momento cortada, ele já não podia ter o mesmo relacionamento com Deus que ele tinha antes, por isso ao Deus lançar o seu juízo sobre o homem Deus o baniu do Éden fora de sua presença.

O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.
Gênesis 3:23,24


Seja Deus sempre verdadeiro e qualquer outro ser que fale contrário a Ele mentiroso.


Publicado por: Matheus Santos


Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;
João 11:25


Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)
Efésios 2:4,5



  



sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Jesus mentiu em Mateus 16:28?

Teria o Senhor Jesus mentido? Alguns alegam com base em (Mateus 16:28) dizendo que o Senhor mentiu, pois todos os seus discípulos morreram e nenhum deles viram o Filho do homem no seu reino. Vejamos.

Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.
Mateus 16:28


É bom ter mente primeiro algo, para quem o Senhor fez essa promessa?

Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.
Mateus 16:21


Um outro detalhe. Devemos ter em mente que a divisão da Bíblia em capítulos e versículos somente foi possível muitos séculos depois em que a Bíblia foi escrita, quando um dos discípulos ou o próprio Senhor fazia alguma citação do Velho Testamento, eles não citavam o versículo e capítulo, pois essa divisão aconteceu séculos depois, mas o porquê estou dizendo isso? Porque quando lemos às vezes cada capítulo de maneira particular e passamos para o próximo, pensamos que já se trata de um outro assunto, de algo diferente do que vinha falando. Basta olhar a continuação do Capítulo 17 que vemos essa promessa sendo cumprida de maneira clara.

Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,
E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.
E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo.
Mateus 17:1,2;5,6


Comparando com a visão que João teve da vinda do Senhor no seu reino e o Cristo glorificado no Apocalipse vemos a semelhança. A descrição do Rei que vem em seu reino.

E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.
Apocalipse 1:16


E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus.
E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores
Apocalipse 19:11-16


E ainda como complemento final, além de João, nós temos o testemunho de Pedro que também estava presente no monte da transfiguração e encerra de vez a questão por sua clareza de detalhes.

Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestadePorquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.
E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo;
2 Pedro 1:16-18



Portanto, o Senhor não mentiu!! Ele cumpriu perfeitamente sua promessa e alguns dos seus discípulos puderam ter um deslumbre do seu Reino futuro antes de morrerem.

Obs: Como detalhe adicional, aconselho a toda vez em que entre os evangelhos ocorrerem textos em que tenham paralelos, é sempre bom conferir todos eles para assim ter um quadro geral, pois se olharmos o mesmo relato no Evangelho de Marcos por exemplo, perceberíamos a sequencia dos eventos sem intervalos de capítulos.

Dizia-lhes também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder.
E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles;
E as suas vestes tornaram- se resplandecentes, extremamente brancas como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia branquearE desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi.
Marcos 9:1-3;7


Ou seja, no Evangelho de Marcos não vemos o intervalo de capítulo, fica de melhor compreensão pois narra a promessa e o cumprimento dela de maneira imediata.

Publicado por: Matheus Santos


Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles.
2 Pedro 3:16


Porque quem não é contra nós, é por nós.
Marcos 9:40