domingo, 6 de maio de 2018

A palavra déspota na Bíblia. Deus é um déspota?

Na Bíblia, nós encontramos 10 menções da palavra déspota. No idioma português, é difícil de perceber onde essa palavra aparece e qual aplicação nós devemos dar a ela. Certamente que quando ouvimos sobre um déspota sempre pensamos em alguém agindo de maneira negativa, arbitrária e tirana; porém nem sempre essa é a aplicação que a Bíblia faz desse vocábulo. Vejamos os lugares onde essa palavra aparece:

Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra;
Lucas 2:29

E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há;
Atos: 4:24


Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
1 Timóteo 6:1

E os que têm senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta.

1 Timóteo 6:2

De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.
2 Timóteo 2:21


Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo,
Tito 2:9

Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.
1 Pedro 2:18

No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

2 Pedro 2:1


Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.
Judas 1:4

E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

Apocalipse 6:10


Diante de todas as menções da palavra “déspota”, nós percebemos algumas coisas bem interessantes; como por exemplo a grande variedade de traduções da mesma palavra, ela pode ser traduzida por: Senhor, senhores, Dominador, Soberano, e em algumas versões nós encontramos ela traduzida por Mestre ou mestres. Quando examinamos cada uma dessas passagens, ainda podemos extrair mais significados ligados a esse vocábulo, e em cada uma das menções (das que estão ligadas ao Senhor pelo menos) nós encontramos um aspecto sobre o qual o Senhor é déspota (Soberano).

Em (Lucas 2:29) Ele é o Autor da vida; aquele que tem o total controle sobre  nossas vidas, de tal modo que podia fazer com que Simeão descansasse em paz na sua morte.

Em (Atos 4:24) Ele é o Agente supremo da criação; aquele que tem o total controle sobre toda criação “céu, terra e mar e TUDO que neles há”.

Em (2 Timóteo 2:21)  Ele é o Dono da Casa; aquele que tem o total controle sobre nossas obras (se nos afastarmos das nossas iniquidades e daquilo que traz desonra).

Em (2 Pedro 2:1) Ele é o nosso Dono; aquele que pagou um alto preço se doando no calvário nos comprando com seu próprio sangue.

Em (Judas 1:4) Ele é o nosso Fundamental central; aquele que nos convida a batalharmos pela fé que de uma vez por todas foi dada a todos os santos.

Em (Apocalipse 6:10) Ele é o nosso Vingador; aquele que retribuirá com justa justiça a todos que maltrataram os seus servos e não se arrependeram de suas más obras.


Então, diante de tão rico conteúdo que essa palavra pode nos trazer, é magnífico considerarmos a aplicação das Escrituras sobre o vocábulo “déspota”. Pelo que percebemos até aqui, todas as vezes que essa palavra é aplicada ao Senhor nunca é de uma maneira negativa, mas positiva. Entretanto, as outras menções devem ser lidas a luz do contexto histórico e cultural de quando as epístolas foram escritas. Pois nas passagens de (1 Timóteo 6:1,2; Tito 2:9; 1 Pedro 2:28) a ideia que os autores quiseram transmitir é de alguém que tem um certo domínio sobre uma outra pessoa, algo como um patrão e empregado. Não devemos pensar que a Bíblia está nos dizendo para nos sujeitarmos a um tirano por exemplo, embora devemos sim respeitar as autoridades. Pense no seguinte: Será que quando o anti-Cristo se manifestar nessa Terra e tiver o controle sobre certas nações e autoridades agindo como um déspota nós devemos nos submeter ao governo dele? Certamente que não, porque a própria Bíblia diz que muitos adorarão ao dragão (Satanás) que deu a sua autoridade à besta (o anti-cristo e seu governo), e muitos serão induzidos a adorar o anti-Cristo, induzidos a adorar a sua imagem, a receber a sua marca na fronte ou sobre sua mão, mas a Bíblia diz que estes que adorarem ao anti-Cristo e a sua imagem, e receberem o seu sinal, beberá o vinho da cólera de Deus. Então com esse exemplo podemos perceber que quando a Bíblia diz pra sermos sujeitos aos nossos “déspotas”, isso deve ser lido a luz do contexto histórico e cultural das epístolas, não é que vamos nos sujeitar e obedecer a qualquer um que aja com despotismo.



Por fim, gostaria de encerrar mostrando o que alguns eruditos linguísticos disseram a respeito dessa palavra, vejamos:

Concordância de Strong
déspotas: senhor, mestre
Palavra original: δεσπότης, ου, ὁ 
Parte do discurso: Substantivo, Masculino 
Transliteração: despotés 
Ortografia fonética: (des-pot'-ace) 
Curto Definição: um Senhor, mestre, ou príncipe 
Definição: um Senhor, mestre ou príncipe.

AJUDA estudos de palavras
1203 despótēs (de posis , "marido") - propriamente, uma figura de autoridade ("mestre") que exerce jurisdição completa (exerce poder irrestrito).
1203 ( despótēs ) implica em alguém exercendo "poder irrestrito e dominação absoluta, não confessando limitações ou restrições" (R. Trench, 96).]


O léxico grego do Novo Testamento de Edward Robinson diz o seguinte sobre a palavra “déspota” na pagina 201.

1. Um senhor, o cabeça de uma família, paterfamilias
2. Como denotando autoridade suprema, senhor, usado para Deus.


Diante de tudo isso temos uma grande quantidade de significados para a palavra “despóta”, e cada um delas é extremamente importante para entendermos a Soberania e Domínio do Senhor sobre todas as coisas. Nós devemos sempre ter em mente o caráter do Senhor ao falarmos sobre sua soberania. Pois diferente dos déspotas humanos (aplicação negativa), o Senhor é um déspota (aplicação positiva) que exerce a sua soberania de acordo com o seu caráter. Embora como o próprio Strong e Léxico de Edward colocaram que déspota é ter um poder irrestrito, ou ainda alguém tendo autoridade suprema (e concordo com isso), devemos sempre ter em mente que o Senhor usa de sua Soberania de acordo com seu caráter, de acordo com sua natureza. Deus é Amor (1João 4:8), Deus é Justo (Salmos 119:137), Deus é Santo (Isaías 6:3), Deus é Misericordioso (Deuteronômio 4:31), Deus é Benevolente (Salmos 145:9), e tudo aquilo que Ele faz é de acordo com todos esses atributos que falam daquilo que Ele é.



Porque eu conheço que o Senhor é grande e que o nosso Senhor está acima de todos os deuses.
Salmos 135:5

O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo.
Salmos 103:19




Publicado por: Matheus Santos

Um comentário:

  1. Amados!!! Quando lemos o apocalipse, temos que respeitar o texto, contexto, época, cultura e folclore do tempo que foi escrito, e para quem foi escrito.
    Se lemos com atenção, vamos descobrir que esta carta foi escrita para as sete igrejas da Ásia. Cristo preparou o seu discípulo para esta tarefa de exortar os judeus dispersos, pois o juízo deles estava chegando, e chegou no ano 70dC, a grande tribulação que foi profetizado pelo profeta Daniel e pelo mesmo Jesus Cristo.

    ResponderExcluir

Qualquer tipo de comentário que tenha o nome de Deus escrito com o "d" minusculo será deletado. Não é permitido palavras torpes, ofensas pessoais e nem links com fotos e vídeos inadequadas.