A princípio com um olhar desatento alguns pensam que Deus mentiu ou errou ao dizer que o homem morreria no mesmo dia em que comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal, e com isso chegam a conclusão de que a Bíblia errou e Deus mentiu. Como se não fosse o suficiente, ainda caem na mentira do diabo em dizer que o mesmo disse a verdade e Deus mentiu, Será isso mesmo? Vejamos.
E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis 2:8,9;15-17
Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Gênesis 3:1-6
Então a mulher foi enganada pela serpente, comeu do fruto e também deu ao seu marido para comer levando ele ao erro (claro que com isso não tiro a responsabilidade do homem em voluntariamente ter comido do fruto, apenas ressalto que o homem não foi enganado pela serpete mas a mulher sim 1 Timóteo 2:13,14).
Depois de ambos comerem do fruto, o relato de Gênesis prossegue dizendo que eles tiverem filhos, eles cresceram obtiveram conhecimento em certas profissões e etc. Ou seja, se passaram um longo tempo depois que eles comeram do fruto, e na genealogia mostra que Adão morreu em idade avançada.
E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu.
Gênesis 5:5
Então a questão aqui é muito mais séria do que parece, pois além de colocar o caráter de Deus em dúvida e a inerrância Bíblica, é dito que Deus mentiu e o diabo que é o pai da mentira disse a verdade, afinal, Adão morreu ou não no mesmo dia? Pois Deus foi claro em dizer "no dia em que dela comesse" certamente o homem morreria. Algumas pessoas na tentativa de explicar essa aparente confusão apelam pra (2 Pedro 3:8), onde é dito:
Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.
2 Pedro 3:8
E assim explicam que o quê Deus disse foi verdade, como mil anos para Deus é um dia e Adão morreu com 930 anos então a palavra de Deus se cumpriu perfeitamente. Mas não é necessário recorrer a (2 Pedro 3:8) para explicar o texto pois são questões totalmente diferentes, vejamos.
A primeira coisa que devemos ter em mente é que quando a Bíblia fala sobre morte, há três tipos de mortes na Bíblia.
1) A morte física: a separação do corpo, alma e espírito.
Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, [..]
Tiago 2:26
E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.
Atos 7:59,60
Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele.
E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.
1 Reis 17:21,22
2) A morte eterna: a completa separação de Deus.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
Apocalipse 20:14
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Apocalipse 21:8
E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
Daniel 12:2
Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder
2 Tessalonicenses 1:9
3) A morte espiritual: ainda que vivos fisicamente estão mortos em pecados.
Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
João 5:24
E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, estando nós ainda mortos em nossas ofensas. [...]
Efésios 2:1,5a
E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,
Colossenses 2:13
Então, como saber qual das mortes foi a que Adão sofreu? A verdade é que Adão sofreu duas delas, mas a morte do homem de maneira imediata quando ele comeu do fruto foi a morte espiritual, como saber disso? Bom, a segunda morte ainda é pra um estado futuro, a física só ocorreu com Adão somente depois de 930 anos em que ele comeu do fruto. Sobrando somente a morte espiritual, sendo assim Deus não mentiu e o diabo como sempre o mentiroso tentou sujar o caráter de Deus, mas para ter uma confirmação mais clara pelas Escrituras que foi essa a morte que Adão sofreu, vejamos.
O que o pecado faz com o homem em relação a Deus?
Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
Isaías 59:2
O pecado nos separa de Deus, toda vez que pecamos Deus fica encoberto para nós, Deus é Santo e não pode ter qualquer tipo de contato com um ser manchado pelo pecado. E quando o pecado é consumado o que acontece?
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 6:23
Como podemos ver o salário do pecado é a morte! Adão ao pecar morreu imediatamente perante Deus, fisicamente ele só morreu aos 930 anos mas sofreu a morte espiritual assim que comeu do fruto tendo sua comunhão com Deus naquele momento cortada, ele já não podia ter o mesmo relacionamento com Deus que ele tinha antes, por isso ao Deus lançar o seu juízo sobre o homem Deus o baniu do Éden fora de sua presença.
O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.
Gênesis 3:23,24
Seja Deus sempre verdadeiro e qualquer outro ser que fale contrário a Ele mentiroso.
Publicado por: Matheus Santos
Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;
João 11:25
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)
Efésios 2:4,5
"Precisamos entender que o cristianismo nunca será amigo deste mundo, o cristianismo sustenta o único caminho para a salvação deste mundo, eles nunca serão amigos. O cristianismo nunca irá cumprir as exigências do mundo." - Paul Washer
sexta-feira, 23 de outubro de 2015
sexta-feira, 16 de outubro de 2015
Jesus mentiu em Mateus 16:28?
Teria o Senhor Jesus mentido? Alguns alegam com base em (Mateus 16:28) dizendo que o Senhor mentiu, pois todos os seus discípulos morreram e nenhum deles viram o Filho do homem no seu reino. Vejamos.
Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.
Mateus 16:28
É bom ter mente primeiro algo, para quem o Senhor fez essa promessa?
Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.
Mateus 16:21
Um outro detalhe. Devemos ter em mente que a divisão da Bíblia em capítulos e versículos somente foi possível muitos séculos depois em que a Bíblia foi escrita, quando um dos discípulos ou o próprio Senhor fazia alguma citação do Velho Testamento, eles não citavam o versículo e capítulo, pois essa divisão aconteceu séculos depois, mas o porquê estou dizendo isso? Porque quando lemos às vezes cada capítulo de maneira particular e passamos para o próximo, pensamos que já se trata de um outro assunto, de algo diferente do que vinha falando. Basta olhar a continuação do Capítulo 17 que vemos essa promessa sendo cumprida de maneira clara.
Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,
E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.
E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo.
Mateus 17:1,2;5,6
Comparando com a visão que João teve da vinda do Senhor no seu reino e o Cristo glorificado no Apocalipse vemos a semelhança. A descrição do Rei que vem em seu reino.
E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.
Apocalipse 1:16
E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus.
E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores
Apocalipse 19:11-16
E ainda como complemento final, além de João, nós temos o testemunho de Pedro que também estava presente no monte da transfiguração e encerra de vez a questão por sua clareza de detalhes.
Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade. Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.
E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo;
2 Pedro 1:16-18
Portanto, o Senhor não mentiu!! Ele cumpriu perfeitamente sua promessa e alguns dos seus discípulos puderam ter um deslumbre do seu Reino futuro antes de morrerem.
Obs: Como detalhe adicional, aconselho a toda vez em que entre os evangelhos ocorrerem textos em que tenham paralelos, é sempre bom conferir todos eles para assim ter um quadro geral, pois se olharmos o mesmo relato no Evangelho de Marcos por exemplo, perceberíamos a sequencia dos eventos sem intervalos de capítulos.
Dizia-lhes também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder.
E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles;
E as suas vestes tornaram- se resplandecentes, extremamente brancas como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia branquear. E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi.
Marcos 9:1-3;7
Ou seja, no Evangelho de Marcos não vemos o intervalo de capítulo, fica de melhor compreensão pois narra a promessa e o cumprimento dela de maneira imediata.
Publicado por: Matheus Santos
Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles.
2 Pedro 3:16
Porque quem não é contra nós, é por nós.
Marcos 9:40
Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.
Mateus 16:28
É bom ter mente primeiro algo, para quem o Senhor fez essa promessa?
Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.
Mateus 16:21
Um outro detalhe. Devemos ter em mente que a divisão da Bíblia em capítulos e versículos somente foi possível muitos séculos depois em que a Bíblia foi escrita, quando um dos discípulos ou o próprio Senhor fazia alguma citação do Velho Testamento, eles não citavam o versículo e capítulo, pois essa divisão aconteceu séculos depois, mas o porquê estou dizendo isso? Porque quando lemos às vezes cada capítulo de maneira particular e passamos para o próximo, pensamos que já se trata de um outro assunto, de algo diferente do que vinha falando. Basta olhar a continuação do Capítulo 17 que vemos essa promessa sendo cumprida de maneira clara.
Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,
E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.
E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo.
Mateus 17:1,2;5,6
Comparando com a visão que João teve da vinda do Senhor no seu reino e o Cristo glorificado no Apocalipse vemos a semelhança. A descrição do Rei que vem em seu reino.
E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.
Apocalipse 1:16
E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus.
E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores
Apocalipse 19:11-16
E ainda como complemento final, além de João, nós temos o testemunho de Pedro que também estava presente no monte da transfiguração e encerra de vez a questão por sua clareza de detalhes.
Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade. Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.
E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo;
2 Pedro 1:16-18
Portanto, o Senhor não mentiu!! Ele cumpriu perfeitamente sua promessa e alguns dos seus discípulos puderam ter um deslumbre do seu Reino futuro antes de morrerem.
Obs: Como detalhe adicional, aconselho a toda vez em que entre os evangelhos ocorrerem textos em que tenham paralelos, é sempre bom conferir todos eles para assim ter um quadro geral, pois se olharmos o mesmo relato no Evangelho de Marcos por exemplo, perceberíamos a sequencia dos eventos sem intervalos de capítulos.
Dizia-lhes também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder.
E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles;
E as suas vestes tornaram- se resplandecentes, extremamente brancas como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia branquear. E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi.
Marcos 9:1-3;7
Ou seja, no Evangelho de Marcos não vemos o intervalo de capítulo, fica de melhor compreensão pois narra a promessa e o cumprimento dela de maneira imediata.
Publicado por: Matheus Santos
Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles.
2 Pedro 3:16
Porque quem não é contra nós, é por nós.
Marcos 9:40
quarta-feira, 14 de outubro de 2015
Como os animais de diferentes lugares puderam chegar até a Arca?
Críticos sempre perguntam como animais como pinguins, urso polar dentre outros chegaram até a Arca, como isso foi possível?
A primeira coisa que devemos dizer é que todo crítico quando vai falar da Bíblia seja em relação a Arca ou o Diluvio sofre um sério problema de anacronismo. Tentam comparar os eventos georográficos e clima do passado com os atuais, óbvio que a atmosfera era diferente, a geografia da Terra também e assim como a rica fauna antes do Dilúvio. Agora que esse ponto foi esclarecido, vamos voltar ao ponto, como os animais chegaram ate Noé?
Hoje muitos cientistas falam sobre um passado da Terra onde os continentes não eram separados, a Terra formada por um super continente conhecido como Pangéia. Mas a Bíblia muito tempo antes já testifica algo que a ciência veio a descobrir alguns poucos séculos atrás, vejamos.
E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
Gênesis 1:9,10
Deus falando das águas diz para elas se ajuntarem "num só lugar" e para aparecer apenas "á porção seca da Terra" não diz as porções secas, diz a porção no singular, isso era porque a Terra tinha apenas um super continente, sendo assim os animais não tiveram dificuldades em atravessar as pequenas montanhas pulando de um continente/região para a outra pois todos estavam interligados. Grandes montanhas e outras grandes partes geográficas só passaram a existir após o Dilúvio.
O que causou a divisão dos continentes em primeira instância foi o Dilúvio com sua ferocidade fazendo com que as placas tectônicas se afastassem uma das outras.
No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram,
Gênesis 7:11
As águas não vieram apenas de cima com a chuva, a grande parte veio debaixo, e logo após o Dilúvio Deus também contribuiu com a divisão dos continentes definitivamente.
E a Éber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porquanto em seus dias se repartiu a terra, e o nome do seu irmão foi Joctã
Gênesis 10:25
Alguns dizem que isso se refere ao repartir de Deus entre as tabelas das nações, mas na minha opinião sabemos muito bem que os homens só foram espalhados sobre a Terra quando Deus desceu sobre Babel.
Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.
Gênesis 11:7-9
Então os animais chegaram sem problema nenhum ao local da Arca levando em conta que toda Terra tinha apenas um continente, e só durante o Dilúvio e talvez também após ele é que começou a separação dos continentes.
Publicado por: Matheus Santos
No princípio criou Deus o céu e a terra.
Gênesis 1:1
Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele a fundou; ele não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: "Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.
Isaías 45:18
A primeira coisa que devemos dizer é que todo crítico quando vai falar da Bíblia seja em relação a Arca ou o Diluvio sofre um sério problema de anacronismo. Tentam comparar os eventos georográficos e clima do passado com os atuais, óbvio que a atmosfera era diferente, a geografia da Terra também e assim como a rica fauna antes do Dilúvio. Agora que esse ponto foi esclarecido, vamos voltar ao ponto, como os animais chegaram ate Noé?
Hoje muitos cientistas falam sobre um passado da Terra onde os continentes não eram separados, a Terra formada por um super continente conhecido como Pangéia. Mas a Bíblia muito tempo antes já testifica algo que a ciência veio a descobrir alguns poucos séculos atrás, vejamos.
E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
Gênesis 1:9,10
Deus falando das águas diz para elas se ajuntarem "num só lugar" e para aparecer apenas "á porção seca da Terra" não diz as porções secas, diz a porção no singular, isso era porque a Terra tinha apenas um super continente, sendo assim os animais não tiveram dificuldades em atravessar as pequenas montanhas pulando de um continente/região para a outra pois todos estavam interligados. Grandes montanhas e outras grandes partes geográficas só passaram a existir após o Dilúvio.
O que causou a divisão dos continentes em primeira instância foi o Dilúvio com sua ferocidade fazendo com que as placas tectônicas se afastassem uma das outras.
No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram,
Gênesis 7:11
As águas não vieram apenas de cima com a chuva, a grande parte veio debaixo, e logo após o Dilúvio Deus também contribuiu com a divisão dos continentes definitivamente.
E a Éber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porquanto em seus dias se repartiu a terra, e o nome do seu irmão foi Joctã
Gênesis 10:25
Alguns dizem que isso se refere ao repartir de Deus entre as tabelas das nações, mas na minha opinião sabemos muito bem que os homens só foram espalhados sobre a Terra quando Deus desceu sobre Babel.
Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.
Gênesis 11:7-9
Então os animais chegaram sem problema nenhum ao local da Arca levando em conta que toda Terra tinha apenas um continente, e só durante o Dilúvio e talvez também após ele é que começou a separação dos continentes.
Publicado por: Matheus Santos
No princípio criou Deus o céu e a terra.
Gênesis 1:1
Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele a fundou; ele não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: "Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.
Isaías 45:18
Como Noé conseguiu levar todos os animais dentro da Arca?
Essa é uma das perguntas mais famosas na vida de um cristão. Tanto críticos e em especial ateístas quando querem fazer chacota de algum relato bíblico um dos mais atacados é o relato do Dilúvio envolvendo também a Arca de Noé.
Afinal de contas, hoje se tem milhões de espécies no mundo, como Noé conseguiu levar todas elas na Arca?
A primeira coisa que deve ser entendida é que o conceito de espécie na Bíblia é totalmente diferente do nosso conceito atual. Hoje boa parte da nossa classificação biológica (taxonomia) é formada por um padrão totalmente distinto da classificação do relato do Gênesis. O relato de Gênesis foi escrito muito tempo antes disso, não teria como a classificação biológica ser a mesma.
Quando o relato de Gênesis fala sobre espécie, não se refere a espécie como conhecemos hoje no nosso conceito moderno, a Bíblia quando fala em espécie quer dizer algo como tipo básico, o originador de cada família. Hoje se sabe que apenas com um casal de cães, ou um casal de lobos pode produzir todos os tipos de cães e todos os tipos de lobos.
Lembrando que animais de habitar aquático não precisariam entrar na arca. Então imagina, Noé pegando os tipos básicos, os originadores de cada família para que assim pudessem se desenvolver para outras espécies do mesmo tipo. Ex: Apenas um par de cachorro pra criar todos os tipos de cachorros que vemos hoje em dia.
Publicado por: Mateus Santos
Eles, e todo o animal conforme a sua espécie, e todo o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil que se arrasta sobre a terra conforme a sua espécie, e toda a ave conforme a sua espécie, pássaros de toda qualidade
Gênesis 7:14
Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.
Gênesis 7:1
Afinal de contas, hoje se tem milhões de espécies no mundo, como Noé conseguiu levar todas elas na Arca?
A primeira coisa que deve ser entendida é que o conceito de espécie na Bíblia é totalmente diferente do nosso conceito atual. Hoje boa parte da nossa classificação biológica (taxonomia) é formada por um padrão totalmente distinto da classificação do relato do Gênesis. O relato de Gênesis foi escrito muito tempo antes disso, não teria como a classificação biológica ser a mesma.
Quando o relato de Gênesis fala sobre espécie, não se refere a espécie como conhecemos hoje no nosso conceito moderno, a Bíblia quando fala em espécie quer dizer algo como tipo básico, o originador de cada família. Hoje se sabe que apenas com um casal de cães, ou um casal de lobos pode produzir todos os tipos de cães e todos os tipos de lobos.
Lembrando que animais de habitar aquático não precisariam entrar na arca. Então imagina, Noé pegando os tipos básicos, os originadores de cada família para que assim pudessem se desenvolver para outras espécies do mesmo tipo. Ex: Apenas um par de cachorro pra criar todos os tipos de cachorros que vemos hoje em dia.
Publicado por: Mateus Santos
Eles, e todo o animal conforme a sua espécie, e todo o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil que se arrasta sobre a terra conforme a sua espécie, e toda a ave conforme a sua espécie, pássaros de toda qualidade
Gênesis 7:14
Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.
Gênesis 7:1
O Galo cantaria uma ou duas vezes antes que Pedro negasse ao Senhor Jesus?
Críticos apontam o relato como sendo uma das narrativas "contraditórias" da Bíblia dizendo que supostamente uma narra o galo cantando uma vez e a outra duas vezes, mas será isso mesmo? Vejamos.
Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes.
João 13:38
Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás
Mateus 26:34
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás.
Marcos 14:30
Então, temos uma contradição? Se alguém olhar rapidamente e com olhar "humano" já com o coração disposto a achar uma suposta contradição na Palavra de Deus realmente pode ate pensar que há uma contradição, porém vejam como é simples.
Os relatos não são contraditórios, são super complementares, veja. João e Mateus disse que antes que o galo cante três vezes o Senhor seria negado, mas nem Mateus nem João específica esse "antes" ao passo que Marcos diz que são duas vezes. Mateus e Marcos dizem apenas "antes que o galo cante", eles não dizem antes que o gale cante uma, duas ou três vezes, eles simplesmente não dizem quantas vezes seria antes que o galo cantasse, diferente de Marcos que específica, lembrando que Marcos era companheiro de Pedro e segundo a tradição o Evangelho de Marcos foi escrito com base em muitos traços da memória de Pedro, não é de se estranhar que Marcos tenha relatado quantas vezes seria sendo ele companheiro de Pedro, todavia em todo o caso não são contraditórios porque dois dos escritores não especificam quantas vezes o galo cantaria antes que o Senhor fosse negado.
Publicado por: Matheus Santos
[...] Entendes tu o que lês?
Atos 8:30
Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.
Provérbios 30:5
Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes.
João 13:38
Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás
Mateus 26:34
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás.
Marcos 14:30
Então, temos uma contradição? Se alguém olhar rapidamente e com olhar "humano" já com o coração disposto a achar uma suposta contradição na Palavra de Deus realmente pode ate pensar que há uma contradição, porém vejam como é simples.
Os relatos não são contraditórios, são super complementares, veja. João e Mateus disse que antes que o galo cante três vezes o Senhor seria negado, mas nem Mateus nem João específica esse "antes" ao passo que Marcos diz que são duas vezes. Mateus e Marcos dizem apenas "antes que o galo cante", eles não dizem antes que o gale cante uma, duas ou três vezes, eles simplesmente não dizem quantas vezes seria antes que o galo cantasse, diferente de Marcos que específica, lembrando que Marcos era companheiro de Pedro e segundo a tradição o Evangelho de Marcos foi escrito com base em muitos traços da memória de Pedro, não é de se estranhar que Marcos tenha relatado quantas vezes seria sendo ele companheiro de Pedro, todavia em todo o caso não são contraditórios porque dois dos escritores não especificam quantas vezes o galo cantaria antes que o Senhor fosse negado.
Publicado por: Matheus Santos
[...] Entendes tu o que lês?
Atos 8:30
Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.
Provérbios 30:5
Quem Incitou a Davi? Satanás ou Deus?
Com base em dois versos bíblicos que segundo alguns críticos são "contraditórios", eles afirmam que a inerrância bíblica é jogada por terra.
Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela
1 Samuel 31:4
Publicado por: Matheus Santos
Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.
1 Crônicas 21:1
E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.
2 Samuel 24:1
Não precisamos ir muito longe para entender o relato bíblico. Foi Deus ou satanás que incitou a Davi? A resposta é simples, os dois.
2 Samuel 24:1
Não precisamos ir muito longe para entender o relato bíblico. Foi Deus ou satanás que incitou a Davi? A resposta é simples, os dois.
O que devemos ter em mente é que estamos olhando para dois autores com perspectivas e épocas diferentes mas com a mesma linha do Espírito. Deixe-me dar um exemplo dos próprios Livros.
Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela
Aqui é dito que Saul suicidou-se lançando-se sobre sua espada, porém o escritor de Crônicas (Esdras) nos diz.
Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar.
E não buscou ao Senhor, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé
1 Crônicas 10:13,14
Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar.
E não buscou ao Senhor, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé
1 Crônicas 10:13,14
Então, o que aconteceu? O Senhor matou Saul ou Ele matou-se? A resposta é que Saul suicidou-se, mas por que é dito que Deus o matou? Os Judeus eram muito monitas, todo ato que acontecia seja ele bom ou mal era atribuído a Deus, ainda que Deus tivesse apenas permitido. E o escritor de Crônicas sabia muito bem disso, porque antes dele dizer que Deus matou a Saul é dito;
Então disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela; para que porventura não venham estes incircuncisos e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não quis, porque temia muito; então tomou Saul a espada, e se lançou sobre ela.Vendo, pois, o seu escudeiro que Saul estava morto
1 Crônicas 10:4,5
1 Crônicas 10:4,5
Percebe? Em um só relato o autor é claro em dizer que foi Saul que se matou mas não deixa de dizer que foi Deus quem o matou, pois todo ato ainda que fosse permissão de Deus e não Deus agindo diretamente, era atribuído a Deus. No caso do censo feito por Davi, Deus em sua soberania permitiu que satanás incitasse a Davi a fazer o censo, e esse censo por um lado um autor o atribui a Deus e o outro ao próprio satanás, e ambas as narrações são verdades.
Mas algo tem que ficar claro, os objetivos dos três eram totalmente diferentes. Davi ao fazer o censo pecou contra o Senhor por isso é dito "E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel" . Já o Senhor ao permitir que satanás incitasse a Davi para levantar o censo procurava disciplinar o seu povo, o próprio Davi reconheceu isso.
E pesou o coração de Davi, depois de haver numerado o povo; e disse Davi ao Senhor: Muito pequei no que fiz; porém agora ó Senhor, peço-te que perdoes a iniqüidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente.
E, vendo Davi ao anjo que feria o povo, falou ao Senhor, dizendo: Eis que eu sou o que pequei, e eu que iniquamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai.
2 Samuel 24:10,17
2 Samuel 24:10,17
E o Senhor em sua bendita misericórdia cessou o castigo sobre Israel.
Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu.
2 Samuel 24:14
2 Samuel 24:14
E edificou ali Davi ao Senhor um altar, e ofereceu holocaustos, e ofertas pacíficas. Assim o Senhor se aplacou para com a terra e cessou aquele castigo de sobre Israel.
2 Samuel 24:25
2 Samuel 24:25
Em relação a satanás não tem muito o que dizer, satanás sempre que tiver a oportunidade de causa qualquer danos aos homens criados a imagem e semelhança de Deus irá fazer, esse tem sempre o pior dos objetivos.
Ainda posso dar um outro exemplo bíblico de como atos feitos por satanás são atribuídos a Deus, vejamos o relato de Jó.
E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.
Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
Jó 1:6,7
Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
Jó 1:6,7
Uma cena celestial é narrada no livro de Jó e então começa um diálogo entre Deus e satanás, ate que chega o ponto que Deus fala sobre Jó, que ele é um bom servo, é fiel e etc. Então satanás diz
E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o SENHOR.
Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa.
Jó 2:1-3
Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa.
Jó 2:1-3
Então vejamos o que acontece, o que satanás diz.
Então Satanás respondeu ao Senhor, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.
Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face!
E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.
Então saiu Satanás da presença do Senhor, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.
E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza.
Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.
Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.
Jó 2:4-10
Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face!
E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.
Então saiu Satanás da presença do Senhor, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.
E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza.
Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.
Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.
Jó 2:4-10
Novamente você vê a relação? Quem foi que tocou na vida de Jó? Deus ou satanás? Deus permitiu que satanás tocasse na vida de Jó, mas o próprio Jó reconhece que isso era permissão de Deus, por isso ele diz "receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal?"
A mesma coisa que acontece no Livro de Jó acontece em Samuel e Crônicas, Deus permitiu que satanás levantasse o censo com um propósito, o Deus soberano usou das circunstâncias para realizar o seu propósito, por um lado tava satanás querendo destruição, por outro lado tava Deus dando disciplina. Ate mesmo satanás está debaixo do governo de Deus. Satanás que tocou em Jó mas Jó sabia que era permissão de Deus, a mesma cosa acontece nos livros de Samuel e Crônicas, mas um autor quis mostrar um ponto de vista dizendo que foi Deus e o outro dizendo que foi satanás, e ambos estão certos.
Publicado por: Matheus Santos
Assim, pois, a palavra do Senhor lhes será mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali [...]
Isaías 28:13
Isaías 28:13
Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
Mateus 22:29
Mateus 22:29
Assinar:
Postagens (Atom)